Ir para conteúdo

Bolívia – guia politicamente INcorreto!


Posts Recomendados

  • Membros

Gostei muito do seu relato, quero ir na Bolivia em novembro.

tenho algumas dúvidas:É díficil cambiar real nas cidades da bolivia? Ouvi dizer que é melhor comprar roupa e botas para o frio em la paz O que voce acha? Nao tenho roupa para ficar no frio como o da Bolivia. A comida é pimentada como no Peru? Como posso ir de la paz para uyuni, melhor ir de onibus ou de trem? Obriga e desculpe tantas perguntas Regina

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Gostei muito do seu relato, quero ir na Bolivia em novembro.

tenho algumas dúvidas:É díficil cambiar real nas cidades da bolivia? Ouvi dizer que é melhor comprar roupa e botas para o frio em la paz O que voce acha? Nao tenho roupa para ficar no frio como o da Bolivia. A comida é pimentada como no Peru? Como posso ir de la paz para uyuni, melhor ir de onibus ou de trem? Obriga e desculpe tantas perguntas Regina

 

Não se preocupe com o volume de perguntas, Regina. Vamos uma por vez:

 

1 - Sim, é difícil trocar real no bolívia. Nas fronteiras, vc troca na boa. Nas outras cidades, vc só troca em casas de cambio. Mesmo assim, não sei te dizer se vale a pena. Melhor mesmo é cartão de crédito internacional, ou dólares. Ou então troca logo no início da viagem e esconde o dinheiro.

 

2 - quanto a roupas e botas, agora é verão, então acho que vc não precisa se desesperar. Use uma jaqueta que seja impermeável (ou seja, de lã, não é tão bom) por causa do vento. Tipo nylon, jaquetões de motoqueiro, etc. Praticamente qq jaqueta serve. Uma camiseta por baixo, uma malha quentinha depois (aí pode ser lã) e uma jaqueta por cima para proteger do vento. só isso já te resolve. SE mesmo assim vc quiser, compre roupa de frio lá tb, oras. Com certeza será mais barato que comprar no brasil. Vc pode até arriscar e ir com bem pouca roupa de frio (só um suéter, por exemplo) e deixar para comprar tudo lá. Eu, particularmente, fiz toda a minha viagem com um tênis Asics velhinho que eu queria "matar". E não senti frio nos pés, mesmo o tênis sendo feito daquele tecido que permite a respiração. Então eu acho bota uma vaidade boba. Só vale a pena se vc realmente for subir aqui e ali, escalar alguma coisa, etc. Mas acho que esse não é o seu perfil (senão vc nem estaria fazendo essas perguntas). Se vc é simples e inexperiente que nem eu, e não vai fazer algo suuuper radical, então deixe as botas para os aficcionados, pq senão depois vc fica com elas sobrando na sua casa. Eu comprei um par na bolívia há uns anos e nunca mais usei!

 

3 - a comida não é tão apimentada. Em geral, a pimenta vem num potinho separado. Lá eles fazem um molho de pimenta chamado "lhárrua".

 

4 - Vc pode, sim, ir de la paz para uyuni. Pode ir direto, ou pode parar em Oruro (que é uma cidade feia e sem graça (mas que tem lagos bonitos por perto, aí vai de vc querer visitá-los ou não). Entre trem e ônibus... bem, se vc leu o relato todo, sabe que eu sempre prefiro o ônibus. A única exceção é o trecho que eu mencionei no relato, onde eu prefiro o trem.

 

Acho que respondi tudo!

Para cada pergunta adicional, favor depositar mais 37 centavos, fora os impostos... rsrsr brincadeirinha. Se tiver mais dúvidas, pode perguntar.

 

[][][]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ola,

 

Muito bom gostei muito do seu relato, diferente de todos por aqui, to indo dia 04/01/2013 vai me ajudar muito o que eu li aqui.

 

Abs!!!

 

 

valeu, Rodrigo. Achei estranha a data da sua viagem (já passou). Será que vc quis dizer primeiro de abril? rsrsrsr Bom, estamos aí, se precisar, é só assobiar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

e ai yuri blz cara?

bom de mais esse seu relato com dicas !! bacana de mais cara!!

como vi que esta bem por dentro do assunto Bolivia kkkk vim aqui te fazer umas perguntas ! e ficarei grato se responder!!!

 

to querendo muito ir para la , e tenho ja em mente os locais que quero ir, to planejando chegar e voltar por santa cruz !!!

dai seria Santa Cruz - Sucre - Potosi - Uyuni - La Paz - Copacabana e voltar para Santa Cruz!!!

acha que e um bom roteiro ? tava pensando em fazer essa viagem em 13 dias, acha suficiente ???

e o mais importante para mim e a questao da grana , quanto acha mais ou menos que devo levar? e se devo levar somente dolares? faco faculdade de Economia , entao ja se ve que penso bem no custo beneficio de cada coisa kkkkkkkkkkkk!!!

e por acaso saberia dizer quanto fica fazer os trechos de santa cruz a sucre e la paz a santa cruz de aviao? e qual seria uma boa empresa aerea!!!! to pensando em ir em Setembro !!! ::otemo::

e tem outras perguntas tambem , mas se puder me da umas dicas nessas ficarei grato!! um abracao ai!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
e ai yuri blz cara?

bom de mais esse seu relato com dicas !! bacana de mais cara!!

como vi que esta bem por dentro do assunto Bolivia kkkk vim aqui te fazer umas perguntas ! e ficarei grato se responder!!!

 

to querendo muito ir para la , e tenho ja em mente os locais que quero ir, to planejando chegar e voltar por santa cruz !!!

dai seria Santa Cruz - Sucre - Potosi - Uyuni - La Paz - Copacabana e voltar para Santa Cruz!!!

acha que e um bom roteiro ? tava pensando em fazer essa viagem em 13 dias, acha suficiente ???

e o mais importante para mim e a questao da grana , quanto acha mais ou menos que devo levar? e se devo levar somente dolares? faco faculdade de Economia , entao ja se ve que penso bem no custo beneficio de cada coisa kkkkkkkkkkkk!!!

e por acaso saberia dizer quanto fica fazer os trechos de santa cruz a sucre e la paz a santa cruz de aviao? e qual seria uma boa empresa aerea!!!! to pensando em ir em Setembro !!! ::otemo::

e tem outras perguntas tambem , mas se puder me da umas dicas nessas ficarei grato!! um abracao ai!!

 

 

Oi, td bem. vamos por partes.

Primeiro, meu nome não é yuri, é ALEX. Rsrsrsrs

agora as perguntas:

- seu roteiro é bom, desde que vc já tenha em mente que de sta cruz a sucre tem que ser avião. Tem duas empresas que fazem o trajeto BOA e TAM (transporte aereo militar). Ambas são a mesma coisa. Daí é uma questão de vc olhar preços, horários, de qual aeroporto sai, etc. Saindo do Trompillo é melhor, mas se tiver que sair do viru viru tb é de boa. Se vc leu o relato todo, já sabe as manhas. Tente comprar antecipadamente. O valor vai ser em torno de 50-70 dólares.

Uma outra coisa que eu acrescentaria no seu roteiro é Cochabamba, se vc tiver tempo. Daí vc pode ir de la paz a cochabamba e de cochabamba a sta cruz, tudo de busão. Eu não conheço cochabamba pessoalmente, mas dizem que é muito bom! Inclusive, se eu tivesse que fazer o trajeto novamente, não iria por sucre, teria feito sta cruz-cochabamba-oruro-potosi-uyuni. Teria economizado mais tempo e dinheiro.

- quanto ao tempo, eu acho meio escasso. Veja aí os dias que eu gastei no meu roteiro, e daí vc decide o que vai ou não cortar do seu roteiro.

Lembre-se que uyuni gasta um bom tempo, mas vale a pena cada minuto. Fazer o passeio de apenas um dia não compensa.

- Quanto ao custo, isso varia MUITO de pessoa pra pessoa. Eu gastei mais ou menos uns R$ 1.000,00 no trecho boliviano da minha viagem. Mas isso contando com presentinhos, etc. Só que eu me considero um cara econômico. Ao mesmo tempo, acho que tem coisas que valem o gasto. Acho que com 1500 vc tá tranquilaço, desde que não se meta a esbanjar. Agora, se eu fosse vc, levava uns 2.000 para ficar de boa. O que sobrar (com certeza vai sobrar bastante) é lucro da viagem, entende. Mas sempre melhor sobrar, pq vai que vc chega em la paz e resolve comprar seus casacos de frio por lá. Tipo... é mais barato por lá, mas seria contabilizado como gasto de viagem ou não? É um gasto ou um investimento?? vc que é economista, que decida! :-)

Quanto a viajar com dólares: sim! Viaje com dólares e vá trocando por bolivianos à medida que precisar. Sempre tenha uma quantidade confortável de ambos.

 

Acho que respondi tudo. Precisando, estamos aí. abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Show de bola tua trip Alex! Ainda não li tudo hehe...comecei hoje, cara quero fazer uma trip para a Bolívia agora em março, ainda não comprei a passagem...minha principal dúvida é quantos dias achas que precisa para conhecer legal ??? (só Bolívia), detalhe: como é de última hora vou sozinho! abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

foi mal ai alex , e que pensei que era yuri pelo nome debaixo da foto!!!!

 

mas ajudou bastante sim, na verdade os principais lugares que quero ir e em uyuni e la paz , passaria em sucre so pq pensei que era o unico caminho , mas vou da uma olhada na dica que me disse de cochabamba!!

um abracao ai cara valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...