Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Cacoal /RO até Bom Jardim (NOBRES-MT) grata surpresa 30/maio

Postado
  • Membros

Venho aqui deixar minhas impressões da última viagem que fiz entre Cacoal-RO e Nobres-MT, mais especificamente Bom Jardim; a distância percorrida foi de 926 km de belo asfalto e 67 de terra; o retorno foi de 926 mais 57 km de terra; (bela areia e terra solta) rsrs

Vou dividir este relato em três partes: Preâmbulo, Viagem e Bom Jardim; talvez as primeiras partes interessem mais aos aficionados pela moto e a terceira aos que gostariam de informações atualizadas de Bom Jardim; então segue o relato;

PREÂMBULO

É salutar entender que a viagem de moto é muito especial; quando comparamos a viagem de carro com a viagem de moto, muitos desavisados podem inferir: "não troco o conforto do carro pela moto"; na verdade eles não entendem que são viagens e processos totalmente diferentes; dimensões díspares e formas de entender uma trip; elenquei alguns pontos importantíssimos que temos nas viagens de moto que não é possível nas viagens de carro;

1- A interação com as pessoas; as pessoas se aproximam mais da moto para conversar; interagem mais com você e e tem mais interesse pela sua trip; em suma, fazemos mais amigos;

2 - a conectividade com a paisagem - ficamos mais próximos do real, sentindo as sensaçoes próximas do clima, (as vezes até demais, quando das chuvas); rsrsr

3 - O sentimento de desafio e aventura; o de saber que saímos mas não temos certeza que chegaremos; a chegada é uma vitória, além do prazer do processo, das paradas,

Passada esta fase filosófica, gostaria de citar os equipamentos que usei:

na moto fiz uso de alforges da Texx com a capa + afastadores que foram bem-vindos;

foi o suficiente; para eu e minha parceira, minha esposa Helem;

os pneus estavam zero; um pilot road 2 na dianteira e um antigo mas eficiente pirelli diablo na traseira;

utilizei jaqueta da Ixon Fire e botas da Hi tec impermeáveis; a jaqueta e o capacete (ls2) foram impecáveis na chuva (peguei 250 km de chuva na ida); a bota deixou a desejar em função da água que entrou pela calça;

a volta pegamos sol de brigadeiro rsrs; a moto estava bem revisada, mas quase melou a viagem em função da bomba de gasolina; a moto na ida não passou de 9000 giros, andando dentro dos 140 e 150; velocidade de cruzeiro; na volta não passou de 7000 giros, dando 130 no máximo (santa agonia batman rsrsr);

acabei de comprar um refil novo para a bomba, estou esperando chegar; na honda queriam me cobrar 1900 reais pela bomba nova; consegui o refil da bosh por 221; vamos ver se funfa;

A VIAGEM

A grande preocupação se iniciou quando peguei a moto da revisão e ela não estava legal; mas não dei muita bola, pois achei que no caminho ela se acertaria; e foi o que aconteceu; quando o relógio disparou 5:30 da manhã, eu sabia que não tinha mais jeito; era agora; amarrei os alforges, acordei a patroa e partimos; às 6:00 estávamos abastecendo e rumando para Vilhena, distante 186 km de Pimenta Bueno, o local que havíamos dormido para sair cedo; rodamos aproximadamente 100 km e paramos em um local que sempre paro entre PB e Vilhena; o guaporé; aí aconteceu o primeiro mistério da viagem; a moto estava literalmente fumegando; havia muito óleo no motor e o calor fazia sair muita fumaça; olhei e pensei, foi meu motor? mas a vontade de ir era tanta, que mesmo assim parti (o engraçado é que a Helem falou: vamos logo, com pressa de montar na moto, e eu que achava que ela ia cansar rsrs)

Seguimos viagem; a moto rendendo aquele estágio mesmo, nada mais; andamos muito tempo atrás de uma pickup ranger com uma Ducatti 1000 e poucos em cima; paramos juntos no posto e trocamos ideia; rsrsr tomamos café em Vilhena, dois mistos especiais para aguentar a viagem; abastecidos, a parada agora era só em Comodoro, 110km de Vilhena;

este trecho a moto andou muito mesmo, nas descidas 160 e até picos de 170; bom trecho que rendeu bastante; abastecimento no feio posto de comodoro e partida para Campos de Júlio; foi um tiro; trecho não muito monótono, com a plantação de milho colhida ao largo; em Campos de Júlio instalei a GoPro e iniciei pequenos filminhos da viagem; muito massa mesmo;

GOPR0079.JPG.1fe11027c9a08eb91f5cc794b4795319.JPG

Chegamos em Sapezal às 11 e 30; um dilema em saber onde iríamos almoçar; encaro o almoço em uma viagem um ritual importantíssimo; portanto levo a sério bons lugares; questionamos em um posto que abastecemos um local bom para o almoço e nos falaram de um tal de Galpão; fomos até lá; enquanto isso achamos Sapezal uma interessante cidade; no local indicado o restaurante estava fechado; já íamos indo embora quando paramos em um posto e um cara nos falou que era em outro endereço; chegamos lá e estava inaugurando; era um lugar bem bacana, com portas de vidro e ar central; chegamos e chamamos muito a atenção, com equipamentos e a moto que tinha que ficar bem na porta (já pensou se nos roubam?) foi muito legal; um bom rodízio por 25 conto; preço honesto; indico em Sapezal a churrascaria Galpão;

saímos e seguimos direto em busca do Rio Papagaio; no caminho já nos deparamos com um maravilhoso rio, e já paramos; foi o primeiro grande impacto da viagem (que digo que foram mais três rsrs); que águas; olhar de cima da Br um rio largo e corrente, de águas verdes clárissimas, possível de enchergar o fundo de pedras!! nossa!! que belíssimo rio; e olha que não sabíamos que ainda encontraríamos o belíssimo rio Papagaio, com direito a ponte velha, cachoeira e água cristalina! e foi o que encontramos; as fotos falam por sim mesmas; Maravilhosa parada da natureza;; se alguem passar pela estrada que vai de Campo de Júlio até Sapezal não deixe de parar no Rio Papagaio; são 40km depois de Sapezal;

DSC04859.JPG.4b17c45bce8be90ff4b40a6e57a4cfdd.JPG

DSC04890.JPG.02e103162df77216bcb7b7d7c4c5e4e8.JPG

Agora a viagem torna-se hídrica, literalmente rsrsr a saída do Rio Papagaio foi às 14 horas; tínhamos que atravessar a reserva dos índios e pagar o pedágio para então chegarmos à Campo Novo dos Parecis; chegamos em Campo Novo com um ambiente frio, chuvoso e naturalmente escuro; a viagem iria iniciar uma fase complicada; de Campo Novo dos Parecis até Diamantina seriam 300km; no posto em Campo Novo um motorista de caminhão se aproxima e nos passa uma rota bacana; andar até a usina Itamaraty e virar à esquerda para a Br 364; excelente dica; chegando na usina, ainda andamos uns 25km de buracos, mas depois na Br364 só alegria;

A Chuva - ela foi um subcapítulo dentro da história da nossa ida; ela iniciou já nos primeiros 25km saindo de Campo Novo e não parou mais; um pouquinho antes de chegar na usina conseguimos abastecer em um posto sem chuva; depois a chuva não parou; seguiu-nos até Diamantina; ela foi se aprofundando; de água quente passou a ser água gelada, vento frio, culminando em uma neblina que parecia não ter fim; formou-se quase um túnel que entrávamos cada vez mais profundo e não parecia que iria acabar mais; quando parecia estar tudo down, pegamos um imenso congestionamento na serra que sai depois do posto Gil; carretas e mais carretas; chegamos em Nobres às 19:30, felizes, misticamente alegres e eufóricos com a chegada; realmente não dava para ir para Bom Jardim; seriam 67 km penetrando no Breu da noite mais profunda, em uma estrada arenosa e isolada;

Saímos para perguntar sobre algum hotel dentro da cidade; encontramos um hotel, chamado hotel Pirâmide; não gostamos; gostamos de um hotel chamado Umuarama; atendente simpático e local para guardar a moto a seco; (comemos uma pizza e levamos alguns pedaços para o hotel; oferecemos para o atendente e ele retribuiu deixando guardar a moto na cobertura);

Chego ao fim desta primeira fase; na próxima postagem falo de Bom Jardim, de suas atrações, preços, hospedagens e um parecer sobre o custo / benefício de Nobres (Bom Jardim);

DSC04899.JPG.68ead10127f40f13b51bc88a35002f66.JPG

Featured Replies

Postado
  • Membros

Olá! Parabéns pelo relato! Vou para lá neste carnaval. Vc lembra de alguma outra pousada além da Bom Jardim? Qual o valor de diária que pagou na Bom Jardim? Muito obrigada, Julia.

• 4 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros
Parabéns pela viagem e pelo relato Giacome.

Estou programando de ir a Nobres/Bom Jardim, no carnaval deste ano.

Estou querendo fazer tudo por conta própria, com meu próprio snorkel. Não tenho colete, mas acho que dá pra se virar sem um. Penso que o colete apenas facilita a flutuação, não sendo obrigatório.

A minha pergunta é se eu posso fazer todos os passeios de forma independente ou sou obrigado a contratar uma empresa? Estarei de carro e não gosto do esquema de empresa, prefiro fazer meu horário e não ficar dependendo de ninguém.

O que vc acha? É possível?

E a questão da sinalização nos locais? Dá pra se virar sozinho pedindo informação aos moradores?

Valeu!

Eu acredito que o equipamento não é o imprescindível; visto que os locais são particulares, em áreas reservadas ao turismo pago rsrsr

assim, para entrar no aquário é necessário efetuar o pagamento no próprio lugar; creio que tem desconto se usar seu equipamento; somente creio;

os rios triste e saloba tem os pontos de entrada pagos, mas creio ser possível entrar por outros locais;

é bom frisar que o custo das flutuações em Bom Jardim é baixo; a hospedagem é relativamente cara para os padrões;

mas vale a pena, pois é top as belezas;

abraços

Rômulo

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá! Parabéns pelo relato! Vou para lá neste carnaval. Vc lembra de alguma outra pousada além da Bom Jardim? Qual o valor de diária que pagou na Bom Jardim? Muito obrigada, Julia.

Julia

lembro que tem uma pousada semelhante em pedrão à pousada Bom Jardim. Acho que é Sucuri; muito boa, parece; mas no mesmo preço, pois tentei reservá-la e vi os valores, (na época) é bom vasculhar Bom Jardim, que é pequeninho em busca de outras pequenas pousadas; mas creio que não tem; é importante reservar na Pousada Bom Jardim, principalmente no Carnaval; em Julho eu paguei 140,00 a diária para um casal;

Abraços

Rômulo

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.