Ir para conteúdo

Baladas na Bolívia


Posts Recomendados

  • Respostas 42
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 4 meses depois...
  • Membros

Pessoal, alguém aí já foi às festas do ano novo Aymara (21 de junho)?

 

Eu, meu marido e mais quatro amigos estaremos em Copacabana, Bolívia, dia 19 e queremos ir às ruínas de Tiawanaku para curtir a festa que, dizem, dura a madrugada inteira de 20 para 21. Alguém nos informou que o ideal seria nos hospedar na cidade de Tiawanaku mas parece que lá já não há mais vagas. Não pretendemos chegar a La Paz. O que podemos fazer para nos deslocar de Copacabana a Tiawanaku? Acho que dá para pagar táxi ou van de Copacabana até lá, mas não tenho certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Silvana

 

Isso mesmo. De Copacabana é bem mais rápido chegar a Tiahuanaco.

 

Pode ser de táxi ou de van. Tanto faz. Só não sei te dizer os valores.

 

Como será uma festa, possivelmente terão buses de apoio saindo de Copacabana pra lá.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Silvana, uma opcao seria ver a cerimonia do ano novo Aimara em Copacabana. Em 2005 eu estava em Copacabana e o dono do hotel Utama, onde eu estava hospedado, me perguntou se eu estava lá para a Cerimonia. Eu nem sabia que havia cerimonia por lá. Ele me disse que teria que subir até o cerro que esta atras da cidade até o lugar chamada Orca del Inca. Trata-se de um morro de pedras parecido com o Cerro Calvario (essa montanha que esta nas fotos de Copacabana) e que supoe-se que foi um observatorio astronomico ou algo assim. Na verdade ha duas pedras finas e altas e uma outra transversal apoiada nelas (como um H de um campo de futebol americano). Tambem ha uns furos na rocha logo em frente por onde o sol passa quando nasce e projeta a luz no H que eu comentei. Bom, pra encurtar sai do hotel caminhando as 6 da manha e as 6:40 estava la no local. Haviam só locais e uns poucos turistas (eu e mais uns 5). O pessoal fez uma fogueira e o lider da cerimonia tirava folhas de coca e alguma bebida na fogueira. As pessoas cantavam em aimara e estavam felizes. Ficou assim ate momentos antes do sol nascer. Quando o sol nasceu todos estavam com as duas palmas das maos estendidas em direcao ao sol e acima de suas cabecas. Isso me disseram que era para receber a primeira energia do sol naquele dia especial. Apos o lider dizer umas palavras em aimara (nao entendi nada, mas pareceu uma saudacao ao sol ou algo assim) todos se abracaram fortemente e com entusiasmo. Fui abracado por mais de 50 pessoas. hehe

Depois todos desciam em procissao ate as margens do lago para tirar umas folhas de coca e saudar novamente a "pacha mama".

 

Olha, foi uma experiencia legal e que dei sorte de participar, porque nem sabia que havia. Nao cheguei a ir nunca na cerimonia em Tiahuanaco, mas ouvi dizer que estava superlotado e que se via de longe. Se vcs nao puderem ir a Tiahuanaco sugiro a cerimonia de Copacabana. Me pareceu bem original. O unico que nao gostei muito é que quando estava subindo o cerro um senhor quis me cobrar 20 bolivianos para subir. Eu nao paguei porque me pareceu que tratava-se de um espertalhao que se fazia de cobrador da cerimonia. Como ninguem estava pagando eu passei sem pagar e nao dei muita bola pra ele e ficou tudo na boa.

 

Perdao por me estender muito.

 

Abraco. ::carai::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigada pela dica! Por coincidência, vamos ficar também no Utama.

De repente, é uma outra opção que podemos ter lá. A princípio, queremos ir a Tiawanaku porque dizem que lá a festa do ano novo Aymara dura a madrugada inteira. Como curtimos frio e estamos muito curiosos pra ver a festa, o plano inicial é este. Mas, vamos ver o que acontece...

Mais uma vez, obrigada por tua narrativa. Não a achei grande, eheh. Poderia ter escrito mais :)))

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Bom, quem postou a msg já deve ter ido, maaas... Eu fui no ano novo aymara este ano. Não fiquei a noite toda, chegamos cerca de 30 minutos antes do sol nascer (saimos de LA paz as 4 e pouco da manhã). É muito frio, é muita gente, não da pra ver direito a cerimônia (nós ficamos em cima de um morro). Quando o sol nasceu levantamos as mãos pra que ele as iluminasse. Enfim, eu não iria novamente. Na verdade nao iria novamente a Tihuanaco. o0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Olá pessoal,

 

Estou querendo ir para a Bolivia no fim do ano(17/12). Infelizmente a empresa me liberou ferias no fim do ano, (17/12 a 03/01). Gostaria de saber dos mochileiros se é uma epoca boa pra se visitar e conhecer o pais, e umas dicas de roteiro, pois terei 15 dias no país, gostaria de aproveitar o máximo possivel, conhecer pontos históricos, baladas, culttura, etc.

 

;)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...