Ir para conteúdo

Um fim de semana em Foz do Iguaçu


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Eu e meus pais aproveitamos o feriado de finados para ir para Foz do Iguaçu. Fomos dia 02.11 e voltamos dia 05.11 de manhãzinha.

 

Sites úteis

 

Alguns sites ajudaram muito com dicas do que fazer e como funcionam as coisas por lá:

 

https://www.turismoitaipu.com.br/ - tipos de passeios/horários/preços da Usina de Itaipu

http://www.cataratasdoiguacu.com.br/portal/ - tipos de passeios/horários/preços das Cataratas

http://www.viajenaviagem.com/2009/12/iguacu-o-lado-brasileiro/ - relato de visita das Cataratas pelo lado brasileiro

http://www.viajenaviagem.com/2009/12/iguacu-el-lado-argentino/ - relato de visita das Cataratas pelo lado argentino

 

Mapas

Mapa-cataratas-brasil1.jpg.8d70bea3addf5c441dc202e16122042f.jpg

mapa-cataratas-argentinas1.jpg.596dd73c1bbbd3c2ab84fb5083113b8c.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

1º dia: 02.11.12 (sexta)

 

Saímos de São Paulo às 13h30 e chegamos às 15h, sem atrasos.

 

Ao chegarmos em Foz, decidimos alugar um carro para nos locomover e ficarmos mais à vontade para explorar a cidade. Fechamos com a Avis o aluguel por três dias, que saiu por 300 reais. Logo no aeroporto vimos que foi uma boa ideia, já que conhecemos uma brasileira que já tinha gastado uns 200 reais indo de táxi de um lugar pro outro – as distâncias lá são muito grandes (e essa moça tinha voltado pro aeroporto pra poder alugar um carro).

 

Pegamos o mapa da cidade com o funcionário da Avis, que nos mostrou onde era nosso hotel, e seguimos para lá para deixarmos nossas bagagens. O caminho até o hotel foi tranquilo, a parte central é pequena e as ruas bem sinalizadas. Ficamos hospedados no centro de Foz, no Hotel Águas do Iguaçu. Um quarto para nós três saiu por aproximadamente mil reais, para quatro dias e três noites.

 

Fomos para dar um volta na cidade. Como já tinha pesquisado algumas coisas que queria fazer por lá, seguimos para conhecer a Usina de Itaipu. No caminho, desviamos da estrada para visitarmos o templo budista, mas quando chegamos lá, estava fechado. Ele fica aberto para visitas até às 17h e já tinha passado um pouco desse horário.

 

Chegamos na Usina e compramos nossos ingressos pra ver a iluminação da barragem às 21h (geralmente ocorre às 20h, mas por causa do horário de verão a iluminação é feita uma hora depois). Eles aceitam carteirinha de estudante :D . O ingresso inteiro custa R$ 13,20 e a meia R$ 6,60. Lá dentro, você pode estacionar o carro, por R$ 8,00 (daí você pega um ônibus para entrar nas dependências da Usina). Ao chegar na Usina, você se depara com duas entradas, a que vai para a Usina mesmo e aquela (à direita) onde tem o estacionamento e os guichês de compra de ingresso e saída de ônibus.

 

Como era muito cedo e não queríamos ficar lá esperando, saímos de novo para continuar explorando a cidade. Resolvemos jantar na Churrascaria do Gaúcho (R$ 19,90 por pessoa). O buffet era simples, com um serviço razoável, mas as carnes eram boas.

 

Voltamos para a Usina um pouco antes das 21h e ficamos felizes que tínhamos comprado os ingressos antes, pois tinha uma fila enorme para adquiri-los ali na hora. Entramos no ônibus e ficamos esperando eternamente. Tinham vários ônibus para levar todo mundo, mas nenhum saiu enquanto os outros não estavam prontos. Fizemos algazarra porque ninguém aguentava mais esperar, já que tivemos que esperar até a última pessoa comprar ingresso, o que todo mundo achou sacanagem e virou aquela história de “marcou às 21h, sai às 21h – estourando 21h10” e não quase uma hora depois.

 

Lá dentro é imeeenso, foi longo o caminho pra chegar até a usina. Dois “apresentadores” nos recepcionaram e iniciaram o tour. Passou um vídeo rápido sobre a Usina (muito interessante para dar uma dimensão sobre o que é e como funciona) e depois começou uma música clássica para embalar a iluminação que ia acontecendo aos poucos. Depois que ela acendeu por completo, pudemos ficar uns minutos tirando fotos e apreciando a paisagem. Em seguida, subimos no ônibus para passarmos mais próximo da barragem – fomos bem ao lado dela e pudemos ver de perto sua magnitude. Lindo, lindo.

 

barragem.jpg.82f871533a61f9efa5308976a66ac539.jpg

Dali, voltamos para o hotel para descansar.

 

OBS: Na nossa estadia, não vi tantos ônibus circulando por lá, então não sei se eles passam com frequência.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

2º dia: 03.11.12 (sábado)

 

Acordamos cedo, tomamos café da manhã e saímos para vermos as Cataratas e o Parque das Aves. Quando nos aproximamos, vimos que tinha muita fila pra entrar no Parque das Cataratas e preferimos começar o dia pelo Parque das Aves. O estacionamento custa R$ 8,00. Chegamos lá por volta das 9h45. A entrada custa R$ 20,00 reais e a meia R$ 10,00. Aceitam carteirinha de estudante ::otemo::

 

Fizemos todo o percurso em uma hora. Lógico que se você ficar mais tempo tirando fotos e apreciando os animais ou conversando na área comum você levará mais tempo. Vai de cada um.

O parque é muito legal, bem organizado e estruturado e as aves são lindas. Na saída de toda trilha, em frente ao restaurante do parque, você pode tirar foto com uma arara em seu braço e com uma cobra enrolada no seu pescoço!! É muito legal e vale a pena. A garra da arara faz marquinhas no braço e a cobra fica se mexendo enquanto está em você e dá uma sensação estranha e pegajosa. Mas eu curti muito.

 

598da04245688_parquedasaves.jpg.66d2e1c4cc938331c3fddb9bb56db16a.jpg

 

No restaurante do Parque, compramos uma água e uma coca, por R$ 6,00. Na saída, como em todo lugar turístico, tem uma lojinha de tranqueiras. Compramos dois chaveiros, por R$ 6,00 cada.

 

Em seguida, fomos para o Parque das Cataratas. Os dois parques são um do lado do outro, mas achamos que a entrada das cataratas fosse bem mais pra cima, então acabamos saindo do nosso estacionamento e indo pro outro. E ai vimos que não era tão longe assim e podíamos ter ido a pé e economizado um estacionamento, mas ok. O estacionamento ali saiu por R$ 14,00.

 

A entrada no parque é 24,60 (incluso entrada + transporte dentro do parque). Eles não aceitam carteirinha de estudantes :(

 

Eu estava com muita vontade de fazer o passeio do Macuco, desde que tinha lido a respeito. Mesmo sendo uma bica, eu estava disposta a fazê-lo. Então, fui lá e desembolsei R$ 140,00!! ::quilpish::

 

Funciona assim: você vai com o transporte do parque até a entrada do Macuco. Lá, você compra o ingresso, anda 3 km de jipe, faz 600m de trilha e ai chega no local onde tem banheiros para se trocar, locker por R$ 5,00 e entrar no bote.

A trilha é bem simples, mas tem alguns degraus chatinhos, se não quiser (ou não puder) fazer essa trilha, não precisa, é só permanecer no jipe, que ele te deixa no mesmo local que a gente chega pela trilha.

No passeio fomos eu e meu pai, já que minha mãe não gosta dessas coisas de aventura. E ai tínhamos duas possibilidades:

 

1) Ela continuar com o transporte do parque e já ir para as cataratas e se separar da gente por duas horas

2) Ela ir com a gente até metade do caminho e somente não fazer a parte do bote. Essa opção custa metade do preço, ou seja, 70 reais. MAS como minha mãe já tem mais de 60 anos, ela também pagaria meia em cima desse valor, ou seja, 35 reais.

 

Escolhemos a 2ª opção, assim não nos separaríamos e faríamos um parte do trajeto juntos. Começamos o passeio 12h mais ou menos e saímos quase 14h de lá.

 

O passeio é muito legal! MAS meio perigoso para quem tem problemas de coração e afins. No começo a gente anda normal pela água e quando chega nas cataratas, eles param pra gente tirar fotos. Depois eles vão mais pra parte do fundo numa parte das cataratas e começam a brincar com o barco, ir super rápido, virar com tudo, colocar a gente quase debaixo da catarata e todo mundo se molhar horrendamente. E o pessoal do meu barco ainda atiçava o cara. Uma criança começou a chorar. Depois de muito vira e desvira e molhação, voltamos.

 

598da04251e59_passeioMacuco.jpg.ac6bfe6e9e9d58531a7cf67d2ed3d13b.jpg

 

De lá, pegamos o bus do parque para seguirmos para a Trilha das Cataratas. São 1500m que valem muito a pena. Mesmo se você não curte muito andar, tem que ir. Dá pra parar de tempos em tempos para descansar, tem uns banquinhos, então não é desculpa. No caminho tem diversos miradores e você vê diversas partes das cataratas, cada uma mais bonita que a outra. São vários pontos que da área principal das cataratas não dão para serem vistos.

E ai você chega na parte principal das cataratas e é lindo!!... aquele mundo de água caindo, em perfeita ordem.. dá vontade de ficar lá o dia inteiro só olhando. Ali você se molha um pouco por causa da força da queda das águas e tem uma espécie de camelô por ali vendendo capa de chuva para quem quiser, mas eu estava mega molhada já pelo Macuco e tinha minha jaqueta para me proteger! hehehe

 

598da0424b757_trilhadascataratas.jpg.19de6950d9647856b805dc3d159e8636.jpg

 

Gostei bastante de ter feito o Macuco (até pq estava com muita vontade) e ter visto as cataratas por um outro ângulo, mas analisando friamente, não achei o passeio indispensável, além de ser muito caro. Se você optar por fazê-lo, comece por ele, uma porque depois é possível que você pegue mais fila e outra porque você vê só uma parte das cataratas, de baixo, depois faça a trilha das cataratas (essa sim indispensável) que vai te dando um suspense das cataratas e você vai descobrindo cada parte dela. Demais.

 

Depois de tudo isso, paramos no restaurante do parque pra comer algo. Lá não tem muita opção, então paramos numa lanchonete lá e pedimos uns lanches (que variavam de 13 a 14,50 reais), com suco e batata pequena. Mas é tudo bem mini, sanduíche pequeno, batata pequena. Se você tem muita fome deixe pra comer depois ou só coma lá pra forrar o estômago.

 

Saímos de lá umas 17h, fomos pro hotel descansar e à noite saímos pra jantar numa churrascaria (de novo!) chamada Boi de Ouro (saiu R$ 29,90 por pessoa). A qualidade dessa é um pouco melhor que a do dia anterior, mas também não tinha muita opção de buffet. O ambiente é bem grande e o serviço é ok, nada de mais.

 

Dali, voltamos para o hotel.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

3º dia: 04.01.12 (domingo)

 

Saímos cedo do hotel e fomos visitar o Templo Budista. Dessa vez conseguimos entrar! (e não paga nada para entrar, mas você pode dar uma contribuição, se quiser)

 

598da04259adc_templobudista.jpg.aa46382b7e1e9c7f24fad7ec7db50172.jpg

 

O local é beem grande e as construções são muito legais e diferentes, além de ser um local bem calmo.

 

Depois disso, fomos até o Marco das Três Fronteiras. É meio afastado de tudo e uma hora a gente achou que até estava no lugar errado hehehe. É muito legal ver os marcos e olhar três países tão próximos, cortados pelo rio. Tem umas duas lojinhas de tranquerias por lá. Compramos uma água com gás por R$ 2,50.

 

598da04260500_marcobrasileiro.jpg.fbdce3815a5c970e55f70ebf03f1bbd8.jpg

 

De lá, atravessamos a fronteira para a argentina e rodamos um pouco com o carro. Sem querer encontramos o lugar do Marco argentino! Muito legal!! O marco de lá é mais cuidado que o nosso, tem jardim e é mais acessível que o brasileiro. A cidade lá lembra bastante Foz.. uma parte mais bem cuidada e outra mais simples e vazia.

 

Rodamos mais um pouquinho e em seguida, voltamos. No caminho, passamos na Duty Free. É bem pequena, com lojas de perfume, roupa, eletrônicos e doces. Preços iguais ao Duty Free do Brasil. Não achamos nada barato lá.

Almoçamos em uma lanchonete do lado do hotel, chamada Restaurante Turkish Fast Food. Lá é beem barato, pagamos R$ 8,00 em um X-Frango, e R$ 4,00 no suco de 350 ml. A comida lá é boa. Ainda mais pelo preço neh hehe.

Curtimos a piscina do hotel e as lojinhas próximas do nosso hotel para comprar lembrancinhas.

 

Jantamos no Quatro Sorelle, rodízio de massa, por R$ 29,90 cada – vinha lasanha, espaguete, risoto, frango à passarinho, miolo de alcatra. Era gostosinho. Lasanha gostosa, fettucine bom, espaguete mais ou menos, alcatra boa, frango ok. E o serviço era bom.

 

De lá fomos ao hotel arrumar nossas malas e dormir já que teríamos que levantar de madrugada.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

4º dia: 05.11.12 (segunda)

 

Acordamos lá pelas 3h/4h (não lembro direito), nos arrumamos e seguimos para o aeroporto. Nosso voo saia às 6h da manhã. Não teve atrasos e chegamos bem em São Paulo para seguir para o trabalho.

Viagem valeu muito a pena! Deu tempo de sobra para fazer as coisas. Talvez pudéssemos ter feito mais algum passeio na Usina (eles oferecem mil coisas para fazer lá dentro), mas mesmo assim, curtimos tudo que optamos por fazer! ::otemo::

 

cataratas.jpg.e2b5c75d2ead0912364518a7c4b7c0f3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Keka, minha querida amiga...

 

Adorei seu relato!

 

Me deu ótimas dicas (vou pra lá no final de Março). Me chamou muito a atenção o templo budista. Já era um passeio que estava pensando em fazer e agora me deu mais vontade... hehehehe. Lá é possível curtir o espaço mesmo ou você pode somente "dar uma olhada"?

 

E PY? Não foi?

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oiee!!

 

que bom que gostou :D

 

Gostei bastante do Templo, mesmo não sendo minha religião. Você pode ficar por ali tranquilamente, passear e até meditar (acredito eu). Ninguém fala pra vc se retirar ou apenas dar uma passada. Eles te deixam à vontade.

Não fiz o lado argentino porque estava com meus pais e eles não queriam ir no Parque de novo. Apesar que assim, pelo que vi nas Cataratas, temos uma boa vista delas. O que valeria no lado dos hermanos seria mais as trilhas (o parque lá é beem maior)

 

:wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Sobre o templo, também não é a minha religião... rsrsrs. Seria mais pela vibe do lugar... Sei lá. Acho essas idéias de meditação e reflexão iradas!

 

Sobre o macuco, você achou seguro? Tô querendo fazer também (apesar DO PREÇO!!!!), mas fiquei meio receoso, ainda mais quando li que o fulano que guiava o barco te chacoalhou de um lado pro outro! hahahahaha!

 

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

o templo é bem legal.. me deu vontade de ir pro oriente ver os templos e as construções de lá. .deve ser lindo..

 

então, se você for no lado argentino, o passeio de barco lá é beeem mais em conta que o que fazem no Brasil e tb mais tranquilo.. (ai é passeio tipo excursão mesmo).. mas se quiser fortes emoções, dá pra encarar..

o cara que guia o barco parecia saber o que estava fazendo, não me senti insegura, mas sabe como é neh.. hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...