Ir para conteúdo

Receitas Mochileiras


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

vinícius,

 

cozinhar em fogueira é um saco. além dos problemas ambientais já citados, é um saco, pq é muito pouco prático.

 

espiriteiras funcionam bem desde que a intenção seja aquecer uma água prum café. ou fazer um miojão ou sopa pronta. tem um zilhão de receitas aqui no mochileiros, no fórum das espiriteiras. eu costumo ficar fazendo espiriteiras. é divertido...

 

se for cozinhar por mais tempo, ou se usa fogareiro a gás, ou a combustível líquido, ou a lenha.

 

fazer um fogareiro a lenha é bico, e sai de graça. basta usar uma lata de leite ninho com os buracos nos lugares certos. tem receitas nos links acima. inclusive é um modo de vc carregar pouco peso. pois o combustível está na natrueza. é muuuuuuuuuuito mais prático do que cozinhar numa fogueira. explico:

 

1. na fogueira é difícil apoiar a panela, no fogareiro a lenha a panela vai em cima dele.

2. na fogueira via mais lenha. no fogareiro alenha dá pra cozinhar só com folhas até.

3. na fogueira o vento atrapalha, no fogareiro a lenha, ele ajuda.

4. fogueira é mais difícil de acender.

5. fogareiro a lenha não precisa de solo seco.

6. fogareiro a lenha não queima o chão e nem há risco de se perder o controle e tacar fogo na floresta inteira.

 

vc tem opções que vão do de graça a alguns bons dólares.... alguns são bem simples, outros têm até ventiladores a pilha. uns são uns trambolhos, outros são colapsíveis, desmontáveis. tem de lata, de aço, de inox e até de titânio!

 

um link pra vc dar uma olhada nos modelos, na sfotos. e se arranhar o inglês, tb tem um zilhão de informações:

http://zenstoves.net/Wood.htm

 

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera não sei se pra vcs é muito incomodo, mas sempre levamos um pequeno disco de metal junto sabe um pouco maior que um prato normal, mas apesar do peso (que tambem não é tanto) é muito útil. Com alguns legumes e um pedaço de carne dá pra fazer um ''entrevero'' rapidinho e quando se passa nas cidades da pra comprar uns bifes pequenos e fritar no disco e tals eh bem tranquilo da pra fazer de tudo desde carnes até macarrão e tals a unica desvantagem é o tamanho e o peso mas isso agente leva na boa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Tudo depende do tipo de viagem que você for fazer...

Se é uma travessia curta, ou se você não tem muita bagagem, dá pra aguentar na mochila o peso de latas e bolsas de comida instantanea. Mas se é pra subir alguma montanha ou fazer algo pesado, o melhor é evitar peso - lembrando que o peso vai com você até o final da viagem, pq qto mais latas vc usar, mais lixo vai ter q carregar de volta...

É uma boa idéia levar bolsinhas pequenas com uma mistura de leite em pó e chocolate, apenas a quantidade necessaria para o tempo que você vai passar. Queijo é sempre bom para beliscar pelo caminho, além das barrinhas de cereal, que repoe energia para a caminhada. Frutos secos também.

Para quem não quer ou não pode passar muito tempo cozinhando - até porque é preciso muita cautela para ascender uma fogueira - uma boa opção é o cuscus. Meio copo de agua quente sobre a mesma quantidade de cuscus, misturado com uns trocinhos de queijo e verduras, é algo rápido e facil de preparar. Além de ser uma solução vegetariana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

PÃO INTEGRAL CRIOULO

 

oi pessoal!!! este é meu primeiro post, e espero estar ajudandu.

A receita do pão integral é de familia amuitos anos(desde os tempos de "minha vó gostosa"), meu pai e eu usamos em lanches em suas caminhadas por aki em minas e é mto nutritivo e forte e economiza grana.

Meu pai é um tipico "mochileiro old school", simples, rapido, pratico e dormi ate na praça..aushaush

 

Vamos lá a receita!! Nao sou nenhum cheff, por issu coloqei do jeito simples qe é feita aki em minas...Se puder,peça a ajuda a mãe ou pai pra achar o ponto da massa.

 

1 kg de farinha de trigo normal. (aqelas vilma de supermercado --- MG)

1kg de farinha integral. (tem ne grandes supermercados ou em lojas de produtos naturais)

3 ovos

1 xicara grande de leite( + ou - 300 ml)

1 xicara grande de agua( + ou - 300ml)

1 xicara grande de oleo (+ ou -300ml)

500gramas de rapadura.

60gramas de fermento biologico(aqeles qe compra em qalqer padaria)

 

Raspe a rapadura com um ralador qualqer. Depois dissolva a na agua e de uma esqentada no fogão pra dissolver tudo. ATENÇÃO!!! nao pode deixar ferver, se nao vc estraga o 1ºsegredo. Depois de uma leve esqentadinha, coloqe o fermento o o dissolva lentamente. O caldo nao pode estar qente pois se nao vc mata as "bixo" do fermento.

Apos istu, coloqe nesta calda os ovos(pode deixar a "pelinha" qe envolve a gema, num tem problema) e o leite. Dexa descansar um pouco.

Enqanto istu pegue uma vasilha bem grande, coloqe as farinhas de trigo e integral e misture BEM as duas. Faça um buraco no meio e va adicionando a mistura lentamente e mexendu a massa com a mao mesmu. Mexa bastante pra misturar bem. Depois passe a massa pra uma pedra com farinha(pra nao grudar) ou um lugar limpo pra vc sovar a massa e ai ta o 2º segredo: Bata bastante nela, sem dó mesmu, por uns 20 minutos. Va adicionandu farinha de trigo aos poucos a massa, que deve ir soltandu e da pedra e da um ponto, mas nao coloqe mto se nao estraga a massa(vai ficar seca). se ficar seca, coloqe um poukinhu de leite.Uma dica qe uso é tirar a massa da pedra, espalhar um pokinhu farinha e jogar e bater a massa novamente.

Pra ver o ponto da massa, é so enfiar a ponta do dedo nela, e se voltar, ja deu porrada bastante e ta boa.

Agora, divida em 8 partes iguais. Separa em bolinhas, pra ficar mais facil pra abrir.

Abra estas bolinhas com um rolo de pizza e depois enrole em forma de um pao. Vai ficar mais ou menos de uns 20...30 cm dependendo da finura qe vc deixou a massa. Depois unte 4 formas retangulares ou outra qalqer( a esta altura vc ja pediu alguem pra untar, não é mesmu?? rsrs serviço mais chato do mundo é untar forma),colo qe 2 paes por forma e deixe descansar de 3 a 6 horas dpendendu da regiao. Nos dias mais qentes, e vc ver qe o pao "inchou" rapido, no ponto de encostar um no outro, pode colocar pra assar!!

Num forno bem qente, leva de 10 a 15 minutos ou um poukinhu mais dependendu do forno.

Qdo ele tiver assado, vai ter uma cor de mel, mel escuro.

 

Depois de assado, vc pode guardar-lo enrolado em papel alumino, filme plastico na geladeira , por uns 10 dias a 20 dias,qe vao estar com o mesmu sabor. Fora da geladeira ele dura uns 10 dias, se bem acondicionado.

nao se preocupe se ele ficar duro...eles ficam mesmo.

 

Pode misturar linhaça a receita tb, fica mais macio, mas é pra qem gosta.

A receita rende 8 pães grandes, com um custo aki em minas de 15 a 20 reais. ( dai eu vendu eles a 5 conto....8 X 5 = 40)

Otima opção pra qem vai acampar e a receita é flexivel, pode fazer o formato qe quiser de pão, por exemplo usar uma forma de pao de forma e fatia-lo pra ficar mais facil de comer.

Ta ai a receita do pao integral de familia, qe faz o maior sucesso com os conhecidos qe eu vendu...Integral de verdade e mineira.

 

ABRAÇOS A TODOS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Opa ! Vou deixar algumas dicas por aqui tambem.

Como moro sozinho tem mais de 10 anos, a gente começa a vasculhar o supermercado a procura de coisas mais práticas.

 

Hoje em dia tem muita coisa que dá para aproveitar nos campings, trilhas e travessias. Normalmente eu levo

 

* feijão de caixinha da Quero, dá uma porção para duas pessoas ou então para uma esfomeada rsrs

* Linguicinha da Seara ou Sadia defumadas

* Cebola

* Saquinhos de arroz tio joão ou uncle bens

* Atum, legumes em caixinha, milho, macarrão, azeitonas, salame

* Recentemente fiz Pizzas. É fácil e dura uns dois dias:

 

Compre pizzas fritas, não são as brotinhos, são aquelas para fritar de 3 minutos

Mussarela, queijo ralado, sache de molho de tomate, algumas folhas de manjericão, tomate, atum, cebola, azeitona, presunto(use no primeiro dia) requeijão e outros ingredientes da sua preferencia

Não esqueça de levar uma frigideira e uma folha de aluminio para tampar.

A pizza feita, só colocar na frigideira, ponha o papel aluminio em cima e em 3 minutos ta pronta. Melhor que ficar se matando fazendo arroz e etc e da para fazer várias de tudo que é sabor. Os queijos fatiados comprei na sexta final da tarde e durou até o sabado a noite tranquilo. No Vale do Pati, os queijo duraram mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

E aí pessoal..

Seguinte sempre que acampo, levo muito arroz, pq além de carboidrato, ele é super nutritivo e não pode faltar...

Eu faço assim, aprendi essa receita com uns nativos de ubatuba.

coloco dois copos de arroz, um copo de agua, pico um dente alho e coloco uma colherzinha de oleo, sal a gosto,ás vezes pico uns pedacinhos de linguiça defumada calabresa.Tampo e deixo por duas horas de molho.Depois levo ao fogo por menos de 7 min o arroz esta pronto fica otimo.

Chama-se arroz de praia!

beijo pra todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Macarrão (odeio miojo), carne de soja, molho de caixinha/lata, caldo de carne.

Enquanto a água esquenta, deixe a carne de soja de molho com um caldo de carne ralado (rale com a faca mesmo). Coloque a massa e quando ela começar a amolecer, coloque a carne de soja (eu gosto dos grânulos maiores). Quando estiver tudo no ponto, escorra a água e coloque o molho de tomate pronto, esquente e aprecie.

 

Não é uma delícia, mas com a fome que normalmente o cara tá, desce muito bem :mrgreen: , é nutritivo e , exceto o molho, é levinho para levar. Um pacote de macarrão e um de carne de soja pesam, juntos, 750 gramas e dá 4 refeições. Também é a forma mais leve, limpa e segura de levar proteína pra trilha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Galera, uma vez fiz um esquema em casa (perto do hospital caso desse errado): peguei arroz, carne moida e feijao com pouquissimo caldo e esquentei bastante tempo no microondas (2 minutos). Quando a comida estava MUITO quente eu a coloquei em um saco plastico mais grosso (pra nao derreter) puxei todo o ar com um canudinho da Mc Donalds e dei um nó no saco. Depois disso coloquei esse saquinho com comida dentro de um saco de Baconzitos (pra nao deixar passar a luz). Depois de 4 dias, peguei a comida, coloquei em uma panela, joguei um pouquinho de agua e esquentei. Antes de comer eu cheirei a comida e tava com cheiro bom (cheiro de comida recem preparada). O sabor continuava otimo, inclusive comi TUDO, nao tive nada, nem dor de barriga, nem vomito, NADA e estou vivo até hoje (isso tem uns 4 anos) hehehe.

Depois disso nao fiz mais nenhuma experiencia desse tipo.

Alguém já fez algo parecido? Se alguem animar de fazer com outro tipo de comida, façam e me avisem se deu certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Galera, uma vez fiz um esquema em casa (perto do hospital caso desse errado)

 

Boas idéias, JuniorBH, tanto a da bóia quanto fazer isso próximo ao hospital :mrgreen:

Confesso que não sou biólogo, nutricionista, engenheiro de alimentos nem nada (odeio química), mas creio que o que vc quis foi desidratar a comida, certo? Creio que 2 min de microondas, mesmo em alta potência, não consiga retirar a água. Honestamente, eu não teria a coragem de provar o seu rango, muito embora tenha inveja da tua capacidade de pensar em algo prático e bom pra trilha....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pior que miojo só cup noodles. Tenho um amigo que viajou pelo mundo todo e disse ja ter preparado um com agua do chuveiro hahah pois o albergue não tinha cozinha

 

Marcos,

 

Morei por bastante tempo no exterior estudando. Principalmente nos primeiros meses eu vivia apertado de grana, segurando os gastos.

 

Quando estava morando na faculdade comia miojo a rodo. Preparava com a água da torneira (saia fervendo), colocava num tupeware com o miojo, fechava e deixava um minutos. Não rolava nem mesmo um reforço, era só o tempero do saquinho.

 

Não tenho nenhum problema em traçar um miojo, só que dou uma "sustância" legal com o que tiver na geladeira ou na mochila e como muito feliz. :)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...