Ir para conteúdo

Tirando fotos em museus


Posts Recomendados

  • Membros

Oi, pessoal!!

 

Aproveitando que tenho quase 30min de folga hoje para iniciar uma discussão. Tem um negócio que eu reparei, que é que alguns museus deixam tirar foto até com flash (inclusive quando fui ao Louvre podia!!!), outros pedem pra tirar sem flash (ex: museu do vaticano) e, em outros, não pode tirar foto de jeito nenhum. Bem, eu fico bem irritado quando não pode tirar foto.

 

O que vocês acham disso? Os museus deveriam deixar fotografar o interior? Ou tá certo mesmo e esse negócio de fotografar museu tá errado?

 

Alguém sabe se o flash *realmente* prejudica as pinturas? E se prejudica, porque pode fotografar em lugares tipo o Louvre, em que as pinturas tem 300 anos, enquanto no Ipiranga, que vive com Sol, chuva e poluição o dia todo, não pode?

 

Abraço

Tiago

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Que prejudica, prejudica... um guia me explicou o porque em Cuzco mas não saberia te passar a explicação! rsrsr

Agora que dá uma puta duma raiva dá sim... Estive numa das mais simples e maravilhosas igrejas da America do Sul, Chamada Chinchero no Valle Sagrado no Peru. A igreja é minunciosamente bordada, desenhada... parece aquele jogo.. Onde está o Wooli? e não pude fotografar!

 

abs

Link para o comentário
  • Membros

Alguns museus como o museu de antropologia da cidade do Mexico cobram para entrar com uma camera e ate colocam uma etiqueta para saber que voce pagou a taxa. Ate ai tudo bem.

 

Alguns museus fazem restrição a fotografia para proteger a propriedade intelectual (sic) como é o caso do museu do Ipiranga. Só peritos autorizados podem tirar foto do acervo.

 

No Louvre alguns quadros tem restrição de flash para evitar a perda de cor pois a luz causa problema na tinta dos quadros. Façam o teste, deixem um jornal no sol e vejam como ele fica depois de umas horas. Fica amarelado. E plasticos no sol desbotam se não tiverem proteção fotoquimica.

 

Eu sou contra a proibição total de se tirar foto. Eu tinha uma microcamera que comprei numa spyshop americana que ficava no botão da camisa e quando entrava num local com proibição de foto eu usava a microcamera e filmava tudo que queria bastando apenas apertar o botão do gravador que ficava no bolso da calça. Filmava ate a cara do guarda que ficava revistando mochila para ver se tinha camera hehehe...

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Adoro tirar fotos de todos os lugares por onde passo, inclusive em igrejas e museus.

Quando num local é proibido tirar fotos para evitar o desgaste de alguma obra, compreendo, aceito numa boa e respeito a proibição por uma questão de consciência. Se vai estragar, fotos nem pensar.

Agora, a tal da propriedade intelectual é difícil de aceitar... Nesses casos, não tiro fotos não por uma questão de consciência, mas por medo de levar uns tapas dos guardas...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...