Ir para conteúdo

Roteiro de Dúvidas França-Inglaterra-Suiça-Itália 24 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Olá Pessoal tudo certo?

 

Estou criando esse tópico pois estava discutindo o roteiro em outro lugar, assim fica mais fácil e organizado.

Estou com viagem marcada (namorada e eu) para dez deste ano - 16/12 a 09/01 com destino a Europa. Somos um casal romantico que curte um clima mais pacato, cidadezinhas do interior e paisagens fantásticas (o que era para facilitar só complicou, ein ::hãã2:: )

Montei um roteiro e com a grande ajuda que venho recebendo do Marcos Pereira e do Aldeniz e já modificamos alguns pontos para deixar cada vez melhor.

O que já está pronto e reservado:

Paris 17/12 - 22/12

Londres 22/12 - 26/12 ou 27/12

 

Abaixo as minhas dúvidas sobre o restante do roteiro:

Saindo de Londres pensei na opção de ir para Zurich (Apenas de passagem, pois segundo o Marcos não é uma cidade tão bacana quando comparada com outras da Suíça) como ponte - passagem pela Easyjet está barata.

Estou muito interessado nas paisagens do interior da Suíça e das cidade de Berna, Lucerna e Interlaken (também sugeridas pelo Marcos).

Minha dúvida é: consigo ir descendo de trem até Veneza? O custo desse pinga-pinga entre as cidades da Suíça até fazer escala em Madri será muito elevado? Há outra jeito de sair de Londres e entrar na Suíça sem que seja "ruim" logisticamente?

Nossa viagem tem um certo controle de gastos e pelo que li no fórum a Suíça é um pais mais caro por isso que gostaria de ter uma ideia se é vantajoso.

 

Assim, esse trecho ficaria mais ou menos assim:

26/12 ou 27/12 Londres - Zurich - Berna 1 noite

28/12 - Alguma cidade

29/12 - Alguma outra cidade

30/12 - ir para Veneza e ficar até dia 02/01

 

Em Madri pretendo apenas fazer escala e ir direto para Veneza para passar o ano novo (não sei se será bom, animado ou não).

dia 2/jan começa nossa rota pelo interior da Itália com destino à Roma - pretendo alugar um carro para ir curtindo mais as cidades pequenas e ter mais liberdade. O que acham?

 

02/01 - Verona 1 noite - ir visitar os lagos e arredores.

03/01- Florença 2 noites - 1 noite em St Giminiano, 1 dia para visitar Pisa e Siena (se der tempo).

05/01 -Alguma cidade no caminho para passar a noite - por exemplo Montepulciano

06/01 - Roma 3 noites (partida dia 09/01)

 

Nessa parte da Suíça e Itália sou aberto para a opinião e sugestão de vocês. Realmente há tantas cidades bonitas que não sabemos quais colocar no roteiro, quais passar a noite e até mesmo aquelas que desencantam e deve ser excluidas.

Qualquer cidade nova ou mudança de roteiro é bem vindo, principalmente depois que sai de Londres.

 

Um grande abraço

Milton

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Milton,

 

Quando falei de ir de Estrasburgo para a Suiça, tinha me esquecido que Paris tava logo no início. Então o jeito seria fazer isso mesmo.

 

De Londres até a Suiça, não tem jeito, é avião. Outra opção seria perda de tempo muito grande.

 

A passagem pela easyjet é aparentemente barata. Você tem que contabilizar os custos ocultos - taxa para pagar com cartão de crédito, taxa para despachar bagagem, etc. Easyjet, Ryanair e demais low costs são sempre baratas para mochileiros clássicos. Para quem despacha bagagem, é bom fazer a simulação até o fim e comparar o custo com o de outras cias aéreas.

 

Eu recomendo sempre diminuir o pinga-pinga. Nesse sentido, é bom ficar numa cidade só na Suiça e fazer bate e volta se for necessário. Não estou atualizado quanto às melhores bases.

 

A Suiça é um país caro, sim. Espere pagar hospedagem em quarto duplo a partir de 100 euros, ao passo que no interior da Alemanha por exemplo você acharia por 50 euros. Isso é só para ter uma ideia.

 

De Berna você tem trens para Veneza com conexão em Milão. Não conheço trens diretos, mas você pode pesquisar em bahn.de (colocando os nomes em inglês e/ou alemão - veneza = venice, berna = bern. Zurique = Zürich (com trema) ou Zuerich.).

 

Ainda sobre Milão, quando falei na cidade, é como mero ponto de conexão. Pessoalmente, também não gostei de lá.

 

Dirigir no inverno não é para qualquer um. Há um tópico aqui na comunidade que fala sobre isso, dê uma olhada:

 

europa-de-carro-perguntas-e-respostas-t37554.html

 

Outra coisa, ir para os lagos talvez não seja boa ideia. Desconfio que esteja tudo congelado, com a maior parte da rede hoteleira e restaurantes fechados. Vale uma pesquisa para confirmar.

 

Essa série de 1 noites na Itália só vai te estressar. Troca-troca de hotéis é um saco, já é chato arrumar as malas no Brasil para viajar, quanto mais fazer isso a cada 24h.

 

Pisa e Siena ficam em lugares diferentes. Siena combina mais com San Gimignano e eu mesmo não gostei de fazer as duas no mesmo dia. Cabe também o lembrete de que San Gimignano estará um deserto nessa época do ano e é bom verificar as condições da estrada.

 

3 noites em Roma incluindo deslocamento acho muito pouco, ainda mais anoitecendo às 16h, ou algo do tipo.

 

Desculpe apresentar tantos empecilhos, mas é melhor você saber disso no planejamento do que descobrir na hora.

Link para o comentário
  • Membros

Marcos, obrigado mais uma vez.

Cada mensagem uma nova modificação e informações preciosas.

 

Infelizmente não teremos como escapar das cidades do interior da Itália - é uma vontade que temos, apesar da época para curtir não ser muito apropriada devido ao frio.

 

Quanto a Suiça, estamos pesquisando os preços dos albergue e realmente é absurdo de caro. Vou procurar alguma cidade menos "badalada" para seguir de base. outra coisa que achei interessante são os passeios de trem que tem por lá. Você havia indicado e era bem o que tinha guardado nos favoritos aqui. O problema é desvendar o esquema de compras de tickets pela internet, não achei muito legal a estrutura dos sites quanto a compra.

De Berna para Veneza pelo site Bahn o preço é ruim e passa por Munique. Achei na SBB com duração da viagem menor porem com preço absurdo de quase R$700,00 para 2 passageiros. Aqueles passeios que você falou precisam necessariamente retornar a origem ou dá para ir direto para Milão, por exemplo?

 

Caso alguém tenha alguma sugestão eu agradeço imensamente.

 

Abraços

MIlton

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Milton, Natal e Ano Novo é um época mais complicada para viajar. Em Londres absolutamente nada funciona no dia 25 (atrações não abrem, não há transporte público e são poucos os restaurantes abertos) - e dia 26 também é feriado (algumas atraçòes abertas, mas transporte público mega reduzido). O que fazer no dia de natal e no dia 26? Tem os parques e as decorações natalinas, sendo que Oxford street é a rua mais decorada, poder ir lá conferir as decorações na rua e nas vitrines das lojas. Se vc estiver num hotel bem central talvez não se importe com interrupções no transporte público (ou ter que disputar taxi com os demais turistas). Enfim são coisas para considerar quando estiver planejando seus dias em Londres.

 

Uns anos atrás eu viajei pelo interior da Escócia de carro no inverno (natal/ano novo) e foi muito divertido. Eu faria isso pelo interior da Itália também - ciente que os dias são mais curtos. As opções de acomodação/restaurante, em alguns lugares, ficam reduzidas, que não são todas as atrações que abrem no inverno... O ideal é escolher uma região e investigar bastante antes de sair de casa, para evitar decepções.

 

Mas a não ser que vc queira conhecer lugares bem remotos não há porque alugar carro, que só vai ser um entrave em lugares como Florença, Veneza, Lucca, Siena...

 

Se o seu interesse principal na Suiça é ver neve/montanhas, vc encontra isso nos países vizinhos, talvez fosse um opção para vcs?

Link para o comentário
  • Membros
Milton, Natal e Ano Novo é um época mais complicada para viajar. Em Londres absolutamente nada funciona no dia 25 (atrações não abrem, não há transporte público e são poucos os restaurantes abertos) - e dia 26 também é feriado (algumas atraçòes abertas, mas transporte público mega reduzido). O que fazer no dia de natal e no dia 26? Tem os parques e as decorações natalinas, sendo que Oxford street é a rua mais decorada, poder ir lá conferir as decorações na rua e nas vitrines das lojas. Se vc estiver num hotel bem central talvez não se importe com interrupções no transporte público (ou ter que disputar taxi com os demais turistas). Enfim são coisas para considerar quando estiver planejando seus dias em Londres.

 

Uns anos atrás eu viajei pelo interior da Escócia de carro no inverno (natal/ano novo) e foi muito divertido. Eu faria isso pelo interior da Itália também - ciente que os dias são mais curtos. As opções de acomodação/restaurante, em alguns lugares, ficam reduzidas, que não são todas as atrações que abrem no inverno... O ideal é escolher uma região e investigar bastante antes de sair de casa, para evitar decepções.

 

Mas a não ser que vc queira conhecer lugares bem remotos não há porque alugar carro, que só vai ser um entrave em lugares como Florença, Veneza, Lucca, Siena...

 

Se o seu interesse principal na Suiça é ver neve/montanhas, vc encontra isso nos países vizinhos, talvez fosse um opção para vcs?

 

Olá Adriana, como vai?

Obrigado pela sua atenção!

 

Em londres vamos ficar na 21 Longridge Road que acredito eu não seja muito remoto.

Temos o costume de andar muito mesmo em nossas viagens pois dá para curtir mais. Obviamente que no frio isso limita muito tanto pela temperatura quanto pelo horário útil do dia.

De qualquer forma suas dicas são super importantes. Sendo assim acho que é preferível que saiamos de Londres no dia 27/12, não acha? Essa idéia do carro para o interior da Escócio me deixou muito interessado! você acha que em 2 dias dá para aproveitar alguma coisa? Alugar carro e dirigir por aí é tranquilo?

 

Nosso interesse na Suiça são aquelas cidades do interior, com paisagens fabulosas e tudo mais. Temos uma vontade imensa de visitar esses lugares e aproveitar um pouco essa qualidade de vida. Estou seriamente preocupado com a Suiça quanto aos gastos pois na minha tabela do orçamento os poucos dias nessa país já quase se equiparam com os 6 dias em Paris.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Oi Milton, tudo bem, olha só: eu não estava sugerindo incluir a Escócia no seu roteiro, aliás acho que vc já tem destino demais no seu roteiro. Só estava explicando que é possível sair viajando de carro pelo inverno europeu, e se divertir apesar dos dias curtos, possível tempo ruim, opções reduzidas de hotel/restaurantes, ou seja, temos que levar as dificuldades em conta. Então desculpa se não me expliquei bem. Não recomendo a Escócia no seu roteiro. Aliás, no seu lugar, eu até tiraria Londres do roteiro e concentraria a atenção na França e Itália, mas vc que sabe!

 

Mas dependendo dos lugares que vc quer conhecer pelo interior da Itália, talvez carro não seja uma boa idéia, melhor usar transporte público.

Link para o comentário
  • Membros

Olá Adriana,

Tudo bem, eu entendi. Apenas fiquei curioso.

Não dá para tirar Londres pois as passagens já estão compradas. Paris - Londres já estão no roteio ( :cry: ou :D )

 

Não temos muita saída, mas o importante é aproveitar. Obviamente que gostaríamos de ir em outro período, dias mais longos, clima ameno, mas não deu. Já fui para lá em 2009 no inverno e é realmente diferente de qualquer coisa aqui no Brasil.

Mas vale a pena mesmo assim, tudo lá é muito lindo mesmo que com tons mais cinzas.

 

A ideia de alugar o carro era mais baseada na questão do facilidade e até mesmo em economizar com trem. Pelos meus calculos o preço fica quase na mesma, considerando combustivel. Mas posso estar errado. Nas pesquisar que fiz, 5 dias de carro saem por volta de R$400,00. Acredito que gastaríamos isso se fossemos de trem para todos os lugares.

Agora, planejei isso sem levar em consideração o clima, riscos de neve na estrada e outras coisas que vocês vem me alertando. Cabe aqui pesar as opções.

Por isso a importância da opinião de mochileiros como você, o Marcos e muitos outros que nos ajudam aqui no fórum :D

 

Nosso problema vem sendo a Suíça. Como não há muitos relatos aqui no fórum ficamos preocupados em colocar no roteiro e não encaixar a descida até Veneza. as pesquisas que venho fazendo não indicam diretamente isso. Achei a opção de pegar o Bernina Express de Chur até Tirano e descer para Verona, mas não sei se há conexão entre essas duas ultimas cidades.

 

Qualquer ajuda é super bom-vinda!

Obrigado a todos

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Milton,

 

Entendi que você faz questão de conhecer o interior da Itália, só estou avisando para evitar o pernoite nesses lugares, em função da menor estrutura oferecida ao turista nessa época. Fique numa cidade central, com mais estrutura (Florença, por exemplo) e faça o bate e volta aos pontos de interesse mais próximos. E, no caso das cidades com lagos, permanece a observação.

 

Uma observação sobre cálculo de custos para dirigir, você incluiu os pedágios e "vignetes" ? Se ainda não incluiu, recomendo uma pesquisa no viamichelin.com . Saiba também que em várias cidades há as chamadas "Zonas de Tráfego Limitado (ZTL)", que se você passar por elas fora dos horários autorizados será multado. Isso é bastante comum na Toscana.

 

Há ótimos relatos do usuário Davlav sobre a Suiça, vale a pena dar uma olhada. Quanto ao trem, não pense em distâncias geográficas, mas, sim, no tempo de deslocamento, nas facilidades de conexão e, é claro, no custo. Digo isso porque talvez ir para Milão e depois para Veneza pode ser até mais fácil do que ir por Verona. Faça as simulações.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...