Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

[RTW] Mochilão de 3 anos - Todos os continentes

Postado
  • Membros

Galera,

Em abril iniciarei minha viagem de volta ao mundo. ::hahaha::

Gostaria de compartilhar o meu roteiro com vcs. Não é nada fixo, por isso aceito sugestões, dicas e orientações para aproveitar ao máximo possível a viagem. A ideia é pegar as melhores épocas nos países: nem calor de deserto, nem época de monções, nem frio polar.

Em resumo:

2013

ABR-SET: Canadá

OUT: Estados Unidos

NOV-DEZ: Austrália e Nova Zelândia

2014

DEZ-FEV: Tailândia, Camboja, Vietnã, Laos e Birmânia

FEV: Índia

MAR: Nepal e Butão

ABR: Japão e Coreia do Sul

MAI: China e Coreia do Norte

JUN: Indonésia e Mongólia

JUL: A ideia era voltar à China e dar início à Rota da Seda. Mas pelo calor da Ásia Central, tive de inverter a ordem e partir pra Rússia e países nórdicos.

AGO: Agora sim, rumo à Rota da Seda passo por Geórgia, Armênia e Azerbaijão

SET: Ásia Central (os "quistão") - Rota da Seda

OUT: Paquistão e Irã

NOV-DEZ: Iraque e península árabe

2015

JAN: atravesso o Mar Vermelho e chego à Etiópia e dps Egito

FEV: Israel e Jordânia. Tempo de chuva nessa época, infelizmente.

MAR: Líbano e Turquia

ABR-MAI: Grécia e subo pelos bálcãs

JUN: Romênia e Ucrânia

JUL: Bielorrúsia e os pequenos países Let, Lit, Est.

AGO: Escócia e Inglaterra

SET-OUT: Volto pra África para um tour do Quênia à África do Sul

NOV: Volto pra América. Argentina

DEZ: Chile

2016

JAN: Bolívia e Equador

FEV: Panamá, Costa Rica e El Salvador

MAR: Guatemala e México

ABR: Volta ao BRASIL!

Viagens longas: EUA-NZelândia; Índia-Japão; Pequim-Rússia; Inglaterra-Quênia.

Preocupações:

1. Vistos ao longo da viagem

2. Compra de passagem com antecedência para ser apresentada na entrada do país e comprovar que vc não tem intenção de ficar; pior, qdo a saída será por via terrestre

3. Vacinas

É isso! ::otemo::

Vlw!

jaumz

• Respostas 163
  • Visualizações 50.2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Fala Jaumz,   Hahahah, obrigado. É uma honra para o "membro de honra" aqui ser inspiração para alguém. Aliás, é sempre muito bom ajudar o pessoal a viajar mais e melhor! Na época em que fiz a minha

• Jaumz,   Opa... que banco é esse que te isentou das tarifas de saque? Mesmo assim, levando em conta que você vai ficar fora por 3 anos... tenha cuidado para ver se esse banco não está "metendo a fa

• Por incrível que pareça o cara fez mesmo o mochilão de três anos, depois de muito tempo entrei na página do facebook dele e pasmem, adivinha o que ele está fazendo agora ??? um mochilão pelo Sudão kkk

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

Fala Lucas!

Mto massa vc já se preparar pra sua viagem com tanta antecedência. Apesar de ser sempre um sonho e estar lendo sobre os países há algum tempo, agora é que to botando a coisa em prática - quase encima da hora!!

Entrei em contato com a embaixada do Japão. Respostas vagas... Mas parece ser possível emiti-lo estando fora do BR. Cá pra nós, se tem um visto que me incomoda é o do Japão. kkkkk. Os caras tinham de dar acesso livre aos brasileiros. Onde está a maior comunidade japonesa fora do Japão? No BR. Pô! Recebemos a cambada toda no século passado. Ingratidão! ehheheh. Mas tirando isso, se não conseguir o visto na Índia ou na Malásia, o Japão vai ficar de fora! Tentei.

Outro visto bem complicado é o da Arábia Saudita. Cheio de trelelê. Tá mais fácil a Montanha ir a Maomé do que eu ir a Meca!!

Guias Lonely Planet: em geral, mto bons! Já usei-os na viagem pro Peru, pra Cuba e pra Venezuela. E to utilizando pra trip que vou fazer pra Colômbia. Todos em espanhol. Mas tava lendo o do Canadá e achei-o mto fraco. Não ajuda mto. O formato é diferente... não gostei. Por outro lado, o da África e da Europa do Leste parecem bons. Ainda quero ver o da Ásia. Acho que são os três que irei comprar. Esses são em inglês. E não são pra gringos não. Atende bem a mochileiro brasuca, diferentemente do Tripadvisor.

É isso!

Se tiver dicas, vá passando. Flw

jaumz

Postado
  • Membros

Grande Jaumz,

Obrigado pelas dicas!

Então cara, já não é de agora que eu tenho esse sonho, desde pivete, mas agora que eu já tenho uma condição financeira e trabalho posso colocar na atividade.

E como falta alguns anos de faculdade ainda, acredito que possa ir planejando bem e economizando uma grana legal até lá.

Hahahaha mas é isso ai cara, bora encarar o mundão haha.

É eu tambem tentei ligar lá, a mulher falo que não tem jeito de conseguir um prazo maior. Tinha pensado em tirar cidadania italiana, mas é mor rolo.

Então eu vi que falaram que uns conseguem tirar fora, outros falam que é impossível. Cogitei uma opção, que vou tentar descobrir, se por exemplo tirar o visto aqui, e renova-lo pelo caminho, não sei, pra consegiur um prazo maior do que 90 dias.

Então eu tinha alguns planso de ir para a Arábia Saudita tambem, porque tenho alguns amigos por lá, mas não sabia que era dificil assim ://

Bacana cara, to pensando em já adquirir alguns para obter informações mais aprofundadas para poder planejar um pouco melhor o orçamento, destinos essas coisas.

Então eu postei a minha idéia, ta aqui no link aqui de baixo, tem alguns links bem úteis cara, que ajudam bastante, e tenho visto alguns blogs que ajudaram muito a decidir, são vários mas segue uns deles:

http://asiademochila.wordpress.com/ (muito bom, mostra bem o jeito brasuca de ir viajar hahaha)

http://viagemafora.blogspot.com.br/

e tem muitos outros, que achei muito interessante, é que se não vou encher o post, se quiser depois te mando :D

Abrass cara, boa sorte ai nos planejamentos finais.

Postado
  • Membros

Fala Lucas e Jaumz,

O Japão é mesmo um ingrato... mas quem sabe isso não mude até a data da sua viagem, Lucas?!

A Russia também era muito complicada quando eu viajei, tanto que não fui para a Russia durante a minha RTW... acabei indo depois! As coisas mudam, e o nosso passaporte brasileiro é excelente para viajar, não dá para reclamar não! (Australianos por ex ainda precisam de visto para Ucrania, Russia etc)!

Voltando ao assunto do Japão, é possível tirar fora do Brasil sim. Tenho amigos que tiraram em Maputo, Moçambique... mas sempre comprovando a residência no país através dos vistos de residência... sem eles não acredito que teria sido possível tirar.

Sobre as relações com Embaixadas segue a dica: ao invés de pedir as informações por email, tente ligar para o responsável da área consular/vistos... por telefone eles podem falar a situação real. Escrever para eles é sempre mais complicado, por algumas coisas que são flexibilizadas não podem ser escritas.

Eu tenho alguns pdfs dos Lonely Planet que baixei pelo torrent... recomendo baixar todos nessa fase inicial de investigação... ajuda muito!

Abraços de Blantyre, Malawi!

Postado
  • Membros

Opa Mike, obrigado pelas dicas.

Então pois é o Japão sempre querendo melar com o roteiro de quem quer dar a volta ao mundo hahahaha

Mas como tenho um bom tempo ainda até lá, vou pesquisar e tentar achar alguma alternativa, caso contrário vou ter que enxcair onde der mesmo, se souber de alguma novidade posto pra galera.

E em relação a tirar o visto no exterior, é meio embaçado eu acho até né, ter que alugar uma casa ou ap por pelo menos um menos, e fazer de tudo para demonstrar que está residindo no país que nem é o seu.

Boa dica dos pdfs, vou procurar aqui já pra dar uma lida, existe muita diferença nos guias ? por exeplo edições(anos), guias de países ou guia multi-países ? tava pensando em comprar alguns usados pela internet ou talvez comprar uns novos la fora porque minha irmã mora nos estados unidos.

valeu galera, abras!

Postado
  • Membros

Fala Lucas,

Mas também tem o lado bom do Japão... como ele fica num extremo do planeta, você pode ir direto do brasil para lá, ou ir para o oriente (China etc) e depois seguir para o Japão dentro dos três meses de validade do visto emitido no Brasil! :)

Sobre tirar o visto no exterior, atenção: não são todos os países que exigem que comprove-se a residência no local para tirar vistos utilizando as Embaixadas daqueles países. Portanto tirar visto da China em HK, Índia na Tailandia, Vietnam no Camboja etc é molezinha!

Os pdfs que eu baixei estão bem desatualizados. Ediçoes etc... mas você sabe que pode baixar a última versão dos LPs na AppleStore? Bem mais barato que comprar o original em papel... depois o LP tambem fez alguns Apps guias de grandes cidades com todas as dicas, e os mapas ajudam muito também... vale dar uma olhada, guebra um galhão.

Abs

Postado
  • Membros

Demaiis Mike Weiss !!!

Muito obrigado pelas dicas,vou cair na pesquisa sobre como tirar o visto nestes locais, já que algum deles estão no meu roteiro como tailândia,camboja,vietnam,hkk,china. Você sabe onde posso pesquisar melhor isso? se é na embaixa desses países aqui no Brasil ou na embaixa do Japão aqui? ou tentar um contato diretamente com eles no paises que desejo tirar o visto japones?

Valeu Mike, já vou fazer isso cara, obrigado mesmo :D

Grande abraço!

Postado
  • Autor
  • Membros

Então eu postei a minha idéia, ta aqui no link aqui de baixo, tem alguns links bem úteis cara, que ajudam bastante, e tenho visto alguns blogs que ajudaram muito a decidir, são vários mas segue uns deles:

http://asiademochila.wordpress.com/ (muito bom, mostra bem o jeito brasuca de ir viajar hahaha)

http://viagemafora.blogspot.com.br/

e tem muitos outros, que achei muito interessante, é que se não vou encher o post, se quiser depois te mando :D

Valeu pelos links, Luccas.

E em relação a tirar o visto no exterior, é meio embaçado eu acho até né, ter que alugar uma casa ou ap por pelo menos um menos, e fazer de tudo para demonstrar que está residindo no país que nem é o seu.

Outra coisa ruim de tirar visto no exterior é que, dependendo da embaixada, pode demorar 10d. E é phoda ficar esperando visto, ainda mais se não tiver mais nada pra conhecer nessa cidade. Emperrando todo o esquema...

Boa dica dos pdfs, vou procurar aqui já pra dar uma lida, existe muita diferença nos guias ? por exeplo edições(anos), guias de países ou guia multi-países ? tava pensando em comprar alguns usados pela internet ou talvez comprar uns novos la fora porque minha irmã mora nos estados unidos.

Se conseguir alguma edição atualizada em PDF me avise.

Postado
  • Membros

Fala Jaumz e Luccas,

Tranquilo Luccas! Valeu pela add no Fb.

Gosto muito do mapa de visa requirments atualizado pelo Wiki http://en.wikipedia.org/wiki/Visa_requirements_for_Brazilian_citizens

Sim, o mapa tem algumas falhas (Swaziland brasileiro pega visto na Fronteira, o mesmo para o Belize)... mas em geral está bem atualizado!

Eu gosto desse mapa muito mais do que dos sites em geral que informam sobre a necessidade do visto ou não, porque quando estamos fazendo uma RTW o que mais importa é se o visto pode ser obtido NA FRONTEIRA ou não, e esse mapa está bem atualizado a esse respeito.

Tem vistos rápidos... por exemplo tirar um visto da PR China em Hong Kong é mais rápido que tirar no Brasil... sai no mesmo dia. :)

Abraçaaaao

Postado
  • Autor
  • Membros
...e o nosso passaporte brasileiro é excelente para viajar, não dá para reclamar não!

Isso é verdade!

Mas também tem o lado bom do Japão... como ele fica num extremo do planeta, você pode ir direto do brasil para lá, ou ir para o oriente (China etc) e depois seguir para o Japão dentro dos três meses de validade do visto emitido no Brasil! :)

Outro problema do Japão é que vc tem de sair daqui pra chegar lá numa época boa - O que é bem díficil! Planejo ir lá em abr/14.

Sobre tirar o visto no exterior, atenção: não são todos os países que exigem que comprove-se a residência no local para tirar vistos utilizando as Embaixadas daqueles países. Portanto tirar visto da China em HK, Índia na Tailandia, Vietnam no Camboja etc é molezinha!

Great tips!!

Os pdfs que eu baixei estão bem desatualizados. Ediçoes etc... mas você sabe que pode baixar a última versão dos LPs na AppleStore? Bem mais barato que comprar o original em papel... depois o LP tambem fez alguns Apps guias de grandes cidades com todas as dicas, e os mapas ajudam muito também... vale dar uma olhada, guebra um galhão.

Esses mapas prestam msm?!

Outra coisa que queria ver com vcs é sobre o seguro viagem. Tem alguma dica? Tem boas indicações? Eu sempre cismei com isso. Não discordo de quem fala que é essencial. Realmente é. Ainda mais quando se trata de viagens longas. Mas até hj sempre utilizei o do cartão crédito. Nunca precisei acioná-lo. Nem pra extravio de bagagem. Mas fico pensando... e quando eu precisar? Vai funcionar msm? Não vão encrencar com letras miúdas inexistentes? Independentemente disso, farei um para os cinco/seis meses seguintes ao vencimento da vigência do seguro do cartão - que ainda irei verificar de qto tempo é. Pensei em contratar o da World Nomads. O que acham?

Atualizando-os sobre o planejamento de viagens: hj iniciei a bateria de vacinas.

inté

Postado
  • Membros

Jaumz,

Os mapas do Lonely Planet prestam sim. Deus e todo mundo usa o Lonely Planet... isso virou piada já no meio mochileiro "mais metido / hipster" porque tem muita gente que faz do LP a sua Bíblia, só fica em lugar onde o LP recomenda, só vai nos lugares que o LP destaca... enfim...

Eu não critico nem faço grande apologia. Só posso afirmar que EU prefiro dar pelo menos uma olhada num guia para entender melhor o lugar, os preços, para onde ir etc... chegar numa cidade pequena da China, completamente sem noção, sem falar a língua sem nada... sem guia etc faz você perder muito tempo, dinheiro e passar raiva (literalmente)!

Aí está outra dica. Ter um guia em lugares onde especialmente o alfabeto é diferente do nosso, faz muita diferença... porque nós não coseguimos ler nem pronunciar os lugares. Assim, facilita toda a vida mostrar para um taxista no guia escrito em mandarim (por exemplo) o lugar onde você quer ir. Isso é também uma vantagem de ficar em hostels... eu pedia para eles fazerem bilhetes escritos em chines/japones/etc dos lugares para onde eu ia.

Falando em Hostel... vocês vão notar que em vários países tem hotel vagabundo muito mais barato que hostel. E tem vários lugares e países onde só tem hotel vagabundo mesmo... portanto, não pensem que tem hostel em qualquer buraco do mundo, porque não tem!

Nunca me esqueço de uma cena quando eu estava chegando em Damascus (Siria) na rodoviária e falei para o taxista "sayaa fondoq"... já que eu não sabia falar Hotel barato, acabei falando Hotel Ruim hahahahahah E o cara me levou para um hotel legalzinho, no centro da cidade onde os mochileiros costumam ficar hospedados... por isso, se tivesse um guia qualquer já teria ajudado a não chegar tão perdidaço!

Tem um app do LP (experimental) inclusive que você vai usando com fone de ouvido e vai caminhando... como ele usa a tua coordenada geográfica, ele vai descrevendo a rua ao teu redor, diz para voce virar a esquina, olhar para cima etc etc... fenomenal, mas tira MUITO da aventura de caminhar sozinho por uma cidade nova.

Sobre a questão do seguro viagem, é uma longa história. Cada um tem um fator cagaço específico, eu mesmo já pensei de forma diferente... hoje vejo que vale mesmo a pena ter seguro viagem nos países onde o hospital é muito caro, como EUA, Canadá, Inglaterra, Austrália, Japão e NZ. Fora estes países, o sistema público vai te atender numa emergencia como atropelamento etc... quebrar braço, operações mais simples etc são muito baratas em países subdesenvolvidos e 100% dos seguros (em emergências) só fazem a restituição do pagamento. Na hora, quem paga é você com o seu cartão! Eu hoje tenho um seguro excelente pago pela empresa para a qual trabalho, válido em todo o mundo que é o Allianz www.allianzworldwidecare.com mas existem outros bem mais baratos, e até especificos para mochileiros... eu já usei o www.worldnomads.com , recomendo... o preço é bom e o atendimento também (via Bupa). Sobre o seguro do cartão de crédito, leia muuuuuito bem! O seguro só vale se vc pagar a passagem aérea toda com ele... e a maioria só cobre por até três meses após a chegada, e somente no país de chegada! Ou seja: pousou em Lisboa hoje e foi para Barcelona uma semana depois, seu seguro já não vale mais! Tem alguns sites que fazem cotaçao de seguros ao mesmo tempo e te dão a cotaçao mais barata... atenção a esses sites, na maioria das vezes eles cotam seguros para residentes do UK ou EUA, aí o valor despenca mesmo!

Assim como o seguro do cartão de crédito não cobre o seguro de aluguel de carros como Ferrari, Porsche etc...

Opa Jaumz, que beleza. Quais vacinas vc ja tomou? abs

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.