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Jaqueline 29

Lençóis maranhenses e Jericoacoara JUN/2013

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Olá, mochileiros! Alegria, alegria! Acabamos de chegar de viagem e, como prometido, vou postar meu relato dessa inesquecível viagem aos Lençóis maranhenses.

 

 

 

Primeiro dia em Santo Amaro do maranhão:

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Saímos pela manhã para conhecer a Lagoa do Reflexo. O passeio é feito em um barco que leva em torno de 1 hora para chegar até a região dos lençóis maranhenses conhecida como América. A paisagem durante o trajeto de barco é interessante pois o barco segue um caminho que parece estar desenhado, delimitado pela vegetação que inclui pequenas florezinhas e ainda passa bem próximo as bois que estão dentro do rio, apenas com as cabeças para fora da água. Contudo, é um passeio dispensável se vc tiver que escolher entre este e os outros 2 principais passeios que são feitos por lá: um é Lagoa Andorinhas e Gaivota e o outro é Betânia. Só pra constar, há também quem faça o passeio até a Queimada dos Britos, porém não é todo guia que faz porque o IBAMA não autoriza a circulação de veículos adentrando os lençóis. O mesmo ocorre para a travessia de Santo Amaro até Atins que só é permitida que se faça caminhando. Porém, vc não encontrará dificuldade para encontrar alguém que faça esses percursos se achar pertinente. O guia Joel faz. Ele cobrou 350 reais até a Queimada dos Britos de uma galera que conhecemos lá. A travessia não sai por menos de 600 reais, teve até uma mulher que estava completando a travessia em veículo 4x4 com um francês dono de pousada em Atins no sentido AtinsXSanto Amaro, que conforme explicaram, é melhor, pois o vento sopra nesse sentido. No meu caso, não achei pertinente, quando puder voltarei e farei a travessia caminhando durante três dias.

 

Voltando ao assunto da Lagoa do Reflexo, é o seguinte: o barco pára e a gente segue caminhando até uma lagoa grande, bem bonita, essa não tem nome. Tem muitas lagoas lá, a minoria tem nome. Mesmo que não houvessem lagoas, já seria muito lindo. Quando as nuvens vão se afastando, suas sombras vão se movendo sobre as imensas dunas brancas que o sol faz brilhar. . . É mágico! Em seguida se caminha mais um pouquinho até a Lagoa do Reflexo que tem esse nome por causa do reflexo do sol. Não que as outras lagoas também não produzam esse efeito, mas como ela é mais rasa, os reflexos se dão em toda sua extensão. É muito limpa, disseram que podia beber a água, mas depois soubemos que não é bom beber a água das lagoas porque pode dar dor de barriga. Minha amiga bebeu e não teve dor de barriga. . . :lol:

 

 

 

Segundo dia em Santo Amaro do Maranhão:

 

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Aqui entra em cena um personagem muito importante nesse relato, o Sr Antônio, que foi nosso guia e motorista e que também é, juntamente com sua esposa Neusa, dono da pousada Lagoa Azul onde nos hospedamos. Eu recomendo esta pousada pois as camas são confortáveis, os quartos possuem ar condicionado – o que realmente é necessário pelo calor que faz lá em qualquer época do ano. Tem acesso a internet ::sos:: . É um ambiente muito agradável e o café da manhã tem de tudo: pães, misto quente, frutas, leite, café e até tapioca. É bem localizada e serve almoço lá mesmo. Chegávamos um pouco tarde dos passeios e a comida estava na mesa e quentinha esperando por nós! Gostei de tudo! Até torta de camarão a Neusa fez. Também providenciou os passeios e ligou pro motorista pra avisar o dia que iríamos embora. Fomos recebidos com muito carinho em sua pousada. Voltando ao Sr Antônio, ele é um cara que sabe das coisas e quando o assunto é Santo Amaro do Maranhão ele sabe te contar tudinho : como é, como foi e como pode vir a ser! Como é bom bater um papo com ele. . .

 

Pois bem, foi o próprio que nos levou até a Lagoa da Gaivota – cenário do filme Casa de Areia com a Fernanda Montenegro – e a Lagoa Andorinhas – ainda mais bonita que a primeira. São lagoas muito grandes, suas cores variam entre alguns tons de verde e muitos tons de azul. A Lagoa Andorinhas estava com 2 metros de profundidade em sua parte mais funda e muito, muito limpa mesmo. Parece que caminhando em torno de 1 hora se chega até a Lagoa da Gaivota e quem faz o passeio até a Queimada dos Britos passa por ela. É importante levar protetor solar e chapéu de praia e seria interessante levar um pedaço de PVC para deslizar nas dunas. Um amigo levou o snorkel, apesar de não ter peixe na lagoa ::hein: RS!!! Proteja a câmera fotográfica pois pode entrar areia, a minha parou de funcionar neste passeio e as fotos que se seguem foram tiradas no celular. No fim do dia assistimos o pôr-do-sol na beira do rio de Santo Amaro.

 

Terceiro dia em Santo Amaro do Maranhão:

 

Betânia – a cereja do bolo.

 

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Foi o lugar mais lindo em que estivemos em Santo Amaro. Foi apropriado ter sido o último passeio que fizemos por lá – por isso comparei a cereja do bolo – pois depois do que se vê lá, nada mais te surpreende. A Betânia é uma região com um grande rio com desenhos em tons de amarelo, laranja e cobre nas partes rasas por onde se atravessa caminhando. Do outro lado, dunas de até 60 metros de altura e três lagoas, de cores diferentes. Caminhamos até a lagoa do meio e lá ficamos algumas horas, mas a vontade era ficar pra sempre! Do alto da duna dessa lagoa eu parecia ver um quadro cuidadosamente pintado, olhando para o lado de onde viéramos ainda se via uma faixa de um azul escuro que era o rio que atravessáramos. Do outro lado só vi areia, mas ainda assim era muito bonito. Como nosso guia, Sr Antônio mesmo disse: “Em Santo Amaro não tem ouro, nem prata. O que tem de sobra, e que se quiser pode levar que não vai faltar é AREIA e ÁGUA!” Almoçamos lá mesmo embaixo da mangueira (de manga bacuri, mas não era época ::Ksimno:: ...) do quintal da casa de uma senhora. O prato foi galinha caipira ao molho, acompanha arroz, feijão, macarrão e uma farinha que não vai faltar em qualquer lugar que vc vá almoçar. Seguimos para a pousada. A noite demos uma volta na pracinha. O comércio fecha bem tarde e tem minimercados, farmácia (vende chip da Oi), lanchonetes, pizza no Restaurante Pontual, chegamos no domingo a noite e jantamos num restaurante cor-de-rosa na praça, boa a comida lá tb! Fomos para São Luís no dia seguinte de madrugada, às 4 da manhã.

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Quanto devo levar em dinheiro?

 

Preço dos passeios (até 6 pessoas):

 

Lagoa do reflexo (barco) - 100

Lagoa Gaivota e Andorinhas - 140

Betânia- 200

Queimada dos Britos – 350

Travessia Santo Amaro x Atins em veículo 4x4 ( proibida pelo IBAMA) – 600

 

Preço hospedaria Lagoa Azul TEL: 98 33691294

Quarto com ar- 80 casal (baixa temporada)

 

Refeição com suco natural pra 2 pessoas – 30

Hamburguer completo com guaraná Jesus (na praça) – 8

 

Transporte de van de São Luís (pega no hotel) até Sangue – 30 Jorge TEL: 98 88532758

Transporte de jardineira de Sangue até Santo Amaro – 20 José Vieira Prozaca : 98 33691027

 

Quando ir?

Popularmente os melhores meses para se conhecer os Lençóis são julho e agosto porque termina a estação das chuvas e as lagoas estão bem cheias. Eu fui em junho e não choveu nem um dia (embora a previsão do tempo fosse de chuva), pelo contrário, fez muito calor. As lagoas estavam cheias de modo que não dava pé nas partes fundas, exceto a do Reflexo. Do jeito que fazia calor não me pareceu que no mês seguinte, ou seja, em julho, as lagoas fossem ficar mais cheias. Por isso, considero que junho seja um mês tão bom quanto julho e agosto. E pra quem vai precisar de passagens aéreas para ir até lá, é um mês onde se encontram ótimas promoções.

 

Como chegar?

Saindo de São Luís-MA, é possível ir de ônibus, van ou carro até o povoado de Sangue. De Sangue até o município de Santo Amaro do Maranhão o veículo utilizado é conhecido como jardineira. Esta parte quando completa-se o número de passageiros por isso não tem hora certa de sair. Usualmente, o motorista da van já deixa combinado com o motorista da jardineira para que ele saiba que está levando passageiros, por isso, ele espera mesmo que a van atrase. Outra vantagem de ir de van é que eles pegam os passageiros onde estiverem, seja no hotel ou no aeroporto, é só combinar direitinho com o motorista.

 

Quarto dia - rumo a Jeri!

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No voo de São Luís a Fortaleza tivemos nossa última recordação dos lençóis maranhenses pois do lado esquerdo da aeronave deu pra ver todo os lençóis. Achei muito bonito. Dormimos em Fortaleza e, no dia seguinte, fomos para Jeri de ônibus comum. Comprei as passagens na rodoviária e lá eles já te vendem a passagem de Fortaleza até Jijoca junto com a de Jijoca até Jericoacoara que é em outro tipo de jardineira diferente da jardineira do Maranhão. Ficamos na Pousada Paraíso. É bem localizada, tem TV, ar, internet na área externa, bom café da manhã.

 

Quinto dia - o reencontro

Caminhamos pela praia, reencontramos um casal de amigos que conhecemos em Santo Amaro do Maranhão e que estavam chegando a Jeri depois do passeio do Delta do Parnaíba completando a rota das emoções como dizem. Colocamos o papo em dia e ficamos circulando pelas ruas de Jeri.

 

Sexto dia – Lagoa Paraíso e duna do pôr-do-sol ::otemo::

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Fizemos o passeio de bug com a “Jumentur- a empresa de turismo que dá um coice na concorrência!”, com o guia Ednardo. É um passeio muito completo pois além de levar até a Lagoa do Paraíso, e esperar o tempo que vc quiser, leva em seguida a Lagoa Azul – que não tem muita graça depois que vc já foi na Lagoa Paraíso, mas vc pode optar por almoçar nessa outra lagoa – e por fim leva vc até a Pedra Furada. Na Pedra Furada fica um vendedor de água mineral que sabe tirar uma foto na qual parece que vc está em cima da Pedra Furada, ele não cobra nada por isso. A foto fica muito legal !!!Outra foto que fica maneira é na árvore da preguiça, é a primeira parada que o guia faz nesse passeio. Passando pela praia do Preá, pedimos para o guia parar pois vimos uma grande quantidade de conchinhas na areia. Daí sim fomos para a Pedra Furada. De lá, o guia nos deixou na duna do pôr-do-sol por volta das 17:30 onde os turistas se reúnem para apreciar o pôr-do-sol no mar.Tem a jardineira que leva até a Lagoa do Paraíso sem fazer todo esse passeio, mas andar de bug é muito melhor, ainda mais quando aparece outro bugueiro e eles resolvem fazer um rali.

 

 

 

Sétimo dia – caminhada até a Pedra Furada e ver a galera praticando surf e sup

 

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Não precisa ser atleta pra fazer essa caminhada, seja pela praia ou por cima (pelo morro). Pelo morro é mais rápido e lá do alto a gente tem uma visão panorâmica de toda Jeri. Não tem como se perder na trilha. Se optar por ir pela praia, não vá muito à tarde por causa da maré. Dizem que na primeira semana de agosto o sol se põe no furo da Pedra Furada. É uma paisagem bem diferente. . . Tem cactos grandes, jegues e cabritinhos. Depois dessa caminhada ficamos assistindo a galera de todas as idades praticando surf e sup enquanto alguns jogavam capoeira e me amarrei em uma cadelinha que nadava como uma foca e pulava as ondas, muito graciosa! Lá é possível alugar prancha de surf ou sup ou ainda fazer uma aula. Na Lagoa Paraíso tb tinha aluguel de windsurf. No dia seguinte partimos para Fortaleza direto para o aeroporto. Deve haver alguma música que fala. . . ah! Lembrei! “Eu tive que ir embora, mesmo querendo ficar-a-a-a-a-a . . .” Bem assim!

 

 

Quanto devo levar em dinheiro?

 

Ônibus comum FortalezaXJeri saindo da rodoviária - 50

Hospedagem – 90 quarto casal de frente com sacada

80 quartos de fundos

Passeio lagoa paraíso (4 pessoas)-160

Aula de sup ou surf - 70

Aluguel da prancha de surf ou sup- 20

Alimentação – 15 a 20 por dia por pessoa

Transporte particular Jeri a Fortaleza - 100 por pessoa

OBS.:

Tem atendimento do Banco do Brasil nos correios, mas se vc precisar sacar dinheiro, vai depender de ter dinheiro lá. Eu fui sacar 400, mas só tinha 350. Se alguém chegasse logo depois de mim, não teria dinheiro nenhum lá, entende?

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Una pregunta:

El paseo a Betania y Espigao ¿Cuántas horas es? ¿Es necesario salir muy temprano a la mañana? ¿Es flexible el horario?

Porque mi idea es hacer ese paseo el mismo día de llegada de Sao Luis a Santo Amaro, y no sé exactamente a qué hora llegaré. (y al día siguiente ya me voy de travesía caminando a Atins!)

 

Gracias y saludos!

Griselda

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Griselda,

 

Que legal que vc vai fazer a travessia!!!

 

O passeio que fiz foi até Betânia apenas. O guia disse que o rio estava cheio e que por isso o carro não estava passando pelo caminho habitual e que por isso iríamos até a Betânia sem passar pelo Espigão, pelo menos foi isso que entendi. Demorou um pouco pra chegar até lá. Não sei dizer quanto tempo ao certo, talvez uma meia hora. . . Fazer esse passeio no mesmo dia que chegar de São Luís a Santo Amaro desaconselho. Sugiro que faça o passeio no dia seguinte de manhã. Na minha opinião numa tarde tb dá pra fazer o passeio e curtir bastante (os guias vão falar que é bom sair mais cedo), mas o que eu desaconselho é fazer o passeio no dia que chegar. De Sangue a Santo Amaro vc vai pegar a jardineira sacudindo, sacudindo, sacudindo. . . É um longo trajeto. Se for pra Betânia no mesmo dia fica meio cansativo, eu acho. Eu vou deixar 2 sugestões:

1- Sair de São Luís com a van da tarde entre 12:00 e 13:00. Assim vai chegar a noite em Santo Amaro. No dia seguinte, vá a Betânia.

2- Se chegar no aeroporto de madrugada ou muito cedo, vá logo pra Santo Amaro e poderá ir até a Lagoa Gaivota e Andorinhas que é pertinho. Apesar de que no dia seguinte vc já vai passar por estas lagoas, né?. . . Só não deixe de ir até a Betânia!

 

As pessoas (turistas) que eu conheci lá não conseguiram chegar lá no horário que imaginaram que chegariam pq a jardineira fica parada em Sangue até completar o número de passageiros, mas espero que vc consiga!!! De qualquer forma vc vai gostar muito! Eu amei! Se pudesse ia de novo com vc!!!rs

 

Um guia disse que é melhor fazer a travessia de Atins para Santo Amaro por causa do sentido que o vento sopra jogando areia. . . Um dia tb quero atravessar os Lençóis!!!

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Gracias por las dicas!!!

 

Sí, haremos la travesía! Esperemos que no sea tan cansador como pensamos!!!!!! ::dãã2::ãã2::'>

 

Pensamos hacer Betania ese primer día porque ya después continuamos y no tenemos más días... Ya sé que será mucho pero bueno.. queremos conocer TODO!!! jajaja

Pregunta: las jardineiras en Sengue ¿para cuántas personas son? Nosotros logramos armar un grupo grande! Entre 7 y 9 personas!

 

Muchos saludos desde Buenos AIres,

Griselda

 

 

 

Griselda,

 

Que legal que vc vai fazer a travessia!!!

 

O passeio que fiz foi até Betânia apenas. O guia disse que o rio estava cheio e que por isso o carro não estava passando pelo caminho habitual e que por isso iríamos até a Betânia sem passar pelo Espigão, pelo menos foi isso que entendi. Demorou um pouco pra chegar até lá. Não sei dizer quanto tempo ao certo, talvez uma meia hora. . . Fazer esse passeio no mesmo dia que chegar de São Luís a Santo Amaro desaconselho. Sugiro que faça o passeio no dia seguinte de manhã. Na minha opinião numa tarde tb dá pra fazer o passeio e curtir bastante (os guias vão falar que é bom sair mais cedo), mas o que eu desaconselho é fazer o passeio no dia que chegar. De Sangue a Santo Amaro vc vai pegar a jardineira sacudindo, sacudindo, sacudindo. . . É um longo trajeto. Se for pra Betânia no mesmo dia fica meio cansativo, eu acho. Eu vou deixar 2 sugestões:

1- Sair de São Luís com a van da tarde entre 12:00 e 13:00. Assim vai chegar a noite em Santo Amaro. No dia seguinte, vá a Betânia.

2- Se chegar no aeroporto de madrugada ou muito cedo, vá logo pra Santo Amaro e poderá ir até a Lagoa Gaivota e Andorinhas que é pertinho. Apesar de que no dia seguinte vc já vai passar por estas lagoas, né?. . . Só não deixe de ir até a Betânia!

 

As pessoas (turistas) que eu conheci lá não conseguiram chegar lá no horário que imaginaram que chegariam pq a jardineira fica parada em Sangue até completar o número de passageiros, mas espero que vc consiga!!! De qualquer forma vc vai gostar muito! Eu amei! Se pudesse ia de novo com vc!!!rs

 

Um guia disse que é melhor fazer a travessia de Atins para Santo Amaro por causa do sentido que o vento sopra jogando areia. . . Um dia tb quero atravessar os Lençóis!!!

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As jardineiras levam 12 pessoas. No meu relato tem o tel do Jorge, motorista de van, gostei dele e a van dele tem ar condicionado. Ele pega vcs onde estiverem e ele já deixa combinado com o motorista da jardineira em Sangue pra esperar vcs.

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Hola Jaque!

Muchas gracias!

Sí, ya tomé nota del teléfono de la van!!!

 

Saludos y seguimos en contacto!

Griselda

 

As jardineiras levam 12 pessoas. No meu relato tem o tel do Jorge, motorista de van, gostei dele e a van dele tem ar condicionado. Ele pega vcs onde estiverem e ele já deixa combinado com o motorista da jardineira em Sangue pra esperar vcs.

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obrigada pelo relato!!ótimo!! vou em agosto fazer a travessia a pé e, por mais q me falem, estava louca pra levar a câmera profissional do meu namorado,rsrs pois, apesar de ser grande e trabalhosa de carregar, as imagens ficam completamente dife1rentes!! mas, fiquei com medo agora q li sobre sua máquina,rsrs o q me sugere?bjos

ps: ah, em Jeri vc acha q encontro onibus p ir a noite para Fortaleza?obrigada

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Oi, Amanda! Eu acho que vc deve levar uma câmera sim, é só ter cuidado com ela: guardá-la na capinha quando não estiver usando, não deixá-la na areia com o resto das coisas que levar como chapéu, óculos, chinelos, etc. A minha deu problema pq não tive esses cuidados. Por um acaso, não joguei fora o papelzinho onde anotei os horários de ônibus Jeri X Fortaleza. São esses:

6:00 deixa na Rodoviária

15:00 deixa no Aeroporto

23:00 deixa na Rodoviária

 

Vc tem a opção de ir de transporte particular. Pode, se não estiver em grupo, procurar saber se tem pessoas fechando um carro e se ainda tem lugar. Vou deixar o telefone da Francisca que trabalha com esse transporte: (88)3669 2277 / 9722 9559 / 9722 9594

Cabem 6 pessoas no carro além do motorista; geralmente ela fecha com 4 pessoas por 400 reais.

 

Boa viagem! Vai amar!!!

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Olá Jaque29MG Tudo bem?

 

Gostei muito de encontrar o seu relato, e tenho algumas duvidas...

Vc disse que o passeio para Betânia fica em 200 r$ para ate 6 pessoas (isso quer dizer 200 dividindo por 6 ou p cada? os outros que vc mencionou, segue a mesma linha?)

 

"Preço dos passeios (até 6 pessoas):

Lagoa do reflexo (barco) - 100

Lagoa Gaivota e Andorinhas - 140

Betânia- 200

Queimada dos Britos – 350

Travessia Santo Amaro x Atins em veículo 4x4 ( proibida pelo IBAMA) – 600"

 

Como fez para chegar em Santo Amaro, vi em alguns relatos que é um "lógica" meio que complicada.

 

Obrigado!

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Parque mais lindo do Brasil! Volto pra lá, fácil! Excelente relato. Parabéns.

jaumz

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Olá, Anderson!

O preço dos passeios segue uma tabela. Vc pode (e deve!) pechinchar, mas a faixa é essa que eu mencionei. O valor será dividido entre as pessoas que fizerem o passeio. No 4x4 cabe até 6 pessoas ou até 7 se uma for na frente do lado do motorista. Na pousada que fiquei fiz três passeios com outras 3 pessoas. A dona da pousada somou tudo e dividiu o valor por 4. Deu 110 reais por pessoa no total. Achei muito barato!

Não achei complicado chegar em Santo Amaro. Liguei pra um motorista de van que me pegou na porta do hotel em São Luís e deixou em Sangue de onde sai a jardineira para Santo Amaro. A jardineira já estava lá esperando por nós. Esperamos alguns minutos lá até completar os passageiros da jardineira. A estrada é toda de areia de praia, mas não achei isso ruim. Achei até muito legal!!!

Quem for de ônibus deveria ligar para um motorista de jardineira e pedir pra ele esperar pois eles não tem hora certa pra sair de Sangue. Na minha opinião, o melhor mesmo é ir de van. Tem o telefone de uma no meu relato.

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Jaque ,

 

Beleza.... realmente é um valor acessível, eu vou em fevereiro , mas vi em alguns relatos que nessa época as lagoas ficam secas. Pela data do seu relato, deduzo que vc esteve la em Junho, ou foi antes? Obrigado pelos preços aqui postados, já foi de uma excelente contribuição.

 

Abraços!

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Fui em junho sim. Não choveu nem um dia e fez muito calor. As lagoas estavam cheias. A lagoa Andorinhas na parte mais funda estava com 2 metros de profundidade. Algumas das outras lagoas não estavam tão fundas, porém, eram enormes em extensão.

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Pronto... irei em Junho. Não gosto muito da ideia "chuva" em minhas férias rsrs. Obrigado mesmo pelos dados atualizados. É difícil (já estava contando de ir em fevereiro) mas, para ser um momento único (sem chuva ), eu aguardo até junho. Desculpas, eu ainda não havia percebido o titulo do seu relato "bem grande" onde é claro JUN/2013, ::putz:: foi mal ! Vlw... e continue com seus relatos bacanas! ::otemo::

 

abraços!

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    • Por Paola Rafaelly
      12/12- SUCRE
      Fala gente! Vi que já tem uma galera acompanhando o relato e fico muito feliz de saber que estou ajudando alguém  Então, tentarei escrever o relato em até dois meses, afinal, quero escrever tudo bem detalhamente com preços e tudo mais, e sei que é bem chato ficar esperando um relato muito tempo. 
      Eu esqueci de falar que nós levamos todo nosso dinheiro em dólar, porque vale mais a pena, o real não compensa muito lá fora. Indico também trocarem o dinheiro aos poucos, porque você corre menos risco de perder dinheiro. Pra vocês terem noção, trocávamos nosso dinheiro aos poucos e pagávamos R$3,30 mais ou menos e quando fomos trocar da ultima vez, pagamos R$3,45, imagina quanto dinheiro não vai nesses 15 centavos.
      Bom, dito isso, vamos lá. Chegamos em Santa Cruz 1h20 e o nosso voo para Sucre seria só 11h. Passei as 10h mais entediantes da minha vida, tentando dormir naquele banco duro do aeroporto, mas sem sucesso né. Dada a hora do embarque, fizemos o check-in, foi bem tranquilo, mas façam com antecedência porque ouvi falar que sempre tem muita fila. Nós voamos com a Amaszonas e gostei da de voar com a companhia. O avião estava cheio com todos os bancos ocupados. Foi servido apenas um café com leite, mas não esperava mais que isso, eu tava na maior larica e o cafezinho deu pra dar uma enganada, uma dica é sempre levem uns snacks do Brasil, a larica vai bater e você não pensar duas vezes antes de gastar aquela grana no aeroporto. Por sorte, ainda tinha sobrado algumas comidinhas na mochila e eu comi. O voo durou uns 40min ou menos, foi bem rápido.

      Dica: Eu indico comprar a passagem aérea para Sucre, vi em muitos relatos que as estradas da Bolívia não são muitos boas e até um pouco perigosas, sem contar que a viagem é bem demorada, então invistam nisso. Compramos ainda no Brasil.
      Chegamos em Sucre e detalhe: não tínhamos nenhum boliviano, porque pensamos "ah, vamos deixar pra trocar dinheiro no aeroporto de Sucre" maior erro que cometemos. Quando chegamos no aeroporto e fomos procurar uma casa de cambio, NÃO TINHA NENHUMA! Nós fodemos legal haha Ficamos besta de como um aeroporto não tinha uma casa de cambio, e pior é que o aeroporto ficava no meio do nada, não tínhamos pra onde ir hahaha 
      Então, lá fomos nós procurar um taxista que aceitasse dólar ... Achamos um que estava cobrando Bs.60 e acabamos fechando por $10 (obvio que perdemos dinheiro). Depois de uns 20min. chegamos a Plaza de Armas. Como eu já tinha baixado o mapa da cidade e eu já tinha um hostel em mente, então foi fácil encontrar o lugar- se o mapa não tivesse nos levado para o lugar errado- mas depois de tanto andar, encontramos o bendito hostel. Ficamos no Kutur Berlin, super indico esse hostel galera, foi bom e barato, bem localizado e já tinha café incluso (melhor café da manhã da viagem). 
      Deixamos nossas coisas, tomamos uma ducha, fomos trocar dinheiro e finalmente comer. Eu estava quase desmaiando de fome, encontramos um restaurante bem legal (e barato ). Se chama Condor cafe, é um lugar bem aconchegante. Comprei um pastel de queso (com uma massa bem diferente do nosso pastel hahaha) e um refrigerante com aparência de xixi e gosto de guarana. 

       
      Depois fomos numa loja comprar agua e uma batatinha (que eu odiei). Fomos passear um pouco pela cidade e devo dizer que eu não dava nada pra Sucre, mas cheguei lá e me encontei pela cidade, ela é bem charmosa, vale a pena ficar um dia na cidade e conhecer seus principais pontos. Fomos no mirador de la Recoleta e em um outra praça, cujo nome não lemro. Fomos numa especie de parque dos dinossaouros (não é aquele pago), eu não sei porque, mas os bolivianos tem um apego com dinossauros, que eu não compreendo hahaha Depois fomos só andando e admirando a cidade. Fomos ao mercadão e acabamos comprando umas uvas com uma venderdora muito simpatica, que até nos deu umas uvas de brinde. 

      Eu queria ter mais fotos da cidade pra mostrar pra vocês, mas não vai ser possível e mais tarde eu conto o porquê. 
      Cuidado com o que vocês vão comer desse mercadão, porque os Bolivianos no geral não são muito higiênicos e algumas coisas são meio duvidosas. Se for comprar frutas, lave muito bem. Por exemplo, tinha uma mulher arrumando o cabelo da filha do lado das carnes (que também estavam com um cheiro bem estranho ). Então, fiquem espertos.
      Fomos procurar um lugar pra comprar nossas passagens para o Uyuni, a ideia inicial era comprar direto no terminal, mas não valia muito a pena porque teríamos que pagar o táxi, então íamos acabar gastando mais. Compramos no nosso hostel e pagamos um preço Ok, pagamos até mais barato do que havíamos planejado  Compramos pro dia seguinte as 18h.
      Fomos pra Plaza a noite e como estava no mês natalino a Plaza estava linda, toda iluminada <3 Ia ter meio que uma festa no hostel mas eu preferi dormir, porque eu estava morta. Dormi tão bem que nem ouvi o barulho da festa haha Já no outro dia, tomei aquele café da manhã divino do Hostel, como lá também é um restaurante, então o café da manhã é TOP. Acabei conhecendo o Tomek, da Polônia e a Francesca, da Alemanha. Ficamos conversando um bom tempo e a Francesca nos eu varias dicas do Uyuni. Saímos pra conhecer mais da cidade, mas eu já estava meio cansada da cidade, pois já tinha conhecido tudo lá  Almoçamos no hostel mesmo, encontramos o Tomek e almoçamos juntos. Não, e que almoço top hein haha Comi sopa como entrada (é sempre sopa), depois batata, arroz com mais alguma coisa, um refresco de Gergelim (horrível) e de sobremesa foi uma salada de frutas, adorei. 
      Como não tínhamos nada pra fazer, jogamos Uno com o Tomek e foi bem divertido (Uno uni as pessoas, já to avisando ). Tomek nos levou em um Cafe muito legal, que eu amei de verdade, se eu pudesse voltaria lá agora. Era uma loja de chocolate mas também uma cafeteria. Parece que eu experimentei o chocolate de verdade, o lugar se chama Para tí, se puder, vá nesse lugar.

       
      Já estava dando nosso horário, então fomos arrumar nossas coisas. Infelizmente não conseguimos nos despedir do Tomek, então tivemos que ir. Fomos pra Plaza para encontrar um táxi e acabamos encontrando um Brasileira, chamada Nádia e foi muito bom encontrar alguém da minha terra (e eu nem sabia que estava com saudades), ficamos um bom tempo conversando e quando percebi já estava um pouco atrasa para o embarque, então fomos comprar água e achar um táxi.
      Fiquem espertos com os táxis, pois assim que eles veem que você é turista,  já aumentam o preço. Eu indico perguntar sempre antes pra alguém ou algum nativo, quanto custa o táxi, porque assim você vai com o preço em mente. Se eles jogarem um preço muito diferente, já fala "no, no voy pagar eso, tengo poca plata" e ameaça ir embora, ele abaixam o preço rapidinho . Sempre pechinche, dá certo na maioria das vezes. Pegamos o táxi e depois de uns 15min chegamos. Parecia uma guerra, todo mundo gritando no seu ouvido, tentando te puxar pra agência deles haha é horrivel, foca no que você quer e não dá corda pra ninguém la hahaha chegamos no guichê pra pegar nossas passagens, comprem a passagem sempre com antecedência (pelo menos um dia antes) porque essa companhia (aviação 6 de Octubre) é a única que faz o trajeto direto pro Uyuni, então lota bem rápido.
      Pagamos a taxa do terminal e ficamos esperando dar o horário, nesse meio tempo conhecemos o Vicent, da França. Muito simpático, ele disse que ia pra Cusco na mesma época que a gente, então já trocamos contatos e combinamos de nos encontrar lá. Dado o horário nos despedimos dele e fomos pro ônibus. Tivemos que rodar o terminal inteiro pra encontrar a bosta daquele ônibus, que não estava no lugar indicado na passagem. Bolivia é terra sem lei galera, tivemos que ir pedindo informação até achar o bendito ônibus. Encontramos e fomos encarar 11h de viagem.
       
      GASTOS:
      Táxi: $10 
      Câmbio: $1= Bs.6,90 (Trocamos $165= Bs.1137)
      Água: Bs.5
      Batata: Bs.5
      Pastel de queso: Bs.9
      Refrigerante com aparência de xixi: Bs.6
      Uvas: Bs.20 
      Passagem pro Uyuni: Bs.80
      Almoço: Bs.23
      Café: Bs.9
      Água: Bs.6
      Táxi para o terminal: Bs.12
      Taxa do terminal: Bs.2,50
       
       
    • Por Micheli Cruz

      Para quem gosta de curtir um final de semana, férias, feriadão super tranquilo com a família em uma ilha paradisíaca localizada no baixo sul da Bahia irá se surpreender com os encantos naturais em que essa ilha nos proporciona.
      A idéia dessa viagem surgiu através do meu pai que é nativo e sempre convidou a família pra passar as férias e enfim concordei também a partir de 2008 em conhecer os encantos da ilha.
      A ilha de Boipeba é inserida no Arquipélago de Tinharé e é cercada de um lado pelo oceano e de outro pelo estuário do Rio do Inferno.
      Contemplada por uma floresta densa da Mata Atlântica, restinga, dunas, extensos manguezais e praias paradisíacas com coqueirais e recifes de grande valor ecológico e paisagístico.

      Quem for de Salvador enfrenta uns 300 km, a viagem é demorada. Sempre quando eu viajo vou pelo Ferryboat. Você pega uma estrada pela BA001 até a cidade de valença baixo sul da Bahia. E por Valença tem mais um trecho pela frente. A caminho você vai encontrar placas indicando Morro de São Paulo, Boipeba. Você segue o caminho onde tem escrito Boipeba, ainda vai passar por uma estrada de Barro até Torrinhas, onde você vai pegar um barco ou lancha se preferir.
      O bom de viajar pelo rio é ir descobrindo aqueles lugares que estão fora dos roteiros oficiais de turismo. Por exemplo, bares, restaurantes, flutuando no rio, frequentados pelos nativos. A dica aqui é comer ostra crua, cultivada aqui mesmo no rio.
      A maior atração de Boipeba está mesmo no mar. As piscinas naturais são de um azul tão forte e limpo que você tem a sensação de estar mergulhando num aquário. As piscinas ficam a mais de um quilômetro da praia.


    • Por leticiaMR
      Olá Pessoal,
      tudo bem?
       
      Fui para a Ilha de Boipeba, agora no reveillon.
      Eu e meu namorado começamos a nossa jornada no aeroporto de guarulhos no dia 29/12.
       
      CHEGANDO EM SALVADOR - COMO CHEGAR A ILHA
      Chegamos em Salvador ainda no dia 29/12 as 06h da manhã, de lá pegamos um Uber até o Terminal Marítimo de São Joaquim (R$40,00) ** lá o uber não esta regularizado, então vale a pena ficar de olha se tem algum CET ou PM)**
      Chegando no terminal e de se assustar, é lotado e o povo vai te atropelando, então relaxa e não deixa a muvuca te irritar. O Ferry sai lotado e demora mais de 1 hora de viagem ( até todo mundo entrar e etc e sai por R$4,80 de seg a sex) sábado e feriados R$7,50.
       
      O Ferry faz a travessia ate a cidade de Bom Despacho, de lá você toma um ônibus até a cidade de Valença. O horário dos ônibus é sincronizado com o Ferry, então na hora que você desembarcar do Ferry, não enrola muito e compra a passagem (R$23,00/pessoa) Tem uns caras que fecham o carro até Valença também, que sai um pouco mais caro que o ônibus, porém mais rápido (já que não faz parada). Sai em media uns R$30,00 por cabeça, fechando em 4 pessoas o carro.
       
      Chegando em Valença, existem 2 possibilidades
      1º Ir até o porto e pegar uma lancha direto para Boipeba (R$60,00/70,00) pessoa
      2º Pegar um ônibus até a cidade de Graciosa (R$3,50) e de graciosa pegar uma lancha de R$25,00/pessoa até Boipeba.
       
      Nos pegamos o ônibus e fomos até graciosa, pois a nossa grana era curta e vou te falar, compensa bastante. O ônibus é mega rápido e não demora nem 15 minutos pra chegar no porto de graciosa, lá já ter uma galera pra te levar.
       
      CHEGANDO EM BOIPEBA
       
      Depois da maratona de quase 5/6 horas de viagem, nos chegamos a Ilha de Boipeba
      No centrinho, onde o barco te deixa, você tem opções de mercadinhos, lanchonetes e etc, HAAAAAAA bom avisar, em Boipeba não existe caixa eletrônico e quase todos os comércios não aceitam cartão, então LEVEM DINHEIRO. Alguns estabelecimentos, até fazem um rolo ( você passa 200 no cartão e ele de dá 150). Mas nossa caminhada não terminada ali, já que o nosso camping era na Praia de Moreré (linda, maravilhosa, de tirar o folego). Ali no porto, tem uns meninos que oferecem carregar a sua bagagem nos carrinhos de rolimã por uns R$10 conto. Nos como somos roots, fomos andando.
       
      PARA CHEGAR EM MORERÉ
       
      Bom para chegar a praia, você precisa pegar um Trator, caminhamos até o ponto do trator (20 minutinhos) e de lá partimos R$10,00/pessoa. O Trator só sai com o minimo de 10 pessoas, então nos tivemos que esperar um tempo. Chegando em moreré, as opções ficam cada vez menores, existem apenas 2 mercadinhos ( que por milagre aceitavam cartão, mas os únicos lugares da praia inteira que aceitavam) Os preços são mais caros que no centrinho de Boipeba, então aconselhamos levar o máximo de coisas de casa ou comprar em Salvador e levar.
       
      CAMPING DO CEPACOL
       
      Nos ficamos no camping do cepacol, que fica na ponta esquerda da praia bem de frente pro mar.
      O camping é muito grande os dois campi ng do lado eram da mesma família. O Dono do camping é gente finíssima, assim como todo o pessoal que trabalha lá. Banheiro limpinho, lugar pra colocar a barraca com grana, uma cozinha com fogão a lenha e com alguns utensílios para cozinhas ( uma boa fazer uns rangos no camping, por que comer fora é caro, os pratos saem quase R$40/pessoa) No camping existem uns opções de café da manha MARAVILHOSAS, um pão de hambúrguer com um ovo (R$4,00) sucão daora de acerola (melhor da ilha) 4 dolatas tbm. Nenhuma opção de comida sai mais de R$10 reais. Além do mais, o camping é o mais movimentado ( se você quer uma boa bagunça. o cepacol é o lugar) Forro todos os dias, sambinha raiz. uma delicia mesmo. O valor do camping é R$20 reais a diária e se for casal ele faz por R$35 a diária.
       
      O QUE FAZER?
       
      Em geral todas as praias são muito lindas, dá pra ir andando até o centro de Boipeba e vendo as praias uma nice, a maioria tem poucos quiosques, então levem um lanchinho. Você pode pagar uma lancha e conhecer o Morro de São Paulo, saindo de moreré (R$100/pessoa) ou ir ate Castelhanos R$60,00 pessoa. Vocês tem que comer o bolinho de apim de lagosta do camping verde (em moreré), ELE É SENSASIONAL. Serio cara, parece um enroladinho de salsicha bem barrudo, e cheio de lagosta, sai 6 mangos e com uma cervejinha fica sensa.
       
      No centrinho de morerê, tem a barraca do Seu Cristóvão, que faz uma caipirinha otina R$10,00
      Mas o que vale é procurar por um PAULINHO, sai pergutando que alguém te fala onde encontrar o dito. O Paulinho pesca uma lagosta por R$40/kilo pra você meu chapa. Mas você precisa encomendar 1 dia antes. De resto o lugar é magico e qualquer coisa feita lá, vai ser incrível.







    • Por nnaomi
      Período: 01 a 09/12/2013
      Cidades: Cairú - Ilha de Boipeba e Morro de São Paulo (MSP)
       
      A Costa do Dendê tem natureza privilegiada com praias, baías, costões rochosos, rios, estuários, nascentes, lagoas e cachoeiras emolduradas por vegetação como manguezais, restingas e coqueirais. São 115 km de litoral. Inclui outros municípios, mas nessa viagem foi contemplado apenas Cairu, cujos locais mais famosos são Morro de São Paulo e Boipeba. Cairu deriva do tupi-guarani Aracajuru que significa Casa do Sol. Trata-se do arquipélago fluvial do Rio Una, cujas principais ilhas são Cairu, Tinharé e Boipeba. A sede da cidade de Cairu está localizada na ilha homônima e Morro de São Paulo na Ilha de Tinharé.
       
      MSP e Boipeba são duas ilhas vizinhas, tão próximas e tão distintas. É comum ficar hospedado em uma delas e conhecer a outra em um passeio bate e volta. Recomendam não dividir a estadia entre as duas ilhas, pois como são muito diferentes, ao gostar de uma, a probabilidade de antipatizar com a outra é alta. Entretanto, fiquei nas duas ilhas e gostei de ambas, cada qual com suas belezas e características peculiares. MSP tem mais infraestrutura, noites animadas, e recebe fluxo maior de turistas, já Boipeba lembra mais uma pacata vila de pescadores com praias mais tranquilas, ainda que a infraestrutura e o fluxo de turistas estejam crescendo. O que ambas têm em comum, são as belas praias e paisagens.
       
      Confira abaixo as dicas e o relato de viagem. Ficamos hospedados na Vila de Velha Boipeba na Ilha de Boipeba e na Vila em MSP.
       
      Obs.: Além da seção "Dicas" antes do relato, há outras dicas específicas espalhadas pela página. ATENÇÃO: Não possuo nenhum vínculo com pousada, hotel, restaurante, agência, loja e qualquer outro tipo de estabelecimento divulgado nos meus relatos de viagem. "Outras opções" referem-se às indicações que recebi de guias ou funcionários de CITs ou são provenientes de pesquisa. Dessa forma, alguns estabelecimentos, bem como alguns dos pontos turísticos, não foram visitados por mim e, portanto, recomendo que antes de utilizar qualquer serviço, verifique com a secretaria de turismo da cidade se os dados são atualizados e/ou verossímeis.
       
      Índice
       
      A cidade
       
      Como chegar
       
      Quando ir
       
      Onde ir em Boipeba
       
      Onde ir em Morro de SP
       
      Onde ir em Cairu
       
      Onde ir em Valença
       
      Onde ficar em Boipeba
       
      Onde ficar em Morro de SP
       
      Onde comer
       
      Dicas (Contatos úteis, Postos de Informações Turísticas, Links úteis, Receptivos Turísticos e Dicas)
       
      Mapas
       
      Sugestão de roteiros
       
      Relato de viagem
       
      Relatos 2013:
      21 dias em SE e AL - fev-mar/2013 - Parte 1: Aracaju | Parte 2: Maceió | Parte 3: Maragogi
    • Por vfmarques
      Em setembro de 2017 eu fui com meus pais para California, passei 2 semana por la. Segue abaixo o roteiro e relato da nossa viagem com algumas fotos:
      Aug 31 -> Toronto to San Francisco
      Sep 1 -> San Francisco
      Sep 2 -> San Franciso
      Sep 3 -> San Fransciso to Napa
      Sep 4 -> Napa to Lake Tahoe
      Sep 5 -> Lake Tahoe
      Sep 6-> Lake Tahoe to Yosemite
      Sep 7 -> Yosemite
      Sep 8 -> Yosemite to Monterey
      Sep 9 -> Big Sur
      Sep 10 -> Solvang & Santa Barbara
      Sep 11 -> compras no outlet
      Sep 12 -> Los Angeles area
      Sep 13 -> San Diego
      Sep 14 -> San Diego
      Sep 15 -> San Diego
      Sep 16 -> voo de volta para Toronto
      Sep 1: San Franciso
      Eu ja estive em San Francisco antes, voltei de novo para passear com meus pais ja que eles nao conheciam. De manha fomos passear no cable car, fomos ate Lombart Street. De la andamos ate  Firshman's Wharf and Pier 39. Estava super quente, a temperature estava batendo records de calor.  A tarde fomos andando devagar ate o bairro italiano - North beach e depois passeamos na Chinatown.
      Em San Francisco ficamos no hotel MayFlower, muito bom. Boa localizacao, bom cafe da manha, eu recomendo.


      Sep 2: San Franciso
      Hoje de manha nos comecamos com o city hall, fiquei super decepcionada com tanta gente dormindo na rua, especialmente jovens. Em volta do city hall, so tinha mendigos. De la fomos andando ate Alamo square. Depois andamos ate o Golden Gate park e dai para Union Square. 


      Sep 3: San Fransciso to Napa
      Pegamos o carro que tinh alugado logo de manha e nossa primeira parada foi Palace of Fine arts e depois Golden Gate bridge. Infelizmente era bem cedo e estava nebilna. Fomos ate Salsalito e andamos um pouco pela cidadezinha. De la fomos fomos ate Muir Woods, o estacionamento estava lotado, tinha gente parando quase 30 minutes da entrada do parque, ja estavamos desistindo quando o estacionamento do lado do parque abriu para 2 vagas :o) depois de passear pelo parque fomos em direcao ao Napa Valley onde iamos passar a noite. A estrada eh linda, parace um mar de plantacoes de uva. Paramos em alguns vinhedos no camigo... 




      Sep 4: Napa to Lake Tahoe
      Hoje de manha nos passeamos na area do Napa Valley, fomos ate Calestoga atraves da HWY 29, cheio de vinehos gigantes e dai voltamos pela estrada Silverado Road Trail, cheio de vinhedos tambem. A tarde pegamos a estrada em direcao ao Lake Tahoe.


       

      Sep 5:  Lake Tahoe
      De manha fomos em direcao a Esmerald Bay, com varias paradas para ver a vistas. De volta a cidade, eu queria ir na gondola, mas infezmente estava fechada, como era fora de temporada so abre em fim de semanas. Sorte que estava fechada, pois o tempo mudou rapido e comecou a chover forte. No fim da tarde parou e fomos andar pela regiao, adorei esse lugar. 


      Sep 6: Lake Tahoe to Yosemite
      Saimos cedo, pois tinhamos uma viagem longa ate Yosemite. Passamos pelo Lake Mono e dai entramos na HWY 120, conhecido como Tioga Pass que so abre durante o verao, nossa que estrada linda. Ja dentro do Yosemite park, tinhamos que ir ate o outro lado para ir em direcao ao nosso hotel. Passamos for varios lugares lindos: FairView Dome, Tenaya Lake, Olmsted Point, bridalveil fall,  Yosemite village e Lower Fall. O unico problema era a fumaca e cheiro de queimado, um pecado.
       



      Sep 7: Yosemite
      Dia para explorar parte do parque. Decidimos fazer a trilha para o Lake Mirror, ate chegar na trilha paramos varias vezes para foto. Depois da trilha fomos no Majestic Yosemite Hotel e dai fomos em direcao ao Glacier Point com varias paradas, Valley View, Tunnel View, Washburn Point. A vista do Glacier Point eh demais!! Uma pena que nao ia ficar mais no parque, um lugar que concerteza quero voltar para explorar mais.




      Sep 8: Yosemite to Monterey
      Pegamos a estrada cedo em direcao a costa. Chegando em Monterey, andamos pelo Fishrman's Wharf onde almocamos. A tarde passeamos um pouco em volta do aquario, mas nao entramos la. Depois fomos em direcao a Carmel, atraves da 17-mile drive. Passamos por Carmel River state beach ate chegar em Carmel-by-the-sea


      Sep 9: Big Sur
      Infelizmente a HWY 1 estava parciamente fechada por causa de um deslizamento de terra que aconteceu em Maio. Fomos ate Pfeiffer Park onde a estrada acabava, tivemos que voltar para Monterey e pegar HWY 101, dai fizemos un detour para descer denovo na HWY 1 para dirigir entre McWay Fall and Sand Dollar Beach e voltar para Hwy 101. Nossa utima parada do dia foi San Luis Obispo onde passamos a noite.



      Sep 10:  Solvang & Santa Barbara
      De manha passamos por Pismo beach e fomos em direcao a Solvang, bem dinamarquesa. Super legal a cidade, passamos horas andando por la. Dai fomos para Santa Barbara, outra cidade super gostosa.


      Sep 11:  compras no outlet
      Hoje nos passamos o dia no Camarillo outlet e depois fomos para LA.
      Sep 12:  Los Angeles area
      Hoje andamos em volta da area de Los Angeles, acabamos nao indo na cidade. Comecamos com Beverly Hill, parando na famosa Rodeo Drive e dai passeando de carro pelas mansoes. Depois fomos para Malibu. Depois fomos para Santa Monica, andamos na promenade e no famoso pier. Nossa ultima parada do dia foi Venice beach, onde andamos na boarwalk e visitamos os canais.




      Sep 13: San Diego
      Hoje dirigimos em direcao a San Diego, parando em varias cidades no caminho. Minha parada foi Long beach, depois veio Huntington beach, cidade cheia de surfistas. Passaos por Newport, com suas marinas e Dana Point, ate chegar em La Jolla. 



      Sep 14: San Diego
      Hoje comecamos o dia visitando Mission beach,. Deois fomos para o Balboa Park. A tarde nos fomos para Old Town, Ocean beach e Cabrillo National Monument.



      Sep 15: San Diego
      Ultimo dia em San Diego, comecamos com Coronado Island. Depois fomos no Gaslamp Quarter, passando pelo Pecto park. A tarde fomos no Sea Part village, andamos pelo Embarcadero ate o USS Midway Museum. Nossa ultima parada foi little italy antes de voltar para o hotel.


       
       
       
       
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