Ir para conteúdo

Posso viajar só com a identidade?


Posts Recomendados

  • Respostas 46
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra
Pessoal , estou indo pro Chile dia 06 de janeiro de 2013, vieram me falar que o RG tem que ser menos de 5 anos da data de emissao.

Mas eu nao achei nada oficial dizendo isso. mesmo no site http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/acordo-sobre-documentos-de-viagem-mercosul.

só diz RG e ou Passaporte.

 

Essa de ter q ser menos de 5 anos só vejo em sites de agencia de turismo.

 

se alguem souber de algum site oficial ou qq outra coisa oficial dizendo isso, peço que por favor poste aqui antes do dia 06 de janeiro!

Lilianfaccioli,

Nossa identidade não tem prazo de validade(de outros paises têm); o alerta é dado para aquelas pessoas que a foto não retrate fielmente a pessoa(foto antiga, que o agente não consiga identificar), por isso a preocupação das agências de viagens e do governo federal em alertar sobre os possíveis problemas que os viajantes poderão ter.

 

Veja esse alerta emitido pelo site: portalconsular do ministério das relações exteriores, portanto, site oficial do governo brasileiro:

http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/alerta-aos-viajantes/argentina-1/

 

Destaco essa parte:

Para viajar à Argentina como turista, é necessário ter um documento de viagem válido e em boas condições. Esse documento deve ser mantido em segurança para evitar possíveis contratempos.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros de Honra

Ratificando o que foi dito anteriormente.

 

ISSO VALE PARA TODOS PAISES:

"Os documentos de identidade devem ter fotografia atual e, caso gerem dúvidas, pode ser solicitado outro tipo de identificação, também com foto. Confira os outros registros aceitos em viagens pelos países do bloco":

Veja mais, no site oficial do governo brasileiro: http://www.brasil.gov.br/sobre/turismo/documentacao/mercosul-com-rg

 

Diante do exposto, podemos afirmar que:

 

1)-Nossa identidade não tem prazo de validade;

2)-A identidade apresentada na entrada dos paises deve ter fotografia atual, ou que possa ser reconhecido senão será preciso outro documento para certificar;

 

 

Isso é óbvio, né gente, imagina o cara viajando com uma foto de criança, como os agentes constatará que é a mesma pessoa do documento!

 

Espero ter respondido a todos.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Nossa identidade não tem prazo de validade, mas na norma sobre docto. assinado entre todos os paises, exige que ela(CI) esteja em bom estado de conservação, e que a foto não gere dúvida sobre a identidade da pessoa(foto antiga demais), destaquei esse trecho:

 

"O prazo de validade dos documentos do Anexo será o estabelecido nos mesmos pelo Estado emissor. No caso de não possuir data de vencimento, entender-se-á que os documentos mantém sua vigência por prazo indeterminado.

 

Caso a fotografia gere dúvidas sobre a identidade do portador do documento, poderá ser solicitado outro documento efetivo para sanar tal circunstância."

 

Para ler a norma na totalidade: http://www.portalconsular.mre.gov.br/antes/acordo-sobre-documentos-de-viagem-mercosul

 

resumindo:

Nossa identidade não tem prazo de validade;

Mas, a foto não pode gerar dúvida sobre a identidade do portador do documento.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

RG com validade é só de entidades de classe como CREA, CRM, OAB.

As entidades de classe chamam esse RG de Carteira Funcional.

Eu já tive um deles e pelo que eu saiba nenhum país do Mercosul reconhece esse tipo de RG.

Os setores de imigração só aceitam RGs emitidas pelas Policias Civis dos Estados e com foto recente.

Esses não tem validade. O grande problema em viajar com eles está na foto.

O RG pode ser até novo, mas se vc está diferente da foto, vai ter problemas.

 

Para quem quiser um RG novo, em São Paulo é possível conseguir uma segunda via no mesmo dia.

É só ir diretamente no IIRGD (Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt), que fica Rua Casper Líbero, bem no início da Av. Ipiranga, próximo da estação Luz do Metrô.

Mas para conseguir é preciso ter um motivo urgente.

Se for viagem, leve a passagem para comprovar.

 

 

Abcs

Link para o comentário
  • Membros

Paulorco, acho que voce não leu a parte em que disse, que a identidade não ficara pronta a tempo, e nem o passaporte.

 

Moro em Minas Gerais em Uberlandia, e me disseram que precisam enviar a BH para registrar minha digital. Isto leva 60 dias, sendo que minha viagem é daqui uma semana.

Ate mesmo o passaporte, não ficara pronto a tempo, pois são necessarios 6 dias uteis, e por conta dos feriados tambem não dara tempo.

 

Eu não tenho escolha, eu irei com a identidade com um pouco mais de 10 anos, no caso, ela esta com 10 anos e 3 meses. Não estou muito diferente na foto dela. Meu medo é mesmo com a data da expedição. Por lei, identidades com mais de 10 anos não terão validade.

 

Minha duvida é, se realmente eles perdem tempo fazendo continhas pra ver se realmente esta vencida. Pela foto, creio que não havera problemas.

 

Por isso minha pergunta, é se alguem sabe como funciona, se eles realmente verificam, e se cobram propina por ver a irregularidade.

 

Ja fui ao Paraguai, e nem identidade me pediram.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...