Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal é a primeira vez que posto um relato, apesar de já ter usado e abusado dos relatos e da boa vontade do pessoal aqui. Então, dessa vez, resolvi deixar minha pequena colaboração.

 

Estava planejando uma viagem a Paraty, só 3 dias com meu noivo e comecei a pesquisar sobre todas as coisas. Achei algumas coisas aqui no mochileiros e em alguns blogs de viagem mas senti falta de mais informações (talvez pq seja obesessiva com planejamento!!kkk), por isso decidi escrever aqui, já que a pratica ajudou um pouco.

 

Dia 1 (19/04 - quinta): Fomos de São Paulo a Paraty de ônibus, apenas 5 horinhas por belas paisagens. Tudo bem, eu sei que é bastante mas não tem outro jeito. Saindo de SP a viação Reunidas faz o trajeto, na verdade o destino final é Angra dos Reis parando em São José dos Campos e Paraty. A passagem custa +/- R$ 46,00 e o ônibus é bem confortável.

Chegamos em Paraty por volta das 14hr e fomos direto para a pousada. Tínhamos reservado o Paraty Hostel/Casa do Lago mas, depois de lermos vaaarios comentários negativos sobre a higiene do local desistimos e reservamos por praticamente o mesmo preço a Pousada Sonho Meu.

A pousada possui 2 casas bem próximas (Sonho Meu 1 e Sonho Meu 2), ficamos nas duas pq como reservamos em cima da hora e no RJ era feriado na segunda já havia bastante procura.

As acomodações são básicas mas suuuper arrumas e limpas, servem um café da manhã bem gostosinho e a Rosângela, que é a proprietária, é super gentil. A pousada fica a +/- uns 3 quarteirões do centro histórico.

Depois de fazer o check-in e nos acomodar fomos almoçar pq a fome estava de matar. Logo na entrada do Centro Histórico encontramos o restaurante Nuno ou Nino, não me lembro ao certo, super arrumadinho e com pratos que serviam 2 pessoas. E essas 2 pessoas tem que estar sem comer a pelo menos uns 3 dias ::lol4:: ... A quantidade de comida é absurda, serve umas 3 ou 4 pessoas dependendo da fome. O preço é otimo, em torno de R$ 33,00 para um prato de filé de peixe com arroz e fritas e tem outras opções.

Depois de comer fomos conhecer a cidade e na verdade isso durou +/- 1hr. Não há muitas coisas para ver em Paraty e no Centro Historico mas vale a visita. Fomos tambem ao Forte Desfensor Perpetuo, uma caminhadinha básica saindo do centro e depois uma pequena trilha de terra no meio de uma mata (tudo dentro da cidade mesmo). Como tinha chovido pela manha estava um pouco escorregadia mas nada complicado. Lá há um pequeno museu que cobra R$ 3,00 a visitação (mas como estava já o fim da tarde, resolvemos nao entrar) e mais a frente tem uma pedra enorme que possibilita uma visão incrível da baia.

 

Dia 2 (20/04 - sexta): Depois desse momento "aventura na selva", passamos na Paraty Tours para comprar o passeio de barco para a sexta. Lá pegamos um mapa que foi bem util.

Haviamos pesquisado as agencias que fazem esse passeio e eles praticam mais ou menos o mesmo preço (R$ 40,00 por pessoa) e duram 5hrs, lá os barcos saem as 10, 10:30 e 11hr.

Há também os particulares que organizam o mesmo passeio e são oferecidos a você incessantemente ao longo de todas as ruas.

 

Esse passeio vale muuuito a pena. Os barcos fazem praticamente o mesmo roteiro parando em algumas praias e ilhas, os barcos oferecem flutuadores e snorkel, a agua é limpíssima e dá até pra ver alguns peixes. Além, disso os barcos possuem um menu de almoço. Como recebemos alguns avisos de outros turistas que passaram mal comendo essas comidas, decidimos ficar só na porção de batatinhas fritas e almoçar quando voltassemos.

 

A noite em Paraty é animadíssima e a opção de bares e restaurantes é infinita. A maioria tem musica ao vivo para todos os gostos e bolsos. Mas se vc está comemorando uma ocasião especial ou está afim de aproveitar a dois, sugiro o restaurante Punto de Vino. Não é do tipo baratissimo mas tambem nao é impossível. O forte é comida italiana, que alias é maravilhosa e também serve um batalhão.

 

Dia 3 (21/04 - sábado): Como o climatempo havia previsto, errado para variar, o tempo amanheceu completamente nublado e um pouco friozinho. Havíamos programado de ir até Trindade (que vai ficar para outubro!!) mas com aquele tempo não iria compensar. Então fomos até a Paraty Tours ver se tinha algo para aproveitar mesmo com o dia nublado. A Gabriela nos indicou fazer um passeio de Jipe pelas cachoeiras e alambiques. Como não tinha nada melhor lá fomos nós.

O passeio é bem legal, as cachoeiras são bonitas e vale, principalmente, a degustação no alambique.rs E com um solzinho dá até para animar e entrar na água, que também é suuper limpra.

Para chegar na maioria das cachoeiras e preciso atravessar um trilha, nem sempre fácil, no meio do mato. Não é nada impossível mas, para quem está com o físico atrasado pode um pouco cansativo.

No caso da agencia que contratamos há uma parada para almoço no restaurante Vila Verde (suuuper badalado e famosinho!!), ele fica no meio da mata Atlântica, é super bonito mas a comida, o preço e atendimento deixam muito a desejar.

Esse passeio dura do dia todo.

No fim estávamos cansados e com frio. Fomos para a pousada e depois comer. Voltamos no outro dia cedinho para SP.

 

Sugestões/dicas aleatórias:

 

1 - Comer em Paraty não é tão caro quanto todos dizem. Tem pra todo tipo de bolso. Uma coisa que ajuda é que a maioria dos restaurantes fixam o cardápio do lado de fora e servem pratos ou sugestões do dia para 2 pessoas com preços muito bons. Lá tem self-service e inumeras pizzarias que são sempre uma opção econômica.

 

2 - Há uma pousada a cada 100m. Pesquise com o auxilio do google maps e do booking para ter referencias de quem já foi, já que nas fotos dos sites tudo é lindo e arrumado. Cuidado pq algumas pousadas são bem distantes do centro se você não estiver de carro e algumas ruas não são pavimentadas, ou seja, se chover vira uma lama só. E sempre entre em contato diretamente com a pousada, conseguimos um preço diferente do que estava no site e no booking por causa disso.

 

3 - Pesquise sobre os passeios de barco, jipe ou para Trindade se for o caso pois, alguns não são regularizado e se der algum problema você pode ficar na mão. Vimos um grupo ficar no meio da estrada e na chuva pq o Jipe que contrataram quebrou e como não era regular não tinha como substituir. Nem sempre o mais barato compensa.

 

4 - Sobre a cidade honestamente não achei muita graça, talvez pq eu seja de Minas e tenha visto igrejas e casas colonias a vida toda. Falta um pouco de informação sobre as casas historicamente importantes. Descobri que há um guia da prefeitura ou do Estado que faz um percurso com os turistas contando sobre o centro histórico de graça mas não sei nada alem disso. Provavelmente o melhor modo de descobrir é no centro de informações turísticas que fica na entrada da cidade, próximo ao portal.

 

5 - O atendimento não é o forte do lugar, apesar de viver do turismo, ou nós tivemos azar. Fomos bem atendidos apenas nos passeios que fizemos pela agencia e no restaurante Punto de Vino.

 

6 - Leve uma blusinha pq o tempo muda do nada e a noite faz um friozinho.

 

Eu sei que Paraty é ali, para muitos, e não é necessário um graaaande planejamento mas, informação nunca é demais.

 

Espero que ajude quem está pensando em ir pra lá. Se precisar de mais alguma informação é só entrar em contato.

 

Bjoks

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • 4 meses depois...
  • Colaboradores

Fala Mochileiros...

 

Estive em Paraty ano passado e fiquei no Hostel (http://www.paratyhostel.com/) achei muito bom... Bem próximo ao centro histórico mas em uma ruazinha paralela a principal, cantinho bem tranquilo!!!

 

Haa trindade é muito bom... vale muito a pena conhecer!! Quero voltar com mais tempo 5 dias e muito pouco para o que o local tem a oferecer!!!!

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Andrea,

eu fui de onibus saindo de SP, confesso que foi um pouco cansativo para mim, mas acho que foi pq me desacostumei a viajar de onibus. Mas foi bem legal, a paisagem compensa as horas sentada.rs

Nunca fui no ano novo mas tb já li que é mto bom.

Já que vc vai sozinha tenta ver aqui no site se tem mais gte indo tb, quem sabe vc nao arruma cia.rs

E no mais, lá é uma cidade pequena e tranquila, tome apenas cuidados basicos.

Bom reveillon!!

Bjoks

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Evelin parabéns pelo relato! Estou indo para Paraty em janeiro e estava super com medo dos preços. Você não tem noção do que eu ouvi sobre preços! tava quase desistindo! Tava ficando louco! ::dãã2::ãã2::'> ::lol4:: Obrigado! Se tiver mais alguma dica... Me passa... estou indo de carro e tenho a intenção de conhecer a cidade do Rio de Janeiro. Cristo Redentor... Entre outros... Sei que fica um pouco longe, mas quero conhecer! Já foi lá??? Abraços... T+ ::otemo::

Link para o comentário
  • Membros

Evelin, realmente belo relato, apenas senti falta de fotos para ilustrar um pouco mais sua experiencia.

Rapha...estive em Paraty neste feriado de abril/2014 com alguns amigos, alias...foi um encontro de mochileiros que organizei

(vide link do relato: - 65 Mochileiros / 10 estados - Feriado de Abril 2014 - Paraty RJ

65-mochileiros-10-estados-em-paraty-rj-feriado-abril-2014-t95354.html ), resumidamente lhe indico o Hostel Chill Inn ou o Geko (sao do mesmo dono e vizinhos), fica em frente a praia e proximo do centro (faz a pé), me parece q se vc falar q é dos Mochileiros.com ganha-se desconto (converse com a Thais/Gerente a respeito disso).

 

O passeio de barco é super indicado fazer, ha varios barqueiros no pier, com diversas regioes e preços, no entanto, eu indico o Banzay que vai ate Mamanguá, é um barco mais caro, porem faz passeios exclusivos que os demais nao fazem. no feriado, pagamos 70reais por pessoa e durou o dia todo, tinha uma musica ao vivo (bem animada por sinal) e lanchinho a tarde.

 

No link acima eu dei mais enfase nas dicas, em geral fará com ctza uma boa viagem. Paraty é incrivel!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...