Ir para conteúdo
Mochileiros.com
Guênio

[ROTEIRO] De MotorHome pela Europa 2014 (Sonho e Plano)

Posts Recomendados

Guênio    0

Pessoal, como sugerido pelo amigo stephanriederer, estou criando esse tópico para colocar o roteiro inicial e os primeiros preparativos para uma sonhada viagem pela Europa de MotorHome. Se criei o tópico no local errado, peço desculpas e a gentileza de moverem.

 

FASE 1 - SONHO

Essa viagem meio que começou quando minha esposa mudou de ideia e achou melhor não termos nosso primeiro filho esse ano. Então pensei, "Se não vamos engravidar, então vamos viajar!" :lol: Não tinha nenhuma ideia pra viagem na cabeça, então comecei a pesquisar sem compromisso, começando pelo mais "convencional" até chegar no meu sonho (viagem longa de moto). De alguma forma que não sei dizer, cheguei ao tema "Viagem de Motorhome pelos EUA". Empolguei! Então, picado pelo "vírus motohomeiro" comecei a pesquisar mais sobre isso, com a ideia inicial de viajar pelos EUA (de costa a costa).

 

Viajar de carro sempre foi algo muito presente na minha infância, meu pai adorava (ainda adora) e a gente só viajava assim. Em 86 fomos do Rio a Porto Velho (RO) em uma Belina 79 (se não me engano). Anos mais tarde fomos do Rio a Natal em uma D10. Isso sem contar as inúmeras outras mais curtas (Rio x Vila Velha era no mínimo duas vezes no ano).

 

Só que procurando por relatos descobri a possibilidade da Europa, e aí juntou o sonho antigo de conhecer a Europa, mais a leitura dos relatos fantásticos aqui no Mochileiros e afastei da cabeça a ideia "yankee" e mudei o foco para o velho continente. Aí comecei a sonhar de verdade. Li e reli o roteiros de vocês aqui, procurei outros na internet e comecei a pesquisar tudo que posso sobre o assunto.

 

Um casal de grandes amigos se animou quando ouviu a ideia e marcamos de ir juntos. Meu irmão e cunhada a mesma coisa e mais uma amiga tb... Tô até evitando compartilhar a ideia da viagem pq todo mundo que ouve quer ir junto! :lol:

 

FASE 2 - Início do planejamento

Vou encurtar pq já deve estar ficando chato pra quem lê e vou ser mais breve. :lol:

 

Comecei pesquisando os preços de aluguel do MH e demais gastos, pra saber se consigo juntar a grana necessária. "Junta" daqui, "junta" dali... Acho que dá, então vamos pro próximo passo. O roteiro já mudou não sei quantas vezes e acho que vai continuar mudando (menos, espero) até o dia que estivermos dentro do MH. Meu amigo fala "Não se preocupa com o roteiro, qualquer lugar que a gente passar por lá será muito bom!" :D

 

O mês que iremos ainda não está definido, tenho que ver quando eu vou conseguir minhas férias, mas queria ir abril, maio ou junho, com preferência pra maio. Acho que seria um bom mês, nem muito frio e nem muito quente, não é alta temporada, então preços mais baixos... Estou certo? Numa pior hipótese teria que adiar para setembro/14 mas nem quero pensar nessa possibilidade.

 

O roteiro "atual" está aqui embaixo. Queria muito ouvir críticas e sugestões. Alguns pontos do roteiro ainda estão meio "nebulosos" na minha cabeça, sem saber como vou fazer, ou se vou fazer isso mesmo, já outros lugares considero "indispensáveis".

 

Dia 1 - Retirada do MH em Frankfurt - Frankfurt x Wurtzburgo (Ir pela autoestrada para chegar o quanto antes)

Dia 2 - Wurtzburgo x Donauwörth - Primeiro dia na Rota Romântica

Dia 3 - Donauwörth x Füssen - Segundo dia na Rota Romântica

 

- A ideia desses dois dias é conhecer as cidades de maior interesse pela Rota Romântica, pensei em Weikersheim, Rothenburg ob der Tauber, Schillingsfürst e Landsberg am Lech. Alguma outra imperdível? Ou alguma dessas seria "descartável".

 

Dia 4 - Füssen x Kitzbühel (AUS) - Passando por Garmisch-Partenkirchen e Innsbruck

Dia 5 - Kitzbühel x Cortina d'Ampezzo (ITA) - Passar em Salzburg (???)

 

- Esses dois dias são uma dúvida. Queria passar e conhecer um pouco da Austria e queria passar por Salzburg, mas será que Salzburg não fica muito fora de mão? Quero tb passar pelas Dolomitas e talvez entrar na Itália por essa região. Não tem nada de especial em Kitzbühel no roteiro, posso tirar tranquilamente, foi só uma cidade onde vi um camping legal. E aí, o que sugerem?

 

Dia 6 - Cortina d'Ampezzo x Mestre (Veneza)

Dia 7 - Veneza - Deixa o Motorhome parado no camping e passa o dia em Veneza

Dia 8 - Mestre x Florença

 

- Será que daria pra encaixar uma passada por Verona? A ideia inicial seria ir direto pra Florença e passar uma tarde e um dia inteiro lá, mas será que vale a pena tirar um pouco de Florença por uma passada por Verona?

 

Dia 9 - Florença - Deixa o Motorhome parado no camping e conhece Florença de transporte público

Dia 10 - Florença x Siena - Primeiro dia pela Toscana - Passar por San Miniato, San Gimignano, Colle di Val D'elsa e Monteriggioni

Dia 11 - Siena x La Spezia - Segundo dia pela Toscana - Passar por Buonconvento, Montalcino, Pisa

 

- A ideia nesses dois dia é "passear" pela região da Toscana, parando rapidamente em algumas cidades interessantes. E depois dormir próximo a La Spezia, para conhecer a região "Cinqueterre"

 

Dia 12 - Cinqueterre - Deixa o Motorhome parado no camping e vai de transporte público

Dia 13 - La Spezia x Menton (FRA)

Dia 14 - Monaco - Deixa o Motorhome parado no camping e vai de transporte público

Dia 15 - Menton x Marselha - Passar por Nice, Cannes, Saint-Tropez, Toulon

 

- A ideia nesse dia 15 é passear pela Côte D'Azur. Sei que é uma região muito rica e um dia é pouco, mas a ideia era um dia mesmo só para passar. Mas estamos abertos a mudar isso, se for o caso, e ficar mais um dia. Também não faço questão de conhecer Marselha, podemos parar antes.

 

Dia 16 - Marselha x Grenoble x Lyon

Dia 17 - Lyon x Paris

Dia 18 - Paris - Conhecer de transporte público

Dia 19 - Paris - Conhecer de transporte público

Dia 20 - Paris x Brugge (BEL)

Dia 21 - Brugge x Amsterdam (HOL)

Dia 22 - Amsterdam - Conhecer de transporte público

Dia 23 - Amsterdam x Frankfurt

 

Esses últimos dias do roteiro são uma incógnita e podem ser completamente alterados. Na verdade não "estudei" bem essa parte do roteiro e ainda não sei o que fazer. A ideia talvez fosse subir direto do litoral para Paris em um dia, pra ganhar tempo, e as vezes penso que não passar por Paris estando tão perto seria uma lástima, como também penso que só dois dias inteiros pra conhecer Paris é outra lástima. De qualquer forma gostaria de conhecer Paris, e se subir até lá, pq não passar pela Bélgica, especialmente Brugge? E Amsterdam é ali do lado... Enfim, esse final está totalmente aberto a mudanças e sugestões são muito bem vindas.

 

No roteiro tá 23 dias de MH, mas podemos estender um pouco esse período, para uns 25 ou 26 dias, não teria muito problema, a princípio.

 

Outras dúvidas gerais:

 

- Como pode ser que vamos em oito adultos, temos que alugar dois MH de 4 lugares né. Imagino que com um "carro" gigante já é complicado, imagina com dois "em comboio"! Estou certo nisso? Quero dizer, pra achar vaga em camping, em estacionamento nas cidades por onde passarmos, coisas assim...

 

- Se formos em 6 pessoas, vamos alugar um para seis. A nossa carteira normal (B) serve pra dirigir o MH para 6 pessoas?

 

- Pensei em alugar o MH na Alemanha, dizem ser mais em conta, confere? E Frankfurt foi escolhida pela proximidade da Rota Romântica.

 

- Alguém tem uma ideia aproximada do valor do diesel por lá atualmente? Só mesmo pra eu ter uma noção...

 

- E os gastos com alimentação? É tranquilo fazer comida no motorhome? Nossa ideia é fazer uma viagem econômica...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
joycebruja    0

Guenio

Acho que vc está adaptando um roteiro que faria de trem ou avião para um motorhome.

 

Sinto informar que seu roteiro mesmo se fosse deslocar de trem , ou avião estaria muito apertado , corrido e cansativo.

 

 

 

Diminui isso, comece a cortar os lugares.

Roteiro zipado de motorhome não funciona.

 

Vc deverá levar em consideração que um motorhome é uma casa ambulante e ainda mais com 6 pessoas , não é o mesmo que entrar no hostel e ter a cama arrumada, só dar descarga e pronto,apertar um botão e ascende a luz. Num motorhome vc tem que fazer tudo, ligar tomadas para ligar a luz, ligar o gáz para ascender o fogão, esvaziar a privada com químico, esvaziar o esgoto no local correto e encher de água potável. Isso tudo vc nao consegue fazer em menos de 1 hora , mesmo com 6 pessoas, aí sim que o treco embaraça. Muito dificil dar certo.Portanto as chegadas e saídas das cidades são mais demoradas.Ah esqueci de um detalhe, fazer café , lavar as vasilhas.Mesmo cada um fazendo uma coisa o tempo gasto é maior.

 

Outra coisa que deve pensar é que os campings são afastados dos centros turísticos, nem toda cidade vc conseguirá ir com o trambolho , porque lembre-se a cada partida vc tem que olhar tudo o que eu disse acima , desligar luz, ver se tem água, desligar gas( alguns modelos desligam automaticamente).Aí vc vai deslocar por no mínimo 20km com ele, lembrando que normalmente nao poderá correr como um carro normal.Portanto deverão pegar um transporte coletivo que nem sempre é direto e nem sempre é rápido e a maioria das cidades tem horário marcado .E um ojutro detalhe em cidades grandes se for de motorhome não achará estacionamento facil e quando acha é também mais afastado do centro.Depende do tamanho do MH.

 

Eu viajo sempre de motorhome e escolho campings que tenham facil acesso a transporte coletivo.

 

E uma viagem de mh é naturalmente mais lenta , por isso tente aproveitar esta viagem curtindo a paisagem e não essa correria que vc arrumou ai nesse roteiro.

 

Olha só , vou agora em julho novamente para o sul da europa, eu sairei de GBG , vou para Berlin 4 , Praga 4,Viena 3 , Zagreb e 1 ou 2 cidades a mais na Croácia 10 .

Como irei em alta temporada reservarei todos os campings que já conheço para não ter problemas, só que com um detalhe entre uma cidade e outra sempre deixo 1 dia de standby em caso de atraso ou em caso de resolver parar em alguma cidade.

 

Agora vamos a suas dúvidas

Carteira B . para veículos com no máximo 3500kg

MH para 6 pessoas é bemmm apertado , nem tanto para dormir se tiver uma cama em cima e outra embaixo e uma para montar. mesmo assim por muitos dias a viagem se torna claustrofóbica. Se tiver mais amigos é melhor e mais confortável 4 X 4 ( ainda tem esse tempo aí de montar e desmontar cama ).

 

Sinto informar que se seguir esse roteiro comida nao terao como fazer em horarios normais, café da manhã e janta , almoço acho complicado.

Eu não aconselho a cozinhar frituras ou coisas que fazem muita sujeira, porque a taxa de limpeza é bem alta além do que cheiro forte de gordura em um recinto minúsculo e fechado , para dormir é um sufoco.

minha sugestão é corte metade dessas cidades e priorize o que querem visitar.

Maio é um bom mes para viajar, so tome cuidado que apesar de ser ainda baixa temporada de verão é alta temporada de eventos. Ano passado em maio tivemos que cortar 1 dia em Salzburgo porque os campings estavam lotados com eventos.e eu nao tinha reservado.

diesel varia de pais para país , mas sempre nas auto pistas é mais caro.

Use o via michelin que te dá uma ideia de preços.

Pena que vem em maio , se fosse julho a gente poderia ir junto.

::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guênio    0

Oi Joyce, muito obrigado pela atenção e pelas dicas! ::otemo::

 

Então, uma coisa que temos bem clara na nossa cabeça é a NÃO preocupação em seguir o roteiro, que é mesmo só uma base. Vamos incluir mais uns dois ou três dias aí e pretendemos começar em Wurzburg, mas a cabeça é estilo "o que vier é lucro". Vamos sentindo o ritmo e se der pra fazer tudo isso, o que acho mesmo difícil, ótimo, se não der, ótimo também. Algumas cidades da lista pra mim são "descartáveis" e se tivermos que cortá-las, faremos sem problema ou culpa.

 

Eu pensei nesse roteiro usando como base alguns roteiros que li por aqui, por isso bolei ele comprido dessa forma. Por exemplo, no relato do stephanriederer são 4600 kms em 20 dias, do Eder e Juliana são 6000 kms em 32 dias, e ainda tem os heróis das estradas, Dé Ramos com uns 7000 kms em 16 dias e Facos, com 10000 kms em 24 dias ::ahhhh:::lol:

 

Foi por esse motivo que pensei num roteiro como esse, mais esticado. Realmente tem uns trechos de deslocamentos em que a distância é maior, mas nesses casos pensamos mesmo só no deslocamento, sem paradas (programadas) para conhecer cidades pelo caminho. Os trechos onde programamos conhecer as cidades pelo caminho, não passam de 200 km no total do dia. E tb, não temos a pretensão de conhecer a fundo a maioria das cidades, isso seria impossível.

 

De qualquer forma, estou levando muita em consideração tudo o que vc me falou, foi um ótimo alerta pra manter ainda mais na cabeça a ideia de não se preocupar em seguir o roteiro à risca.

 

Em relação às refeições, não penso mesmo em almoçar no MH. Penso no café da manhã e janta. E qd digo janta, quero dizer qualquer coisa que se coma a noite, o que for mais prático, mesmo que não tenha que acender o fogo... hehehe

 

Sobre o diesel, estou acompanhando o relato de um casal que está lá no momento e de vez em quando colocam o valor que pagaram. O máximo que acharam até agora foi 1,50 euros o litro (mas nem pagaram esse valor), ficando numa média de 1,35. De qualquer forma, estou usando como base o valor de 1,50 pros meus cálculos iniciais.

 

E quem sabe numa próxima vez nossas datas batem e nos encontramos numa aventura pelas suas bandas!!!

 

Mais uma vez, obrigado pela grande ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa direta e reta bem na boca do estômago hein Joyce hhahaahahahha

 

A viagem de motorhome tem que ser tranquila, minha família que gosta de estrada fez 4600km em 20 dias (15 viajando, 5 parados na casa de nossos amigos)

dá uma média de 328KM por dia... fizemos 6 países

 

Fomos em JUHLO, alta temporada, e ao contrário da Joyce, não fiz reserva em camping nenhum e não me faltou lugar em nenhum, a impressão que tive foi que existem muito mais campings que o numero de campistas... existem muitos campings dentro das grandes capitais, o que facilita muito a nossa vida, e quando não tem, sempre tem algum em alguma cidadezinha próxima e com um trem ou um ônibus você consegue chegar no centro em 15 minutinhos.

 

Também contrariando a Joyce mais um pouco (hehehehe) nosso motorhome para 6 pessoas (com 6 pessoas) se mostrou bem espaçoso, somos todos grandes, com mais de 1,80m, e nos demos bem. O nosso motorhome, ao final da viagem, fez 10.6km com o litro de diesel

p2i7.jpg

 

Alugamos o MH na Alemanha, pois é onde nossos amigos tem casa, alugamos e devolvemos no mesmo lugar pra ficar mais barato, e realmente, na Alemanha (pelomenos com a empresa que alugamos, a IdeaMerge) era o país mais barato...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
joycebruja    0

Se pareceu grosseiro de minha parte , peço desculpas ,não foi minha intenção.

 

O que achei que este roteiro está apertado , corrido e cansativo , continuo achando , pois não vai conseguir ver muita coisa com tanto deslocamento pra lá pra cá entre cidades.Mas se a idéia é usar ao máximo o MH então está valendo. CAda um sabe o ritmo que consegue seguir , talvez o meu seja mais lento. :roll:

2 dias em paris é melhor nem ir , a não ser que queiram ver o principal só por fora.

E assim por diante, mas o nosso caso aqui é falar a respeito de MH.

 

Foi ótimo vc discordar stephanriederer, estamos aqui exatamente para dividir experiências. ::otemo::

Pode ajudar o nosso sonhador a definir melhor o que quer.

 

Qto a um MH para 6 pessoas, bato o pé ::hahaha:: , fica apertado , se observar o perfil da troupe viajante, vc viajou com a familia é uma coisa, viajar com amigos é outra coisa.Nem todos pensam igual e cada um tem um ritmo diferente. Nem sempre funciona bem.(aff eu que o diga)

 

Qto a reserva de campings , sim isso é bem variável . Ano passado fomos para sul da Espanha e Sul de Portugal 8000km ida e volta em 20 dias em julho e os campings estavam vazios. E antes em maio fomos para Berlim , Praga( roots),Salzburgo( foi roots) ,Munique, Paris( roots) e Frankfurt .Tivemos que abortar 1 dia de salzburgo pq não tinha nenhum com vaga, em Praga rodamos umas 4 horas procurando até achar vaga e em Paris tivemos que rodar por 3 campings até conseguir lugar. Portanto é imprevisível.

 

Gosto de sua participação stephanriederer, é sempre bom saber de outras experiências.

 

Tipo vc alugou um MH com chapéu , esses que tem a cama em cima, o primeiro alugamos assim e sinceramente não gostamos, pois vc não consegue andar por que falta aerodinâmica ,o vento contrário impede que o carro desenvolva, definitivamente não é o perfil do pé pesado de meu marido :lol: ,optamos então comprar um sem esse chapéu, menor , 4 pessoas ,com 6 metros e menos de 3500 kg , carteira B, conseguimos estacionar em qualquer lugar mesmo em cidades e desenvolve bem na estrada , conseguimos chegar a 140 nas autobhans .

 

Bom para o Guenio avaliar perfis diferentes de viajantes de MH.

 

Fique à vontade em discordar! ::otemo::::otemo::::otemo::::kiss::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
joycebruja    0

Ahh faltou um detalhe ,terá um custo com os campings também,muita gente acha que é barato , nem sempre, ou eu sou pão dura demais. :roll:

por pessoa entre 5,00 e 8,00 E/ dia

Eletricidade entre 2 e 3 E/dia

Vaga do MH , alguns cobram mais caro por um maior de 6 m. varia entre 5 e 11 E/dia

Banho , nem todos incluem e vc tem que comprar a ficha , entre 1 e 2 E variando entre 4 e 5 minutos cada ficha

Lavar/secar roupa. entre 2 e 11E por ficha/máquina.

Alguns chegam até a cobrar a água potável para abastecer o caminhão ,mercenários esses. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu falei brincando Joyce! hehe

 

nossa quando um camping na suiça me cobrou ficha pra tomar banho quente já achei um absurdo, imagina então nestes que cobram a água potável pra encher o tanque hahahaha que coisa de louco!!

 

isso de viajar familia/amigos que você disse é verdade... mesmo viajando os 6 da mesma família ainda saiu ranca-rabo por parte das meninas... se fossem amigos poderia ter sido bem pior kekekekeke mas de espaço não senti aperto não... pra rodar fica 2 na frente (motorista e copiloto) e 4 atrás, pode ir os 4 na mesa central, e se alguém (ou até mesmo todos os 4) quiser dormir, tem cama pra todomundo, 2 em cima da cabine (chapéu) e 2 no fundão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guênio    0

Joyce, não soou grosseiro de forma alguma, fica tranquila quanto a isso!

 

Em relação a reservas de campings, é um dos motivos por que prefiro não ir na alta temporada, pra não ter que fazer a reserva e não me prender nas datas reservadas.

 

Sobre os valores do camping, tô imaginando uns 40 euros por noite, pra um MH com 4 pessoas, esse valor tá maios ou menos bom pra uma média?

 

Tô achando é muito bom as opiniões serem "conflitantes", pq assim vejo os "dois lados da moeda" e vou estar preparado pra me encaixar tanto em um perfil, quanto em outro. Normalmente sou mais "lento" mesmo nas minhas viagens, do tipo, se todo mundo fala que pra conhecer tal cidade precisa de 4 dias, eu sempre acho pouco. kkkkkk

 

Em relação ao perfil da trupe tb é um assunto que fico encucado. Conciliar os gostos de 6 (ou 8) pessoas é complicado demais. Principalmente pq eu estou olhando praticamente tudo em relação a viagem, aí chega lá e fica todo mundo me olhando com cara de "E agora? O que vamos fazer?" ou então quando não gosta de alguma coisa joga a culpa pra cima de quem organizou, especialmente numa viagem de motorhome, que é mais "pitoresca". Já passeio por isso (não com MH, claro) é não curti... hehehehehe

 

Por isso que mais pra frente vou passar uns "deveres de casa" pro pessoal da viagem, assim todo mundo fica meio por dentro das cidades, do roteiro, do que é viajar de MH, etc. hehehehehe

 

Minha média diária tá dando uns 265 km, mas tem pelo menos dois dias em que não planejamos "conhecer" nada pelo caminho e só nos deslocar. Esses dois dias são os com maiores distâncias.

 

E estou torcendo pra irmos em 8 pessoas, exatamente pra dividirmos 4 x 4 em dois motorhomes, pensando no conforto e também na questão de "apreciar a estrada", que acho que fica mais fácil com menos pessoas no MH.

 

E essa média de 10,6 km por litro é bem animadora hein! Nem meu Sanderinho sem vergonha não faz 10 km/litro! :x:lol: Normalmente leio por aí que faz bem menos do que isso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
joycebruja    0

::mmm: ainda bem!

 

Aqui um outro detalhe

Viajar por vários campings requer também um cuidado especial com os malditos cabos, cada país é uma tomada diferente e ate mesmo no mesmo país muitos campings têm cabos diferentes. É um sacooooooo!

 

 

Ah não esqueça dos pedágios ! Na França é um verdadeiro assalto!

 

Outra coisa, vou dar um cocâo ::toma:: no stephan ::hahaha:: ,pq ta ensinando fazer coisa errada!

Em toda a europa é obrigatório o uso do cinto de segurança, em caso de blits a multa é paga na hora e varia de 100 a 300 euros. Portanto tome cuidado com os folgados que querem viajar dormindo.

Stephan vc deu foi muita sorte. :!:

 

como disse acima , familia se der ranca rabo é familia e a situação é contornada, mas entre amigos a viagem pode se tornar um pesadelo.

 

Qto a seu roteiro , vc esta rodando por muitas cidades pequenas em um mesmo dia está esquecendo que é dificil trafegar dentro delas algumas ate proibido e achar estacionamento é sempre um parto de porco espinho.

 

Agora uma dúvida. Vc já colocou isso no mapa ? :o

Algumas cidades vc nao pode entrar no centro com ele ,principalmente se for o modelo que o stephan postou acima.

Conte em deixar sempre o MH no camping e fazer os passeios em transporte publico. Pq senao alem de ter que "desmontar barraca" todos os dias , perderá tempo em achar caminho,mesmo com GPS,transito .

 

 

 

Chega , falei demais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guênio    0

Essa questão das tomadas é mesmo uma dor de cabeça. Será que existe um adaptador universal disponível na locadora?

 

A princípio, não pretendemos viajar por rodovias pedagiadas, a não ser se for o caso de adiantar a viagem. Todo mundo fala que é um assalto mesmo, por isso vamos tentar evitar ao máximo!

 

Deus me livre pagar uma multa lá na Europa por causa de um dorminhoco folgado! :lol: É motivo pra ::toma:: mesmo!

 

Sobre as cidades pequenas no roteiro é aquilo, chegou lá, deu pra parar e andar um pouquinho, ótimo! Não deu? Das duas uma, se quisermos muito conhecer a cidade, achamos um camping ou estacionamento na redondeza e dedicamos tempo à cidade, se não, paciência, vamos pra próxima!

 

PS: Rachei do "parto de porco espinho"! :lol:

 

Coloquei tudo no Google Maps enquanto fazia o roteiro, pra ter uma noção das distâncias e tempo (marcando sempre as opções de evitar pedágios e rodovias). As cidades principais do roteiro, de maior interesse, já estamos planejando de conhecer de transporte público mesmo. E é aquele negócio que eu falei, chegamos em Pindamonhangaba, não deu pra parar e estamos "apertados", sinto muito, tchau. "Ah mas eu adoraria conhecer Pindamonhangaba!" Beleza, vamos achar um lugar pra ficar e se for o caso dormimos por aqui mesmo. :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

essa é a vnatagem do MH, vc faz o que der na telha, programa o roteiro na hora kekekekeke

 

e ninguém nos parou em blitz nenhuma, todos nós temos cara de santo =D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola, tudo bem?

 

 

Meu nome e Edgar, sou de Santa Catarina...

 

Estava lendo sobre suas duvidas, e por isso estou tomando a liberdade de dar algumas opnioes, e sugestoes...

 

Sou uma pessoa bem discreta e nao gosto muito de comentar sobre minhas aventuras, mas acredito ser muito importante a gente compartilhar as experiencias que passamos, no intuito de auxiliar e orientar os outros...

 

Atraves deste site, aprendi muito, antes de fazer minha primeira viagem de motorhome pela europa no ano passado... so tenho a agradecer as informacoes compartilhadas aqui... essa informacoes foram importantissimas para saber o que me esperava la na europa... ja fui com o espirito preparado para as dificuldades..

E acho importante voce tambem pesquisar muito, e ler muito sobre as experiencias dos outros mochileiros de motorhome... isso mesmo, o espirito e esse, somos mochileiros motorizados pela Europa...

 

Minhas dicas sao as de quem sofreu 45 dias pela Europa, rodando 10000kms... sofri porque queria conhecer tudo e economizar onde dava.... mas nao me arrependo de nada, as lembrancas sao maravilhosas e tenho milhares do fotos incriveis...

 

A viagem, apesar de cansativa, foi incrivel, e sem o motorhome nao teria conhecido nem um terco dos lugares que eu fui.... resumindo, em 45 dias fui em tudo, da Espanha ate a Holanda, passando pela Hungria, Austria, Suica, Alemanha, Republica Tcheca, Italia, Eslovenia, etc... dos lugares mais famosos e turisticos, so nao fomos mesmo a San Marino... rsrsrs

 

Tem que ser meio louco para fazer o que eu fiz, mas que da para fazer da....

 

Aluguei um motorhome para seis pessoas em Barcelona, entre outubro e dezembro de 2012, estavamos em tres pessoas, eu, minha namorada e minha mae, esta com 77 anos... tadinha sofreu um monte, no final de viagem ja nao aguentava ver tantos castelos e museus...

 

 

Vi que voce quer fazer uma viagem economica, Ok?

 

Nao sou rico, e nao foi facil pra mim pagar as despesas das tres pesssoas, aluguel do motorhome, diesel, etc, por isso acredito que em materia de economia minhas dicas poderam te ajudar.... ou atrapalhar... cuidado com as multas... rsrsrs

 

Lugar mais barato para alugar o veiculo: Barcelona, na Autocaravanas del Sol - Site - http://www.autocaravanasdelsol.es - atem da facilidade de comunicacao, espanhol, eles entendem bem a gente... obs. eu nao falo quase nada em ingles.

 

Periodo mais barato: entre maio e junho, ou entre outubro e novembro, mais ou menos 70 euros por dia, somente no caso de locacoes acima de 31 dias, para brasileiros eles disponibilizam tudo, sem custo: dois botijoes de gas, toda a roupa de cama, inclusive, lencois, edredons, toalhas de banho e rosto, todos os talheres, pratos e panelas, materiais de limpeza, produto quimico para o banherio, balde, vassoura, panos para limpeza, cabos eletricos, gps atualizado toda europa, correntes para os pneus no caso de neve, mesinhas e cadeiras desmontaveis para acampar, tv digital com dvd, inversor 12vts/220vts para carregar baterias e celulares, e de brinde me disponibilazaram o traslado do aeroporto ida e volta... voce tem que se identificar como brasileiro, pois estas regalias sao exclusivas para nos, iberos americanos... sem custos adicionais.... serio...

 

O dono da empresa e um Argentino, Sr German... e a pessoa que me atendeu em Barcelona se chama Montse, uma catala muito simpatica e falante... ela foi tao correta comigo que me disponibilizou um veiculo ainda melhor do eu tinha reservado, pois o meu estava com problemas de calefacao.... entao a senhora, Montse, gerente em Barcelona, me disponibilizou pelo mesmo valor, um veiculo mais moderno, potente e confortavel, com geladeira biplex e um big banheiro, e ainda com porta bicicletas...

 

Veiculo: aluguei um Mclouis Glamys, Fiat 130 cv, e me disponibilizaram um Rimor Catamarano, Ford Transit, com 140 cv, piloto automatico, bloqueio de tracao, edb, abs, air bag, computador bordo, ano 2012, novinnho, com tres meses de uso,etc, completaco que fez uma media de 10kms por litro, media real, pois sempre abastecia ate a boca.....

 

Abastecer combustivel sempre que possivel, em postos que nao tem funcionarios, tipo self service, abasteca e pague voce mesmo... tipo, direto com o cartao de credito, ou em alguns casos direto em maquinas que recebem notas de euros, nunca as de 100 ou 500... so as de menor valor... nao esqueca disso...

 

Abastecer compustivel sempre nos postos da grandes redes de supermercados, tipo Carrefour, Auchan, Eleclerc, etc.,.. bem mais barato.... Andorrra, Luxembugo, 1,10 euros o litro.... sul Franca, 1,30.... Italia 1,80.... Alemanha, 1,50... Austria 1,30, Suica 1,80... e por ai vai..... teve um dia que estava em Vaduz, capital de Liechtenstein e voltei apenas 10km para abastecer na Austria... rsrsrs... valeu a pena

 

Comprar comida, mantimentos, sempre nas grandes redes, todas com otimos preco e, pracas de estacionamento para os motorhomes.... os precos ficam bem parecidos com os do Brasil, principalmente no sul da Franca, Alemanha, e ate mais baratos no caso de Andorra.... onde voce compraria queijos maravilhosos por 18 reais os kilo?, ou suco de laranja natural de de caixinha por 2 reais o litro?, agua mineral 10 litros por 1 real? leite por 1.50? Esqueca a carne, e compre bastante frango assado pronto, voce economiza no gas e no tempo.... tem tambem as sopinhas, macarrao, paes maravilhos, embutidos, pates, geleias, enlatados, etc

 

Aluguei o motorhome porque nao estava afim de ficar perdendo tempo procurando hoteis, fazendo check in, subindo e descendo escadas com malas, e nem ficar me deslocando a pe por grandes distancias com a minha mae, afinal ela esta com 78 anos agora...

 

Tambem nao queria roteiro fixo, muitos menos o compromisso de ter que estar em determinada cidade dia tal, por causa de resevas.... a unica preocupacao era com o dia da entrega do motorhome... coisa simples na Europa, pois em 24hs voce consegue voltar facilmente para base de retorno, sem muito tempo de antecipacao... um dia de folga para alguma emergencia ja seria o suficiente... assim eu tinha 44 dias livres para curtir em paz....

 

Tambem nao via sentido alugar um motorhome, para depois ter que ficar procurando e pagando campings, deslocamentos com metro e trens para as tres pessoas...

 

Metia a cara e entrava com o motorhome no centro de todas as cidades, tinha hora que o GPS me jogava dentro do centro historico das cidades e dai eu passava o maior sufoco com ruas estreitas e locais proibidos para circulacao de carros.... mas no final sempre dava tudo certo, sempre existia muita tolerancia das autoridades, quando era o caso.... fui parado apenas uma vez, em 10mil km.... um dos grandes motivos foi a epoca em que eu fui, entre outubro e dezembro, as cidades estavam mais desertas e as fiscalizacao em cima dos motorhomes menor.... sim por que os motorhomes nao sao bem vindos em grande parte da europa.... nos lugares mais turisticos voce tem que fazer ginastica para estacionar e rezar pra nao ganhar uma multa....

 

Resumindo, em 45 dias nao usei camping nenhuma vez.... maior dificuldade era encher o tanque dagua, rarissimos os postos com alguma torneira sobrando, nas cidades grandes esquece... por isso sempre abastecia de agua nas cidades pequenas ou em postos na estrada.... para esvaziar os detritos tambem era muito simples, quando ia abaster pedia para usar o banheiro e levava o cassete com os detritos e o descarregava direto no vazo dos banheiros, depois era so puxar as descarga, sem misterio.... geralmente fazia isso a noite para ganhar tempo, e depois dos banhos completava o tanque dagua novamente e dai sim me deslocava para o centro das cidades mais tarde da noite, sem transito, e ja com autonomia de agua, e os depositos de detritos vazios...

 

Estacionei sempre no centro das cidades, grandes e pequenas, teve vezes que chegava a irritar, perdia duas horas para estacionar o carro e quando ia ver ja era noite, pois la tem lugares que as 4 da tarde ja acabou o dia....no outono em Munique as cinco das tarde ja e noite...

 

Depois com o tempo fui pegando o jeito, e os macetes...

 

Quando achava uma vaga boa, pagava o estacionamento, e depois saiamos com os onibus tipo hop on hop off e conheciamos tudo que tinha no roteiro, para os locais mais longe iamos com o motorhome....

 

Dica: cidades grandes como Roma, Paris, Amsterdan, chegue sempre de madrugada, ou depois da meia noite.... sempre voce acha uma vaga para passar a noite no centrinho da cidade....

 

Na maioria das cidades, o estacionamento nas ruas e gratuito apos as nove da noite e tambem aos domingos.... exceto Amterdam...

 

Deixava as cidades grandes para chegar no sabado a noite, assim podia deixar o motorhome parado na vaga sem preocupacao ate na segunda feria de manha...

 

Nao pense em fazer isso no verao...

 

Tambem tinha o risco de furtos, pois as vezes o motorhome ficava sozinho o dia inteiro estacionado numa rua nao muito confiavel, fique esperto principalmente na Italia e sul da Franca, nao e preconceito, o problemas nao sao os Italianos, ou Franceses, mas sim os imigrantes.... para coibir um pouco e diminuir o risco, levei aqui do Brasil dois alarmes residencias com sensores de presenca de duas sirenes, uma ficava ligada fora e outra dentro, instalei eu mesmo, ligados direto no inversor.... por incrivel que pareca, quase ninguem usa alarme na Europa...

 

Em Roma, estacionei no primeiro dia a quatro quadras do Vaticano, na marginal do rio Tibre, e no terceiro dia a uma quadra do Vaticano, numa ruelinha lateral, dez passos da Praca Sao Pedro, assistimos ate a missa de domingo com o Papa... voce tem que ser bom de braco e encostar bem os pneus no meio fio... sempre com o auxilio de um passageiro, para nao bater nas placas de sinalizacao, outros carros, etc... lembre de recolher os espelhos laterais...

 

Em Paris, estacionei a uma quadra do Arco do Triunfo, numa rua quase paralela a Champs Elysees.... no outro dia estacionei em frente ao restaurante Trocadero proximo a uma pracinha a uma quadra do Trocadero.... depois parei em baixo da Torre para tirar fotos.... as autoridades foram sempre muito tolerantes e viam que minha intencao era apenas tirar fotos e depois vazar.... estacionei tambem nos fundos da Notredame numa ruazinha cheia de vans...

Passamos uma das noites no estacionamento gratuito do Bateaux Mouches, o original, mas voce tem que fazer o passeio de barco, voce mostra o ticket aos vigias e eles nao incomodam mais...veja so o conforto, vc termina o passeio de barco, da cinco passos e ja ta em casa.... so nao da pra ficar dois dias... da para estacionar tranquilo tambem perto do arco de La Defense... o problema e chegar la, uma minhoca no meio de arranha ceus...

 

Em Berlim estacionei e dormimos em frente ao Portao de Bradenburgo, outro dia ao lado da praca mais movimentada da cidade, a Alexanderplatz, e depois a uma quadra do muro de Berlim.

 

Em Amsterdam, estacionei proximo ao mercado da flores, numa ruelinha as margens de um dos canais... pertinho do bairro da luz vermelha, paguei uns cinco euros a hora, mas valeu a pena.... o restante da cidade hop on hop off... obs. o veiculo usou a vaga de dois carros... foi milagre ter duas vagas juntas e mais sorte ainda nao ter levado uma multa....

 

Em Barcelona, voce pode estacionar a noite em Barceloneta sem problemas, pertinho do pier, muito legal, depois de dia voce desloca o motorhome para o Montjuic... ou para um estacionamento a duas quadras da Sagrada Familia.... 23 euros... 24hrs.... cheguei a deixar minha mae e minha namorada em frente ao Parque Guell, numa ladeira super estreita e dificil de chegar....

 

Em Veneza, tem varias pracinhas em Mestre, ligue o alarme, o lugar e bem deserto, a gente ia de onibus em dez minutos da pracinha ate Veneza.... ou num estacionameno a duas quadras da entrada principal de Veneza, de frente para os transatlanticos... 24 euros 24horas

 

Em Davos tem estacionamento gratis em Frente a estacao de Esqui....

 

Na Belgica, em Bruxelas no centrinho, pertinho do Manequin pis... da pra estacionar tambem em frente ao Atomium... gratis

 

Em Sorrento da pra arriscar pertinho do Centro.... pertinho do elevador que desce para as praias... gratis, de quebra visual e por do sol no mediterraneo...

 

Na Costa Amalfitanha esquece, e impossivel.... ja foi um sufoco dirigir por la, a ruas e estrada sao muito estreitas... cada penhasco maravilhoso, visual incrivel, mas parecia que o motorhome iria despencar... paradinha para fotos apenas entre uma cidade e outra nos lugares especificos para estacionar....quero voltar, desta vez deixarei o motor home em Salermo....

 

Cinque Terre, voce pode ir sem medo ate Vernazza... la voce estaciona o motorhome num estacionamento publico a cinco minutos de caminhada ate o mar, a volta a pe sera um pouco puchada pois a subida e grande..... depois voce pega o trem em Vernassa mesmo e vai para as outras cidades, Manarola, Riomaggiore, etc...tem gente que faz a trilha a pe beirando o mar, mas e bem demorado..... ou se quiser tambem da pra ir em quase todas com o motorhome, o visual la de cima e fantastico mas a estrada mal passa um carro pequeno, voce tem que ter muito cuidado e andar sempre com muita paz, tranquilidade e sem pressa... vi um por do sol de Corniglia invesquecivel... o sol caindo no mediterraneo, deu ate pra fazer um picnic na beira da estrada, nao passava quase carro nenhum...

 

Tem gente que diz que e impossivel Costa Amalfitana ou Cinque Terre de motorhome, mas da.... e perigoso mas da...

 

Em Napoles so passei, mas consequi estacionar em frente a entrada do parque do Vulcao Vesuvio, na cidade de Pompeia, no patio de um supermercado, fiz umas compras e depois fomos para as ruinas....

 

Andorra voce estaciona nos estacionamentos dos grandes supermercados de la, gratis ...

 

Luxemburgo... num bequinho ao lado da praca principal, linda, arborizada,.... e so procurar que tem vaga....

 

Em Vaduz, a 50 metros do Castelo, gratis, so nao pode pernoitar....

 

Na Suica, e proibido estacionar motorhomes nas ruas... muito menos pernoitar.... mesmo assim achei uns lugares bem locazidados pertinho dos lagos em Zurique, Saint Moritz, Montreux, Lucerna e Interlaken.... apenas paquei estacionamento em Zermatt, porque la so se chega de van, e no centrinho so circulam carros eletricos...

 

Em Monaco, quase ninguem sabe, mas tem um estacionamento para motorhomes ao lado do Estadio de Futebol, isso mesmo, e so perguntar para os guardas na rua que eles te dao as dicas.... circulei pelo pricipado todo sem problemas....

 

Em Nice, na Promenade Anglais, sempre tem um jeitinho se voce chegar bem cedo, lembra?

 

Em Cannes, esquece.... sem jeitinho... so para dar uma paradinha, tirar umas fotinhos e vazar...

 

Saint Tropez, um deserto em novembro... da ate pra dormir, no portinho, em frente aos iates... o dificil foi achar o caminho pra chegar la no centrinho com o motorhome, mas tem uma ruazinha lateral....

 

Em Frankfurt, na margem oposta do Reno, pertinho do centro historico, so atravessar a ponte a pe... e voce esta de frente para o cartao postal da cidade....

.

Em Colonia, achei um bequinho a duas quadras da igreja e a quatro da ponte dos cadeados.... onde tem o melhor visual da cidade a noite....

 

No Monte Saint Michel, estacionei no patio de um restaurante que estava fechado pelo fato de ser outubro... a 50 metros do onibus que leva os turistas a ilha...

 

Em Carcassone, tem uma pracinha bem pertinho do castelo, que esta cheia de motorhomes estacionados, cuidado ao passar em baixo da ponte que tem antes de chegar na praca.... passe pela contramao, isso mesmo.... pela pista da esquerda para nao perder nenhuma janela.... rsrsrs

 

Em Poitiers, no patio do Futuroscope... estrura completa para os motorhomes...assim como na Eurodisney, pelos mesmos 30euros, 24hs

 

No Vale do Loire, 20 euros em Chambord, nao tem lugar gratis perto... mas no local tem agua, banheiros, etc... so nao pode pernoitar...

 

No Chenonceau, tem um estacionamento gratis da prefeitura, a 30 metros do Castelo, do outro lado da trilha do trem, depois de atravessar o corregozinho...

 

Em Versailes, na rua, proximo ao palacio, tem chegar cedo, paga por hora...

 

Na Alemanha, quero voltar pra fazer toda a rota romantica com calma, mas em Fussen, estacionei por 18 euros pertinho do Neuschwanstein, depois subimos de charrete, nao era muito caro, tem tambem a opcao de subir de onibus que leva os turistas....

 

Consegui tambem lugar facil em San Remy na Italia, um patio enorme de frente para o mar, gratuito, pertinho do centro....

 

Em Portofino tive que deixar o motorhome as uns dois quilometros da vila, fomos caminhando, beirando o mar, curtindo o visual.... e depois voltamos de circular...

 

Em Pisa, voce consegue vaga facil nos fundos do complexo onde se encontra a torre inclinada....

 

Em Florenca, parei nas mangens do rio, umas tres pontes antes da ponte Vecchio... dali fomos caminhando ate o centrinho...

 

Em Verona tambem achamos lugar perto da Casa de Julieta...

 

Em Bratislava, fomos com o motorhome ate a entrada do Castelo que fica de frente para o Danubio.... deixei mnha mae e minha namorada e desci umas cinco quadras para estacionar, depois subi a pe sozinho....

 

Em Innsbruck defronte ao complexo da Olimpiadas de Inverno...

 

Em Viena, no centro da cidade...

 

E assim foi por ai a fora...

 

Antes que alguem critique, quero esclarecer que em muitas cidades, a periodo maximo que voce pode estacionar numa vaga varia, de duas a quatro horas, dependendo da localizacao e do bairro, entao eu tinha tres opcoes... ou eu voltava a cada duas horas e pagava mais um periodo no parquimetro, isso quando era permitido, ou trocava o carro de lugar, ou simplesmente esquecia e deixava rolar pra ver no que ia dar... resumindo, voce so corre o risco de ser guinchado se estiver estacionado em lugar proibido, observe bem esse detalhe... no mais, o maximo que pode rolar, uma pequena multa por ter excedido o tempo estacionado, tipo multa de zona azul.... as vezes ela se torna mais barata que voce parar um estaciomento... o risco e seu. ... depois nao venha me chingar..... eu arrisquei varias vezes e recebi apenas uma advertencia em Budapeste... isso durante a viagem toda.... lembrando que isso foi no outono deles.... acredito que no verao, isso seria muito mais arriscado....

 

Lembre-se que eu sempre parava nestes lugares centrais, mais pela minha mae, pois assim ela nao precisa se deslocar muito a pe para conhecer as principais atracoes de cada cidade.... o motorhome foi tao pratico, apesar dos risco de multas, que em Paris a gente foi tres vezes na Torre, para tirar fotos de dia, com chuva, com sol, e depois no outro dia a noite, noite de lua cheia, uma raridade na Franca nessa epoca.... numa ladeira consegui uma vaga em Montmartre, e fomos a pe ate a pracinha e a Sacre Coeur...

 

Se por um lado tive facilidades no outono para estacionar, por outro lado nao recomendo a ninguem ir nessa epoca, pois chove muito... o vento tambem e muito chato.... mas por outro lado, chegamos a pegar bastante neve em Chamonix.... em Zermatt... no final de novembro....

 

Tambem por causa da neve e do gelo, nao consegui fazer a travessia de Saint Moritz ate Zermatt, tivemos que ir ate Spiez para por o motorhome em cima de um trem, .... muito diferente a experiencia, e ate que nao foi tao caro.... parecia uma cegonha gigante com centenas de carros em cima, muito pratico, rapido e incomum para nos brasileiros....

 

Gastei uma paulada para passar pelo tunel que liga a Suica a Franca, via Chamonix... uns 56 euros, para andar uns dez quilometros... mais isso ja era quase no final da viagem...

 

Vai mais uma dica para economizar... va pelas estradas nao pedagiadas no comeco da viagem, porque geralmente elas sao bem mais demoradas, tem umas na Italia que o limite maximo e 50 a 60km por hora,... vc nao sai do lugar.... enquanto as pedagiadas, chegam a 120, 130 de limite... ate as sem limite de velocidade na Alemanha.... entao no final da viagem, se voce ver que esta ficando sem tempo, voce toca logo pelas pedagiadas para voltar mais rapido... fiz o trecho Saint Tropez Barcelona em sete horas, mais foi uma das poucas despesas que tive com pedagios... carissimos na Franca por sinal.... mas pelo menos sao justos, pois voce paga pela qulometragem andada.... tem paises que voce nao escapa do pedagio, porque eles sao pagos por um periodo minimo, geralmente uma semana ou mais, exemplo, Republica Checa, Austria, Suica, Eslovaquia, Eslovenia, etc.... tem horas que sai mais barato pagar logo uma via pedagiada, pois a distancia, quilometragem, se torna tao maior pela nao pedagiada que voce acaba gastando mais com o diesel que o valor do pedagio.... sem falar na peda de tempo e estres de entrar em cidadezinhas entulhadas de carros e que nao tem atrativo nenhum... e da lhe rotatoria pra ca, rotaria pra la, rsrsrs

 

Caso voce alugue dois motorhomes, os perfilados sao mais economicos, pois nao tem aquele bau em cima da cabine tirando a aerodinamica do motorhome... mas mesmo assim eu preferi alugar um com cama de casal em cima da cabina, o capuchinho, pelo conforto de nao ter que ficar montando e desmontando a mesa durante os 45 dias.... pense nisso..... a economia de combustivel e muito pequena, e o meu carro pegava frouxo 140km por hora, apenas balancava muito nas estradas sujeitas a muito vento, chegando a ser perigoso,,,, o ideal e nao passar dos 100km por hora... dai o motorhome nao sofre tanto pela falta de aerodinamica.... se torna mais economico... e seguro..... detalhe, estavamos apenas em tres pessoas, um motorhome de quatro pessoas ja daria para nos, mas o conforto de ter a cama arrumada todos os dias, prontinha para deitar, valeu a diferenca, bem pequena, uns 5 euros por dia.... outra coisa enquanto os outros dormiam, eu podia ficar na mesa, usando o notebook, comendo, lendo, etc.... nao preciva ficar desmontanto todos os dias... a dica foi da Montse, a gerente da Autocaravanas del Sol de Barcelona, e ela estava corretissima....

 

Outro cuidado e com o gas, voce tem dois botijoes, e caso eles acabem vc pode ter dificuldade em conseguir reposicao, alem do que voce tem que devolver o motorhome com os botijoes da mesma marca, pois os encaixes podem ser diferentes de pais para o outro.... a gente usou o fogao todos os 45 dias, para fazer cafe, esquentar comida, calefacao, banho, e o gas deu na estica... lembra que eu comprava muita comida pronta no grandes supermercados, dai era so esquentar, isso economizava bastante no gas.... outra dica... quando o primeiro botijao chegou na metade eu ja troquei pelo segundo, assim quando acabasse o segundo eu ainda tinha de reserva meia carga do primeiro....

 

Outra coisa, nos 45 dias, nunca liguei o motorhome na eletricidade, sempre as baterias deram conta do recado e tinham otima automomia pois eram de gel... a geladeira era automatica e funcionava direto no alternador do carro quando esta estava em movimento, assim que desligava o veiculo ela passava para o gas...

gelava bem, a gente tinha ate sorvete em casa.... e quando iamos ao mercado ja compravamos comida para no minimo dez dias..... e muita agua mineral de galao de 10 litros, leite em po tambem facilita muito.....

 

Dizem que e proibido, mas comprei num posto de combustivel da Franca, um galao, especial para transporte de diesel, autorizado pela fiscalizacao.... o galao tinha capacidade de cinco litros, vinha com funil, e tampa de seguranca, custou apenas 8 euros e me deixava bem tranquilo na hora de procurar um posto mais barato para abastecer, pois sabia que tinha uma garantia extra caso acabasse de vez o combustivel do motorhome... nao da pra confiar muito no computador de bordo, pois as vezes ele informa que voce tem uma autonomia de 100km e num minuto depois informa que voce tem so 20km de reserva.... por isso fazia minhas medias de consumo sempre do jeito tradicional... enchia o tanque ate a boca, marcava a qulometragem rodada e depois enchia ate a boca novamente....

 

Polemica tambem o fato de ir dormindo.... e proibido com certeza... mas depois de caminhar um dia inteiro, minha mae podia deitar na caminha dela enquanto eu me deslocava para outra cidade.... outra coisa, nas autoestradas a pista era tao boa que o carro nem balancaav, e a gente chegava a fazer comida enquanto ia de uma cidade para outra... as vezes eu estava dirigindo a 100km por hora e minha mae tava cozinhando arroz, ou minha namorada esquentando um cafe, ou as vezes ficava no notebook descarregando as fotos, ou descansando deitada.... no nosso caso, nos dois dirigiamos quando estavamos com pressa de chegar em algum lugar... as vezes eu subia, ia dormir e minha namorada dirigia ate a cidade mais proxima.... usavamos a carteira de motorista brasileira sem problemas, habilitacao b.... pode parecer loucura, sei que nao e certo, mas, por varias ocasioes enquanto minha namorada dirigia num via duplicada, eu chegava a tomar banho, sim, tomava banho com o carro em movimento.... minha namorada ir fazer xixi, etc...

 

Tem coisas que ate da para economizar, mas nao economize em passeios, atracoes, castelos e museus... afinal e por isso que voce esta indo para Europa, para conhecer e matar a curiosidade.... depois voces poderao voltar com mais tempo para fazer somente os lugares que voces mais gostaram.... mas primeiro a gente tem que ter uma ideia do geral...

 

Agora em setembro queremos ir novamente para Europa, desta vez, para ir para Croacia, Polonia, Grecia, Turquia, e parte da rota romantica na Alemanha que ficou faltando... e com certeza, Costa Amalfitana e Cinque Terra, e novamente Suica e a Costa Azul....

 

Estamos procurando parceiros para dividir as despesas... iremos apenas eu e minha namora, por isso procuramos mais duas pessoas para compartilhar um motorhome...

 

Quem sabe poderiamos montar ate um grupo com dois ou tres motorhomes...

 

Uma coisa voce pode ter certeza, se voces forem praticos e unidos, simples e humildes, o motorhome ajuda muito a ganhar tempo e econmizar dinheiro...

 

....nunca irei esquecer, o dia em que fiquei na Torre Eiffel com minha namorada ate a hora de fechar, era meia noite, lua cheia, romantico, demos dez passos e ja estavamos em nossa casinha, nosso hotel ambulante, O MAIS BEM LOCALIZADO DE PARIS, estacionado ao lado do carrossel do parquinho em frente a Torre toda iluminada... no outro dia, de manha, cedinho, pelas sete, acordamos e nao precisamos fazer malas, fechar conta em hotel.... simplesmente liguei a chave do carro e nos despedimos de Paris numa manha linda de sol de uma segunda feira de outubro... fomos em direcao a Eurodisney... e minha mae continuava dormindo ... minha namorada estava ao meu lado, sentadinha no banco ainda de pijama.... isso nao tem preco.... essa praticidade, esse facilidade, essa mobilidade.... por varias vezes a gente seguia viagem de manha apenas de hobby ou roupao, e so iamos nos arrrumar ou vestir quando chegavamos no proximo destino....

 

 

Espero ter ajudado de alguma forma...

 

Um abraco,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
joycebruja    0

Dizem que Deus proteje os bêbados , os pobres e os inocentes.Acho que vc enquadra na terceira opção.

 

Menino vc deu sorte demais. fazer comida com o carro em movimento? ::ahhhh:: Loucura uma pequena faísca em um vazamento mínimo é capaz de explodir tudo a sua volta. Dont.do this!

 

Olha nao vou criticar seu estilo de viagem , só não é a minha ideia de viajar. Cada um na sua! ::cool:::'>

 

Alerta:

Posto de combustivel nao permite que descarregue o toalete quimico ou mesmo o esgoto de chuveiro / pia se nao tiverem o local apropriado. Deu sorte.

Alguns países nao cobram pedagio trecho por trecho e sim na divisa vendem um selo para ser colocado no parabrisa dianteiro do veículo. Não foi multado? Deu sorte!

 

Olha , eu nao aconselharia repetirem este estilo de viagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guênio    0

Edgar, obrigado pelas dicas! Não acho que sou tão kamikase como vc, mas de qualquer forma seu relato é muito interessante! Tá salvo aqui!

 

E Joyce não pretendo mesmo esse estilo, minha esposa é muito cagona pra estacionar na rua e dormir! Ela não ia pregar os olhos! hahahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza, nao me chateio com criticas construtivas... sei que fiz algumas loucuras... mas se voce for fazer tudo bem certinho, como manda o figurino, em 30 dias voces vao conhecer bem menos lugares do que voces imaginam....... melhor qualidade, que quantidade... corte o seu roteiro quase pela metade dai sim voce fara uma viagem bem tranquila... ou melhor alugue um carro, e fique em hoteis.... pois muitas vezes o motorhome atrapalha mais do que ajuda... A Joyce sempre passou algumas das melhores dicas do forum... mas para ela fica bem mais facil, pois vive na Europa, tem seu veiculo proprio, e todo o tempo do mundo para viajar e se programar... Joyce, considere isso como um elogio e admiracao, ok?

 

Guenio, a ideia do meu relato era de voce ver que e possivel fazer muitas coisas, sem estar infringindo nenhum tipo de lei... mesmo as da Europa, pois o motorhome e considerado em muitos locais como um carro ou van, por isso mesmo voce o dirige com carteira B... mas, em contrapartida tem lugares que eles odeiam o motorhome, e o consideram coisa de farofeiro, de gente que nao gasta com hoteis, restaurantes, etc... quando voce estiver la, voce vera milhares de placas proibindo eles.... tem lugares que voce pode estacionar um onibus de 30metros, mas o motorhome nao... ele e rechacado... e voce tem que deixa-lo a 20, 30km ou mais do lugar que voce quer visitar.... e a grande maioria dos estacionamentos, mesmos os pagos, a altura maxima e de 1,80mts ou 2,45mts....e lembre-se que o motorhome tem no minimo 3,10mts de altura por 5,90mts de comprimento... por estes motivos, a grande maioria prefere ficar nos campings para nao se estressar... mais dai voce gasta duas vezes mais... gasta com as diarias, e com o transporte coletivo, taxi... fiz os calculos na epoca, e saia mais barato para a gente alugar um carro e ficar em hoteis... sem contar com o consumo, um carro pequeno a diesel faz 18km por litro e voce pode parar onde quiser no centro das cidades, se conseguir vaga, e claro.... excetos nas areas demarcadas para moradores locais, carros eletricos, etc...

 

Um dos principais motivos de eu locar um motorhome foi a idade da minha mae, lembra? Para dar mais mobilidade e facilitar as coisas pra gente... mesmo com o risco de levar multas...

 

Apesar de proibido, duvido quem nunca tenha dormido num motorhome em movimento... no meu caso poderia alegar que minha mae nao estava se sentido bem... durante os 45dias e 10000km, fomos parados apenas uma vez, na saida de Andorra pra Franca, lembro que, ate eu parar o carro, abrir as portas, cumprimentar as autoridades, deu tempo de sobra para minha mae se levantar e ir para o banco de dela e colar o sinto de seguranca... eles nem quiseram entrar no motorhome, apenas perguntaram de onde eramos e se estavamos levando tabaco... quando respondi que era do Brasil, que tinhamos comprado apenas suprimentos em Andorra e estavamos indo para Saint Michel eles ficaram surpresos e muito orgulhosos de estarmos visitando o pais deles...

 

Em relacao ao risco de cozinhar, ele e o mesmo, andando ou parado... por isso muitos estacionamentos nem aceitam motorhome... me informaram varias vezes que o medo era de incendio ou explosao, por causa de relatos de usarios que esqueciam algum registro aberto... como falei anteriormente, tem lugares que voce pode deixar o motorhome mas nao pode ficar dentro dele... apenas pode guarda-lo... ou em outros casos, nao aceitam pernoite.... muitas vezes estacionava e dormia na rua porque os campings eram realmente fora de mao... e me desculpe a inocencia, mas nao vi nenhum perigo em ser assaltado dentro do carro... na Europa os ladroes nao andam armados como aqui no Brasil... geralmente eles preferem furtar... quando voce da algum vacilo ou chance... o fato da gente de sair de casa para um pequeno passeio ou ir na padaria ja e um risco... viajar e correr riscos.... basta estar vivo, para estar sujeito a qualquer incidente, imprevisto, risco ou acidente...

 

Joyce, obrigado pelo inocente... em qualquer lugar do mundo a gente e tratado conforme nossas atitudes, educacao, e como tratamos os outros... se temos uma atitude positiva, de respeito e humildade conseguimos abrir as portas dos locais mais inacessiveis... gracas a Deus, viajo a mais de 30 anos de carro a turismo, por todo Brasil, America do Sul, Caribe e Europa...agora tenho 47 anos e sao mais de 500mil quilometros a passeio sem nenhum incidente ou multa....sim, chego a fazer mais de 20mil km por ano de carro e trailer explorando diversas regioes... e esta foi a minha primeira vez de motorhome, na europa, e acredito que realmente dei muita sorte...

 

Em relacao ao pedagio na entrada dos paises, e claro que comprei o tal de vignette... na Austria, Suica, Eslovenia, Eslovaquia, Republica Checa e Hungria se nao me engano. Ate mesmo porque a vigilancia na maioria das vezes e eletronica, pois o selo e lido automaticamente nas pracas de pedagio e durante as rodovias... e se voce nao estiver portanto o selo a multa e gerada instantaneamente, ou em alguns casos a falta dele gera um aviso para a policia local e voce com certeza sera abordado logo a diante e multado pessoalmente...

 

Os detritos eu jogava direto no vaso sanitario e puxava a descarga normalmente...mas, somente quando os banheiros ficavam no lado externo dos postos, ok.... ou entao nas estacoes de apoio das estradas pedagiadas...

 

Joyce, precisava tirar uma duvida, e gostaria da sua ajuda... li seus relatos ano passado, antes da minha viagem, e vi que voce tem um motorhome perfilado e alugou um trailer se nao me engano.... existe a possibilidade de eu sendo brasileiro, morando no Brasil, poder comprar um trailer ou motorhome usado ai na Europa? Coloca-lo em meu nome? Para eu circular com ele ai na Europa e ir tambem no Marrocos? Qual seria o gasto com a documentacao? Minha ideia e seguir com ele ate a Africa do Sul e depois despacha-lo de navio para a Argentina. Desculpe colocar a pergunta aqui dentro do topico do Guenio...

 

Obs. Nao estou conseguindo configurar o teclado do meu note, por isso estou digitando sem acentuacao.... e com alguns erros de escrita...

 

Antes de eu viajar, li todos os topicos aqui do site... e percebi a maior dificuldade dos mochileiros de motorhome... entrei tambem em diversos sites de locadoras de motorhome na europa e vi todas as dicas possiveis..., falei pessoalmente com diversos casais que deram a volta ao mundo de carro ou motorhome, perguntei, perguntei, perguntei.... e ainda por cima levei junto comigo uns 30 livros e guias de viagem na Europa, diversos mapas impressos, fora os materiais salvos em dois notebooks, e as pequisas on line... baseado em todas essas informacoes, vi o que poderira e o que nao poderia fazer, e estava ciente de tudo, sabia de todas as consequencias .... coloquei tudo na balanca, calculei os riscos, e vi o que era possivel arriscar e ate onde eu poderia arriscar... moral da historia... a unica coisa que realmente saiu fora do meu controle foi o mal tempo, apesar de que o meu roteiro era baseado em cima da previsao do tempo, teve ocasiao que saimos direto de Veneza para La Spezia porque o Wheater indicava apenas dois dias de tempo bom nas Cinque Terre... depois voltamos para Verona, e dai sim descemos para Florenca e Roma... cheguei a ficar dois dias parado em Sorrento so pra esperar o tempo melhorar na Costa Amalfitana, Ficamos uma noite a mais em Veneza e em Paris porque sabiamos que o tempo ia melhorar.... depois disso foi chuva, chuva, chuva e neve... nunca mais volto pra Europa no outono..... rsrsrsrs.... resumindo, com planejamento, um pouco de experiencia, e coragem, da para fazer uma viagem fora do convencional.... caso contrario, da pra ir de CVC....

 

Guenio, filtre do meu relato, e de todos os outros relatos, o que for de relevancia e util para voce e sua familia... e... realize seus sonhos... planeje tudo direitinho, se prepare ao maximo, tenha sempre atitude positiva e o restante deixe fluir... e o que nao estiver ao seu alcance, ou sob seu controle, ponha na mao de Deus...

 

Qualquer coisa, fique a vontade... se quiser, pode enviar perguntas para - [email protected]

 

Um abraco pra todos...

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
joycebruja    0

edgar

Pra não bagunçar o tópico do Guenio , coloque suas dúvidas no tópico apropriado.

 

Segue o link http://www.mochileiros.com/motorhome-perguntas-e-respostas-t73117.html

 

Na realidade eu tive vontade de te dar umas vassouradas em fazer isso com sua mãe , coitada.Ô maldade! Imagina se fosse uma sogra daquelas bemmmm chatas! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

O lance do roteiro nem opinei porque o caso aqui é outro e roteiro cada um faz no ritmo que aguenta.O que acontece é que muita gente tem um problema sério com o jetlag e aí os primeiros dias são perdidos.

 

Sim eu moro na Suécia e tenho um MH de 6,00m e 2,90 altura e tenho um trailler também.

::otemo::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guênio    0

Edgar, pode ter certeza de que seu post me ajudou e vai me ajudar sim. Sempre é bom ler experiências e pontos de vista diferentes, e aí filtrar o que vai ajudar mais em cada caso, e também estar preparado para algum imprevisto. Mas sem dúvidas que vc me ajudou bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[...]

Sim eu moro na Suécia e tenho um MH de 6,00m e 2,90 altura e tenho um trailler também.

::otemo::

 

putzz..... é outra vida hein Joyce...

aqui no Brasil o setor é tão maltratado... por aí aposto que muitos dos seus vizinhos tem também

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
joycebruja    0

Sim stephan aqui é bem comum ter um MH ou Trailler. Os preços de usados são compatíveis com a maioria dos salários e em ultimo caso é possivel financiar ou fazer um leasing.

 

No Brasil infelizmente nao é muito comum viajar de MH.

 

 

Nos EUA ainda mais barato que aqui .

 

Aqui dá pra comprar um MH usado , em bom estado , pronto para viajar entre 30 e 50 mil euros. Trailler dependendo do ano acha por até mil euros. Aí com certeza tem que dar uma arrumada .kkkkkk

E o bom é que o povo não roda muito com os MH , compramos o nosso há 3 anos , ele é 2001 , está super novinho por dentro e por fora, tinha andado 70 mil km, ou seja nada pela idade do bicho. E nós já rodamos em 3 anos mais de 40 mil km.kkkkkkkkkkk

Como o tempo de uso é pequeno aqui , a gente viaja quase todo final de semana entre maio e setembro. Depois ele volta para a garagem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×