Olá viajante!
Bora viajar?
[ROTEIRO] De MotorHome pela Europa 2014 (Sonho e Plano)
- Respostas 37
- Visualizações 35.1k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Guênio 8 posts
-
joycebruja 7 posts
-
stephanriederer 6 posts
-
edgar nascimento 4 posts
Pessoal, como sugerido pelo amigo stephanriederer, estou criando esse tópico para colocar o roteiro inicial e os primeiros preparativos para uma sonhada viagem pela Europa de MotorHome. Se criei o tópico no local errado, peço desculpas e a gentileza de moverem.
FASE 1 - SONHO
Essa viagem meio que começou quando minha esposa mudou de ideia e achou melhor não termos nosso primeiro filho esse ano. Então pensei, "Se não vamos engravidar, então vamos viajar!"
Não tinha nenhuma ideia pra viagem na cabeça, então comecei a pesquisar sem compromisso, começando pelo mais "convencional" até chegar no meu sonho (viagem longa de moto). De alguma forma que não sei dizer, cheguei ao tema "Viagem de Motorhome pelos EUA". Empolguei! Então, picado pelo "vírus motohomeiro" comecei a pesquisar mais sobre isso, com a ideia inicial de viajar pelos EUA (de costa a costa).
Viajar de carro sempre foi algo muito presente na minha infância, meu pai adorava (ainda adora) e a gente só viajava assim. Em 86 fomos do Rio a Porto Velho (RO) em uma Belina 79 (se não me engano). Anos mais tarde fomos do Rio a Natal em uma D10. Isso sem contar as inúmeras outras mais curtas (Rio x Vila Velha era no mínimo duas vezes no ano).
Só que procurando por relatos descobri a possibilidade da Europa, e aí juntou o sonho antigo de conhecer a Europa, mais a leitura dos relatos fantásticos aqui no Mochileiros e afastei da cabeça a ideia "yankee" e mudei o foco para o velho continente. Aí comecei a sonhar de verdade. Li e reli o roteiros de vocês aqui, procurei outros na internet e comecei a pesquisar tudo que posso sobre o assunto.
Um casal de grandes amigos se animou quando ouviu a ideia e marcamos de ir juntos. Meu irmão e cunhada a mesma coisa e mais uma amiga tb... Tô até evitando compartilhar a ideia da viagem pq todo mundo que ouve quer ir junto!
FASE 2 - Início do planejamento
Vou encurtar pq já deve estar ficando chato pra quem lê e vou ser mais breve.
Comecei pesquisando os preços de aluguel do MH e demais gastos, pra saber se consigo juntar a grana necessária. "Junta" daqui, "junta" dali... Acho que dá, então vamos pro próximo passo. O roteiro já mudou não sei quantas vezes e acho que vai continuar mudando (menos, espero) até o dia que estivermos dentro do MH. Meu amigo fala "Não se preocupa com o roteiro, qualquer lugar que a gente passar por lá será muito bom!"
O mês que iremos ainda não está definido, tenho que ver quando eu vou conseguir minhas férias, mas queria ir abril, maio ou junho, com preferência pra maio. Acho que seria um bom mês, nem muito frio e nem muito quente, não é alta temporada, então preços mais baixos... Estou certo? Numa pior hipótese teria que adiar para setembro/14 mas nem quero pensar nessa possibilidade.
O roteiro "atual" está aqui embaixo. Queria muito ouvir críticas e sugestões. Alguns pontos do roteiro ainda estão meio "nebulosos" na minha cabeça, sem saber como vou fazer, ou se vou fazer isso mesmo, já outros lugares considero "indispensáveis".
Dia 1 - Retirada do MH em Frankfurt - Frankfurt x Wurtzburgo (Ir pela autoestrada para chegar o quanto antes)
Dia 2 - Wurtzburgo x Donauwörth - Primeiro dia na Rota Romântica
Dia 3 - Donauwörth x Füssen - Segundo dia na Rota Romântica
- A ideia desses dois dias é conhecer as cidades de maior interesse pela Rota Romântica, pensei em Weikersheim, Rothenburg ob der Tauber, Schillingsfürst e Landsberg am Lech. Alguma outra imperdível? Ou alguma dessas seria "descartável".
Dia 4 - Füssen x Kitzbühel (AUS) - Passando por Garmisch-Partenkirchen e Innsbruck
Dia 5 - Kitzbühel x Cortina d'Ampezzo (ITA) - Passar em Salzburg (???)
- Esses dois dias são uma dúvida. Queria passar e conhecer um pouco da Austria e queria passar por Salzburg, mas será que Salzburg não fica muito fora de mão? Quero tb passar pelas Dolomitas e talvez entrar na Itália por essa região. Não tem nada de especial em Kitzbühel no roteiro, posso tirar tranquilamente, foi só uma cidade onde vi um camping legal. E aí, o que sugerem?
Dia 6 - Cortina d'Ampezzo x Mestre (Veneza)
Dia 7 - Veneza - Deixa o Motorhome parado no camping e passa o dia em Veneza
Dia 8 - Mestre x Florença
- Será que daria pra encaixar uma passada por Verona? A ideia inicial seria ir direto pra Florença e passar uma tarde e um dia inteiro lá, mas será que vale a pena tirar um pouco de Florença por uma passada por Verona?
Dia 9 - Florença - Deixa o Motorhome parado no camping e conhece Florença de transporte público
Dia 10 - Florença x Siena - Primeiro dia pela Toscana - Passar por San Miniato, San Gimignano, Colle di Val D'elsa e Monteriggioni
Dia 11 - Siena x La Spezia - Segundo dia pela Toscana - Passar por Buonconvento, Montalcino, Pisa
- A ideia nesses dois dia é "passear" pela região da Toscana, parando rapidamente em algumas cidades interessantes. E depois dormir próximo a La Spezia, para conhecer a região "Cinqueterre"
Dia 12 - Cinqueterre - Deixa o Motorhome parado no camping e vai de transporte público
Dia 13 - La Spezia x Menton (FRA)
Dia 14 - Monaco - Deixa o Motorhome parado no camping e vai de transporte público
Dia 15 - Menton x Marselha - Passar por Nice, Cannes, Saint-Tropez, Toulon
- A ideia nesse dia 15 é passear pela Côte D'Azur. Sei que é uma região muito rica e um dia é pouco, mas a ideia era um dia mesmo só para passar. Mas estamos abertos a mudar isso, se for o caso, e ficar mais um dia. Também não faço questão de conhecer Marselha, podemos parar antes.
Dia 16 - Marselha x Grenoble x Lyon
Dia 17 - Lyon x Paris
Dia 18 - Paris - Conhecer de transporte público
Dia 19 - Paris - Conhecer de transporte público
Dia 20 - Paris x Brugge (BEL)
Dia 21 - Brugge x Amsterdam (HOL)
Dia 22 - Amsterdam - Conhecer de transporte público
Dia 23 - Amsterdam x Frankfurt
Esses últimos dias do roteiro são uma incógnita e podem ser completamente alterados. Na verdade não "estudei" bem essa parte do roteiro e ainda não sei o que fazer. A ideia talvez fosse subir direto do litoral para Paris em um dia, pra ganhar tempo, e as vezes penso que não passar por Paris estando tão perto seria uma lástima, como também penso que só dois dias inteiros pra conhecer Paris é outra lástima. De qualquer forma gostaria de conhecer Paris, e se subir até lá, pq não passar pela Bélgica, especialmente Brugge? E Amsterdam é ali do lado... Enfim, esse final está totalmente aberto a mudanças e sugestões são muito bem vindas.
No roteiro tá 23 dias de MH, mas podemos estender um pouco esse período, para uns 25 ou 26 dias, não teria muito problema, a princípio.
Outras dúvidas gerais:
- Como pode ser que vamos em oito adultos, temos que alugar dois MH de 4 lugares né. Imagino que com um "carro" gigante já é complicado, imagina com dois "em comboio"! Estou certo nisso? Quero dizer, pra achar vaga em camping, em estacionamento nas cidades por onde passarmos, coisas assim...
- Se formos em 6 pessoas, vamos alugar um para seis. A nossa carteira normal (B) serve pra dirigir o MH para 6 pessoas?
- Pensei em alugar o MH na Alemanha, dizem ser mais em conta, confere? E Frankfurt foi escolhida pela proximidade da Rota Romântica.
- Alguém tem uma ideia aproximada do valor do diesel por lá atualmente? Só mesmo pra eu ter uma noção...
- E os gastos com alimentação? É tranquilo fazer comida no motorhome? Nossa ideia é fazer uma viagem econômica...