Ir para conteúdo

Haarlem - Guia de Informações


Posts Recomendados

  • Membros

[info]Este tópico é um Guia de Haarlem que está sendo construido com informações de viagens realizadas pela equipe do site e também com informações de usuários que foram postadas nos fóruns relacionados ao tema aqui no Mochileiros.com.

 

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

 

Regras do Tópico:

 

Neste tópico não serão aceitas perguntas. Perguntas devem ser postadas nos Tópicos de Perguntas e Respostas. Todas as perguntas postadas aqui serão deletadas pelo editor deste fórum.[/info]

 

[t1]Informações[/t1]

 

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20120830053637.jpg 300 450 Legenda da Foto]Haarlem é uma cidade neerlandesa, capital da província da Holanda do Norte, a qual foi em tempos uma das mais poderosas províncias da República Unida dos Países Baixos. A cidade é localizada nas margens do rio Spaarne, a cerca de 20 km oeste de Amesterdã e próximo das dunas costeiras. Durante séculos, tem sido o centro histórico da produção de bolbos de tulipas e, pela mesma razão, mantém o nome de ‘Bloemenstad’ (cidade das flores).

 

Desde aproximadamente 1630, Haarlem é o maior centro de comércio de tulipas, e foi o epicentro durante a época denominada por “mania das tulipas”, quando o preço pago pelos bolbos destas flores atingiu valores exorbitantes. Quando o canal Leiden-Haarlem abriu em 1656, tornou-se popular viajar entre Roterdão e Amesterdão através de barcos de passageiros em vez dos tradicionais coches. Haarlem era uma importante paragem para os passageiros entre a segunda metade do século XVII e em todo o século XVIII, até à construção da primeira linha de comboio, paralela às rotas dos canais. Tal como Haarlem se expandiu, também os seus largos campos de bolbos de tulipas e, ainda hoje, é possível admirá-los na extensão férrea que liga Leiden a Haarlem durante a primavera.

 

A mais antiga menção de Haarlem remonta ao século X. O nome da cidade advém de "Haarlo-heim" ou "Harulahem", que significa ‘local, de areia coberto por árvores, mais elevado do que os outros’.

 

A cidade é famosa pelos seus muitos hofjes. Estas construções, geralmente rodeadas por largos jardins, consistiam na sua maioria em casa privadas fundadas para receber mulheres idosas e sozinhas. Actualmente ainda existem dezenove hofjes em Haarlem; muitos deles encontram-se abertos ao público aos fins-de-semana. A maioria dos hofjes permanece propriedade das fundações originais e mantém o mesmo princípio para o qual foram construídos: receber mulheres idosas.[/picturethis]

 

[t1]Como chegar lá?[/t1]

 

Existem diversas formas de chegar em Haarlem, a mais comum é o trem.

 

A cidade possui duas estações de trem: Haarlem, localizada no centro da cidade, e Haarlem Spaarnwoude, localizada na periferia.

 

Trens da estação Amsterdam Centraal normalmente demoram em torno de 25 minutos até a estação Haarlem, e o valor da passagem de ida + volta é de aproximadamente 7 euros.

 

A linha de ônibus 300 faz o trecho Haarlem - Schiphol Airport. Trajeto que demora em torno de 40 minutos e o valor da passagem é de 4 euros.

 

Para informações mais precisas sobre horários e preços, consulte o site: http://9292.nl/

 

[t1]Onde ficar?[/t1]

 

Devido à proximidade, normalmente os turistas que visitam o Haarlem ficam hospedados em Amsterdã.

 

Mas aos que querem se hospedar na cidade, o melhor custo/benefício é o Hostel Stayokay Haarlem - http://www.stayokay.com/?pageID=3207&hostelID=356041

 

Também existem mais de 800 residentes do Haarlem cadastrados no http://www.couchsurfing.org/, o que pode ser uma boa alternativa.

 

[t1]Atrações[/t1]

 

Haarlem é uma ótima opção de "day trip" para que está em Amsterdã.

 

[t3]Moinho De Adriaan[/t3]

 

De Adriaan, é o cartão postal da cidade. Um moinho na beira do canal que está aberto pra visitação. O interior do moinho pode ser visitado de acordo com os horários definidos em: http://www.molenadriaan.nl/overdemolen.php. Do outro lado do canal é possível alugar botes motorizados e navegar pelos canais da cidade.

 

20120828175608.jpg

 

[t3]Grote Markt e catedral de St. Bavo[/t3]

 

Grote Markt é a praça principal da cidade onde acontecem feiras populares. É uma grande praça ao redor da catedral de St. Bavo, com diversos restaurantes e cafés.

 

20120828174313.jpg

 

[t3]Kenaupark[/t3]

 

Kenaupark é um dos diversos parques que a cidade possui. Cenário ideal para tirar boas fotos.

 

20120826055143.jpg

 

[t3]Frans Hals Museum[/t3]

 

Frans Hals foi um pintor naturalista belga. Ficou famoso por retratar a sociedade burguesa dos Países Baixos segundo uma estética naturalista.

 

Mais informações em http://www.franshalsmuseum.nl/.

 

20120828174622.jpg

 

[t3]Museu Teyler[/t3]

 

O mais antigo da Holanda. Mais informações em: http://www.teylersmuseum.eu

 

20120828175413.jpg

 

[t1]Vida Noturna[/t1]

 

[t3]Jopenkerk[/t3]

 

Jopenkerk, também conhecida como Jopen Church, é um bar e restaurante da cerveja Jopen. Além da cerveja ser muito boa, o fato da cervejaria ser dentro de uma igreja também é interessante. Detalhe que esse bar também fabrica a cerveja. Mais informações em: http://www.jopen.nl/jopenkerk

 

20120828174153.jpg

 

[t3]Patronaat[/t3]

 

Casa de shows com diversas opções de música ao vivo e exposições. Confira a programação em: http://patronaat.nl/

 

20120828181900.jpg

 

[creditos]Wikipedia

http://www.visithaarlem.org/

http://www.lonelyplanet.com/the-netherlands/the-randstad/haarlem

http://www.tripadvisor.com/Tourism-g188593-Haarlem_North_Holland_Province-Vacations.html[/creditos]

 

 

[linkbox]Haarlem - Perguntas e Respostas[/linkbox]

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...