Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Peru-Bolívia-Chile A viagem! sozinho, sem roteiro, sem reservas e muita cerveja

Postado
  • Membros

E aí galera, irei começar agora a compartilhar com vocês minha maior aventura até hoje,

Aviso logo que meu relato é longo e com muitas histórias,

Aqui você irá encontrar VALORES, DICAS e OPNIÕES

A viagem foi de 10/04 a 31/04

Lima – Cuzco – Mp – Puno –Copa- La Paz –Uyuni –San Pedro- Ica- Lima

Muito ônibus, muita caminhada com mochila pesada, greve na carretera, polícial ladrão, enfim..

Acabei indo sem roteiro específico porque tinha muita coisa do trabalho para deixar em dias e acabei sem tempo

Tudo começou com uma simples visita no mochileiros, que eu sempre frequentei, fiz algumas trips no Brasil somente as dicas de vocês, então dessa vez queria me aventurar um pouco mais longe, li vários relatos e muitos dessa viagem e já sentia um clima prazeroso no modo como todos relatavam suas experiências, e ao ver as fotos me apaixonei e decidi que essa seria minha viagem.

Lí muitos relatos então sabia o que queria conhecer, de todos tirei algo útil, o melhor de tudo é que lendo eu já me sentia na viagem.

Companhia? Meus amigos deram para trás, o pessoal do mochileiros.com que consegui contato estavam fazendo a trip por outro lado, más trocamos muitas idéias

Más deixar de fazer essa viagem por falta de companhia?! Jamais, acabou que fato de estar sozinho me deu a chance de Nunca ficar sozinho, desde o primeiro dia conheci pessoas, fiz muitas amizades, amizades de verdade

pretendia chegar em Cuzco partindo do Acre, más certo dia achei o site da CopaAir e passagem Manaus-Lima-Manaus por R$600, nem pensei duas vezes e fechei, e na volta ainda escolhi fazer uma londa conexão no Panamá pra dar uma volta e conhecer o Canal

Minha maior preocupação era o idioma, pois não entendia nada de espanhol, e no inglês eu só sabia algo através do estudo, más nunca tinha praticado. E o frio, moro em Manaus, aqui é quente toda hora, até a noite.

Orçamento: 1.200 dólares todo em dinheiro, se fosse hoje talvez tivesse levado uma parte em cartão e somente metade em dinheiro

Money Belt: Levei más só comecei a usar na metade da viagem quando um policial tentou me roubar, e quase conseguiu.

BAGAGEM

Uma mochila guerreira de 60 litros e uma pequena da Deuter de 25 lt

Roupas: 2 calças jeans e 1 tactel, se fosse hoje teria só 1 jeans e 1 tactel.

3 bermudas, 1 jeans e 2 tactel, usei bastante.

5 cuecas, teria levado só 2 ou 3, para lavar no banho e intercalar, o mesmo com as meias

Camisetas, levei umas 7, sendo que algumas eram DryFit, foi as que mais usei porque lavava no banho e secava rápido

Levei 1 casaco que comprei na Renner e usei bastante, más era muito volumoso

Um estojo com tudo que pudesse precisar como papel higiênico (precisei), todos os remédios que pudesse precisar,

Más minhas coisas ficaram também muito volumosas porque só começei a arrumar 4 horas antes do meu voo sair

Tambem levei equipamento fotográfico e tripé, tablet

Levei um mp3 más nem usei por falta de tempo, até nos ônibus é melhor você ir conversando do que ouvir musicas

20120426112927.JPG

1º Dia – Lima

Ao entrar no avião da CopaAir quando a aeromoça já me disse Buenos Dias, peguei um voo de 3 horas para a Ciudad de Panamá com conexão de 1 hora lá, aproveitei para tomar café da manhã e olhar o freeshop, já tentando incorporar o espanhol. Logo peguei o voo para Lima mais 3 horas

cheguei em Lima às 12:00, meio dia de um sábado, foi quando me veio aquele pensamento: ‘’QUE MERDA QUE EU TOU FAZENDO AQUI?!’’

já na imigração comecei a me complicar, ao preencher o formulário eu preenchi com meus equipamentos eletrônicos e USD 1.200, sendo que só era pra ter colocado caso tivesse mais de 10 mil dólares, agora a moça estava pensando que eu tinha USD12.000, até que consegui desenrolar com ela e me deu outro fomulário. Fui ao guichê da Taca tentar comprar meu voo para Cuzco, queria ir naquele mesmo dia, más estava muito caro, cerca de 200 dólares até para os próximos dias, aí um taxista já tinha me abordado e estava no meu pé vendo que eu tava perdido, perguntei quanto ele combrava até Miraflores começou em 45 dólares, fingi que nem ouvi fui falando não e ele foi baixando até 20, eu mostrei que 17 dólares e ele chorando aceitou.

Dentro no taxi abri meu Guia do Viajante e escolhi ir ao LokiHostel, ótima escolha, chegando lá perguntei quanto custava e me disse 27 soles, então perguntei ‘em dólar?’ a resposta: ’ 10 dólares’ quase não acreditei

Guardei minhas coisas e dei uma volta no quarteirão, gostei muito do bairro, acabei voltando e almoçando no bar do hostel, 15 soles é a média do almoço em todos os cantos do Peru. Depois sem querer acabei dormindo um pouco a acordei já a noite, com frio, tomei um susto pensando que tinha perdido meu primeiro dia de viagem, então vesti uma roupa e saí, fui andando por Miraflores e acabei achando a praça Kennedy, dei uma volta vi uns artesanatos e voltei pro hostel..

Quando estava subindo as escadas pensei: ‘’Acho que vou tomar uma cerveja’’ desci ao bar e pedi uma Cusqueña aí o cara volto com a cerveja e disse: ‘’Tu és brasileiro!’’ com um sotaque muito estranho, era um brasileiro que cresceu em Portugal e estava trabalhando no bar para não pagar hospedagem já que sua viagem iria durar 6 meses. Aí ele já chamou outro cara que tava sinuca e era o Thiago de Brasilia, conversamos um pouco.

2º Dia – Lima

No outro dia pela manhã, alguém me recomendou fazer o City Tour a noite, depois estava no bar lendo o Guia procurando o que fazer, até que o Thiago me chamou para ir com ele comprar algumas coisas já que era seu ultimo dia de viagem, fiquei espantado que uma corrida de taxi de uns 30 minutos só custava 10 soles.

A tarde queria ir ver o Pacífico, então peguei um mapa e saí.. a vista é demais, muito diferente da geografia do Brasil, se ver o mar lá de cima.

Passeei bastante por Miraflores e anoite corri para o City Tour, passamos pelo centro, num domingo a noite estava tudo deserto na ciudad, más no parque das fontes estava lotado. Bem legal o passeio, recomendo bastante, custa 65 Soles e inclui até lanche

20120426123234.jpg

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Membros

Ah, agora q eu vi q vc tá colocando aos poucos!

Nossa, eu vou fazer o trajeto MTO parecido com o seu, vc tem q acabar de postar td pragnt! Viajo dia 12 agora! (frio na barriga de tá começando agora a organizar!)

Postado
  • Autor
  • Membros

é que eu estava viajando, agora estou de volta e vou escrever mais um pouco! aguarde, hehe

Um dia desses era que tava com esse frio na barriga! A hora da pesquisa já é tão bom quanto a própria viagem

Não vejo a hora de partir pra próxima grande viagem

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

8º dia, o grande dia!

Acordei cedo, provavelmente pela ansiedade eu não tenha dormido bem, somado ao barulho do rio Urubamba bem na minha janela às 4 da manhã eu já estava acordado, más fiquei deitado e logo comecei a ouvir o barulho dos ônibus que ao descerem de MP faziam o retorno em frente ao meu hotel, comecei a me preparar para o grande dia enquanto amanhecia, quando o tempo começou a clarear que eu percebi que estava em meio a grandes montanhas e a neblina não deixava ver muita coisa, na rua meu café, sanduíche com gatorade para começar a hidratar, caríssimos 6 soles num pão com queijo e presunto, e ainda comprei mais para levar, meu estoque para a aventura era 1 sanduíche, 2 gatorade, 2 litros d'água. Fui sozinho pois não tinha combinado nada com os colegas.

Logo cheguei no ponto de saída dos ônibus, como já tinha o ticket de ida só entrei na fila e pronto, para quem não tem pode comprar lá, 9 dólares. A era pequena e anda muito rápido.

A subida é rápida, cerca de uns 15 minutos em zig-zig, más com a ansiedade parece que dura 1 hora, no caminho vemos pessoas subindo andando, eu pretendia descer andando. Vai ficando cada vez mais alto e não se vê mais nada lá em baixo. Logo se chega à entrada, lá tem vários guias oferecendo seus serviços, banheiro pago, lanchonete com 300ml de água a 8 Soles, parece que tem até uma loja más não cheguei a ir conhecer, lá fora era o ponto de encontro marcado com meu guia, más como era só às 7 e ainda era antes de 6, perguntei se poderia entrar e depois sair novamente e me disseram que sim, então finalmente eu já estava dentro de MP, já tinham muros Inkas, continuei adentrando e logo encontrei um lance de escadas, já nos primeiros degraus perdi as forças e ví que o dia seria cansativo, fiz as contas e decidi não me desgastar pois logo teria que estar na entrada novamente.

Então voltei e fiquei sentado em um banco, até que ví um cara falando: ''vamos comprar uma água, amor''. Aí eu como estava no espírito de viagem já colei dizendo: ''Como é bom ouvir português, hehe'', alí conheci o Pedro e a Tarynna de João Pessoa. Achei legal quando ela disse que tava sabendo da minha viagem devido aos meus posts constantes no grupo Mochileiros no Facebook. Logo alí na entrada começaram a aparecer muitas pessoas, devido a muitos grupos terem seus passeios guiados marcados entre 7 e 7:30. No meu grupo de conhecido então só tinham o casal de brasileiros, foi bom porque eu tirava foto deles e eles de mim, hehe.

Fazer o passeio com guia é bom porque como dizem, você olha todo aquilo e vê um significado.

Logo começamos a subir as escadarias de pedra, e mais escadas,e então finalmente agente se depara com aquela vista maravilhosa, eu estava dentro de MP, todos fascinados querendo fotos. Como era cedo ainda tinha muitas núvens e não se conseguia ver Huayna Pichu lá atrás.

Com o guia andei toda a cidade, sempre fazendo paradas para explicações, o passeio guiado dura cerca de 1:30, enquanto isso o tempo começava a abrir e Huayna Pichu apareceu lá atrás, certa hora o guia passa pela entrada de HP e avisa aos que querem subir que podem já ficar alí e descansar um pouco sentados até dar seu horário, meu horário era às 10, assim poderia entrar entre 10 e 11 horas. Então eu lá na entrada acabei encontrando o Felipe de novo, que tambem estava sozinho, ficamos mais um tempo esperando para ver se chegava mais algum de nossos amigos, acabou que não então decidimos começar a caminhada (em alguns trechos virava uma 'escalada'), o percurso é um tanto pesado, muitas vezes dava vontade de parar más ainda bem que tinha o Felipe para dar apoio moral.

-Achei muito interessante vários tipos de pessoas, tipo idosos, deficientes e crianças que estavam alí dispostos encarando aquelas escadarias.

Subidas e subidas, alguns lugares não tem degraus, e você tem que subir em rochas úmidas, certas partes tem cabos de aço que servem como corrimão, fica pior quando tem gente descendo e todos tem que se espremer com aquele abismo logo alí ao lado.

Até que em 1 hora se chega a um lugar plano onde se pode descansar um pouco, más o espaço alí é concorrido pois todos querem o mesmo, alí não se vê muita coisa, más logo ao lado finalmente você tem aquela vista tão esperada, ver MP de cima! Poderia passar o dia todo alí, fiquei sentado só admirando a vista, é sensacional, acabei fazendo meu pique nique, e depois de um tempo me aparecem meus amigos argentinos! Para continuar a subir tem-se que passar por uma pequena caverna, apertada, suja e úmida. Então sim se chega ao cume de Huayna Pichu, alí não tem mais sombra, ficamos bastante tempo, incrível aquele lugar, aquelas construções ali em cima de uma montanha. Más já eram umas 13:00 então um dos funcionários começou a nos chamar para ir embora. Acabamos fazendo amizade com ele e fomos enrolando e indo bem devagar, o Hector nos contando que sobre tudo aquilo em menos de 15 minutos, contanto que eles tem o controle de quem entra e quem sai de HP, e quando falta alguém eles tem que subir e procurar, disse que alguns dias atrás acharam um cidadão escondido lá até as 22:00.

-A descida é mais perigosa que a subida, então tem que ser feita sem pressa e cuidado redobrado.

Logo que chegamos na entrada de HP, ainda dentro de MP, tem uma área coberta e paramos para descansar, ali estavamos quase todos juntos, então virou festa, logo começaram a aparecer mais brasileiros, acho que 90% das pessoas que estavam em MP naquele dia era brasileiro.

Ficamos bastante tempo contando nossas experiências até que chegou a hora e voltar a Aguas Calientes pois o trem do Felipe era às 16:00 e estavam todos famintos, então acabei tendo que pagar 9 dólares no ônibus para descer.

Em AC acampamos na frente da igreja até o horário do trem, alí apareceu um problema, todos tinham seus bilhetes para 18:30 e só o meu era às 21:00, ainda tentei dar uma de brasileiro esperto e passar pelos funcionários más não consegui, tentei subornar más disseram que não tinha nenhum assento vago no trem, ou seja, passei muito tempo sozinho naquela estação de trem deserta, aproveitei para pegar meu caderninho e começar a fazer minhas anotações para repassar a vocês. Próximo ao horário do trem aquele lugar começou a lotar, até que aparecerem as chilenas, e acabei me sentando com ela no trem, naquele momento já tinha perdido meu fetiche por chilenas e estava apaixonado por uma das argentinas. A chilena disse que tinham ido às termas de AC más que a água lá era fedorenta, que todos vem de MP suados e sujos e vão tomar banho lá. Acabei dormindo no trem, ficamos em Ollantaytambo novamente e fomos de van até Cusco, o pessoal tinha combinado de sair para beber e iriam me esperar no hotel até 01:00, cheguei exatamente às 01;00 na plaza de armas, más o hotel deles era longe e acabei não os encontrando.

20120613171502.jpg

Esta é Ollantaytambo

20120613171551.jpg

20120613171636.jpg

20120613171712.jpg

20120613171758.jpg

20120613171836.jpg

em Aguas Calientes

• 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.