Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Oswaldo Bak

Porto -Portugal - Uma casa portuguesa com certeza!

Posts Recomendados

Cidade do Porto - Uma casa portuguesa com certeza!

 

A cidade do Porto em Portugal foi nosso terceiro e último destino no país. Porto é uma cidade litorânea, cortada pelo rio Douro. Possui uma ótima estrutura para o turismo, tanto que foi eleita a melhor cidade europeia de 2012 pela revista de arquitetura Wallpaper. Títulos à parte, o que mais nos chamou atenção foi o fato da cidade proporcionar atividades urbanas próprias de um grande centro europeu e ao mesmo tempo programas mais tranquilos como um belo dia de sol na praia. O verão mal chegou por aqui e as praias já estão cheias de surfistas, que se aventuram nas águas frias do Atlântico. O horário de verão começou essa semana e o sol tem brilhado bastante. Durante o dia, os termômetros têm alcançado até 28 graus.

 

Nesse clima, nós conhecemos as principais atrações turísticas de Porto. A principal igreja, a de São Francisco de Assis, é a mais suntuosa dentre as quase duas dezenas de igrejas da cidade. Os portugueses afirmam que ela é referência do estilo barroco, segundo eles a principal da Europa. Forrada de ouro, ela reúne obras de arte suntuosas do século XVII. Outra ótima atividade em Porto é curtir um fim de tarde às margens do rio Douro, ao lado da ponte projetada por Gustavo Eiffel, o mesmo que desenhou a torrer de Paris (ambas têm formas e acabamentos muito parecidos). Do alto de um teleférico é possível ter uma vista panorâmica incrível dessa região, que é repleta de restaurantes e bares. Também existem inúmeras adegas onde se pode degustar e conhecer um pouco da história do Vinho do Porto, produto mais tradicional do norte português.

 

Comer em Portugal não é tarefa difícil. Em geral os preços são baixos em relação ao resto da Europa. Um almoço no Bolhão, o mercado municipal da cidade do Porto é barato e permite que o viajante gaste pouco e coma bem. Como principais pratos da culinária portuguesa temos o bacalhau com batatas, o bolinho de bacalhau, o caldo verde e os diversos doces , a maioria deles à base de ovos e farinha. A bebida típica daqui é a Ginja ou Ginjinha, um licor à base de uma fruta silvestre que lembra a cereja.

Porto tem uma vida universitária bem viva e atuante. Na quarta-feira a noite assistimos a uma apresentação de fado num bar muito tradicional em frente a Universidade do Porto. Os próprios alunos cantaram músicas típicas do fado português. Lá no Café Douro pudemos perceber a rivalidade entre os moradores de Porto e Lisboa. Algumas canções exaltam cada uma dessas cidades com bastante intensidade. Também conhecemos um pouco da cultura das pessoas mais velhas de Portugal. Algumas delas, mesmo nos dias de hoje, acreditam que o país foi displicente ao perder suas colônias, entre elas o Brasil.

 

PORTO - PORTUGAL:

Hospedagem/Acomodações (15 Euros/dia quarto duplo): ruim

Transporte Público: (1,15 Euros ): regular

Culinária (6 Euros por prato em média): muito bom

Hospitalidade do Povo Português: muito bom

Pontos Turísticos: excelente

Preços: muito bom

Clima Local (média 27 graus): março/12

Meio de Transporte: veículo alugado: (Fiat Punto 1.6)

Valor 1 litro de gasolina em Portugal: EUR 1,74 => R$ 4,35 (!)

Distância Percorrida desde o último destino: 130 km

Distância Percorrida desde o ponto de Partida (Lisboa): 350 km

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

Entre para seguir isso  

×