Ir para conteúdo

Estudando Roteiro (Peru e Bolívia 20 dias) Viajantes com idade média de 55 anos!


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia pessoal,

 

Primeiramente quero parabenizar a todos os foristas e elogiar tamanha organização desse local, muito show.

 

Bom vamos lá, eu li muita coisa por aqui, muitos relatos, dicas, roteiros, mas fiquei com certas dúvidas, a cada tópico o leque de opções cresce muito hehe, talvez os amigos consigam me ajudar.

 

Primeiramente gostaria de falar um pouco dos integrantes dessa "jornada", são 5 casais, 3 com idade média de 55~60 anos e 2 casais com idade média de 30 anos, pessoas que apreciam uma boa culinária, um bom entretenimento e um bom(conforto) hostel, basicamente é isso.

 

Queremos viajar com um pouco de folga, mesmo que tenhamos que cortar algumas coisinhas do roteiro, aí está a minha maior dificuldade em criá-lo, não consigo achar muitas informações dos pontos turísticos referente a questão de desgaste, cansaço, claro que queremos aproveitar tudo que pudermos nesse período, mas levando em consideração nosso objetivo e idade, temos que analisar o que é possível.

 

Se puderem sugerir locais não recomendados ou até muito recomendados, ficarei imensamente grato, logo postarei um pouco do roteiro que estou criando, mas com essa ajuda posso definir melhor o que fazer.

 

Muito obrigado a quem puder dar algumas dicas, ::otemo::

 

ps. Esqueci de mencionar o período da viagem é em Abril!

 

ps. Li algumas dicas/regras e preciso desenvolver melhor meu tópico, logo atualizarei. :oops:

 

Atualizado

 

Demorei um pouco pra responder pois ainda faltavam fechar as passagens aéreas e os dias exatos que ficaríamos em viagem, mas agora está tudo resolvido, partiremos em 7 pessoas de Guarulhos chegando em Cusco dia 18 de Abril as 14:45hrs e a volta no dia 06 de maio as 9:30 da manhã de Cusco tbm, devido ao preço das passagens resolvi ir e voltar por Cusco por um preço acredito ser muito bom, R$685,00 ida e volta com todas as taxas inclusas, ou seja temos 17 dias inteiros pra curtir, bom meu roteiro ainda está cheio de dúvidas mas acho que já posso postar hehe, lembrando que li muitos relatos, inclusive o seu que com certeza foi um dos melhores, ao mesmo tempo informativo(usei muitas dicas) e muito divertido, bom vamos lá:

 

Chegada em Cusco dia 18 de abril:

 

1 dia – Chegada 14:45hrs Aclimatizar, hosperdar-se.

 

2 dia - Negociar com agencias um city Tour com guia particular (alguma dica especial de lugares).

 

3 dia - Extensão do City Tour pela manhã Maras/Moray. A tarde Mercados Artenais, comprinhas, passear e fechar passagens/entradas pra MP.

 

4~5 dia – Valle Sagrado/Pisaq e dormir em Ollantaytambo, (Tem algum site onde possa ver horário dos trens?).

 

Pra economizar um dia aqui, que sugestão vcs podem me dar, pois no roteiro são 1 noite em Ollanta e 2 em AC, uma antes de subir MP e uma na volta, Ou posso Cancelar a noite em Ollanta, descer MP pegar o trem e ir dormir em Ollanta na volta, que confusão do diabo ieuhaieuhe

 

5~6 dia - Aguas Calientes Passar uma noite/Consigo comprar a subida WaynaPicchu em Cuzco ou qual a melhor opção pra não perder de forma alguma?

 

6 dia - Machu Picchu/WaynaPicchu, guia particular pois estamos em 7 pessoas, (é possível?), na volta passar mais uma noite em Aguas Calientes, Recomendado?)

 

7 dia – Volta pra Cusco e deixar a tarde livre.

 

8 dia – Cusco para Puno ou Arequipa? (Tour Peru empresa) (Quantas horas de viagem? (Trem é uma opção?) (vale a pena Viajar de dia pelo visual?)

 

Minha maior dúvida é referente sequencia que devo fazer, quero conhecer Copacabana e Arequipa e preciso voltar a Cusco, estou considerando pegar algum Voo interno, o que vcs acham ? ::essa::

 

9 dia - Arequipa City Tour.

 

10 dia – Passeio no Canyon Del Colca (Quantas hrs de Arequipa?) Pra talvez conseguir ver o Voo dos Conderes precise de 2 dias e dormir em Chivay?

 

11 dia – Ainda não sei se vou precisar mais um dia em Arequipa

 

Acho que vou cortar Nazca do Roteiro, o pessoal não está muito interessado no Sobrevoo das linhas. Quem sabe eu e minha namorada vamos, mas acho que vai ficar muito cansativo e deixar o pessoal esperando em Arequipa, alguém pode sugerir algo ? hehe

 

12 dia - Arequipa/Puno/ ou Arequipa/Copacabana? Isla de Uros e ida pra Copacabana

 

13 dia – Copacabana (Hostel Utama)

 

14 dia – Isla Del Sol

 

15 dia – Volta pra Cusco(tentar um voo por La Paz/Cusco, voltar de bus ? O que seria melhor?

 

16 dia – "Dia livre em Cusco"

 

17 dia – Livre pra encaixar em algum lugar ou aproveitar mais de Cusco.

 

18 dia – Embarque Cusco as 9:30 pra São Paulo

 

bom por enquanto eu bolei isso, tenho outros tipos dúvidas pra primeiro quero fechar logo o roteiro kkkk, lembrando que como vcs podem perceber tentei bolar um roteiro bem aproveitado sem correria, talvez fique algo de fora como La Paz, Salar etc.. mas eu volto, faço Chile, Salar etc...

 

Agradeço a vc Camila e quem mais puder ajudar.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

´Manda o roteiro que a gente analisa...

 

E achei engraçado o ponto da idade... relaxa, isso é psicologico... hahaha... =P. Mas no geral acho que Peru e Bolívia são lugares que se consegue fazer um roteiro bacana sem jornadas (se é esse o problema).

 

Mas, como curiosidade, conheci uma senhora alemã quando estava em El Calafate que estava indo fazer sozinha o trekking de 5 dias em Torres del Paine... coisa que eu (com meus 26 anos não tive coragem de fazer!) E ELA TINHA 67!!!! Acabou com a minha moral!!! hahahaha

 

Mas pensa num roteiro e posta aqui... é meio dificil dar dicar em aberto!

 

Beijos e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Vamos lá...

 

1 dia – Chegada 14:45hrs Aclimatizar, hosperdar-se.

 

Ingerir muito líquido, caminhadas bem leves e se possível prestar muita atenção a dores de cabeça, insônia e falta de apetite. Ir direto a 3.400 metros pode ser doloroso a algumas pessoas, não importando idade ou condicionamento físico. Chá de coca e aspirinas muitas vezes mascaram bem os efeitos da altitude. O ideal seriam 4 dias em regime lento.

 

 

2 dia - Negociar com agencias um city Tour com guia particular (alguma dica especial de lugares).

 

Fuja dos guias particulares. Procure uma agencia, já que o passeio City Tour é bem padronizado e todos cobram preços bem parecidos.

 

 

3 dia - Extensão do City Tour pela manhã Maras/Moray. A tarde Mercados Artenais, comprinhas, passear e fechar passagens/entradas pra MP.

 

O ideal é fazer o City Tour na tarde do segundo dia e no outro dia contratar o passeio do Valle Sagrado, que poderá te deixar em Ollantaytambo e de lá vc pega o trem. Pode ser na mesma noite, pois não é necessário dormir na cidade.

 

 

4~5 dia – Valle Sagrado/Pisaq e dormir em Ollantaytambo, (Tem algum site onde possa ver horário dos trens?).

 

http://www.perurail.com/en/

 

http://www.incarail.com/

 

Compre com antecedência.

 

 

Pra economizar um dia aqui, que sugestão vcs podem me dar, pois no roteiro são 1 noite em Ollanta e 2 em AC, uma antes de subir MP e uma na volta, Ou posso Cancelar a noite em Ollanta, descer MP pegar o trem e ir dormir em Ollanta na volta, que confusão do diabo ieuhaieuhe

 

O ideal é sair no tour do Valle Sagrado, ficar lá no final da tarde e pegar o trem para Aguas Calientes, onde vc dormirá e visitará Machu Picchu no dia seguinte e a noite vc já pode pegar um trem direto a Cusco. Besteira dormir duas noites em Aguas Calientes. Não há o que fazer por lá. Ollantaytambo até é legal, mas também não tem muita coisa. Concentre mais dias em Cusco, pois lá sim vale a pena conhecer bem.

 

 

5~6 dia - Aguas Calientes Passar uma noite/Consigo comprar a subida WaynaPicchu em Cuzco ou qual a melhor opção pra não perder de forma alguma?

 

Essa não tenho como responder, pois quando morava lá funcionava de outra forma a subida de Huayna Picchu. Huayna Picchu se vai no mesmo dia que Machu Picchu, pois é uma pequena montanha que fica dentro do parque. Não precisa dormir uma noite a mais por lá pra conhecer isso.

 

 

6 dia - Machu Picchu/WaynaPicchu, guia particular pois estamos em 7 pessoas, (é possível?), na volta passar mais uma noite em Aguas Calientes, Recomendado?)

 

Lá sim vc pode contratar um guia, embora não precise muito, já que os Incas não tinham escrita e tudo que disserem lá é conversa fiada e pura especulação. A noite a mais em Aguas Calientes eu não indicaria. Como disse antes... Cusco vale muito mais a pena.

 

 

7 dia – Volta pra Cusco e deixar a tarde livre.

 

Mais tempo !! ::otemo::

 

 

8 dia – Cusco para Puno ou Arequipa? (Tour Peru empresa) (Quantas horas de viagem? (Trem é uma opção?) (vale a pena Viajar de dia pelo visual?)

 

Trem é bonito, mas super caro. Mesmo assim, Puno não vale a pena. Arequipa dá de 1000 a 1 naquela cidade suja, perigosa e com ilhas de puro cenário turístico.

 

 

Minha maior dúvida é referente sequencia que devo fazer, quero conhecer Copacabana e Arequipa e preciso voltar a Cusco, estou considerando pegar algum Voo interno, o que vcs acham ? ::essa::

 

Bus noturno é a melhor saída. Eu ficaria com Copacabana ou Arequipa. Arequipa tem bus cama saindo a noite e a viagem dura em média 09 horas. Pra Copacabana umas 10 horas até a fronteira de Desaguadero, onde vc troca de bus e segue pra Copa. Lá em Cusco há várias companhias que vendem esse serviço. Não se preocupe com isso. Compre sempre bus no terminal de bus ou trem no respectivo terminal. Nunca utilize agencias para isso.

 

 

9 dia - Arequipa City Tour.

 

10 dia – Passeio no Canyon Del Colca (Quantas hrs de Arequipa?) Pra talvez conseguir ver o Voo dos Conderes precise de 2 dias e dormir em Chivay?

 

11 dia – Ainda não sei se vou precisar mais um dia em Arequipa

 

Tudo opção meramente pessoal.

 

 

Acho que vou cortar Nazca do Roteiro, o pessoal não está muito interessado no Sobrevoo das linhas. Quem sabe eu e minha namorada vamos, mas acho que vai ficar muito cansativo e deixar o pessoal esperando em Arequipa, alguém pode sugerir algo ? hehe

 

Fuja disso. Nazca é bem chato e sobrevoo é bem aquém do que a maioria imagina.

 

 

12 dia - Arequipa/Puno/ ou Arequipa/Copacabana? Isla de Uros e ida pra Copacabana

 

Esqueça Puno. Copa e Arequipa são bem melhores.

 

 

13 dia – Copacabana (Hostel Utama)

 

Hotel Las Kantutas é melhor e com ótimo preço.

 

 

14 dia – Isla Del Sol

 

15 dia – Volta pra Cusco(tentar um voo por La Paz/Cusco, voltar de bus ? O que seria melhor?

 

16 dia – "Dia livre em Cusco"

 

17 dia – Livre pra encaixar em algum lugar ou aproveitar mais de Cusco.

 

18 dia – Embarque Cusco as 9:30 pra São Paulo

 

La Paz é bem legal, mas seria muito deslocamento para pouco tempo de viagem.

 

 

Mesmo com tudo que falei, com 18 dias eu faria assim:

 

1- Cusco e passeios pela cidade (aclimatando com calma)

 

2- Cusco e passeios pela cidade (aclimatando com calma)

 

3- Cusco City Tour

 

4- Tour Valle Sagrado pegando trem Ollantaytambo dormindo lá

 

5- Trem para Aguas Calientes (pernoite em Aguas Calientes)

 

6- Conhecer Machu Picchu e subir Huayna Picchu, voltando para Cusco em um trem noturno

 

7- Cusco

 

8- Cusco saindo a noite para La Paz (bus cama direto)

 

9- La Paz (passeio pela cidade)

 

10- La Paz (passeio de Tiahuanaco)

 

11- La Paz (Passeio Chacaltaya)

 

12- La Paz - Copacabana

 

13- Copacabana

 

14- Copacabana

 

15- Copacabana saindo para Puno pelo bus da TourPeru de 13 ou 13:30. Chagando em Puno vc compra a passagem para Cusco em um bus cama da empresa San Martín e faz o passeio das Islas de Uros. Volta do passeio e espera o bus sair do terminal. Fica tudo pertinho. Vc chegará em Cusco pela manhã bem cedo.

 

16- Cusco

 

17- Cusco

 

18- Embarque Cusco as 9:30 pra São Paulo

 

 

A disposição de dias é pessoal, mas essas cidades são as que mais valem a pena. Nazca, Ica, Puno... Tem gente que gosta. Eu não, por isso não tenho como recomendar.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá amigos, estive fora por uns dias e deixei de acompanhar o tópico, obrigado por ser tão detalhista Leo, sempre rola um frio da barriga e é bom ouvir "mochileiros" com mais experiencia. ::cool:::'>

 

Gostei da sugestões, vou analisar tudo que vc falou e vou responder com mais calma, agora estou trabalhando e vim mais pra agradecer a ajuda.

 

Somente um detalhe sobre La Paz, a intenção antes de tudo era conhecer o Peru e a Bolívia, porém vi que o Peru oferecer muita coisa, então resolvi me concentrar mais no Peru e em uma próxima viagem conhecer a Bolívia, exceto por Copacabana que fica bem "viável" com esse roteiro.

 

Até mais tarde e obrigado a vc Leo e a Camila.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Somente um detalhe sobre La Paz, a intenção antes de tudo era conhecer o Peru e a Bolívia, porém vi que o Peru oferecer muita coisa, então resolvi me concentrar mais no Peru e em uma próxima viagem conhecer a Bolívia, exceto por Copacabana que fica bem "viável" com esse roteiro.

 

Olá Parizotto,

 

Parece um coro do mochileiros.com a opiniao sobre Puno quando se compara a qualquer outra cidade, nao que a cidade nao tenha algum atrativo, mas realmente as outras sao melhores.

Sobrou Copacabana ou Arequipa é isso?

Sobre ir à Arequipa, considere passagem aérea, pois as agencias na plaza de armas de Cusco estao vendendo ida e volta (Cuz-Are-Cuz) por U$ 77,00 (td incluso), talves pesquisando pela net pode até encontrar algo melhor.

A vantagem é que pode ganhar um dia no seu roteiro com um deslocamento muito mais rápido, a desvantagem fica por conta do "engessamento" das datas, neste caso bus cama é uma boa opçao também.

Eu fiz este trecho no último dia 10, de bus cama de 3 filas, pela empresa flores, super confortável, com cena caliente e desanuyo incluso, por S/ 65,00, mas foram 10 horas de viagem.

Arequipa é linda, com um circuito de igrejas/museus/monastérios/conventos, um mais fantástico que o outro, todos muito perto da Plaza de armas (a mais bonita do seu roteiro) que facilita demais o deslocamento â pé. A culinária tb é bem rica e os frutos do mar e cebiche tem destaque.

Para Copacabana eu fui de bus convencional mas muito confortavel, saiu S/ 45. Acredito que bus seja a única opçao e a viagem demora 10 horas, considerando o tempo que se perde na fronteira com os processos migratórios. A cidade tem seu charme, mas a estrela maior é mesmo o Titicaca e a Isla del Sol (imperdivel, porém a trilha pode ser um pouco sofrivel, faça do norte ao sul). As fotos ficam incríveis com as mais diversas tonalidades do lago e o por do sol com as nuvens muito perto da superficie do lago deixa tudo surreal. A tradiçao da cidade é uma trucha bem servida a beira do lago.

Bem...se você já tá em Copacabana, por que deixar La Paz de lado?

La Paz fica à apenas 4 horas de bus (Bol 30,00) de Copacabana; é uma cidade que surpreende pela quantidade de opçoes de passeios muito diferentes, com as mais diversas paisagens e particularidades (neve, ruinas, museus, trekking, donwhill, etc), no quesito boa culinária, que comentou no início, vai encontrar de tudas as cozinhas do mundo, da mais simples à mais chique/radical, mas algo que nao comentou e acredito que faça partes dos planos de todos vocês sao as compras para filhos, lembrancinhas para amigos e malhas e roupas para vocês...pois quando virem os preços de La Paz vao desejar terem programado mais tempo por lá.

Abraços

LeoTaco

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito obrigado pela Dias LeoTaco, realmente uma esticada em La Paz seria uma boa mesmo, com certeza gostamos de fazer comprinhas tbm ::lol3::

 

Gostaria de responder mais adequadamente a todos vcs que tem me ajudado, porém quando se viaja com uma turma maior todos querem dar suas opiniões sobre o roteiro, então acabo jogando as alternativas e o pessoal vai olhando e eu aguardando... ::mmm: , enfim eu realmente considerei La Paz, mas pra ficar menos cansativo seria bom pegar Voo(La Paz) para Cusco no dia 5, pq embarco dia 6 em Cusco paro o Brasil, porém achei as passagens muitos caras na pesquisa de hoje, se for viajar de La Paz para Cusco de Bus, são quantas horas de viagem? e na fronteira com o Peru terei que mudar de Bus? E a estrada é boa, será que conseguiremos descansar?

 

Outra possibilidade, seria ir de Cusco para La Paz direto(Bus), e depois La Paz para Arequipa e Arequipa/Cusco voando. O que acham ? ::essa::

 

Outra coisa pessoal, talvez compraremos algumas roupas, artesanatos/presentes vcs tem dicas sobre isso, pq não achei nada referente nas pesquisas, falam que Arequipa tem coisas boas, mas são vagas as informações, sobre Cusco tbm n achei nada, isso considerando que não passaremos em La Paz.

 

Grato pela ajuda pessoal ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...