Ir para conteúdo

Europa - Tax Free - Reembolso de impostos - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Tbmeirelles,

 

Seu tax free será feito em Lisboa.

 

Minha sugestão é, se for possível, colocar todos os objetos que você fará reembolso em sua bagagem de mão. E tenha em mãos também as notas fiscais e os formulários. Ao passar pela segurança para o embarque em Lisboa, se diriga ao balcão à direita, onde as simpáticas funcionárias irão carimbar suas notas fiscais e formulários de reembolso e elas só carimbam se você estiver com a mercadoria. Depois disso, você tem de entrar em outra fila, a da Global Blue, que faz efetivamente o reembolso. Esse guichê fica à esquerda dos aparelhos de raio-x da segurança. Você pode pedir o reembolso pelo seu cartão de crédito ou em cash, e em cash, você pode escolher entre dólares ou euros (se escolher em cash, tem um pequeno desconto da taxa de reembolso, que não sei se também é aplicada se você pedir no cartão de crédito).

 

Como o Marcos falou, só faça isso se você tiver chegado ao aeroporto com pelo menos umas duas horas de antecedência, porque isso é demorado! E você ainda terá a fila da imigração para a o embarque de volta ao Brasil (que também é grande).

 

Abs,

 

Cris

Link para o comentário
  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros
ixi, perdi entao... saiu de paris e faço conexao em amsterdã antes de vir pra sp, e meu tempo de conexao eh de 1h25 :(

será que nao tem nenhum jeito de fazer isso em paris?

 

Camarada, nao tem jeito.... vai ter q ser la. Sugiro fazer reembolso no cartao, pois vc n tem que pegar uma fila ainda mais demorada.... basta colocar o envelope numa urna.

 

Abs

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Sobre Tax Free sei somente o que vivi...hehe

então lá vai,

fiquei sabendo aqui do Brasil que existia tal possibilidade, de reembolso do imposto

que está imbutido na mercadoria para aqueles que não moram no local...

Este ano estive na Europa, e por mais caro que seja, sempre achamos um jetinho de comprar...

Comprei vaaaaaarias coisas e dai comecei a me informar, por lá mesmo, como funciona o tax free.

Primeiramente tem que pegar nota fiscal de tudo, mas não é só isso,

para pedir o tax free, precisa pedir também uma nota que é emitida pela

mesma loja onde foram feitas as comprinhas, nesta notinha tem campo para preendimento de nome, número do passaporte,

endereço, país, etc...sem essa segunda nota não tem como requerer o tax free, bem pelo menos na Europa, o serviço de reembolso não aceita.

Além disso, existem lojas que estipulam um valor mínimo para emitir essa notinha para reembolso,

a maioria delas é 50 dinheiros (se euro: 50 euros, se libra: 50 libras e por aí vai...).

De posse das duas notas, fiscal e essa outra de preenchimento obrigatório, é só ir no guiche de tax free e requerer a devolução.

 

Mas, observações:

1. Na Inglaterra esse guiche fecha as 18 horas, segundo me informaram, e só abre tipo 8 horas da manhã, então para quem tem vôo fora ou próximo a esses horários

melhor, ou ir no dia anterior ou chegar bem mais cedo;

2. Não deixe para requerer a devolução no Brasil, ela não acontecerá, minha experiência....afeh...

3. Disseram que precisa apresentar a mercadoria que foi comprada, mas em relação a isso eu não tenho certeza....

 

Eu não consegui requerer a devolução do imposto de nadinha que comprei,

porque embarquei num vôo de 6hs da manhã e encontrei o tal guiche fechado.

O mocinho do embarque me garantiu que eu poderia requerer aqui no Brasil a devolução....mentirosoooooo....

depois, que cheguei ninguém sabe dizer se isso é possível, ou viável...

No aeroporto, já no Brasil, o atendente me falou que eles dizem ser possível somente para

garantir que a pessoa embarcará de volta e pronto!

A notinha e a nota fiscal tem validade de 6 meses, então talvez se alguém partir de lá

é possível pedir o favor de requerê-la no lugar de quem comprou, sendo que aquela notinha de dados

tem que ser preenchida por quem vai requerer a devolução do imposto.

Em relação ao recebimento, no meu caso não recebi, não posso dar meu depoimento.

Mas dissem que tudo é bem certinho, recebe mesmo...

E que no cartão eles não cobram a taxa que cobram quando a pessoa pede para receber em dinheiro.

Espero ter ajudado.

Abraços, Lucianna

Link para o comentário
  • Membros

Vou contar minha experiência.

 

Estivemos em Out/12. Nosso reembolso seria em Paris no CDG.

 

Em todas as lojas que compramos, perguntamos sobre o tax free. As lojas estipulam um valor minimo pra isso. Assim, tentei me adequar e fizemos 6 compras com reembolso. Na hora de emitir a nota, o funcionário da loja preenche um formulario do tax free e pergunta a forma de reembolso. Escolhemos cartão de crédito.

Em apenas uma delas, o formulario era digital, preenchido no computador deles - que era ligado ao caixa da loja. Cada pedido vem num envelope onde fica a nota fiscal da compra e o formulario preenchido.

Quando chegamos ao CDG, havia uma fila enooorme de gente pra pedir o reembolso... ficamos 1:30h na fila. A fila é antes de fazer o chek in - em Lisboa era depois do check in...

Logo no guiche, o funcionario estava pedindo pra ver as coisas compradas, principalemnte quando vc apresenta muitas notas ou as coisas compradas sao julgadas caras... aí tinha um monte de gente abrindo malas pra procurar as coisas.... pense nisso ao arrumar as malas e coloque td num lugar fácil de achar.... nos colocamos na baggaem de mão.

Deu tudo certo. Tudo foi aprovado. Depois tinha outra fila maior ainda pra receber em dinheiro.... calfulei que seriam necessárias mais 2h pra enfrentar essa fila e n adianta ficar um numa fila e o outro em outra, pois um funcionario do aeroporto controla quem pode entrar na fila.... tem que mostrar o recibo carimbado na primeira fila.... mas essa nós não enfrentamos, pois nosso reembolso era de crédito no cartão.... bastou colocar os envelopes numa urna.... e partir pro check in... depois de 60 dias os valores foram sendo creditados no nosso cartão.

Acho que receber os euros n é muita vantagem, pois a empresa que fazer o pagamento desconta uma taxa e vc fica com aqueles euros e acaba gastando no free shop de lá mesmo... pra que servem euros aqui no Brasil.

Conclusão: sempre pergunte sobre o tax free; escolha uma forma de reembolso e prepare-se pra enfrentar as filas....

Link para o comentário
  • 5 meses depois...
  • Membros

O percentual de reembolso do VAT varia de país para país, e mesmo dentro do mesmo país, de loja para loja, de mercadoria para mercadoria.

 

Mas independentemente do percentual a ser reembolsado, a empresa que faz o reembolso no último aeroporto antes do retorno ao Brasil vai cobrar uma "comissão" sobre o valor a ser reembolsado. Geralmente, a empresa que faz o reembolso é a "Global Blue". Se você optar por receber o reembolso em cash, ao invés de depósito na sua conta do cartão de crédito, o valor descontado para a comissão vai ser um pouco maior.

 

Eu sempre peço o reembolso em cash, apesar de perder um pouco nisso. Em 2011, eu trouxe um iPad de Barcelona. Custou € 479,00. E eu recebi de reembolso do VAT € 48,00. Prefiro desta forma, do que o valor já nem tão interessante assim se "perder" no meio da fatura do cartão de crédito, hehehe.

 

 

Ah, avisinho básico: se sua passagem é da TAP e seu vôo de volta ao Brasil sair de Lisboa pela manhã, chegue MUITO cedo ao aeroporto, porque ali a coisa para o reembolso é lenta, em velocidade de lesma mesmo... Geralmente só tem dois funcionários da aduana para carimbar as notas fiscais e depois deles, você ainda tem de passar pelos dois únicos guichês da Global Blue.

 

 

ABRS,

 

Cris

Link para o comentário
  • Membros

Oi, Cris!

 

Obrigado pela resposta.

 

Perguntei sobre o percentual de reembolso para eu ter uma noção se vale a pena comprar câmera fotográfica aqui no Brasil ou deixar para comprar na minha chegada em Londres. A câmera que estou de olho está cerca de 359,00 libras com VAT. Então, tomando como base a sua experiência, devo receber de volta algo próximo a 10% do valor. Sendo isso mesmo, não vejo muita vantagem em comprar lá, a menos que o reembolso fosse os 17,5% mesmo.

 

Gostaria de pagar, no máximo, 280 libras já que foi a quantia que me preparei pra gastar ao fazer o câmbio.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...