Ir para conteúdo

Relatos de uma viagem até Machu Picchu, Lima, Cuzco e Vale Sagrado


Posts Recomendados

  • Membros

Eu nem tinha colocado uma mochila nas costas quando comecei a sonhar em visitar a cidade inca. E, hoje eu sei, muitos mochileiros têm em Machu Picchu uma espécie de TCC, o projeto de graduação e formação dele enquanto viajante. Com a gente não foi assim, mas não por falta de vontade. Machu Picchu sempre esteve na lista de prioridades, mas acabou sendo a última parada durante nossa viagem de volta ao mundo. Estivemos lá em julho deste ano, e agora vou contar pra vocês um pouco dessa aventura, incluindo também algumas informações sobre Cuzco, o Vale Sagrado e Lima. Vamos viajar?

 

Nós separamos 10 dias para visitar o Peru. E só havia uma prioridade: Machu Picchu. Ou seja, todo o restante da nossa viagem foi planejada ao redor da visita ao sítio arqueológico. E aí veio o primeiro problema. É que nós fomos ao Peru em julho, altíssima temporada. E uma vez que você chega a Lima é preciso achar meios para chegar até Cuzco, e de lá seguir para Águas Calientes, cidade que serve de apoio para Machu Picchu. Só que as passagens aéreas Lima – Cuzco estavam caríssimas – quase 1000 reais ida e volta. E lembre-se que nós estávamos viajando há 10 meses, com baixíssimo orçamento. A única alternativa foi encarar a viagem Lima – Cuzco de ônibus. Não aconselho ninguém a fazer isso, afinal são pelo menos 23 horas de viagem, mas, como eu disse, foi nossa única opção. Ou isso ou desistíamos de Machu Picchu.

 

Compramos as passagens de ônibus pela Cruz del Sur, que oferece serviço de luxo, com comidas inclusas e sem paradas previstas. Isso diminuiu nosso tempo útil de viagem, afinal gastamos 2 dos 10 dias dentro de um ônibus. Nosso roteiro ficou assim:

 

Chegamos em Lima e dedicamos dois dias para explorar a capital do Peru. Francamente, Lima me surpreendeu. Não esperava muito da cidade, que é cheia de atrações. Há praças lindas, igrejas imponentes, um centro histórico muito rico, ótimos restaurantes, ruínas incas… Vale lembrar que Lima era a capital da América Espanhola. Por isso há muito mais atrações históricas lá do que em Santiago, por exemplo. Não deixe de visitar a Plaza Mayor e, mais importante – de explorar a igreja de São Francisco e as famosas catacumbas.

 

20121111173238.jpg

 

20121111173420.jpg

 

Certamente há coisas pra ver e fazer durante uma semana em Lima, mas como nosso tempo era limitado nós logo pegamos o busão mais longo de nossas vidas, e seguimos sentido Cuzco. A viagem durou 26 horas. A cadeira era confortável, as refeições boas, mas com pouca comida. De uma forma geral, a viagem foi tranquila, se é que ficar um dia inteiro dentro de um ônibus pode ser chamado assim.

 

Chegamos em Cuzco quase no fim do dia seguinte. Cuzco parece uma cidade muito interessante, e eu lamento a falta de tempo que tivemos por lá. Foram duas noites e cerca de um dia e meio para explorar a cidade e boa parte do Vale Sagrado. Compramos o boleto turístico integral e fechamos um tour com um taxista. Acho que foi nossa melhor escolha, já que assim escolhemos em quais lugares queríamos ir, e também colocamos o tour dentro do nosso ritmo. Depois disso, seguimos para Machu Picchu de trem.

 

20121111173517.jpg

 

Compramos as passagens com antecedência, tudo pela internet. Pegamos o trem das 9h da noite e chegamos em Aguas Calientes por volta de 11h. O povo do nosso hostel estava nos esperando na praça principal, mas não seria um problema achar também, já que a cidade é muito pequena.

 

Águas Calientes até tem bares e restaurantes, além de oferecer as famosas águas termais que dão nome ao local. Mas é mesmo uma cidade dormitório: todo mundo que está lá quer ver Machu Picchu e só, ou seja, passam muito rapidamente mesmo. Foi assim com a gente também. Acordamos cedo no dia seguinte, por volta de 5h da manhã, tomamos café e seguimos para o local onde é possível pegar os ônibus para Machu Picchu.

 

Machu Picchu é incrível. Chegamos cedo, por volta de 7h, e a cidade estava cheia, mas encoberta por uma neblina. Com o tempo o céu abriu, as nuvens foram embora e as montanhas, assim como a a cidade, que é simplesmente linda. Não há muito o que descrever, então vou deixar que as fotos falem por mim. :D

 

20121111173613.jpg

 

20121111173658.jpg

 

Depois, ainda tivemos mais um dia em Cuzco, e voltamos de ônibus para Lima. O Peru é muito legal, e certamente vale uma visita mesmo sem Machu Picchu. Ainda conto outras histórias por aqui. Vamos aos poucos contando tudo, afinal ainda falta falar de 11 países da nossa viagem de volta ao mundo. ::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

O melhor relato até agora rsrsrs - estou recolhendo todo tipo de informação possível para ir este ano !!! Ja descartei a alta temporada rs!!! Tinha duvidas se pararia em lima ou iria direto para Cuzco... pelas fotos to vendo que vale a pena !!! Nossa intenção é fazer a Trilha Inca !

 

Um abraço

 

p.s. não vi nenhum comentário seu sobre a altitude ?? Nada fora do normal ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...