Ir para conteúdo

Trilha em Itajaí?


Posts Recomendados

  • Membros

Boa noite!

 

Sou nova no fórum, tava dando uma olhada e não encontrei nenhuma informação sobre trilhas em Itajaí, o mais perto que encontrei foi Balneário.

Já dei uma olhada no Parque do Atalaia, na Praia Brava e tal, é bem bonito, mas são lugares em que não é difícil encontrar bastante gente... Quero trilhas mais extensas, fechadas... Ou que pelo menos não sejam tão movimentadas...

 

Alguém pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá!

 

 

Em Itajaí (nos limites do município) não conheço nada assim "mais selvagem"... Creio que já tenha andado na região de Cabeçudas, da Fazenda (Morro da Cruz, Pq. Atalaia - que c citou) e da Ressacada e conheça bem a cidade, muito provavelmente bem melhor que eu. Ao sul de Ressacada existem áreas rurais (?) extensas com vários morros, acessível pela BR (entrando em estradas de terra) depois do Trevo de Acesso Sul (SC486 - que leva a Brusque). Não andei por lá e tampouco conheço bem a área, mas sempre me pareceu existir algum encanto por ali, sugiro pesquisar a respeito.

 

Quem sabe logo mais alguém que conheça alguma trilha por aí possa te dar alguma informação mais detalhada. Aguarde!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Tuv, existe sim uma trilha que parece interessante em Itajaí... é uma que vai de cabecudas ateh o farol... ja foi aberta ao publico , mas hoje em dia esta fechada. Para acessar eh preciso entra em contato com a delegacia da Capitania dos Portos e marcar visita .

 

http://fonte192.blogspot.com.br/2010/09/praia-dos-amores.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Parque da Ressacada, criado em Itajaí há 31 anos, continua sem delimitação

 

Técnicos da Famai estão mapeando as nascentes que se encontram na região

 

 

Julimar Pivatto

[email protected]

 

 

 

 

 

 

O Parque Natural Municipal da Ressacada foi criado por um decreto municipal em 1982. O texto prevê a proteção de um fragmento da Floresta Atlântica em ambiente urbanizado com a finalidade de proteger os recursos hídricos. Mas até hoje, 31 anos depois, ninguém sabe ainda onde começa ou termina e qual o tamanho da área correspondente ao parque. Por isso, nesta semana os analistas ambientais da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Itajaí (Famai) reiniciaram o mapeamento da área de morraria da Ressacada.

 

Essa operação começou em agosto do ano passado, mas parou em dezembro e foi reiniciado na última quinta-feira. Segundo a superintendente da Famai, Rogéria Gregório, o objetivo é finalizar o trabalho até o fim do ano. Até o momento, já foram mapeadas 94 nascentes, o que, para a Famai, comprova que o local é um importante reservatório hídrico natural. Nos últimos dias, os analistas estiveram na morraria que fica nas proximidades da Praia Brava.

 

— Depois de mapear todas as nascentes, vamos iniciar o plano de manejo. Já orçamos o preço com algumas empresas que fazem esse serviço, que deve começar no ano que vem. Acredito que essa parte do trabalho deva demorar entre quatro e seis meses, no mínimo. Só depois disso é que o parque será delimitado — explica Rogéria.

 

A superintendente diz que o plano de manejo, entre outras coisas, vai apontar também quais os imóveis já construídos que estariam em áreas de preservação permanente e calcular a indenização para estes proprietários.

 

— Essa é a nossa prioridade aqui na Famai, junto com a questão do parque do Canto do Morcego (na Praia Brava) e da Ilha das Capivaras (no Bairro Cidade Nova). Queremos regularizar todos esses locais — promete Rogéria.

 

A comunidade já se mobiliza há algum tempo pelo Parque Natural Municipal da Ressacada. Em 2011, um novo projeto chegou a ser apresentado na Câmara de Vereadores, mas foi rejeitado pela maioria. Na internet, há uma petição no site Avaaz (página conhecida por reunir abaixo-assinados de todo o país), que pede a delimitação e a implantação do parque. Até o fim da tarde de segunda-feira, 455 pessoas já haviam assinado o documento e o objetivo do grupo é chegar a 500.

 

 

 

O SOL DIÁRIO

 

http://osoldiario.clicrbs.com.br/sc/noticia/2013/11/parque-da-ressacada-criado-em-itajai-ha-31-anos-continua-sem-delimitacao-4330538.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...