Ir para conteúdo

Conhecendo a Aprazível Monte Verde com Amigos!!! E fazendo trilhas!!!!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Você já ouviu falar na cidade de Monte Verde, em Minas Gerais? Se sim, tem curiosidade em conhecê-la? Se não, que tal a idéia?

Foi assim que começamos a planejar a viagem a essa famosa cidadezinha do interior mineiro, muito típica e similar a Campos do Jordão.

Na verdade, quem começou todo o planejamento foi o André Petrovau, através do facebook, falando que gostaria de ir pra lá entre os dias 20 e 22 de julho. Ele fez as pesquisas de preços e locais e postou lá. Muita gente se interessou, mas, no final, apenas 4 pessoas puderam ir: eu, o André, o Francisco e a Lu Soares.

Combinamos tudo pela internet, pagamentos feitos e fomos pra lá no dia 20 de julho , à noite, saindo daqui de sampa pelo metrô Carrão, nosso tradicional ponto de encontro.

Pra chegar em Monte é bastante simples: pegue a Rodovia Fernão Dias e vá direto, no sentido Belo Horizonte até a cidade de Camaducaia (mais ou menos 130 km da capital). Chegando em Camanducaia, você passará por dentro da cidade até chegar à estrada que leva a Monte Verde. E aqui, fique esperto: são 28 km até chegar em Monte Verde, numa estrada em boas condições, mas recheada de curvas fechadas e perigosas, subindo o morro. Tome muito cuidado quando voltar , porque nessas curvas fechadas, quando descendo, você pode perdeo controle do carro e provoar acidentes!!

Chegamos em Monte Verde por volta das 23 horas, com um frio DO CARALHO!!! O termômetro do carro indicava entre 1 e 2°C, céu totalmente limpo e muito estrelado.

Logo que você entra na cidade, há diversas placas indicando várias e várias pousadas e chalés, verifique se suas reservas são de alguma delas. Infelizmente, onde ficamos hospedados não era umas dessas...mas o André, muito precavido, pegou um mapa da cidade pela internet e pudemos nos orientar um pouco melhor para nos localizar. Foi muito cômico quando paramos e perguntamos pra dois senhores do lado de fora de uma pousada, ambos bebendo vinho, onde ficava o aeroporto de Monte Verde (sim, lá existe um aeroporto!!!!!!!!!!). Um deles perguntou: "E aqui tem aeroporto???? Não somos daqui!!!" E eles estavam na esquina da rua que se chama Rua do Aeroporto!!!!!!!!!! E ainda paramos um outro senhor, passeando com vários cães, naquele frio de doer!! mas ele nos explicou direitinho como chegar à pousada, estávamos bem perto de lá.

Ao chegarmos à pousada, fomos recebidos pelo filho do caseiro, Dimas. Entramos e já fomos nos acomodando e acendendo a lareira para diminuir um pouco o frio que fazia. Segue abaixo algumas fotos do local e dos arredores. E também do cão Mailow, muito simpático!!!

 

 

20120724103609.jpg

 

20120724103645.jpg

 

20120724103722.jpg

 

20120724103743.jpg

 

20120724103853.jpg

 

20120724103915.jpg

 

20120724104029.jpg

 

Fomos dormir cerca de 1 hora da manhã, e todos nós querendo levantar cedo pra poder ver a geada que cairia naquela noite logo ao amanhecer. Você se levantou??? Nem nós!!!!! O frio tava foda!!!!

O café da manhã está incluso no preço da estadia, aliás, um café da amnhã muito bom, com vários tipo de pães, café, leite, chocolate, bolos, frutas, geléia, manteiga e sucos. À vontade.

Após o café , fomos iniciar nosso programa diurno: as trilhas de Monte Verde. Há várias trilhas na cidade, sendo as principais as trilhas da Pedra Redonda, da Pedra Cortada, Chapéu do Bispo, o Platô e o Pico do Selado. Para chegar o ponto de início dessas trilhas também são estradinhas de terra, com muitas fendas, cascalhos...imagino que quando chove deve ser muito difícil ir de carro até lá...

Assim, no sábado, optamos por fazer as trilhas da Pedra Redonda e da Pedra Cortada. São trilhas de níveis médio (Pedra Redonda) a difícil, principalmente as da Pedra Cortada e do Chapéu do Bispo.

Quando você chega ao topo dessas pedras, a visão que se tem de lá é realmente muito bonita, dá pra ver várias cidades ao longe, algumas inclusive do vale do Paraíba, como São José dos Campos.

 

 

20120724111330.jpg

 

20120724111347.jpg

 

20120724111412.jpg

 

20120724111437.jpg

 

20120724111459.jpg

 

20120724111516.jpg

 

20120724111536.jpg

 

20120724111557.jpg

 

20120724111618.jpg

 

Detalhe: antes de iniciarmos a subida para essas trilhas, deixei minha blusa de frio no carro, estava um sol forte e gostoso...que burrice!!!! ::putz::::putz:: Como me arrependi de ter feito isso, depois...lá em cima, no topo das pedras o vento era muito forte, intenso, muito gelado...minhas mãos ficaram duras de frio...pelo menos tinha o chapéu que levei, pra amenizar um pouco a ventania nos cabelos e nas orelhas...eu e a Luciana ainda aproveitamos um pequeno declive entre as pedras pra nos abrigarmos do frio, descansar um pouco e conversar.

 

 

20120724112220.jpg

 

20120724112242.jpg

 

20120724112305.jpg

 

20120724112328.jpg

 

Por essa foto acima, dá pra ver a intensidade do vento...arrancou meu chapéu bem na hora da foto...se não fosse o cordão preso ao pescoço, adeus chapéu!!!!

 

20120724112504.jpg

 

20120724112529.jpg

 

20120724112548.jpg

 

20120724112624.jpg

 

Voltamos do passeio por volta das 16 horas, fomos pro chalé tomar banho e sair pra jantar e conhecer a cidade.

A cidade tem inúmeros restaurantes, com os mais diversos tipos de comida, desde a típica mineira às cozinhas italiana e alemã.

Passeando pelas lojas, paramos pra "fazer degustação" de alguns vinhos e cachaças que vimos por ali, antes de jantar pra dar uma esquentada no corpo, já que o frio era intenso.

Optamos por jantar no Restaurante Március, que fica meio que a subsolo de uma loja de artigos diversos.

Eu, como bom neto de italiano, optei por uma lasanha à bolonhesa, enquanto que o André e o Francisco foram de Truta com legumes, e a Luciana de filé de frango à parmegiana, cada um com preço de R$ 26,00 a porção individual. Mas porções muito bem servidas, eu e a Luciana não conseguimos comer tudo!!

 

20120724113345.jpg

 

20120724113416.jpg

 

20120724113443.jpg

 

20120724113500.jpg

 

Neste final de semana, estava acontecendo o Primeiro Festival de Inverno na cidade ou coisa assim, não me lembro bem (deve ser o efeito das várias degustações de vinho e cachaças que fizemos!!! ::lol4:: ) e havia uma palco montado onde a banda Garbage Truck estava tocando alguns rocks e muitos blues. O vocalista era uma mistura de Tim Maia com Tobias da Vai-Vai!!!!!! As melhores paretes eram quando ele parava de cantar e ficava só o som dos instrumentistas... ::lol4::

 

 

20120724113855.jpg

 

20120724113915.jpg

 

Depois da janta, continuamos passeando pela cidade e paramos pra tomar um chocolate quente numa lojinha pequena, cujo nome não lembro ( já sabem por quê...). Era um chocolate quente em três versões: simples, com conhaque, e com conhaque e creme de leite. Optei pela com conhaque, pagando R$ 6,50...uma delícia!!!!!

Comprei alguns brindes pra família, algumas camisetas, um par de luvas (o frio tava foda, de novo!!!!) e depois de algum tempo voltamos pro chalé.

No domingo pela manhã levantamos bem cedo pra ver se havia geado novamente pra ver os campos esbranquiçados, mas nesse noite o frio foi menos intenso e não geou. Frustrados, voltou todo mundo pra cama pra dormir mais um pouco até a hora do café e, depois disso, fomos fazer as trilhas do Chapéu do Bispo, do Platô e do Pico do Selado.

A "base " de partida para essas trilhas é o Restaurante Café Platô.

 

20120724114800.jpg

 

De lá, partimos pra trilha com uma subida bastante difícil, muito cheia de pedras, tivemos que parar diversas vezes pra tomar fôlego e seguir. Seguem algumas fotos do platô e do Chapéu do Bispo, incluindo um cãozinho muito camarada que estava com uma família, por lá.

 

20120724115112.jpg

 

20120724115141.jpg

 

 

20120724115208.jpg

20120724115253.jpg

 

20120724115355.jpg

 

Aliás, essa pedra do Chapéu do Bispo foi uma certa decepção pra gente, porque, de perto, parece um monte de pedras gigantescas, mas amontoadas...só se tem a noção de chapéu de bispo vendo-se de longe...mas tudo bem...

Nossa intenção era fazer o Pico do Selado também, o ponto mais alto do lugar, mas eu e o Francisco começamos a sentir dores nos joelhos e ficamos receosos de piorar a situação na hora de descermos a trilha de pedras e nos machucarmos mais seriamente...optamos em vir embora, mas combinando que lá voltaremos um dia pra fazer essa parte que faltou.

Antes de virmos embora, ainda paramos na cidade novamente pra um lanche. Fomoso no conhecido Pastel do Maluf, onde há trocentos tipos de pastel, com os mais variados sabores e alguns deles "batizados" com o noem de algumas pessoas conhecidas, como o próprio Maluf, o governador Geraldo Alckmin, dentre outros. O que chama a atenção é o tamanho do catzo do pastel. Se você acha aqueles especiais de feira grandes, esse é mais que o dobro. E tome recheio!!!! Muito bom!!!! O preço varia de acordo com o recheio, entre 10 e 25 reais, mas é uma refeição mais que completa. Só faltou tirar a foto do dito cujo, mas creiam em mim, é negócio é punk mesmo!!!! ::lol4::

A cidade é cheia de araucárias espalhadas pela avenida central, nos chalés, em vários pontos.

 

 

20120724120315.jpg

 

20120724120403.jpg

 

20120724120424.jpg

 

Saímos de lá por volta das 18 horas e pegamos um congestionamneto monstro na Fernão Dias a partir de Bragança Paulista até Mairiporã...um trajeto que levaríamos cerca de 2 horas pra fazer levamos mais de 3 horas e meia!!! ::grr::

 

Finalizando, quero aproveitar pra agradecer aos meus amigos André Petrovau, Francisco e Luciana pelo excelente final de semana que me proporcionaram. Ótimas amizades, muitas risadas, camaradagem, enfim, um ambiente e clima muito agradáveis pra um viagem, que, embora tenha sido curta, certamente deixou ótimas lembranças pra todos nós!!!!

 

Muito obrigado, pessoal, até a próxima!!!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...