Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

joycebruja

Suécia - Guia de Informações

Posts Recomendados

[info]Este tópico é um guia,foi construido com informações de viagens que fiz pelo país onde moro , porém sua informação também é importante. Este guia é atualizado periodicamente.As informações sobre as principais cidades e parques do país estão separadas por tópicos com seus respectivos nomes.

Encontre a cidade que procura:

Suécia

O Mochileiros.com é uma fonte gratuita de informações para viajantes de língua portuguesa e a contribuição de todos os membros é muito importante.

Veja como contribuir com o Guia da Suécia:

1-Faça suas perguntas ou deixe sua dica sobre o país:Suécia

2 -Faça suas perguntas ou deixe sua dica sobre a capital:Estocolmo

3- Faça um relato de sua viagem pela Suécia:Relatos de Viagens[/info]

Compartilhar este post


Link para o post

[t3]História[/t3]

 

[align=justify]Descobertas arqueológicas comprovam que a área hoje compreendida como Suécia já era povoada durande a Idade da Pedra, quando o gelo resultante da última glaciação recuou. Pensa-se que os primeiros habitantes se tratavam de povos caçadores e recolectores que viviam daquilo que o mar (Mar Báltico) lhes fornecia.

 

Algumas evidências apontam para que o sul da Suécia fosse densamente povoado durante a Idade do Bronze, pois foram encontradas ruinas de grandes comunidades comerciais.

 

Durante os séculos IX e X, a cultura viking prosperou na Suécia, com o comércio. A invasão dirigiu-se em primeiro lugar para oriente, na direcção dos Estados Bálticos, Rússia e do Mar Negro.

 

Em 1389, os três estados escandinavos (Noruega, Suécia e Finlândia) estavam unidos sob um único monarca. A União de Kalmar começou como uma união pessoal, não política e quando, no séc. XV, se tentou centralizar o poder no rei dinamarquês, a Suécia resistiu chegando mesmo a uma rebelião armada. A Suécia separou-se em 1523, quando Gustav Eriksson Vasa, conhecido mais tarde por Gustav I da Suécia restabeleceu a separação da Coroa Sueca da união.

 

O séc. XVII viu a Suécia tornar-se numa das principais potências europeias, devido ao sucesso da participação na Guerra dos 30 anos, iniciada pelo Rei Gustavus Adolphus. Esta posição iria desmoronar-se no séc. XVIII, quando a Rússia conquistou os reinos da europa do norte na Grande Guerra do Norte e, eventualmente, quando em 1809 se assistiu à separação da parte oriental da Suécia, criando-se assim a Finlândia como um grão-ducado russo.

 

A história recente sueca tem sido pacífica, pois a última guerra foi a Campanha Contra a Noruega (1814), que estabeleceu uma união dominada pela Suécia. Esta união dissolveu-se pacificamente em 1905, apesar de alguma ameaça de guerra. A Suécia foi um país neutro durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial (com uma pequena excepção, a Guerra do Inverno). Continuou a não se posicionar durante a Guerra Fria e hoje não faz parte de nenhuma aliança militar embora tenha participado nos treinos militares da NATO.[/align]

[creditos]Mensagem enviada pelo membro Virtu em 01/03/2006

Fonte: Wikipédia[/creditos]

Compartilhar este post


Link para o post

[t3]Localização[/t3]

 

[googlemap]http://www.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=sv&geocode=&q=stockholm&sll=60.128161,18.643501&sspn=22.342083,67.060547&g=sverige&ie=UTF8&ll=60.930432,18.105469&spn=21.795915,67.060547&z=4[/googlemap]

 

[align=justify]A Suécia é o país nórdico com o maior número de habitantes. A oeste, o país é separado da Noruega por uma cadeia de montanhas e partilha com a Finlândia o Golfo de Bótnia no extremo norte do Mar Báltico.

 

As regiões do sul são predominantemente agrícolas, mas, de Sul para Norte, as florestas ocupam uma superfície cada vez maior. O Sul da Suécia tem também uma maior densidade populacional principalmente no vale do Lago Mälaren(Estocolmo) e na região de Öresund(Malmö).

 

Em 1971, o Parlamento, ou Riksdag, tornou-se unicamaral, sendo os seus 349 deputados eleitos de acordo com o sistema de representação proporcional, por um mandato de quatro anos.

 

A população sueca conta, pelo menos, 17 000 nativos samis (ou lapões) e uma minoria finlandesa.

 

A Suécia exporta automóveis, produtos do sector metalomecânico, aço, dispositivos electronicos, equipamentos de comunicação e produtos derivados do papel.

 

A Suécia deve o seu papel pioneiro nas origens do cinema a Mauritz Stiller e Victor Sjöström. Mais tarde, o realizador Ingmar Bergman e as actrizes Greta Garbo, Ingrid Bergman e Anita Ekberg fizeram carreira internacional. A música sueca está, para muitos, associada aos ABBA.

 

A cozinha sueca é conhecida pelos seus Smorgåsbord (refeição à base de fatias de pão com diversas iguarias), arenques do Báltico, sopa de ervilhas e panquecas.[/align]

[creditos]Texto:Anônimo

Fonte:União Européia oficial hp[/creditos]

Compartilhar este post


Link para o post

[align=justify][t3]Feriados Nacionais[/t3]

Uma peculiaridade das datas na Suécia é na maioria delas ser feriado também o dia posterior , principalmente se a data comemorativa cair em um domingo.

 

Nestas datas quase todos os estabelecimentos comerciais funcionam em horário reduzido, porém bancos, repartições públicas até mesmo as delegacias de polícias de comunidades menores fecham.

 

[t3]Lista dos feriados oficiais da Suécia:[/t3]

- 1º de janeiro - Ano novo

- 6 de janeiro - 13º dia após o natal( Dia de Reis)

- Móvel (março) - sexta feira santa

- Domingo móvel (março) - Páscoa

- Segunda -feira a seguir à Páscoa

- 1º de maio - Dia do trabalhador

- Móvel (40dias após a páscoa ,maio) - Ascensão de Cristo

- Móvel(50 dias após a páscoa,maio/junho) - Pentecostes

- 6 de junho - Dia da Suécia

- Último sábado de Junho - Comemoram o Solstício de Verão (midsommardag) obs. meio feriado na sexta feira que antecede.

- Primeiro sábado de Novembro - Todos os Santos

- 25 de Dezembro - Natal

- 26 de Dezembro - O outro dia de feriado.

As escolas têm alguns feriados extras , porém não influenciam no funcionamento do comércio[/align]

[creditos]Texto:Joyce Banditelli

Fonte: Calendário[/creditos]

Compartilhar este post


Link para o post

[align=justify][t3]Midsommar[/t3]

 

Comemorado no último sábado de junho o midsommar é sem sombra de dúvida o feriado de verão mais esperado tanto pelos adultos quanto pelas crianças.

Ao contrário de datas como o natal e ano novo quando as pessoas renovam suas esperanças na maior parte do mundo , aqui na Suécia este sentimento é encontrado na comemoração do solstício de verão(dia mais longo do ano).

 

É uma festa bastante animada principalmente por que à partir das tantas os snaps já começam a subir às cabeças e os adultos ficam mais alegres e comunicativos.

 

Cidades no país competem veladamente com a melhor e mais animada festa e quem ganha com isto ,lógicamente são os convidados.

 

Mas não é só de dança e bebida forte que consiste o midsommar, tem também o prato oficial : batata fresca cozida com casca , sill(um tipo de sardinha da região), salada de rabanete, molho de alho ou salsinha e para beber uma cerveja.A sobremesa é sem sombra de dúvida torta de morango com chantily.

 

Antigamente , quando ainda um país católico , comemoravam nesta data o dia de São João com fogueiras e fogos de artificio , porém até o folclore evolui e sofre mudanças.

Hoje dançam em torno de um mastro enfeitado com fitas coloridas, cantam normalmente acompanhados de música ao vivo abusando das sanfonas, usam vestimenta típica do país e o que é mais importante cansam bastante as crianças para depois irem tomar seus snaps e praticarem sexo.

Talvez seja o mês em que mais nascem crianças na Suécia, fevereiro.

E por falar em crianças uma das melodias típicas da festa apreciada pelos pequenos é a musica dos sapinhos .As crianças (e muitos adultos também)dançam em volta do mastro fazendo gestos e imitando o pular deles.Letra simples melodia mais simples ainda , mas faz a alegria da criançada.

 

A tradução:

Sapinhos , sapinhos, são engraçados de ver.

Sem orelhas , sem orelhas , sem rabos.

Imitam então o coaxar dos sapos.

Em sueco:

Små grodorna, små grodorna är lustiga att se.

Små grodorna, små grodorna är lustiga att se.

Ej öron, ej öron, ej svansar hava de.

Ej öron, ej öron, ej svansar hava de.

Kou ack ack ack, kou ack ack ack,

kou ack ack ack ack kaa.

Kou ack ack ack, kou ack ack ack,

kou ack ack ack ack kaa.

 

[t3]O natal:[/t3]

 

Depois do midsommar é a festa mais esperada do inverno.Em todos os supermercados os calendários com a contagem regressiva para o natal já aparecem apartir de novembro.

 

As escolas começam a eleger suas Lucias,que é uma festa que marca juntamente com o advento a proximidade do natal ,comunidades e escolas fazem concursos entre as garotas para escolher a representante do ano. Vão de casa em casa vestidas de Sta Lucia (Luzia no Brasil)no dia 13 de dezembro distribuindo bolachas , café cantando a música Santa Lucia e levando luz aos lares, até mesmo tradicionais familias colocam suas filhas mais velhas para participar deste ritual de luz.

 

O dia 24 de dezembro para típicos suecos é uma repetição do midsommar porém usam a árvore de natal como centro das danças.

Muitas famílias preferem usar reais pinheiros para enfeitar , utilizam depois como lenha para a calefação quem mora em casa ou vila.

 

Básicamente a diferença entre um natal sueco e um natal brasileiro é o clima e a ceia, aqui a ceia é composta de tudo o que comem durante o ano mais o prato típico que é o Jansons Frestelse,feito de anchovas, batata e cebola.

 

A pepparkakor é obrigatória em todos os lugares, biscoito de gengibre e canela, muito apreciado e como não poderia deixar de ter um especial Glögg que é um tipo de quentão de vinho salpicado de amêndoas e passas. Esta bebida pode ser sem álcool e para as crianças(de todas as idades) o julmust, que é um refrigerante imitando a coca cola , porém muito mais doce.[/align]

 

[creditos]Texto:Joyce Banditelli

Fonte:Folclore nacional[/creditos]

Compartilhar este post


Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.



×
×
  • Criar Novo...