Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Analândia/SP - Pedra Cuscuzeiro - Escalada


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Ola amigos, irei mandar um breve relato sobre essa trip do fds 11-12/05.

 

Dessa vez o destino seria Analândia/SP que fica localizado a exatos 225km de Sampa, o caminho se da pela Rod. Bandeirantes > Anhanguera > Washington Luiza > Dep. R Ferreira.

A estrada é ótima, muito bem sinalizada até a Dep. R Ferreira, onde começa a buraqueira e falta de sinalização, o problema como sempre é o alto custo dos Pedágios, Ida e volta a Sampa, totalizamos R$61,00.

 

A ideia da trip era escalarmos a Pedra do Cuscuzeiro.

 

Saímos de SP por volta das 22, chegando em Analândia as 2:00, a ideia inicial seria camping selvagem na base do morro onde existe um enorme gramado, porém como a Pedra esta situada dentro de uma propriedade particular teríamos que ter previa autorização para a pratica do camping, chegando na cidade, basta seguir as placas que o levam em direção ao Cuscuzeiro, vimos diversas placas indicando Camping Aguá Viva, resolvemos parar no mesmo e ficar por 15k a diária, o mesmo dispunha de banheiro coletivo Masc. e Fem com banho agua quente e uma vista incrível ao Cuscuzeiro e Pedra do Camelo, assim que entramos no camping, começou a chuva, fina ainda, o que nos deu apenas o tempo de montar nossas barracas, na sequencia a chuva despencou, ventos fortes e a expectativa da trip falhar aumentava.

 

Levantamos como o combinado as 6am, a chuva continuava, tomamos um café e pensávamos, oque iremos fazer agora com esse tempo?

Decidimos repassar alguns procedimentos de técnicas verticais, como ancoragens, rapel e técnicas de resgate.

 

20120515181434.jpg

Testando nó auto-blocante

 

Percebemos que ao longo do amanhecer o tempo dava sinal de melhora, um vento fortissimo começou a levar aquela chuva chata para longe, porem outro fator nos preocupava agora. O Vento.

Que por sua vez estava tão forte que seria capaz de nos arremessar pela parede no momento da escalada com facilidade. Jogamos umas bolachas para dentro organizamos tudo e partimos pra pedra, existe uma trilha que sai do próprio camping e nos leva ao Cuscuzeiro, nada mais que 40min. de caminhada, tranquilo, com um desnível de uns 120m aproximadamente até alcançarmos a base da Pedra.

 

20120515181613.jpg

A caminho do Cuscuzeiro

 

Para quem curte escalar, a pedra oferece ótimas vias, algumas com pouca proteção, outras bem protegidas, com graus que podem variar de 3º a 9ºSup, o visual do alto é incrivel, infelizmente só pode acessar o Cume através da escalada, mais para quem aprecia uma caminhada, é possível dar a volta na pedra por trilha, um pouco fechada, porém com uma beleza única.

 

20120515181832.jpg

Placa indicando Face Norte e Face Sul da Pedra

 

20120515181951.jpg

Via Escalada

 

20120515182046.jpg

Do alto - Morro Camelo ao fundo

 

 

Na face Sul da Pedra, existe uma "Caverninha" muito pequena, que é abitada por morcegos, fica na parte direita da via Carteirinha, conseguimos visualizar uns morceguinhos descansando de cabeça p/ baixo, infelizmente a entrada encontra-se vandalizada com diversas pichações no próprio Arenito, por se tratar de uma rocha frágil com um grande poder de degradação, fica fácil para vandalos deixarem suas marcas na rocha. Infelizmente. ::carai::

 

20120515182534.jpg

Entrada da Caverninha

 

Para finalizar mandamos a via Carteirinha e descemos por Rapel por cima da caverna.

 

20120515182859.jpg

Mandando a via Carteirinha

 

20120515182941.jpg

Rapel Caverninha

 

Lembrando que a Pedra do Cuscuzeiro é Arenito, extremamente frágil e sensível aos impactos que um grande fluxo de pessoas causa. O problema mais gritante é o de erosão no trecho compreendido entre a matinha e a base da pedra. No inverno, a seca é prolongada e todo o capim seca e se retrai. Toda terra das trilhas torna-se uma areia fina, fofa e solta. Nessa época de mato baixo, as pessoas acabam por criar novas trilhas, em geral mais diretas, mais curtas e mais inclinadas. O mato, fragilizado pela seca, abre facilmente lugar para a nova trilha, e no lugar do capim surge a areia. Na primavera e começo do verão começam as chuvas fortes e abundantes, e antes do mato ter tempo de crescer a chuva já levou toda a areia que era o piso da nova trilha, e assim começando mais um foco de erosão. Esse problema da erosão tem se agravado nos últimos anos. Colabore na conservação das trilhas:

 

Não abra novas trilhas nem atalhos. Procure usar as trilhas demarcadas e colaborar para a manutenção da demarcação.

Evite utilizar trilhas que estão erodindo.

Utilize trilhas de inclinação suave, em geral um pouco mais longas e em ziguezague.

Não role nem atire pedras para baixo, pois elas ajudam a conter a terra.

 

Para os Escaladores, evite o uso de Pó Magnésio, pois esse tipo de rocha absorve mt o mesmo, causando um grande impacto visual e nada agradável a rocha, tente descer sempre por Rapel duplo, diminuindo o contato/atrito da corda com a rocha, o que pode marcar a mesma. Evite ao máximo, caso seja necessário o uso de Equipo móvel "Cliff, Hexentric, Camalot, etc" muito cuidado, Lembre-se, estamos lidando com ARENITO.

Capacete SEMPRE

Segurança Nuca é D+ ::otemo::

 

Para os Não Escaladores:

NÃO cheguem próximo as vias de escalada, sem experiência e equipamento necessário esse tipo de rocha é frágil, o que pode acorrer acidentes devido as pedras que se soltam de cima, o Uso de Capacete é fundamental. Existem algumas pLacas que impedem o caminho/entrada a certas trilhas por se destinarem apenas a Escaladores, respeite as mesma para sua própria segurança.

 

Não conseguimos ir até o morro do Camelo, devido ao mau tempo, mais o mesmo pode ser acessado por Trilha "salvo engano" e o visual lá de cima é incrível com a vista ao Morro do Cuscuzeiro, não me recordo onde, mais já li sobre.

Na região existe a cachoeira da Bocaína, também não fomos a mesma novamente graças ao tempo ::vapapu:: , mais parece que a cachu eh loka D+, para quem visitar a cidade vale incluir esses locais. E temos tb o Museu da Aviação.

 

E o vídeo pra fechar o relato:

 

Abraços e boas Trips... ::otemo::

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 anos depois...

  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Confiram a minha reZenha completa em: https://rezenhando.wordpress.com/2017/01/05/camping-da-virada-em-analandia/'>https://rezenhando.wordpress.com/2017/01/05/camping-da-virada-em-analandia/

 

camping-analandia-pedra-viva-21.png

 

Espero que o post influencie vocês a irem e depois comentem o que acharam do lugar. Seu comentário sempre é muito importante, é o que dá alma ao Blog.

 

Siga-nos no WordPress – https://rezenhando.wordpress.com/

Siga-nos no Twitter – https://twitter.com/Birovisky

Curta no Facebook – https://www.facebook.com/rezenhandoaculturapopaz/

Inscreva-se no Youtube – https://www.youtube.com/channel/UCCfmjZm3KuEE-XsNhfBnqvQ

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...