Ir para conteúdo

Mochilão pelo nordeste do Brasil


Posts Recomendados

  • Membros

É chegada a tão sonhada hora das férias. Após 3 meses de intensas pesquisas, perguntas no fórum e muita expectativa, em 30 de Outubro parti para minha tão estimada viagem.

 

O roteiro mesclava 10 dias entre Paris e Amsterdam (início de inverno), e 15 dia entre Boipeba, Morro de SP, Porto de Galinhas e João Pessoa (Verão).

 

12 Horas de classe econômica e dor nas costas e finalemnte chegamos na nublada Paris, a cidade mais arborizada do mundo, onde ficaríamos 5 dias. Para mim tudo era diferente, desde a placa de trânsito até as lâmpadas do poste. Ainda não sabia o que esperar da cidade luz, mas comecei a curtir. Pairs é um lugar como qualquer outra cidade grande. O metro fedia a fezes, mendigos dormiam e comiam dentro dele. Logo ao pegar o metro do aeroporto viajamos ao som de um Fole e um Violino tocando músicas tipicas do lugar, o que me encantou, mas depois percebi que todos os dias a todo momento tinha alguem no metro fazendo isto. Bom, para resumir, a cidade é linda, mas para se conhecer, e não pára voltar. Vale a pena ir para conhecer os pontos turísticos, ass belas construções, e o mais impressionante a cada esquina que vocÊ vira, você depara com uma linda construção ou uma obra de arte. É uma viagem cansativa onde não se tem descanso, se anda bastante. Uma cidade realmente charmosa, o ponto mais bonito da cidade é o Montmatre e sua catedral (acho que é sacrequer), de resto tudo é muito bonito, mas apenas para conhecer.

 

De lá um voô de 1/2 hora nos deixou em Amsterdam (onde ficaríamos 5 dias), de cara já percebi a diferença, ninguém faz cara feia de falar ingles com vc, todo mundo te atende bem, a cidade pode ser conhecida toda a pé. A Holanda já foi o país mais rico do mundo, e hoje desfruta de suas construções que avnçaram rumo ao mar, formando mais de 100 canais. Apesar de ser legalizada, a maconha só pode ser utilizada em lugares onde não se tenha senhoras e crianças, e o respeito é muito grande a ética. Senhores e senhora de 70 anos fumam tomando um café em um Coffee Shop, batendo um papo. O Red Light District é mais um ponto turístico do que um ponto de prostituição, 99% das pessoas vão só para olhar mesmo. O astral na cidade é muito bacana, em bares e restaurantes os garçons conversam entre si e se divertem, são simpáticos, só os preços que são um pouco salgados. Em toda esquina tem alguém fazendo arte para ganhar algum. Não tenho do que reclamar de Amsterdam, se tivesse que escolher entre Amsterdam e Paris, com certeza Amsterdam seria minha escolha, fora que quase fui assaltado em Paris.

 

De volta ao Brasil, ao meu Brasil. Não via a hora de comer um belo prato de arroz, feijão, bife e batata frita acompanhada de uma boa salada, só de imaginar a fumacinha do arroz subindo, aquele feijãozinho com pedaços de bacon boiando, um suculento bife acebolado....hummmm, e quando voltava a realidade estava enfurnado em um Burger King, pagando 8 Euros (R$ 32,00!!!! Dá pra comer em uma bela churrascaria e ainda sobra troco), tascava uma mordida mal dada no sanduiche e ia embora.

 

Ilha de Boipeba - que lugar maravilhoso, são kilometros de praias paradisiacas só para você, as vezes (depois de umas 2 horas) aparece algum pescador ou coisa parecida. Com certeza um lugar que a Natureza deu uma atenção especial, simplesmente maravilhoso. Mas sem vida noturna, e para os fãs do artesanato local fiquem longe, não se tem nada pra fazer depois que anoitece. Principal passeio para que está em Morro de São Paulo. Ficamos 3 dias neste paraíso, onde todos te acolhem muito bem e gostam de uma prosa;

 

Morro de São Paulo - já mais turístico, com uma boa infra-estrutura de pousadas e restaurantes, possui feira de artesanatos, bares e até uma balada (a 87). A melhor praia é a 4ª praia onde 3,5 km dos seus 4 km de areias são desertos, a praia é paradisíaca e quando a maré baixa, formam piscinas naturais na areia! Eta lugarzinho bonito da "moléstia"!!!!

 

De Morro fomos para Porto de Galinhas, foi o lugar que mais me surpreendeu. O centrinho abriga lojinhas, ferinhas de artesanato, restaurantes e bares, se limita a 2 ou 3 ruas. As praias são paradisíacas:

Muro Alto: praia que possui um paredão de corais de uns 3 metros de altura para lelo a areia (uns 50 metros de distância) e 800 metros de comprimeto que represa a água durante a maior parte do dia;

Serrambi: praia paradisíaca e deserta que possui aguas claras e cristalinas;

Além das piscinas naturais que se vai de jangada e se pode mergulhar de apinéia até 8 metros de profundidade.

Dentre outras praias maravilhosas que visitamos.

 

Nosso hotel ficava a beira-mar e em dois dias pudemos ver uma desova de ovos de tartaruga, e golfinho a poucos metros da praia brincando!!!! Simplesmente maravilhoso....

 

De Lá fomos para João Pessoa - a 2ª cidade mais arborizada do mundo, e o ponto oriental das Américas, ou seja, onde o sol nasce primeiro. Outra surpresa. João Pessoa ainda não foi bem explorada pelo turismo. Uma cidade bonito que possui tesouros da Natureza impressionantes:

Picãozinho - formação de corais a 1,5 da praia formado na maré baixa, excelente lugar para mergulho

Ilha da Areia Vermelha - banco de areia formado a 1,5 km da costa, com piscinas naturais. Muito bom pra mergulho.

Tambaba - paraíso naturista e a praia é maravilhosa.

Coqueirinhos - uma das praias mais bonitas dpo Brasil

Praia do Jacaré: praia localizada entre o rio e o mar que opstenta um por do sol invejável, com músicos tocando Bolero de Ravel.

 

Realmente devo admitir que a viagem foi a melhor da minha vida, aqui fica o relato apenas do resumo da viagem, não fica as sensações e emoções que senti, não fica toda a descrição das belas paisagens, não fica minha preferência nem meu desgosto. A única certeza é que meu Brasil me impressiona cada vez mais, mas mesmo assim viajarei por este mundo afora para saber o que tem lá, e valorizar cada dia mais o nosso país!!!

 

Em breve postarei as fotos para que tentem entender o que tento aqui dizer!

 

Se precisarem de dicas, entrem em contato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Boa Marcelo!!

 

uma viagem que passa por Paris, Amsterdã, litoral da Bahia, João Pessoa... assim só podia ser indescritivel mesmo!

Qual a cidade grande que fica proxima de Boipeba e Morro de Sao Paulo? E qual a cidade no continente de onde saem os barcos?

 

Até logo e Parabéns!

 

Thiago de Sa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Thiago, realmente a viagem é indescritível, saindo de uma cultura pra outra, de um clima pra outro, foi muito interessante.

 

A cidade mais próxima de Morro de São Paulo é Valença, onde você pega um barco ao custo de R$ 10,00 e em 1,5 hora de viagem você chega lá. Para chegar em Valença, o melhor roteiro a fazer é pegar um ferry boat (R$ 3,5 - 1 hora e 40 min) ou um catamarã (R$ 5,0 - 1/2 hora) do Ferry Boat de Salvador. Este barco te leva até bom despacho, onde no próprio cais você pega um ônibus que em 1 hora e 40 min. te leva a Valença (R$ 8,00). outra opção também é pegar um Catamarã direto de Salvador para Morro de São Paulo (R$45,00 - 2 horas de viagem), mas o ponto mais perto mesmo é Valença.

 

De Valença mesmo você consegue pode pegar um barco por R$ 10,00 (3,5 horas de viagem) que te leva a Boipeba, ou então tem uma empresa que faz o trecho Valença - Torrinhas (ponto no continente mais próximo de Boipeba) de ônibus e lá vc já pega um barco da própria empresa que em 1 hora te leva a Boipeba, tudo isto por R$ 8,00!!!!

 

Dependendo do tipo de viagem (economica, rapida, etc) existe uma forma de ir, mas os pontos mais próximos para ir de barco são:

* Morro - Valença

* Boipeba - Torrinhas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aeee Marcelo isso é demais.... visitar tantos lugares lindos de uma só vez.....

 

Paris é linda! mistura do antigo com o novo... Porto de Galinhas, como você disse, "três ruas" onde os moradores, conscientes de que estão morando em uma cidade turística, são educadíssimos com todos nós.

 

Guardo com carinho um beija-flor de folha de coqueiro que ganhei de um bugueiro daquela cidadezinha encatadora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dete, realmente todos foram muito acolhedores. O que vale frizar é que em Porto de Galinhas foi o lugar que fui que mais se preocupa com a preservação do Meio Ambiente, não se pode pisar em toda a parte dos corais, os peixes não podem ser alimentados com pão, todos os guias, jangadeiros e etc tem a ração para que seja dada aos peixes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Symone,

 

Quase fui assaltado em Paris sim, eles tão usando um truque que é o seguinte, o cara vem te pedir fogo, se você não fala Francês vai responder em Inglês, aí eles percebem que você é turista e te pede dinheiro e começa a te cercar, porém não é agressivo que nem no Brasil não tem mão armada, eu virei as costas e saí andando, e olha que foi na Champs Elysees. A cidade é como qualquer outra grande, é eminente o risco de assaltos, ainda mais pela quantidade de turistas que a cidade recebe de todo mundo.

 

Em Paris, como estava em 3 pessoas, fiquei no ETAP, uma rede de hoteis da Accor com preço mais barato, paguei 20 euros por dia com café, banheiro no quarto e tudo mais, se fosse sem café (é o que recomendo pois o café é pão com manteiga e agua e café), sairía 16 euros por pessoa, ou seja 48 euros o quarto triplo.

 

Em Amsterdam fiquei no Vondelpark, por 26 euros/dia e recomendo, o hostel é muito estruturado, a comida é boa e barata ( por 9 euros vc come uma sopa, um prato principal e uma sobremesa) tudo de ótima qualidade e vem muita comida, dá até pra comer em 2 pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...