Ir para conteúdo

Ajuda com roteiro - nov 2012 a jan 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!

 

Estou planejando uma viagem com duração entre 60 e 90 dias, acontecendo de novembro de 2012 a janeiro de 2013.

 

Tenho uma ideia inicial de roteiro, que por enquanto está assim:

 

BRASIL --> São Paulo - Porto Alegre

URUGUAI --> Punta del Este - Montevideo - Colonia de Sacramento

ARGENTINA --> Buenos Aires - Córdoba - Mendoza

CHILE --> Santiago - San Pedro do Atacama

BOLÍVIA

PERU

EQUADOR

COLÔMBIA

 

A partir da Bolívia ainda não estudei direito as cidades que seriam interessantes conhecer. Pelo que andei lendo por aqui, poderia ser Potosí, Sucre, Cochabamba e La Paz... Quais são as cidades mais interessantes?

 

Com relação ao Peru, tenho receio da época do ano... vi que pode chover muito entre dezembro e janeiro, mas será que o clima inviabiliza visitas a Machu Picchu e outras cidades?

 

Equador e Colômbia eu ainda estou em dúvida se colocarei ou não no roteiro. Alguém tem dicas ou sugestões do que é mais legal conhecer nesses países? Confesso que ainda não cheguei nesses países no forum, mas juro que pesquisarei! :D

 

Estou montando uma planilha para esquematizar o roteiro, e até agora estou cotando informações de rotas de ônibus, preços, horários, etc. Para Uruguai e Argentina não tive problemas, existem até sites de reserva pela internet. Agora, para os outros, alguem teria indicação de algum site para começar a pesquisa? Ou dicas de deslocamento entre as cidades...

 

Outra dúvida é com relação à passagem de volta... o que pode alterar bastante o meu roteiro... Pesquisando no site da Decolar, por exemplo, vi que as tarifas para um vôo somente de ida de Lima para São Paulo são quase o mesmo preço (diferença de uns U$20,00) que a passagem de ida e volta... Então, seria o caso de pensar em fazer um roteiro que eu fosse para o norte e depois para o sul, retornando depois ao local de partida, tipo um 8? Alguém já fez isso?

 

E por último... Qual o tempo ideal para cada cidade? Havia pensado uma média de 4 dias para as cidades maiores e para as menores, como Colônia, no Uruguai, somente um ou dois dias, só de passagem mesmo. Será que devo considerar mais dias em cada lugar, para não ficar muito apertado?

 

Obrigada desde já! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Jessi. Na Bolívia as cidades mais interessantes, na minha opinião, estão na região do altiplano. Portanto, não deixe de conhecer La Paz, Copacabana (Ilha do Sol), Potosi e Uyuni (passeio de 4 dias no salar). Estou avaliando a possibilidade de ir a Machu Pichu em janeiro, mas estou com a mesma dúvida que você em relação às chuvas, vamos ver o que o pessoal fala... Quanto às passagens aéreas, por questões de economia, eu sempre procuro comprar ida e volta na mesma cidade e fazer um roteiro indo e vindo por caminhos diferentes, quase sempre dá certo e costuma ser muito mais barato. Um dos melhores exemplos disso é chegar e sair da Bolívia por Santa Cruz pelo voo da Gol. Foi o que fiz e mesmo tendo que pegar outro voo da Aerosur para La Paz, saiu bem mais barato. O tempo em cada cidade vai depender obviamente das atrações de cada cidade e também do seu tempo disponível e estilo de viajar. Colônia, por exemplo, dá para conhecer toda em um dia, mas se vc é do tipo que curte relaxar um pouco nos lugares pode incluir um dia extra.

Com exceção de Peru, Equador e Colômbia, visitei todos esses lugares (em alguns fui de moto) que você pretende conhecer e publiquei relatos fotográficos das viagens em um blog que mantenho, dá uma olhada, basta clicar no banner da minha assinatura aqui em baixo.

 

Abraço e bom planejamento!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Robson, muito obrigada pelas dicas!

Estive meio sem tempo nas últimas semanas, mas já dei uma olhadinha no seu blog! Com certeza servirá de inspiração para o meu roteiro!

 

Estive pesquisando um pouco sobre a continuação do meu roteiro, fiquei sabendo sobre trajetos que passam pela amazônia peruana, com passeios de barco. Alguém teria mais informações?

Li nos tópicos que teria que ir até Iquitos e de lá pegar o barco para Manaus, que levaria uns 6 dias... Será que é tranquilo fazer este trajeto, no sentido de segurança mesmo? Estarei sozinha ou na melhor das hipóteses acompanhada por uma amiga, então queria saber quais são as condições da região para mulheres viajando sozinhas...

 

Então, com as mudanças, provavelmente meu roteiro ficaria:

 

São Paulo

Porto Alegre

Punta del Este

Montevideo

Colonia del Sacramento

Buenos Aires

Cordoba

Mendoza

Santiago

La Serena

Antofagasta

San Pedro de Atacama

Uyuni

Potosi

Cochabamba

La Paz

Arequipa

Cusco

Lima

Huaraz

Pucallpa

Iquitos

Leticia

Manaus

São Paulo

 

Talvez tenha que reduzir o número de cidades, porque senão ficaria muito corrido visitar todas elas... Pelas minhas contas, com estadias entre 2 e 5 dias em cada uma, meu roteiro está com 82 dias. Sem contar deslocamentos, que seriam feitos preferencialmente durante a noite, mas que no final, sei que adicionariam alguns dias ao total da viagem.

 

Queria saber de quem já tem mais experiência, se não estou cometendo erros de logística, porque ainda não pesquisei a fundo os meios de transportes entre as cidades, vi apenas brevemente no mapa a distância entre as cidades.

 

Com relação ao número de dias em cada cidade, reservei 5 dias para as capitais ou cidades maiores, como Porto Alegre, Santiago e La Paz. Eu consideraria aumentar o número de dias nessas cidades e deixar de lado cidades como Antofagasta ou Arequipa, porém com a consequencia de aumentar o tempo de deslocamento entre um destino e outro. A minha dúvida seria mesmo quais destas cidades deixar de visitar... a breve pesquisa que fiz sobre elas me fez achar que eram interessantes... Alguem teria dicas ou comentários sobre as cidades do meu roteiro?

Além disso, continuarei pesquisando sobre elas... afinal, devo chegar a uma conclusão alguma hora! haha

 

Bom, apesar do andamento lento do planejamento, está progredindo...

 

Obrigada pela ajuda de todos! E se tudo der certo, postarei aqui tanto o resultado do meu planejamento quanto o relato da viagem! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Depois de algumas voltas, estou fechando o meu roteiro...

A aventura pela Amazônia fica pra outra vez, acho...

 

Vou postar uma planilha inicial de como está o meu planejamento e roteiro... Já pesquisei alguns valores para deslocamentos, mas preciso ter mais certeza pra colocá-los na planilha.

Caso alguém já tenha passado por esses lugares e quiser dar alguma dica, à vontade!

 

As cidades que estão em amarelo eu não tenho certeza se continuarão. O tempo de permanência em cada uma ainda é questionável, procurei dar um período justo pra cada uma, sem ir devagar demais, mas sem ser corrido a ponto de não dar pra conhecer o que estiver na região.

Algumas cidades estão com mais dias contando já os passeios nas proximidades. (Ex. Cusco e San Pedro de Atacama)

 

Bom, por enquanto o andamento é esse... Agora o foco serão os lugares a conhecer em cada cidade, os custos e tb hotéis e albergues habitáveis e a um bom preço! hehe

 

Com a consolidação das informações, vou postando aqui o progresso, pra quem tb estiver no mesmo barco que eu! =)

Roteiro.xls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...