Ir para conteúdo

Circuito Mantiqueira: Campos do Jordão, S. Bento do Sapucaí, S. Francisco Xavier


Augusto

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este é um tópico-guia sobre o circuito da Mantiqueira, englobando as cidades de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí, Santo Antônio do Pinhal, São Francisco Xavier.

Ele contêm informações e dicas postadas por usuarios aqui no Fórum e de outras fontes e se divide em história, atrações principais, hospedagem e algumas curiosidades.

Também contêm fotos e vídeos que ilustram o guia e será atualizado sempre que possível.

 

Quer tirar dúvidas sobre as cidades dessa região?

Faça perguntas ou deixe suas dicas no tópico: Circuito Terras Altas da Mantiqueira - Perguntas e Respostas

 

Veja aqui os relatos de caminhadas postados no Fórum

Travessias Marins-Itaguaré, Serra Fina e Serra Negra Autor: Augusto

Serra Fina - Caminhando entre gigantes Autor: eleonardo

Picos de Monte Verde/MG e travessia até S.F. Xavier/SP Autor: Augusto

Travessia Pico do Carrasco (Piquete a C. do Jordão pela crista) Autor: Augusto

Fim de semana na Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí/SP Autor: Augusto

São Xico(TRILHAS) e S. Bento de Sapucaí/MG (Pedra do Baú) Autor: Gustavo_SP

chauas race/solo/ santo antonio do pinhal apoio Autor: bruno sjc

Domingão Sem Limites na Pedra do Baú Autora: negrabela

trekking noturno trilha do jorge São Francisco Xavier Autor: bruno sjc

Domingão Sem Limites na Pedra do Baú Autora: negrabela

Subida à Pedra do Baú - São Bento do Sapucaí Autor: marcos.milan

trilha do jorge -pedra toca da onça-mirante - SFX Autor: bruno sjc

Sem Limites na Travessia S. Francisco Xavier x onte Verde Autora: negrabela

Do Pico da Onça 'a Pedra Partida... a pé! Autor: Jorge Soto

Sem Limites e Sem Água na Travessia Marins - Itaguaré Autor: Fábio Borges

Circuitão São Francisco Xavier - Monte Verde Autor: Jorge Soto

Travessia "Serra Fina" 2009 Autor: Marcos R. S.

Travessia da Serra Fina - Camelos de Mochila - Julho de 2009 Autor: Alberto Monte

Travessia São Francisco Xavier - Monte Verde (Jan/09) Autor: marcelobaptista

Travessia Monte Verde x São Francisco Xavier -19 e 20/04/09 Autor: Marcos R. S.[/info]

Link para o comentário
  • 5 semanas depois...
  • Membros de Honra

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwadministrasp-camposjordaoadmbr.jpg 573 545 acesso a regiao][/picturethis] Acesso à região da Mantiqueira

 

 

 

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwsaobentodosapucaicombr.jpg 477 551 mapa de acesso][/picturethis] Mapa de acesso à algumas cidades

 

 

 

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwsaofranciscoxavierorgbr.jpg 588 396 sfx][/picturethis] Mapa de acesso à São Francisco Xavier

 

 

 

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwguiapinhalcomb.jpg 583 502 sap][/picturethis] Principais pontos turísticos de Santo Antônio do Pinhal

 

 

 

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwacisbcombr.jpg 601 547 sbs][/picturethis] Principais pontos turísticos de São Bento do Sapucaí

 

 

 

[picturethis=http://i439.photobucket.com/albums/qq117/Augusto2044/wwwcamposdojordaocom.jpg 490 325 campos][/picturethis] Alguns pontos turísticos de Campos do Jordão

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

A Serra da Mantiqueira é o mais importante maciço montanhoso do país e que se espalha pelas divisas de SP, MG e RJ.

Possui uma linha de cumes mais elevada que se inicia próximo a Bragança Paulista seguindo na direção norte-nordeste, delineando as divisas dos três Estados até a região de Parque Nacional do Itatiaia e daí continuando dentro do Estado de Minas até Barbacena, numa extensão de aproximadamente 500 km desde a cidade paulista.

O nome Mantiqueira se origina de uma transcrição do tupi para “Montanha que chora”, devido à grande quantidade de nascentes, cachoeiras e riachos vistos em suas encostas.

 

Clima

 

Devido à altitude, o inverno na Serra da Mantiqueira apresenta baixas temperaturas, com a ocorrência de nevoeiros no início da manhã e às vezes geadas, dando à paisagem o visual das regiões de clima frio. É comum os termômetros registrarem temperaturas chegando perto de 0°C ou menos, sendo que a menor temperatura registrada numa cidade da serra foi de -7,3°C em Campos do Jordão, em 1º de junho de 1979.

 

História

 

No início da ocupação do Brasil, a Mantiqueira foi um grande obstáculo a ser vencido para as expedições que iam para o interior em busca do ouro e das pedras preciosas. Vários desbravadores paulistas, entre eles Fernão Dias Paes Leme, abriram e consolidaram durante a segunda metade dos séculos XVI e todo o século XVII, um caminho que se iniciava no Planalto Paulista, seguia pelo Rio Paraíba passando por onde estão hoje as cidades do Vale para depois adentrar em território mineiro na Garganta do Embaú, pouco antes de chegar em Passa Quatro. Outro caminho muito usado foi seguir pelo Vale do Rio Piracuama, onde atualmente existe a cidade de Pindamonhangaba e dali subir a serra até onde atualmente se localiza Santo Antônio do Pinhal.

 

A Serra abriga cidades de enorme importância turística, tais como Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí. Essas cidades oferecem excelentes trilhas, cachoeiras, rios e pedras para escalada. Às já mencionadas vale acrescentar também o Distrito de São Francisco Xavier e a cidade de Monteiro Lobato.

Elas formam o circuito paulista chamado de "Terras Altas da Mantiqueira" que segundo um levantamento da Unesco, apresenta o segundo melhor clima do mundo para a saúde humana, com temperatura média 23ºC no verão e 14ºC no inverno.

 

Campos do Jordão

Em 20 de setembro de 1790, Inácio Caetano Vieira de Carvalho instalou, no alto da Serra da Mantiqueira, a Fazenda Bonsucesso. Em 1823, a família Vieira Carvalho vendeu a Fazenda Bonsucesso ao Brigadeiro Jordão que mudou o nome para Fazenda Natal.

Matheus da Costa Pinto, considerado o fundador da cidade, tendo adquirido uma parte das terras que pertenciam ao Brigadeiro Jordão, muda-se de Pindamonhangaba para a região e lá instalou uma vendinha, montou uma pensão para “respirantes” (denominação que se dava aos enfermos do pulmão), criou uma pousada para forasteiros e ergueu uma escola. A partir daí, o povo começou a chamar o local de Vila de São Matheus do Imbiri e se resolveu fixar a data de fundação da cidade no dia em que Matheus da Costa Pinto adquiriu as suas terras, ou seja, em 29 de abril de 1874.

A vila se desenvolveu rapidamente e atraiu outras pessoas que fundaram novas vilas e a 29 de Outubro de 1915, muda o nome para Campos do Jordão e somente em 16 de junho de 1934 torna-se município.

O nome do município homenageou o Brigadeiro Jordão, pois, na época, era costume ligar-se o nome do proprietário à propriedade.

A cidade apresenta uma topografia bastante acidentada com cerca de 85% de seu território composto por regiões onduladas, 10% de encostas de serra e apenas 5% de áreas escarpadas. A cidade está localizada em um vale; a parte plana não ultrapassa 500 metros de largura onde se alinham os seus três núcleos principais: Vila Abernéssia, Vila Jaguaribe e Vila Capivari.

 

Santo Antônio do Pinhal

Os historiadores ainda não chegaram a uma conclusão definitiva sobre as origens e o povoamento da região onde viria a existir a atual Santo Antônio do Pinhal, mas todos concordam que o primeiro a explorar a área foi Gaspar Vaz da Cunha. Ele partiu de Pindamonhangaba rumo às minas de Itajubá e foi plantando pequenas vilas ao longo de sua rota (princípio do século XVII).

A respeito da fundação, no inicio de 1800, ocorreram inúmeros conflitos entre paulistas e mineiros pela marca das divisas, cada um pretendendo para si a posse de terra onde, mais tarde, Antônio Joaquim de Oliveira construiria, em sua propriedade, uma capela consagrada a Santo Antônio de Pádua e fundaria a Vila de Santo Antônio de Pinhal.

Mas o litígio não terminaria aí, prolongando-se por longos anos até que, em 13 Junho de 1860 seria o povoado oficialmente fundado por Antônio Joaquim de Oliveira, sendo elevado a distrito em 1880 e a município em Fevereiro de 1959.

 

São Bento do Sapucaí

As origens históricas da Estância Climática de São Bento do Sapucaí remontam ao bandeirismo e a mineração, pela descoberta de ouro em MG no final do século XVII.

Nessa corrida pelo ouro, partindo de Taubaté e São Paulo de Piratininga, abriu-se diversos caminhos transpondo a Serra da Mantiqueira por seus desfiladeiros (Buquira, Piracaia, Embaú e Piracuama) rumo à região das minas. E ao longo do caminho foram sendo fundados pequenos vilarejos que deram lugar a varias importantes cidades, dentre elas São Bento do Sapucaí e Sapucaí Mirim.

Possuidora de uma rica bacia hidrográfica, com muitos rios, ribeirões e cachoeiras inseridas em muitos relevos montanhosos e uma significativa vegetação nativa, é conhecida como a "Cidade Aventura".

 

São Francisco Xavier

Pertencendo a São José dos Campos, o Distrito de São Francisco Xavier, com seus 322 km² de área serviu de passagem e pouso para tropeiros nos fins do século XIX que vinham de MG para SP e vice-versa e numa das Fazendas existia uma capelinha com a imagem de São Francisco Xavier. Os tropeiros que passavam por lá paravam e faziam suas preces e ali muitas famílias resolveram ficar e fundar uma vila, que recebeu o nome do santo.

Atualmente o distrito convive com uma paisagem natural privilegiada com fortes declives e grandes altitudes, possuindo inúmeras trilhas para caminhadas, montain bike, rampas para vôo-livre, entre outros esportes radicais, indo até à prática de canoagem em seus rios e córregos.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Campos do Jordão

 

Mosteiro das Monjas Beneditinas

[picturethis=http://blstb.msn.com/i/7F/1E8D85EFF5E2BD2B3321E3204B7F.jpg 390 350 monjas]Localizado no caminho do Palácio da Boa Vista, o local onde a natureza impera em harmonia com a religião. Em meio a um bosque com grandes árvores, um estreito caminho leva a um lindo lago cheio de peixes, onde um jardim divide espaço com o Mosteiro. O espaço oferece uma agradável área de reflexão[/picturethis]

 

Amantikir

[picturethis2=http://www.netcampos.com/netportal/conteudo/netgallery/media/cidades/sao%20paulo/camposdojordao/noticias/turismo/amantikir.jpg 350 255 jardins]O local exibe belíssimos jardins de diferentes partes do mundo e possui 680 espécies de plantas, divididos em 22 espaços, onde cada um mostra uma cultura diferente.

Rodovia Campos do Jordão Eugênio Lefreve, 215

Fone: (12) 3664-2757[/picturethis2]

 

Auditório Cláudio Santoro

[picturethis=http://www.baladacerta.com.br/bares/fotos1/Auditorio.Claudio.Santoro.jpg 320 240 claudio]Sede oficial do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Auditório Cláudio Santoro tem uma rica programação cultural o ano todo, recebendo inúmeros espetáculos de teatro, música e dança.

Nos jardins foi instalado um museu ao ar livre: o Museu Felícia Leirner, com esculturas da artista.

Rua Luís Arrobas Martins, 1800 - Alto da Boa Vista

Fone: (12) 3662-2334[/picturethis]

 

Museu Felícia Leirner

[picturethis2=http://www.atarde.com.br/arquivos/2007/06/1358.jpg 330 250 museu]O Museu Felícia Leirner, está localizado em uma área de 350.000 m2 no jardim do Auditório Cláudio Santoro. O espaço reúne cerca de 108 obras da artista polonesa.

São figuras zoomórficas e humanas, além de gigantescas imagens brancas que nascem da grama para estabelecer uma comunhão perfeita com a paisagem.

Rua Luís Arrobas Martins, 1800 - Alto da Boa Vista

Fone: (12) 3662-2334[/picturethis2]

 

Belvedere

[picturethis=http://www.camposdojordao.com/imagens/belvedereg.jpg 380 260 vista]Ponto de passagem obrigatório em Campos do Jordão, o Belvedere é o primeiro ponto turístico ao chegar na cidade. Localizado na SP 123 pouco antes do portal, o local oferece uma linda vista do Vale do Lageado.

Pode-se apreciar no local uma maravilhosa visão da serra, onde é possível ver o horizonte se encontrar com as montanhas em meio ao vale, repleto de verde.

Durante o inverno é comum ver quatis se aproximando bem perto dos visitantes para receber alimentos.

O pôr-do-sol no Belvedere é um espetáculo a parte. Nos finais de tarde as montanhas ao longe escondem os últimos raios de sol em um show de cores maravilhoso.[/picturethis]

 

Bondinho e Estrada de Ferro

[picturethis2=http://www.baladacerta.com.br/bares/fotos1/bondinho_estradadeferro.jpg 320 240 bonde]De grande importância histórica para a cidade, a Estrada de Ferro de Campos do Jordão nasceu, no início do século passado, da necessidade de se levar pessoas que sofriam de doenças respiratórias à cura, no clima propício das montanhas de Campos. Hoje a Estrada é uma alternativa turística para conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira.

A partir de Campos do Jordão é possível fazer um passeio pelas principais vilas da cidade: Capivari, Jaguaribe e Abernéssia, num percurso de 4 Km . O passeio se dá através do bondinho urbano (conhecido como camarão), entre as duas principais e mais arborizadas avenidas de Campos. Outra opção é seguir os trilhos centenários até a cidade de Santo Antônio do Pinhal. Este passeio inclui o Vale do Lageado, onde alcança o ponto mais alto das ferrovias do Brasil.

A estrada de Ferro liga Campos do Jordão à cidade de Pindamonhangaba, na região do Vale do Paraíba, de onde também parte um passeio de ida e volta que passa por Santo Antônio do Pinhal chegando à Campos.

Mais informações e agendamentos

(12) 3663-1531 e (12) 3663-1560

*Existe ainda uma rota que parte de Pindamonhangaba com destino a Campos do Jordão e pode ser agendado pelos telefones (12) 3644-7408 / 3644-7409.[/picturethis2]

 

Borboletário Flores que Voam

[picturethis=http://www.netcampos.com/netportal/conteudo/netgallery/media/cidades/sao%20paulo/camposdojordao/noticias/turismo/flores-que-voam.jpg 350 250 flores]Em meio a mata, no caminho do Horto Florestal, uma estufa abriga cerca de 35 espécies de borboletas nativas da região, que vivem em um ambiente calmo e harmonioso.

Logo na entrada um enorme painel exibe uma bela montagem com grandes borboletas e permite, com um pouco de criatividade, fazer belas fotos para levar de recordação.

O passeio oferece uma ótima oportunidade para aprender mais sobre a curta vida de uma borboleta, que leva em média de 10 a 15 dias em sua fase alada. Além de apreciar de perto o fascínio de suas cores, vôos e sua curiosa forma de vida.

Km 10 do caminho para o Horto Florestal

Fone: (12) 3663-6444

http://www.floresquevoam.com.br[/picturethis]

 

Casa da Xilogravura

[picturethis2=http://www.netcampos.com/netportal/conteudo/netgallery/media/cidades/sao%20paulo/camposdojordao/noticias/cultura/xilo-20-anos.jpg 350 250 casa]É o único museu do Brasil especializado em xilogravuras, com um diversificado acervo de obras de artistas brasileiros e internacionais. A xilogravura é uma gravura feita por meio de impressão sobre o papel de uma matriz entalhada em madeira.

O local expõe seu acervo particular, com mais de duas mil obras de cerca de 300 xilógrafos.

Av. Eduardo Moreira da Cruz, 295 Vila Jaguaribe (junto à Praça N. Sra. da Saúde).

Fone: (12) 3662-1832[/picturethis2]

 

Centro de Lazer Tarundú

[picturethis=http://www.vivacampos.com.br/p247480.jpg 400 250 lazer]O Centro de Lazer Tarandú é um complexo com 500 mil metros quadrados que oferece diversas formas lazer. Localizada a poucos quilômetros do centro, ao lado do Hotel Toriba, o Centro de Lazer proporciona além do qualificado haras, uma grande variedade de entretenimento que pode ser explorado por todas as idades.

Dentre as opções de lazer em contato com a natureza estão: Arborismo, Arco & Flecha, Bike Looping, Bunggy Tranpolim, Mini Golf, Mini Buggy, Orbit Ball, Paint Ball, Patinação no Gelo, Passeios em Trilhas e Thunder.

A Vila Hípica, que faz parte do Tarundú, oferece aluguel de cavalos da raça Árabe, Brasileiro de Hipismo, Mangalarga, Anglo-Árabe, entre outras. Para quem quer aprender mais sobre equitação, instrutores qualificados estão a disposição para ministrar aulas à alunos principiantes e avançados.

Av. José Antônio Manso, 1515 - São Cristóvão

Fone: (12) 3662-2590 e (12) 3662-3930[/picturethis]

 

Centro Turístico Capivari

[picturethis2=http://www.designertours.com.br/images/galerias/636/campos%20do%20jordao.jpg 420 315 centro]A Vila Capivari é o Centro Turístico e o ponto de encontro de Campos do Jordão. Em meio a prédios construídos com arquitetura européia, o visitante encontra sofisticados restaurantes, cafés e barzinhos que atendem aos mais diversos gostos e paladares.

Na temporada de inverno, feriados e finais de semana é possível conferir shows gratuitos e apresentações culturais na praça principal, ou simplesmente sentar para recarregar as energias enquanto aprecia a paisagem.

No Parque de Capivari há vários brinquedos para a diversão da garotada, o Teleférico que liga o parque ao Morro do Elefante, botes infláveis motorizados, praça de alimentação, artesanato, e o Trenzinho da Alegria que leva o visitante para conhecer diversos pontos turísticos da cidade. É no centro de Vila Capivari que se concentra também grande parte da vida noturna.[/picturethis2]

 

Cervejaria Baden Baden

[picturethis=http://www.feriasbrasil.com.br/fotosfb/573417307-M.jpg 300 200 cerveja]Fundada por quatro amigos, amantes da boa cerveja, a Cervejaria Baden-Baden produz a tradicional cerveja artesanal de Campos do Jordão, que segue criteriosamente os rituais de fabricação de cervejas especiais. Durante o passeio na fábrica é possível acompanhar os processos de produção artesanal da cerveja Baden Baden, aprender mais sobre a composição das cervejas de um modo geral, além de receber dicas importantíssimas para a compra, armazenamento e consumo de cerveja.

Av. Mateus da Costa Pinto, 1653 - Vila Santa Cruz

Fone: (12) 3664-2004[/picturethis]

 

Complexo Pedra do Baú

[picturethis2=http://www.toriba.com.br/images/pedradobau.jpg 390 300 pedra]Apesar de estar localizado na cidade de São Bento do Sapucaí, o lugar recebe milhares de turistas de Campos do Jordão que seguem para conhecer esta maravilhosa atração turística. Com altitude de 1.950 metros o Complexo do Baú é uma enorme formação rochosa que compõe um dos principais cartões postais da região.

O complexo é formado por três rochas: a Pedra do Baú, a maior e mais alta pedra com 1.950 metros de altitude; O Bauzinho com 1.760 metros; e a Ana Chata com 1.670 metros de altitude. Estas duas últimas localizadas ao redor da principal.

Por Campos do Jordão é possível chegar tranqüilamente de carro ao Bauzinho, sendo possível alcançar a sua parte mais íngreme com facilidade.

Como chegar

Siga sentido a cidade de São Bento do Sapucaí pela Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.[/picturethis2]

 

Ducha de Prata

[picturethis=http://www.seudestino.net/wp-content/ducha2.jpg 400 300 ducha]Formada por várias duchas artificiais que desembocam de águas vindas do represamento do Ribeirão das Perdizes.

Avenida Roberto Simonsen - Vila Inglesa[/picturethis]

 

Ecoparque Pesca na Montanha

[picturethis2=http://www.netcampos.com/netportal/conteudo/netgallery/media/pesca-montanha0.jpg 205 150 pesca]O Ecoparque Pesca na Montanha tem uma vasta área com rios, lagos, restaurante entre outras atividades, além da pesca da truta. Dentre as atividades existentes no local, há a possibilidade de solicitar uma visita monitorada à criação, onde o técnico em piscicultura fornecerá informações sobre a origem, as principais características, aspectos históricos sobre a introdução da truta na região.

Estrada da Campista, Km 18

Fone: (12) 3662-1987[/picturethis2]

 

Fazenda Lenz Gourmet

[picturethis=http://www.netcampos.com/netportal/conteudo/netgallery/media/cidades/Sao%20Paulo/camposdojordao/passeios/Lenz/Fotos/3.jpg 350 230 fazenda]Além da beleza da paisagem, é lá que se come o famoso Lenz Cake (bolo Lenz), conhecido em todo o Brasil, um bolo à base de açúcar mascavo, frutas cristalizadas, uva passa e nozes. Possui um mirante panorâmico de onde é possível ver todo o Vale do Lageado. É possivel desfrutar de caminhadas em trilhas que levam a uma linda cachoeira e um maravilhoso mirante encravado nas pedras.

Estrada Paulo Costa Lenz César, próximo ao Hotel Toriba

Fone: (12) 3662-1421[/picturethis]

 

Gruta dos Crioulos

[picturethis2=http://photos.igougo.com/images/p11307-Campos_do_Jordao_State_of_Sao_Paulo_Brazil-Mamoth_Sized_Rock-gruta_dos_Criolos.jpg 380 260 gruta]Situada em um dos caminhos que levam à Pedra do Baú, a Gruta dos Crioulos recebeu este nome devido a uma lenda, na qual diz que em suas cavernas abrigavam-se os escravos foragidos das fazendas na época da escravatura.

A pedra possui cerca de 700 m2 , com um diâmetro de 30 m de altura e 20 m de profundidade, meio arredondada, chata e côncava podendo abrigar inúmeras pessoas em seu interior.

Seguindo pela Estrada da Campista há placas que indicam o caminho até a Gruta dos Crioulos.[/picturethis2]

 

Morro do Elefante e Teleférico

[picturethis=http://www.camposdojordao.com/imagens/minif_g1.jpg 380 x 260 morro]O Morro do Elefante é um dos mais conhecidos pontos turísticos da cidade. Com um contorno que lembra a tromba de um elefante, a montanha está a 1.800 metros de altitude e possui uma linda vista panorâmica de Campos do Jordão.

O acesso ao ponto turístico pode ser feito de duas formas: pela estrada ou pelo teleférico.

Fone: (12) 3663-1530[/picturethis]

 

Palácio Boa Vista

[picturethis2=http://www.camposdojordao.com.br/fotos/palacio1.jpg 300 200 boa]Construída para servir como casa de veraneio do Governador do Estado, é aberta para visitação em determinadas épocas do ano. A construção do Palácio Boa Vista teve início em 1938, mas só foi concluída em 1964. Três anos depois, o então Governador do Estado de São Paulo, Abreu Sodré, resolveu abrir as portas do Palácio para o público, dando maior utilidade à residência oficial de "veraneio" do governo do Estado.

O Palácio tem 105 cômodos e foi decorado no estilo inglês Maria Tudor. Possui um rico mobiliário dos séculos XVII e XVIII, antiguidades, obras de artistas contemporâneos, esculturas, peças decorativas, objetos religiosos, cristais e porcelanas de grande valor artístico.

Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001 - Alto da Boa Vista

Fone: (12) 3662-1122[/picturethis2]

 

Parque da Floresta Encantada

[picturethis=http://guiacampos.com/florestaencantada/faixada.jpg 300 170 floresta]Localizado em uma região cheio de verde e tranqüilidade, o Parque da Floresta Encantada é um local de lazer onde as crianças se encontram com seus sonhos e fantasias. Neste espaço de 12 mil m² diversas Casas de Brinquedo, com temas de diversas histórias infantis. Entre elas estão: A Casa dos Gnomos, Casa das Bruxas, Casa do Fantasma, Casa dos Coelhos, Casa do Anjos, Casa da Branca de Neve, Casa do Papai Noel, Casa dos Dálmatas, Casa das Bonecas, entre outros. Todas as casinhas foram criadas para deixar a garotada no clima destas fábulas, e foram decoradas com peças típicas das histórias mais conhecidas dos livros e da TV.

Rua Arandi, 270 (Caminho do Pico do Itapeva)

Fone: 12) 3663-5296[/picturethis]

 

Parque dos Lagos

[picturethis2=http://www.netcampos.com/netportal/conteudo/netgallery/media/cidades/Sao%20Paulo/camposdojordao/passeios/Parque%20dos%20Lagos/Fotos/06.jpg 320 240 lagos]Localizado na estrada do bairro da Campista - km 11, o visitante poderá desfrutar de atividades como tirolesa, passeios a cavalo, playground, cama elástica, arborismo, passeios em barcos a remo, caminhadas e pesca.

Fone: (12) 3662-1106.[/picturethis2]

 

Pico do Imbiri

[picturethis=http://www.camposdojordao.sp.gov.br/noticias/novembro/image/imbiri01.jpg 200 150 pico]De fácil acesso e a poucos minutos da avenida principal está localizado o Pico de Imbiri. Um local privilegiado e completamente afastado do centro urbano e ideal para quem procura um lugar absolutamente distinto da cidade, à apenas 4 Km do centro, e que reserva um visual maravilhoso com todos os encantos da serra. Completamente cercado pelo verde intenso da mata nativa e recortado por trilhas radicais, o Imbiri é também recomendado para praticar ecoturismo e passeios de bicicleta, cavalo, moto e quadriciclo.

Como chegar

Seguindo pela Estrada da Campista e assim que começar a descida desta estrada, vire à direita, em uma rua de terra e siga as placas indicativas até o cume do Pico do Imbiri.[/picturethis]

 

Pico do Itapeva

[picturethis2=http://photos.igougo.com/images/p11271-Campos_do_Jordao_State_of_Sao_Paulo_Brazil-Pico_do_Itapeva_with_UHF_and_VHF_towers.jpg 380 260 pico]Do alto de seus 2.030 mts de altitude, é possível avistar 15 cidades do Vale do Paraíba.

Localizado no território da cidade de Pindamonhangaba, mas seu único acesso acontece pela estrada de asfalto que sai de Campos do Jordão, tornando-se assim uma atração turística da cidade. O Pico do Itapeva, que em indígena significa "Pedra Chata", é também uma oportunidade para se comprar doces, artesanatos e roupas em lã. Artigos como malhas, luvas e cachecóis são vendidos por pequenos fabricantes a preços convidativos. A apenas 14 km da Vila Capivari, o Pico é todo recortado por trilhas, onde os mais aventureiros encontrarão muita adrenalina em passeios a cavalo, moto, bicicleta ou mesmo uma saudável caminhada.

Estrada Pico do Itapeva[/picturethis2]

 

Parque Estadual de Campos do Jordão (Horto Florestal)

[picturethis=http://www.roteirodeturismo.com.br/imagens/ponto/Foto_001_-_Jos%E9_Alfredo_Rod_1.jpg 450 330 horto]Criado em 1941, o Horto Florestal de Campos do Jordão possui 8,3 mil hectares de área preservada com uma vegetação de araucárias e coníferas. Tem churrasqueiras, lagos, bosques, pesqueiro, área de ginástica, viveiros de plantas, duchas, capela, ciclovia, restaurante, loja de artesanato e muitas trilhas. Seu relevo montanhoso chega a 2.007 metros de altitude.

Trilhas:

- Cachoeira da Garalhada: Plana com 4,5 Km, pode ser percorrida até por quem não tem lá muito preparo físico.

- Campos do Tímoni (trilha): Íngreme, exige condicionamento em treking. No final, a 1700 metros de altitude, vê-se a região coberta por araucárias.

- Trilha do Rio Sapucaí: Relaxante, o trajeto alterna-se entre campos e matas, acompanhando a correnteza do rio.

- Cachoeira da Celestina: Pesada,só deve ser feita por quem está habituado a esforços físicos. Gastam-se 3 horas para completá-la os 8,5 Km de extensão, chegando a 1910 metros de altitude.

- Trilha das Cinco Pontes:Tranqüila, ótima para crianças, desde que acompanhadas por adulto. No caminho há bonecos inspirados no sítio do Pica-pau Amarelo e tres pontes pênseis.[/picturethis]

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

São Bento do Sapucaí

 

 

Complexo da Pedra do Baú

[picturethis=http://www.baladacerta.com.br/bares/fotos1/pedradobau_2.jpg 320 240 baú]Considerado um dos mais importantes picos para quem curte asa delta, paragliding, escalada, rapel, possui cachoeiras em meio a mata atlântica preservada.

A semelhança com a forma de um baú reforçou o nome que a enorme pedra tem hoje.

O acesso à Pedra do Bauzinho é facilitado, e chega-se de carro pela Estrada do Campista praticamente no mesmo nível do topo da pedra. Dali em diante, pode-se caminhar até o bico da pedra. Também se pode subir a pedra Ana Chata sem uso de equipamentos. Basta um pouco de coragem e bastante fôlego pelo lado sul.[/picturethis]

 

Cachoeira dos Amores

[picturethis2=http://www.saobentodosapucai.com.br/imagens/cachoeiraamores.jpg 105 150 amores]Distante apenas 5 Km da cidade, no Bairro do Paiol Grande, a Cachoeira dos Amores é um local muito freqüentado. Suas quedas formam pequenas piscinas naturais, as quais são excelentes para o banho. Acredita-se que o tipo de pedra que compõe o local é o mesmo que compõe a Pedra do Baú.[/picturethis2]

 

Cachoeira dos Serranos

[picturethis=http://www.saobentodosapucai.com.br/imagens/cachoeiraserrano.jpg 100 150 serranos]Distante 6,5 Km da cidade no Bairro dos Serranos, também conhecida como tobogã, devido à forma como a água desliza por suas pedras.[/picturethis]

 

Cachoeira do Toldi

[picturethis2=http://www.saobentodosapucai.com.br/imagens/cachoeiratoldi.jpg 100 150 toldi]Localizada no Bairro do Toldi, tem acesso pela Estrada da Campista, com um trecho de trilha de aproximadamente 300 metros. Incrustada no meio da Serra do Baú, tem mais de 200 metros de altura e é a mais alta de São Bento do Sapucaí.[/picturethis2]

 

Casa do Artesão

Localiza-se na Praça Monsenhor Pedro do Valle Monteiro. Esse espaço é utilizado por cerca de 160 artesãos que expõem suas peças à visitação. Aos sábados e feirados, o espaço é utilizado para a realização de uma feira, onde os artistas vendem essas peças feitas de cobre, de madeira, palha de milho, de jornal com colagem, folhas de bananeira, entre outros.

 

Igreja Matriz

Localiza-se na Praça Cônego Bento de Almeida. A igreja foi construída por escravos em 1853, com paredes feitas em taipa de pilão (ao invés de bambu, como a maioria das construções em pau-a-pique, utilizou-se madeiras de lei, presas com pregos antigos, de cabeça chata, o que deixa a construção extremamente sólida).

A igreja Matriz é a única construção de taipa de pilão existente no município, a qual está exposta em uma das colunas da igreja.

 

Bairro do Quilombo

Quilombo é um pequeno bairro que manteve suas características desde a sua formação em 1888, quando terras foram doadas para ex-escravos em torno da Igreja Nossa Senhora da Conceição Imaculada. O artesanato vai desde as obras em madeira inteiriça, conhecidas internacionalmente, de Ditinho Joana, até a fabricação manual de carros de boi, cadeiras, bonecas e daqueles que transformam madeiras em pilões e gamelas. Também se encontram no bairro artesãos que trabalham com tintura em tecido, palha, argila, além de doces e conservas típicas.

 

Cachoeira do Barão

Localiza-se no Bairro do Paiol Grande, abaixo da Cachoeira do Toldi e a visitação é feita somente com guias autorizados.

 

Cachoeira das Morenas

Localiza-se no Bairro do Cantagalo. Possui belíssimas quedas d’água.

 

Cachoeira do Baú

Localiza-se no Bairro do Baú de Cima, possui várias quedas d’água, numa grota com mata nativa em sua volta. Possui algumas duchas ao longo de seu percurso que descem num morro até o Ribeirão do Baú. É de difícil acesso e está em uma propriedade particular.

 

Cachoeira do Encontro

Localiza-se no Bairro do Paiol Grande, próximo ao Camping Paiol Grande, esta cachoeira tem acesso pela trilha do Borongondongo, com 1,5 km de extensão. São duas Cachoeiras formadas pelas águas dos rios do Paiol Toldi e do Paiol Pedras do Baú que se encontram neste ponto, formando apenas um rio que continua seu fluxo para formar a frente à Cachoeira dos Amores.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

São Francisco Xavier

 

 

Serra e Pico do Queixo D'Anta

[picturethis=http://www.saofranciscoxavier.net/archives/turismo/imagens/pedra003.jpg 400 250 serra]1.600 metros de altitude - divisa com o Município de Sapucaí Mirim/MG - vista panorâmica de cidades do Vale do Paraíba.

Acesso: 58 km a partir do centro - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (15 km), Estrada Municipal do Rio Manso (10 km em terra).[/picturethis]

 

Pico do Focinho D'Anta

[picturethis2=http://www.hoteliernews.com.br/HotelierNews/Hn.Admin/UpLoads4/Imagens/2008/1113/7e5b538d-1da6-487f-8430-54efb7553efd/focinho_danta.jpg 300 240 pico]1.712 metros de altitude - Serra do Queixo D'Anta, divisa com o Município de Sapucaí Mirim/MG - vista panorâmica da Vila de São Francisco Xavier-SP - da cidade de São José dos Campos e de outras cidades do Vale do Paraíba. Cabeceiras do Rio Manso, do Córrego do Laranjal e do Córrego do Cateto.

Acesso: 52 km a partir do centro - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (15 km), via Bairro dos Remédios, Estrada da Fazenda Queixo D'Anta (4 km em terra).[/picturethis2]

 

Cachoeira de São Francisco (Pedro David)

[picturethis=http://www.roteirodeturismo.com.br/imagens/ponto/Cachoeira-Pedro-David-Jaldi_1.jpg 450 330 pedro]Cachoeira Pública. 15 metros de altura, em várias quedas - Recanto Turístico Pedro David.

Acesso: 58 km a partir do centro - SP 50 ( 33 km ), Estrada Municipal Pedro David ( 21 km ), 3 km além da Vila de São Francisco, sentido Joanópolis.[/picturethis]

 

Cachoeira do Roncador

[picturethis2=http://www.brasiladentro.com.br/fotos/anuncio/104427/grande/41123310.jpg 450 350 roncador]45 metros de altura - Ribeirão Roncador, confluência com o Rio do Peixe.

Acesso: 35 km a partir do centro - SP 50 (17 km), acesso pelo Bairro da Água Sóca, Bairro do Roncador.[/picturethis2]

 

Cachoeira das Couves

[picturethis=http://www.spinn.com.br/img/354990415/cachoeira-couves-sfx.jpg 200 330 couves]15 metros de altura - Rio das Couves

Acesso: 2 km a partir do centro do Distrito de São Francisco Xavier.

Visita somente com autorização.[/picturethis]

 

Pedra do Capim Azul

1.400 metros de altitude - Serra do Queixo D'Anta, divisa com o Município de Monteiro Lobato/SP, cabeceiras do Rio Manso - vista panorâmica de cidades do Vale do Paraíba. Acesso: 56 km a partid o centro - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (15 km), Estrada Municipal do Rio Manso (8 km em terra).

 

Serra de Santa Bárbara

1.578 metros de altitude - divisa com o Município de Sapucaí Mirim/MG - belíssima paisagem - águas cristalinas, de corredeira entre pedras.

Acesso: 65 km a partir do centro - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (20 km), Estrada Municipal de Santa Bárbara (12 km em terra).

 

Pedra Pouso do Rochedo

1.300 metros de altitude - Serra de Santa Bárbara - Subir o Vale de Santa Bárbara - belíssima paisagem - águas cristalinas, límpidas, ligeiras, por entre pedras, forma piscinas naturais e pequenas quedas.

Acesso: 62 km a partir do centro - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (20 km), Estrada Municipal de Santa Bárbara (9 km em terra).

 

Cachoeira Santa Bárbara

Acesso: 62 km a partid o centro - SP 50 (33 km), Estrada Municipal Pedro David (20 km), Estrada Municipal de Santa Bárbara (9 km em terra).

 

Cachoeira do Turvo

25 m. de altura - Rio Turvo, confluência com o Rio do Peixe

Acesso: 24km a partir do centro - Estrada Municipal do Bom Sucesso

 

Cachoeira do Sabão

25 m. de altura em três quedas - Córrego do Sabão, confluência com o Rio do Peixe. Acesso: 30km a partir do centro - SP 50 (8km), Estrada Municipal do Costinha via Reserva Ecológica Augusto Ruschi

 

Trilha da Revolução

25 km saindo da praça central do Distrito até Monte Verde.

Durante o passeio passa por: Cachoeira das Couves (15 mts de queda), Vale dos Duendes, Trincheira da Revolução de 32, Olho D'Água.

 

Trilha do Jorge

11 km saindo da fazenda do Jorge até Monte Verde.

Usada para prática de mountain bike, trekking e passeio a cavalo.

Pelo lado de São Francisco Xavier, com um pouco de sorte, há chance de ver o macaco Muriqui, o maior da América Latina e em fase de extinção.

 

Trilha de Santa Cruz

13 km saindo até Monte Verde.

Usada para prática de mountain bike, treking e passeio a cavalo.

Passando pela Pedra Redonda (1.925 m de altitude), pode-se avistar todo o Vale do Paraíba.

 

Trilha do Queixo da Anta

Saindo da fazenda até a pedra, com 1740 m de altitude.

Também usada para a prática do Rapel com descidas de 65 m na primeira fase e 40 m com negativa na segunda fase.

 

Trilha do Max

14 km ida e volta, saindo da praça, chegando até a rampa dos 450 m.

Durante o passeio passa pela Cachoeira Ferruginosa, Rampa do Funk e Gruta Granítica.

Usada para prática de mountain bike, treking, vôo livre e passeio.

 

Trilha do UHF

12 km ida e volta.

Vista panorâmica da cidade.

Usada para a prática de vôo livre, treking e passeio a cavalo.

 

Trilha do Rio Manso

30 km saindo da praça até Monteiro Lobato.

Usada para cavalgada e treking.

Durante o passeio passa por: Serra do Rio Manso, Bairro do Sousas, Fazenda do Boliviano, chegando em São Benedito.

 

Trilha do Pouso Frio

25 km ida e volta. Usada para cavalgada e trekking. Passa pelo Bairro da Lavra e na volta

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Campos do Jordão

 

Pousadas

Cadastradas no GHEB.net

Sítio Nossa Senhora de Loreto

 

 

Outras opções

Serra da Estrela Hotel

Rua Mario Ottoni Resende, 160 Bairro Vila Capivari

Fone (12) 3669-8000 e (12) 3669-9004

 

Pousada Parque das Flores

Avenida Dr Adhemar de Barros, 715 Bairro Abernéssia

Fone (12) 3664-6114 e (12) 3664-6114

 

Pousada Luar Osonier

Rua Caçapava, n°90 Bairro Vila Fracalanza

Fone (12) 3662-1770

 

Pousada La Villette

Rua Cantídio Pereira de Castro, 100 Bairro Capivari

Fone (12) 3663-2767 e (12) 3663-1278

 

Pousada Hortênsias

Rua Engenheiro Adelardo Soares Caiobi, 197 Bairro Capivari

Fone (12) 3663-6010 e (12) 3263-4703

 

Hotel Estoril

Avenida Macedo Soares, 241 Bairro Capivari

Fone (12) 3669-9000 e (12) 3669-9004

 

Estalagem Campos do Jordão

Rua Lazar Segal, 451 Bairro Jardim Miraflores

Fone (12) 3672-2492

 

Pousada e Chalés Cachyto de Cielo

Rua França, 12 Bairro Jardim Europa

Fone (12) 3663-2131 e (12) 3663-2141

 

Pousada da Montanha

Rua João Andreoli, 84 Bairro Santa Cruz

Fone (12) 3664-4498

 

Hotel Capivari Plaza

Rua Sen. Gustavo de Godoy, 341Bairro Capivari

Fone (12) 3663-2266 e (12) 3663-2266

 

Pousada Campos de Provence

Rua Eurico Sodré, 194 Bairro Vila Capivari

Fone (12) 3663-4003

 

Hotel Bologna

Avenida Macedo Soares, 331 Bairro Capivari

Fone (12) 3663-1166 e (12) 3662-3322

 

Hotel Barcelos

Praça Castro Alves, 17 Bairro Vila Capivari

Fone (12) 3663-1422 e (12) 3663-1422

 

Hotel Astória

Avenida Emílio Lang Junior, 1145 Bairro Capivari

Fone (12) 3663-2797

 

Pousada Appenzell

Rua Dep Plinio de Godoy, 272 Bairro Capivari

Fone (12) 3663-1526 e (12) 3663-2350

 

Pousada Alpes da Serra

Rua Antônio Simões dos Reis, 400 Bairro Vila N.s.de Fátima

Fone (12) 3662-4050 e (12) 3664-3928

 

Pousada Aldeia dos Anjos

Rua Paulo Rabello Dubeux, 193 Bairro Vila Dubieux

Fone (12) 3664-5130 e (12) 3664-5130

 

Pousada 3 Pinheiros

Rua das Margaridas, 360 e 400 Bairro Alto da Boa Vista

Fone (12) 3664-2843

 

 

Albergues

Campos do Jordão Hostel

 

Campings

Camping Clube do Brasil

 

 

 

São Bento do Sapucaí

 

Pousadas

Cadastradas no GHEB.net

 

Pousada Cama & Café (Bed and Breakfast)

 

Outras opções

Pousada das Flores - (12) 3971-1176

 

Pousada Canto Verde - (12) 3971-1633

 

Pousada Por do Sol - (12) 3971-1482

 

Pousada Vovó Hilda - (12) 3971-1758 e 3951-1273

 

Pousada Vovó Nana - (12) 3971-1688

 

Chalés de Compostelo - (12) 3971-1672

 

Pousada Casa Blanca - (12) 3971-1637

 

Pousada Casa Grande - (12) 3971-1640

 

Pousada Flor de Ipe - (12) 3971-1391

 

Pousada do Quilombo - (12) 3971-2688

 

Pousada Recanto da Montanha - (12) 3971-1268

 

Pousada Recanto das Nogueiras - (12) 3971-1253

 

Pousada Solar Azul - (12) 3971-2044

 

Pousada Tia Cida - (12) 3971-1284

 

Pousada da Vilma - (12) 3971-1258

 

 

Campings

Camping Rancho Alegre

 

Camping Vale das Pedras

 

 

 

São Francisco Xavier

 

Pousadas

Pousada/Camping Cachoeira (funciona apenas no verâo)

Estr. Ezequiel Alves Graciano, 800 - Santa Cruz

Fone: (12) 3926-1195 e 3926-1205

 

Pousada Canto da Vila

R. 15 de Novembro, 59 - Centro

Fone: (12) 3926-1401

 

Pousada Moinho Velho

Estr. Santa Bárbara, 720

Fone: (12) 3926-1536

 

Pousada das Montanhas

R. 15 deNovembro,158 - Centro

Fone: (12) 3926-1506

 

Pousada Mirante

Estrada do Guaxindiba, 820 - Guaxindiba

Fone: (12) 3926-1747 e 3929-2694

 

Pousada Recanto das Pedras

Estrada do Cateto 135 - Cateto (Bairro dos Remedios)

Fone: (12) 3926-1791 e (12) 3917-5200

 

Pousada São Francisco

Praça Cônego Antônio Manzi, 138 - Centro

Fone: (12) 3926-1673 (chalés) – 3926-1373 (aptos)

 

Pousada Sal da Serra

Estr. das Seriemas, 6.410 - Santa Bárbara

Fone: (12) 3926-1780

 

Pousada Vale das Águas

Estrada do Rio do Peixe, km 1,8 - Rio do Peixe

Fone: (12) 3926-1178

 

Pouso do Poeta

Rua Projetada 2, 68 - Centro

Fone: (12) 3926-1716

 

Sítio Águas da Serra Chalés

Estr. Ezequiel Alves Graciano, 1800

Fone: (12) 3926-1281

 

Sítio Cheiro de Mato

Estr. dos Ferreiras, 4505 – Ferreiras

Fone: (12) 3018-9333 e (12) 3204-7766

 

 

Campings

Camping do Roncador

 

Camping Cachoeira

 

Camping Canto dos Passaros

 

Camping Pedro David

 

Camping Pouso do Rochedo

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...