Ir para conteúdo

Meu primeiro roteiro - EUrOPA 2012 SETEMBrO SOZINHA. ber - prag - vien - buda

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

OI Pessoal, tudo bem?

Me chamo Juliana, sou de BH, tenho 27 anos e vim compartilhar com vocês o meu humilde roteiro de minha primeira viagem internacional.

Escolhi quatro grandes cidades:Berlin, Praga, Viena e Budapeste. Domino inglês e consigo me expressar basicamente em francês.

Não vou fazer anexos (por exemplo, Dresden, que me tentou) porque é minha primeira viagem planejada de forma independente, e não quero stress. Não vou demorar muito porque também já tive a experiência de viajar sozinha por muitos dias e acabar entediada, querendo voltar logo para roça...então, so far, é o que está na planilha mesmo.

Existem grandes duvidas rondando minha cabecinha, depois as postarei aqui. Pra começar, tenho um check list e preciso de algumas opiniões:

Documentos: passapote ok, seguro a comprar. O que mais levar? Andar com o passaporte colado ao corpo o tempo todo ou deixar o oriiginal na mala dentro do locker do hostel (opção frágil, na minha opinião) e andar com xerox. Esse xerox é simples mesmo?

Mala: de r odinha, mais frugal impossivel: duas calças, um par de havaianas, um par de outro calçado, umas quatro blusas que secam fácil, calcinhas que serão jogadas fora a medida que eu tomar banho, dois soutiens, uma toalha de banho (tem toalha de tecido que seca fácil e rápido - mas QUAL MARCA?). dois lençois e uma fronha, um casaco, um cachecol ou lenço, meias, talvez um vestido.

Hospedagem e booking: os locais que eu escolhi estão na planilha. Vocês consideram setembro um mes intermediário, mas como a Europa está meio mals, acredito que não teremos muitos turistas. OU estou enganada?

Din Din: As maiores duvidas estão aqui, nem sei onde comprar euro, Devo levar em cash, em VTM...duvidas classicas. Podem me orientar para o topico específico, caso seja necessário...mas preciso de informações atualizadas e SOU VIAJANTE INDEPENDENTE DE PRIMEIRA VIAGEM....DÃ

Gastos

Voos e transporte. Aqui o bicho pega. Como fazer de forma rapida, barata e segura o caminho entre as cidades? To pensando em ir de bus, até porque a media de distancis é de 300 km, mas me falaram que os onibus t~em horarios e motoristas meio malucos, com pessoal se acotovelando para jogas as malas no bagageiro....tipo festa estranha com gente esquisita. Trem noturn seria uma boa, mas qual? Como comprar daqui? OU compro la....?

Pessoal, por agora é so..vou postar mais amanha talvez...me ajudem se já tiver passado por algo parecido..valeu mesmo..

Roteiro Europa Juju.xls

Editado por Visitante
  • Colaboradores
Postado

Olá Juliana, bem vinda ao forúm.

Primeiramente pode ficar tranquila que você dominando o inglês, viajar pela Europa é muito tranquilo e fácil. Uma coisa, é verdade, essa roçinha nossa aqui faz falta né hehe, BH é vida. Olha dei uma olhada na sua planilha, e você colocou o albergue de Budapeste como sendo o Wombat`s de Munique, você digitou errado né haha, lá infelizmente não tenho indicaçao, só que não se hospede no Loft Hostel. A tempo para cada cidade está ótimo, e colocando outras cidades iria ficar meio corrido, então esquece Dresden mesmo. E quanto a ficar entediada, acho difícil porque são albergues populares, então você vai fazer bastantes "amizades" haha.

Vamos a parte prática agora, o seguro têm o Vital Card que já fiz duas vezes e têm uma cobertura excelente e o World Nomads também que tem bons feedbacks, achei legal que ambos possuem seguro a extravio de malas e outras coisas. Se são bons mesmo já não sei porque graças a deus nunca precisei de utiliza-los. Quanto ao Passaporte, andar só com Xerox acho mais seguro porque se perder são três dias para tirar o de emergência e custa €200 na embaixada. Olha eu morei seis meses na Inglaterra e nunca tive problema com o Xerox inclusive para comprar bebida e outras coisas, só em boates que pediam o original.

Quanto a bagagem, acho que está ótimo, e toalha se você não quiser levar nem precisa, tem para alugar nos hostels por em média €5, e a tal que seca rápido tenho uma da Sea to summit que eu tenho que é muito boa, mas meio carinha, o melhor preço que achei na época foi numa loja que chama Trilhas de Minas na Contorno ali perto do Galeto Itália. Roupa de cama é bobagem, volume a toa, nos hosteis já tem e não tem que pagar a mais não.

Ou, Câmbio varia demais, tem que sair ligando e ver qual a melhor cotação, normalmente a Fox, a Picchioni e o Banco do Brasil(cuidado porque têm um custo pelo VTM e taxa a cada compra de Euro, então você vai ter que fazer umas continhas pra ver qual vale mais a pena) têm um preço bem honesto. E o VTM é tudo de bom, porque é muito mais seguro, se for assaltado ou perder o cartão você não perde o dinheiro, dizem eles que te mandam um cartão de emergência em até 72 horas no seu hotel, e se quiser ter mais segurança ainda, você pode pedir um cartão adicional por €3 que ai é só bloquear o outro e ficar usar o adicional.

Relativo ao transporte, se for de trem ou ônibus deixa pra comprar lá porque se quiser pode até mudar seu itinerário (por exemplo quando fui, iria a Copenhagen, mas estava achando o tempo meio apertado, ai só redistribui os 3 dias que ficaria lá e foi tranquilo porque ainda não tinha passagem comprada. Mas avião o negoço é comprar com bastante antecedência para tirar proveito das promoções, por exemplo paguei £18 de Londres a Edimburgo, perto da data seriam quase £100. Como você mesmo disse, as distâncias são curtas, então o trem noturno não vale a pena, porque se você pegar um as 22 você chega 3 da manhã se pegar um bem lerdo com várias conexões. E em relação aos ônibus achei muito o bom o que andei de Munique a Praga. Qualquer dúvida pode pergunta viu.

Beijos,

Pedro

• Membros de Honra
Postado

Oi, bem-vinda ao forum. Parabéns por ter começado a fazer o dever de casa, é mais satisfatório opinar quando a gente vê que a pessoa pelo menos se esforçou pra elaborar alguma coisa, em vez de querer resposta pronta para tudo.

Em primeiro lugar, você não trabalha com o valor de euro que vê nos jornais. O euro é o que é cobrado na casa de câmbio, o euro "turismo". VocÊ pode pesquisar o porquê disso se quiser, mas por enquanto o que você precisa saber é isso. Eu costumo verificar os valores por esse site, que tem casas de câmbio espalhados no país. Não foge muito dos valores praticados nas demais casas de câmbio na minha cidade:

http://www.foxcambio.com.br/

Veja que o euro está a 2,65. Isso dá quase 10 % de diferença nos cálculos que você fez com euro a 2,45.

Escolheu bem o roteiro. Cidades próximas, reduzindo perda de tempo e grana com deslocamentos. Baratas para o mochileiro e com muita coisa para ver. O tempo está um pouco apertado, mas vocÊ disse que não vai mexer no roteiro.

Não entendi o que você falou sobre Dresden, a relação dela com stress. É uma viagem simples e bem recomendada. Você pode fazer como stopover entre Berlim e Praga. Boa opção de preenchimento de uma viagem longa. Comprando antecipado no site Bahn.de você pega a 19 euros o trecho entre Berlim e Dresden e mais 19 entre Dresden e Praga. Aí sai de Berlim de manhã, deixa as malas na estação (creio que seja algo entre 5 e 10 euros) e vai passear. De noite pega seu trem e segue viagem, em vez de ficar horas entediada numa viagem direta.

Essa questão de levar o passaporte ou não é muito pessoal. Cada um vai te dizer uma coisa. Eu sempre levo comigo na doleira. PEnso que na Europa ninguém vai me mandar tirar as calças. Lá furtos são mais comuns, mas roubo é mais difícil, ainda mais desse tipo. Acho mais arriscado deixar no hotel e alguém saber a senha do cofre, ou, o mais comum, nem cofre ter ... além do mais, quero ter tudo original se der alguma merda e eu precisar me identificar. Mas isso é o que serve PRA MIM. Outros pensam diferente.

Não sei a marca de toalha que seca rápido, também quero saber. Sempre esqueço de pesquisar isso. Eu levo a comum e boto pra secar, levo uma corda de varal e improviso meu favelão particular no quarto, ou na varanda, quando tem. Às vezes secamos a roupa com secador, ou colocamos perto do aquecedor. Não acho necessário jogar roupas íntimas fora, vocÊ se deslocará pouco com uma mala de rodas.

Eu viajei em setembro. Olha, aqui no Brasil temos a impressão de que somos o centro do turismo, que todo mundo vem pra cá ... eu fiquei abismado com a Europa. Aquilo é um formigueiro. Pra todo canto tem gente com câmera e aquela cara de bobo maravilhado. A Itália estava entupida de gente nesse mês e eu duvido que em Praga seja diferente, pois dizem que lá a coisa é ainda pior. E isso de Europa estar mal ... sinceramente, turista não vê muito disso, não. Continua entupida de gente. Continuam metendo a mão nos preços. Ora, se você está mal, como vai aumentar o custo da sua mercadoria ? Tem que abaixar pra vender mais, né ? Pois é ... não tente entender. Isso não acontece e cada vez mais as coisas estão caras.

Uma observação sobre setembro, é início de outono, época que só perde em chuvas pro inverno. Então comece a pensar se usará capa de chuva ou guarda-chuvas. Probabilidade grande de vocÊ pegar no mínimo um dia assim.

Sobre grana, recomendo a leitura dos principais tópicos:

custos-e-planejamento-financeiro-de-viagem-f466.html

Rotas e meios de transporte:

europa-rotas-e-meios-de-transporte-f350.html

Cada país também tem seu próprio tópico de rotas. Evite passes, compre os tickets de trem antecipado nos sites oficiais das companhias de cada país. E os sites você obtém pesquisando nesses links aí. Um eu já te falei, o bahn.de

Eu não gosto de pegar ônibus na Europa, sabendo que os trens são confortáveis, rápidos e com preços acessíveis na maioria das vezes SE você se planejar. Pra mim, tempo é dinheiro. Gasto milhares de reais só num avião pra ir e voltar pra Europa, então cada hora que perco lá me custa caro. Não quero perder 8h podendo fazer em menos. E tem outro custo - o do desconforto. Se for desconfortável demais, posso ficar quebrado e cansado. E se ficar quebrado e cansado, vou aproveitar menos. E se aproveitar menos, pra que estou viajando ? Bem, é assim que penso. Por isso, via de regra evito deslocamentos superiores a 4h.

Comprar na hora sai muito mais caro, é o preço que se paga pela flexibilidade. Pra se ter uma ideia, pesquise na bahn.de um trecho de Berlim a PRaga para amanhã e para daqui a 3 meses e tire suas próprias conclusões.

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Pessoal! Boa noite!

Ansiosa demais. Em menos de duas semanas estou zarpando para uma aventura sozinha na Europa!!

As coisas evoluiam bastante. Após pesquisa demais no mochileiros e em blogs de viagem, ja estou mais segura e fiz muita coisa.

Um aspecto que sempre chama a atenção e rende dúvidas é a rota entre paises da Europa. Eu fiz assim:

Berlin > Praga : vou comprar pela bahn.de Tenho uma dúvida. No site eles pedem para escolher uma estação para sair de Berlin. Tem várias mas eu não consegui descobrir qual é a mais proxima do Circus Hostel. A hbf é a central?

Olha o nome das estações paa eu escolher no site: http://www.bahn.de/i/view/USA/en/index.shtml (tem que colocar berlin no destino e o nome delas aparece - são mtas, preguiça de copiar pra cá).

Praga para viena: posso comprar pelo oebb.at ou pelo e-shop da cia estatal tcheca (cd.cz). Vocês tem algum comentário sobre uma ou outra?

Viena > Buda : única pass comprada. Foi pela oebb.at, simples demais, usei um tutorial nota 10 do site viajenaviagem.

Mala: vai ser a de rodinha mesmo. Esse fds eu simulei aqui em casa o que vou levar, já fotografei tudo. Até agora coloquei roupas, inclusive touca de banho, capa de chuva, meias de algodão...mas estou co m medo de ter esquecido alguma coisa óbvia. Vocês conhecem algum topico que tenha check-list de mala?

remédios: eu preciso de dois remedios com frequencia: luftal e buscopan. Como é a questão de levar receita e a medicação pode ir na bagagem de mão? Vocês acham que eu devo levar por precaução outra medicação? Qual?

Passeios: estou com dificuldade em arrumar tempo para fazer tudo que quero em Berlim.

Quero ir:

> zoo pela manhã, já li que é um passeio extenso mas não quero gastar mais que quatro horas, e ele abre às nove

>TV tower a noite. Tem que reservar? Alguem já foi a noite pode relatar?

> Domo do Parlamento a noite (já reservei esse último).

> Museus: vale a pena ir a ilha dos museus? Leva um dia inteiro? Gosto de um lance mais dinãmico, só queo ir a ilha se for um lance imperdível.

>Bunker e underground relacionado a segunda guerra e guerra fria ( http://berliner-unterwelten.de/). Alguem ja fez, como que é, tem que reseva....as perguntas de sempe.

E como concilia tudo isso???

Gente, eu nunca fiz uma viagem internacional. Chegarei a Berlim as 15. Creio que esse dia é perdido ne? Tipo, vocês me recomendam ficar sussa no hostel e descansar ou já começo nesse dia?

Tenho outas duvidas...vamos por parte. Qualquer ajuda...valeu demais! a Planilha está atualizada, po favor, opinem!

eurotrip juju 2012.xls

• Membros de Honra
Postado

Juliana,

Tá tudo explicadinho no próprio site oficial do hostel:

http://www.circus-berlin.de/0/directions.html

hbf (hauptbahnhof) é sempre a central

Eu compraria o trecho PRaga-Viena pela que for mais fácil. Presumo ser pela oebb.at . Mas não posso afirmar com toda a certeza se é a mesma coisa.

Recomendo jogar no google "check-list de viagem" e ler também um na comunidade do orkut "dicas imperdíveis de viagem". Pessoal fala muita coisa legal pra se lembrar. Lembre-se que por você ser mulher, há aquelas coisas específicas de vocês que podem não constar nos check-lists genéricos de viagem.

Remédio o certo é levar com receita os que não são de uso corriqueiro. Como eu levo uma verdadeira farmácia viajando (seguro morreu de velho), levo uma parte na bagagem de mão (respeitando o limite de 100 ml e em embalagem transparente) e o resto eu despacho. Uma pergunta que pode ser indiscreta, não responda se não quiser. Você já sabe por que tem que tomar buscopan e luftal, ou você toma apenas porque sente os sintomas ? Pergunto isso porque recentemente tive um problema, tomava exatamente esses remédios, não sabia o que era e depois descobri - pedra na vesícula. Operei e fiquei bom.

Passeios em Berlim, leia um exemplo de roteiro no excelente site www.meusroteirosdeviagem.com.br . Aí você joga no google "atrações de berlim" ou "berlin sights" e complementa com as atrações que te agradarem.

O lance das ilhas vale a pena para quem gosta de museus, pois são de classe mundial. Eu por exemplo gosto de museus, mas na próxima viagem minha prioridade não é vê-los, então não estão no meu roteiro.

Sim, o dia de chegada você conta como perdido. Não significa que há uma lei que te obrigue a ficar no hostel sem fazer nada se você estiver disposta, é claro. Eu hoje faço assim, não programo nada e espero pra ver como vou ficar. Se estiver bem, eu saio. Mas no primeiro sinal de cansaço, me recolho mais cedo.

• Membros
Postado

Marcos, vc sempre ajudando.

Então medicamentos:

Vou levar, olha o raciocínio:

enjoo, vomito e nausea: plasil e dramim, sendo q esse ultimo levarei a bordo.

colicas: ibuprofeno e buscopan em comprimidos. levo o blister apenas com a bula ou tem que levar a caixa?

gases: luftal liquido. vou levar dois vidros no porao e um a bordo pq não vivo sem esse remedio.

alergia: polaramine. nao sei quantos ml tem o frasco. se tiver mais de cem, tenho que levar no porão, certo?

aspirina, neosa e antitérmico: comprimidos no porão.

Tem que ser receita em ingles? Lembrando que entrarei e sairei por Lisboa. Outra coisa, a médica tem que colocar uma receita para cada medicamento, ou pode ser tudo junto? Basta a receita com a posologia ou tem que mencionar para que é cada coisa?

Gente, entrei numa piração agora com esse papo de remédio.

bjs.

• Membros
Postado

Oi Juju,

Poxa, por poucos dias estaremos numa espécie de brincadeira de gato e rato, eu explico, voce passará por 3 cidades das quais eu vou passar com meus amigos em setembro... Berlim - Praga - Viena... uma pena... rs

Estive dando uma olhada na sua planilha até para me inspirar também e notei que voce fez uma cotação de Dolar( acredito que o Símbolo $ seja Dólar) muito abaixo da cotação atual... 1$ - R$1,72, se não for isso me desculpa...

Outra coisa que achei estranho foi a sua conta na aba de total de custos, onde voce coloca como valor fixo de hospedagem R$ 782, acho que precisa rever esse valor, pois isso não equivale a 801 euros que nem está na planilha...

Quanto a itens de mala de viagem, não sei se voce sente muito frio,(eu sinto, sou um animal extremamente frioerento, sinto frio no Rio onde moro...rss), e vou na mesma época que voce para lá, ou seja, final de verão e início de outono, bom complementando... eu vou levar aquelas roupas térmicas underwear, não ocupam espaço, não são caras e funcionam (já fiz o teste drive na cidade onde meus pais moram aqui na serra... rss)

Espero ter contribuído e Boa Viagem... (também estou ansioso pela minha hehehe)

Abraços

André Carvalho

• Membros de Honra
Postado

Pelo certo é para levar com bula e caixa. A receita não se diz em nenhum lugar que tem que ser em inglês, mas é aquela coisa, se a autoridade que questionar não souber português, ela pode cismar o que quiser. Para garantir, é melhor em inglês também.

Em nenhum lugar falam que tem que ser uma receita para cada, logo, presumo que possa ser tudo junto. Bastaria a receita com a posologia.

Olha, tudo isso é teoria. Na prática, nunca vi ninguém ser questionado por levar remédios. A gente toma o cuidado porque seguro morreu de velho, existe uma possibilidade teórica de questionarem.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...