Ir para conteúdo

Fim de Semana em Antwerpen – Bélgica


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal,

 

Esse fim de semana fui visitar a cidade de Antwerpen, na Bélgica.

 

Peguei o trem sexta-feira na estação Amsterdã Centraal e duas horas depois cheguei em Antwerpen. Sempre que passo por esta estação fico impressionado com o seu tamanho, pois são 24 plataformas distribuídas em 4 ou 5 andares.

 

20120909131747.jpg

 

Eu já havia passado algumas horas nas proximidades da estação quando fui visitar Bruges em janeiro. Na época estava tudo congelado e um frio de rachar, mas agora que a temperatura está agradável, a cidade fica muito mais bonita.

 

Como o tempo estava legal, resolvi caminhar até o albergue em vez de pegar o tram. Passei pelos arredores da estação central, que tem diversos bares e restaurantes ao longo da rua De Keyserlei.

 

20120909131833.jpg

 

Também passei pelo centro comercial da cidade, o Meir, mas como já eram umas 19:00 as lojas já estavam fechadas.

 

Durante o trajeto fiquei encantado pela beleza e charme da cidade. Diversas praças, estatuas e fontes podem ser encontrada ao longo do caminho. A arquitetura dos prédios também é muito bem trabalhada.

 

20120909131910.jpg

 

Aproximadamente 15 minutos depois cheguei no Antwerp Central Youth Hostel.

 

Como resolvi viajar em cima da hora, estava difícil achar acomodações baratas na cidade, e eu não estava muito afim de dividir o quarto com 10 pessoas. Então acabei reservando um double room no albergue, que custariam 107 euros pelas duas noites.

 

Na fila do check in eu reparei que varias pessoas chegavam lá perguntando se tinham acomodações disponíveis, e o tiozinho da recepção sempre dizendo que não. Quando chegou a minha vez, comecei a usar o meu francês neandertown pra levar a conversa.

 

Ao ler o meu nome na ficha de reserva o senhorzinho perguntou: "Rafael Pinto? És Português?".

 

Respondi que era brasileiro e num piscar de olhos a expressão fria (padrão na Europa) se transformou em um grande sorriso.

 

O nome dele é José Porto, uma cubano que trabalhou em Belém do Pará quando era garoto. Ele dizia ser marinheiro e enquanto acertava a papelada do check in contava suas aventuras ao longo dos rios do norte do Brasil. E toda a conversa rolando no famoso "Portunhol".

 

Até que ele olhou a minha reserva e perguntou por que eu havia reservado o quarto duplo estando sozinho. Aí eu expliquei que não tava afim de dividir o quarto e essa era a única opção.

 

Gentilmente ele disse: "Não, eu não posso deixar você pagar isso tudo estando sozinho. Temos um quarto single aqui que é muito mais barato". Aí em vez de pagar 107 euros, acabei pagando 68 e tudo isso só por ser brasileiro:). Larguei a bolsa no quarto eu fui dar uma volta pela cidade.

 

Já havia anoitecido então decidi procurar alguma cervejara pra tomar umas biritas. Uma coisa muito legal na Holanda e que na Bélgica parece ser igual, é que praticamente toda cidade tem um "Grote Markt", normalmente sendo a praça principal. Estas praças normalmente estão rodeadas por restaurantes e cafés.

 

O hotel está localizado bem no centro da cidade, e conforme eu ia andando em direção à Groenplaats, reparei que as ruas estavam bem vazias, fato estranho para um sábado à noite. Minutos depois descobri porque.

 

Ao me aproximar da praça reparei pessoas fantasiadas de soldados da segunda guerra, marinheiros, pin up girls, etc. Acontece que estava rolando um grande festival em homenagem à resistência da cidade aos ataques alemães.

 

Muitas famílias, musicas antigas e cerveja barata... ou seja, uma ótima surpresa!

 

Como normalmente no primeiro dia eu não costumo levar a câmera, tive que filmar com o ipod mesmo. Não está lá muito bom porque eu já tinha tomado umas, mas dá pra ter uma ideia de como estava o festival.

 

http://www.youtube.com/watch?v=YeV6kApoMF4

 

No dia seguinte acordei cedo pra curtir os pontos turísticos. O mais notável claramente é a Catedral de Nossa Senhora.

 

É uma construção gigante que fica bem no centro da cidade.

 

20120909132111.jpg

20120909132140.jpg

 

A prefeitura da cidade também é muito bonita.

 

20120909132212.jpg

 

O que chama a atenção nesta área da cidade é a abundância de restaurantes, pubs e cafés. É realmente impressionante, pois são praticamente todo o comércio nos quarteirões que envolvem o Grote Markt.

 

20120909132247.jpg

 

Depois fui visitar a área do porto da cidade. A atração mais notável da área é o Steen, uma fortaleza medieval que foi transformada em museu.

 

20120909132315.jpg

 

Além da fortaleza, uma caminhada ao longo do porto é muito legal. Encontrei diversos monumentos homenageando o apoio das tropas aliadas durante as duas grandes guerras.

 

20120909132343.jpg

 

À noite parti para o centro para começar a peregrinação de tomar uma cerveja em cada bar. Na praça da prefeitura estava rolando outro festival. Esse parecia ser mais uma homenagem, pois haviam diversos velhinhos em uniformes militares e a banda também estava fardada.

 

http://www.youtube.com/watch?v=HpKzdVSYWWs

 

Como era a minha última noite, deixei o festival pra lá e fui tomar minhas biritas. A diversidade de estabelecimentos é muito grande, você tem um clube de jazz em um lado da rua e um rock bar do outro. E praticamente todos tem uma grande variedade de cervejas de qualidade. Veja as opções de uma pequena cervejaria que parei:

 

20120909132602.jpg

 

Foram tantos bares que eu nem me preocupei em memorizar algum pra poder sugerir aqui. Minha sugestão é partir pros arredores da catedral e da prefeitura e curtir um bar de cada vez.

 

Bom, fiquei positivamente surpreso com a cidade, pois acho que ela tem todos os aspectos pra uma viagem bem agradável.

 

Então aos que vão para a Bélgica, considerem passar por Antwerp. Achei bem mais legal do que Bruxelas.

 

Até a próxima!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...