Ir para conteúdo

Bolívia – guia politicamente INcorreto!


Posts Recomendados

  • Membros
Alex, Buenos días, su relato es impresionante, no solo das tus tips importantes para un viajero si no que esta escrito en forma de libro o cuento que te mete en la historia, me gustó mucho su percepción sobre algunos puntos. Me gustó mucho la parte humana del viaje donde usted interactua con el mendigo, en verdad esa es una triste realidad de toda nuestra AméricaLatina, cuando estuve en Cascavel-PR y en Ciudad del Este pude notar mendicidad mas que todo de indígenas, sinceramente es indignante que muchas personas tengan que pasar por eso. Pienso que uno el viajero no debe estar centrado en conocer los sitios "cartão postal" para regresar a nuestras ciudades y decir "ESTUVE AQUÍ" si no también abrir nuestro lado humano e interactuar con las personas de las ciudades que uno visita, escuchar sus historias, saber que quizás nunca mas los volvamos a ver porque nos separan miles de kilómetros. Uno se siente afortunado de poder visitar ciertos lugares y pensar "cielos, esta gente vive aquí su día a día, y lo que es impresionante para uno para otros es su rutina diaria de levantarse temprano para trabajar duro". Soy venezolano y algún día espero visitar Bolivia, por lo pronto creo que pase por Paraguay, un país que pienso tiene la misma situación que Bolívia de pobreza y lucha entre razas, muy mal se ha hablado de Paraguay pero voy a visitarlo porque estoy totalmente seguro que mucho de lo que se ha dicho es pre-concepto!

 

 

holla Juan Carlos. Me quedé muy contento en ver tu post. También ya te he visto en facebook, y pude ver que es un chofer o algo así. Por eso debes conocer bién la realidad no de las ciudades, pero de la carretera.

Cuando vayas a Bolivia verás un pais así como leyeste acá. Lindo como pocos en este planeta, pero donde se sufre mucho por las condiciones políticas y economicas. Bolivia es como fué Brasil hace unos años. Rico por su naturaleza, pero pobre por sus jefes de estado, ladrones del pueblo. Hemos mejorado mucho acá, pero todavia lejos de donde merecemos estar. Ojala Bolivia pueda llegar temprano dondo ya llegamos en Brasil.

En verdad, casi todos los paises de Latinoamerica son bién parecidos, no? Por eso somos hermanos.

Mucho me alegra ver que es venezolano. Quiero ir a Venezuela en uno de mis proximos viajes.

En cuanto a su viaje a paraguay, estás correcto. Es un país sufrido. Especialmente toda la región del chaco. Ahí hay pobreza de llenar los ojos de lágrimas. Todavia, es un pueblo que no tiene miedo del trabajo y por eso solo ya son victioriosos.

Tengo que decir, todavia, para que tengas cuidado. Es también un pais peligroso. Así como en Brasil, las grandes ciudades como Asunción o Ciudad del Este tienen ladrones, golpistas, etc. Los proprios paraguayos te van a decir que tomés cuidado. Por supuesto que puedes ir a todos los lugares turisticos tranquilo, pero si vas manejando, que tenga cuidado. Sobretudo en la transchaco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Opa!

Este guia ficou fantástico. Parabéns, tanto pelo grande valor em detalhes, quanto pela dinâmica literária!!

As dicas de espanhol já estão anotadas para próxima viagem!

Mais 2 guias como estes já justificam um bom livro ::otemo::

 

 

 

kkkkk podexá! Daqui a duas viagens, eu começo a te cobrar! rsrsrsrsr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alex, Beleza cara!

Gostei muito do seu relato,me identifiquei bastante com a forma como você escreve bem natural e inteligente, parece uma cronica da vida privada do mochileiro. Uma coisa que ri muito é seu amor pelos hermanos fui a Argentina e não tive a brilhante ideia de de dar esmolas para eles, eu ri alto aqui com isso e suas outras historias. Eu pensei que eu era o mochileiro mais azarado e lazarento desse fórum mas você conseguiu me deixar ate feliz com minhas historias, meu relato ficou até normal vendo seus perrengues.

Parabéns e vamos para a próxima mochilada que esse negócio vicia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Alex, Beleza cara!

Gostei muito do seu relato,me identifiquei bastante com a forma como você escreve bem natural e inteligente, parece uma cronica da vida privada do mochileiro. Uma coisa que ri muito é seu amor pelos hermanos fui a Argentina e não tive a brilhante ideia de de dar esmolas para eles, eu ri alto aqui com isso e suas outras historias. Eu pensei que eu era o mochileiro mais azarado e lazarento desse fórum mas você conseguiu me deixar ate feliz com minhas historias, meu relato ficou até normal vendo seus perrengues.

Parabéns e vamos para a próxima mochilada que esse negócio vicia.

 

 

Blz, Edu! Cara, quando eu escrevi, procurei ser mais ou menos do jeito que eu tinha visto os relatos aqui no fórum. O texto saiu meio atrapalhado pq eu sou meio atrapalhado, mesmo. Qto aos hermanitos, agora vão dar trabalho dobrado, porque o papa é argentino! Já pensou!?

O negócio dos perrengues é engraçado, rapaz... eu li vários textos aqui e, de fato, os que eu mais gostei foram aqueles em que o autor de f.. de verde-e-amarelo... Perto de outros relatos aqui no fórum, eu sofri pouco! E o motivo principal do meu relato era justamente ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas coisas. Eu prometi para mim mesmo antes de viajar que ia tentar não cair nessas roubadas... mas às vezes essas cagadas estão acima de qualquer previsão...

E o pior é que AINDA ASSIM, a gente fica louquinho pra viajar do novo, não é verdade?? Eu também já estou planejando minhas próximas mochiladas.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

HAHAHAHA sensacional seu relato, li inteiro e dei umas boas risadas. Acho fenomenal o bom humor das pessoas mesmo nas horas de perrengue. Pra que ficar puto com um inconveniente se dá pra fazer uma piada com isso?? Esse é o espírito!

 

(aproveitei e peguei umas dicas pra minha viagem, em agosto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alex, excelente conto, camarada!

Me senti como que ouvindo seu relato numa mesa de bar enquanto tomava uma gelada! Maneiríssimo!

Já estive na Bolívia duas vezes e comparto com você esse carinho pelo povo boliviano. Agora to voltando pela terceira vez e gostaria apenas de saber mais detalhes sobre o ônibus Puerto Quijaro - Sta Cruz. Quanto custa, horários, etc. Vi que saiu 19:30 e chegou na madrugada. Quero evitar esse perrengue e a quarta viagem pelo enfadonho trem da morte - na moral, uma vez já vale.

Fico no aguardo, camarada.

Grande abraço

Athos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
HAHAHAHA sensacional seu relato, li inteiro e dei umas boas risadas. Acho fenomenal o bom humor das pessoas mesmo nas horas de perrengue. Pra que ficar puto com um inconveniente se dá pra fazer uma piada com isso?? Esse é o espírito!

 

(aproveitei e peguei umas dicas pra minha viagem, em agosto)

 

 

 

Exato, meu camarada!! Vc falou exatamente o que eu penso! Não dá pra evitar TODAS as merdas, a não ser que vc vá num suuuuper luxo, com toda uma equipe te assessorando. Se vai de mochila, pode ser preparar. Agora, que dá para diminuir bastante os problemas lendo os relatos, isso é! Eu aprendi muito lendo o relato dos caras aqui, e foi como um agradecimento que eu fiz o meu.

Pode usar as dicas todas! É de graça! rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Alex, excelente conto, camarada!

Me senti como que ouvindo seu relato numa mesa de bar enquanto tomava uma gelada! Maneiríssimo!

Já estive na Bolívia duas vezes e comparto com você esse carinho pelo povo boliviano. Agora to voltando pela terceira vez e gostaria apenas de saber mais detalhes sobre o ônibus Puerto Quijaro - Sta Cruz. Quanto custa, horários, etc. Vi que saiu 19:30 e chegou na madrugada. Quero evitar esse perrengue e a quarta viagem pelo enfadonho trem da morte - na moral, uma vez já vale.

Fico no aguardo, camarada.

Grande abraço

Athos

 

 

Parceiro, o negócio é o seguinte. Vc chegando em Corumbá, tem que ir até a fronteira. Tem busão, e tem moto-táxi tb. Tem táxi tb, caso queira/possa pagar. Da fronteira, vc pega um táxi até "la terminal de flota", no centro da cidade. Não aceite pagar mais que 10 bs. Já é caríssimo. Chegando lá, vc procura os ônibus. Tem várias empresas anunciando. Pergunte se é bus 3 filas. Tem uns que eles chamam de bus-cama, mas não é. Vale a pena os de 3 filas, sem dúvida. Daí vc vai ter que ver o horário. Como eu disse no relato, isso é algo recente. Antes a viagem demorava mais por causa da estrada. Agora a estrada tá um tapete, e a viagem encurtou. Isso quer dizer que os ônibus que continuam saindo no mesmo horário que saiam antes agora acabam chegando cedo demais e causando esse incômodo nas pessoas.

Esse tipo de coisa, cara, o próprio mercado consumidor costuma regular sozinho. As pessoas começam a reclamar e as empresas começam a mudar. Mas leva um tempo, lógico. Eu não sei se qdo vc for lá em Quijarro, se já vai estar melhor. Se não estiver, fica a dica: quanto mais tarde o busão, melhor. Mesmo que haja uma diferença de preço. Agora, se de toda forma não der, vá assim mesmo. Chegando lá, vc toma um chá de banco, arrisca um cochilo, ou se junta com outras pessoas para um táxi. Menos arriscado do que ir sozinho, conforme eu expliquei no relato.

Os valores dos ônibus variam de empresa para empresa. Eles não aceitam reais, então vc tem que pagar em bs. Não troque na fronteira, troque no centro. lá na rodoviária mesmo vc acha cambistas. Os valores são MAIS BARATOS que o do trem, a viagem é mais curta, e muito mais confortável. Não tem nem comparação. São os melhores ônibus que eu já peguei na minha vida, sem dúvida.

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Cara li seu relato! Hilário! Parabéns!

Mas me diga uma coisa,ou várias ehehehe, vou agora pra Bolivia e do Salar quero ir pra Salta, fiquei meio cabreiro ali do lance de você perder o bus e tal. E quanto aos tramites de fronteira foram tranquilos?

E como você vai pra villazon, vi q você foi para Tupiza, mas tem como ir direto de Uyuni?

 

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...