Ir para conteúdo

EUROPA - 40 dias - 01/11/2013 - 11/12/2013

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Olá colegas!

Após ler alguns tópicos e várias opiniões, estou elaborando roteiro para meu primeiro mochilão, o qual pretendo fazer em novembro/dezembro desse ano.

Antes de fechar o roteiro e comprar as passagens, gostaria da opinião dos colegas mais experientes quanto à quantidade de dias e sequência das cidades.

Trecho Aéreo: Brasil – Amsterdam (3 dias)

Trem Thalys: Amsterdam – Bruxelas (2 dias)

Trem Eurostar: Bruxelas - Londres (4 dias)

Trem Eurostar: Londres – Paris (5 dias, sendo 1 dia Versailles)

Aéreo Easyjet: Paris – Veneza (2 dias)

Trem trenitalia: Veneza – Florença (1 dia)

Trem trenitalia: Florença – Roma (4 dias)

Aéreo Easyjet: Roma – Barcelona (3 dias)

Trem: Barcelona – Madri (3 dias)

Aéreo: Madri – Brasil

Será que essa seria a melhor sequência ou deveria começar por Paris-Londres-Bruxelas-Amsterdam-Veneza ........?

Na opinião de vocês, se eu inverter a rota (caso a passagem esteja mais barata), começando pela Espanha, será que depois de tantos dias o aproveitamento em Paris e Londres será o mesmo ou o cansaço começa a bater muito forte.

Ainda quero acrescentar mais uns dias na viagem (inicialmente faria Lisboa também). Será que vale destinar mais dias a alguma das cidades (custo mais alto) ou ficar por exemplo em Florença e percorrer algumas cidades italianas menores (custo mais baixo).

Uma outra dúvida: alguém já se hospedou ou tem conhecimento de hospedagem no sistema Bed & Breakfast. Tava olhando o site http://www.airbnb.com e tem uns preços muito bons quando comparado aos hostels. Claro que vai depender muito da localização, mas será que vale economizar na diária arrumando por exemplo um quarto exclusivo por R$ 25,00, R$ 30,00 e gastando com metrô para se deslocar?

Agradeço se algum colega puder opinar sobre o roteiro.

Também, se houver interesse, companhias são bem vindas.

Obrigado!

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

No airbnb dá pra pegar o apartamento/casa inteiro também. Sem a presença do dono. Mas geralmente é mais caro. Se o objetivo é economizar, não compensa muito.

Sem contar que os hostels são bem melhores no quesito socialização.

• Membros
Postado

Valeu Adriano, olhando pelo mapa achava que era melhor Paris-Londres-Bruxelas.... ou o inverso, mas pelo que você mencionou o ideal é Londres-Paris-Bruxelas ou o inverso.

Realmente, a intenção em se hospedar no sistema Bed & Breakfast seria para economizar, pois achei o modelo interessante, mas a diferença teria que ser grande para compensar os deslocamentos. Além disso, como você disse o matozo, no quesito socialização os hostels são melhores.

Adriano, vi que você é de Curitiba (sou de SC, mas o aeroporto mais próximo é Curitiba). Quando você faz simulações de passagem no decolar, você coloca ida e volta de Curitiba ou simula de São Paulo por ser mais barato e depois procura trecho interno entre Ctba para SP?

Qual a opinião sobre melhor horário para fazer os descolamentos entre países: de trem o ideal seria no fim do dia ou início da manhã? de avião, acredito que seja à noite, pois se deslocar para os aeroportos muito cedo pode tornar o dia menos proveitoso por ter que acordar muito cedo.

Para visitar Bruxelas, será que 2 dias está adequado, ou poderia fazer em 1 dia e fazer outra cidade próxima (como Bruges). Vi alguém falando que em Bruxelas não precisa de muitos dias.

Obrigado pelo auxílio.

• Membros
Postado

Ei Carlos, bacana seu roteiro. Sobre a ordem como o Adriano citou há diversas opções. O cansaço bate sim, mas se o lugar tem muitas atividades a oferecer você acaba se animando. Atividades do tipo, caminhar num parque, visitar um museu, monumento, prédio, igreja etc é mais enfadonho... assim opte por começar por lugares que tenham mais este tipo de atração e deixe pro final lugares onde a animação/baladas etc seja mais intenso. De qualquer forma o cansaço vai bater então avalie o que curte mais. Além disso leve em consideração preços das passagens, eventos que estejam acontecendo nas cidades etc.

Bruxelas eu não curti muito... passei só o dia. mas conheço muita gente que adorou então... mais uma vez pesquisa!

Abs

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Bom, analisando melhor resolvi seguir a dica de que "não pense que é a última vez que vai à Europa", rss. Então resolvi cortar Amsterdã, Bruxelas e Londres, para aproveitar melhor Paris, cidades da Espanha e Itália e ainda incluir uma passada por Portugal (Porto, Lisboa).

Ainda não comprei as passagens, mas terei que comprar logo, pois com a alta do Dólar os preços estão subindo e não tem havido promoções. Fiz diversas simulações no decolar.com no sistema multi cidades, mas quando simulo no site da companhia o preço é outro, será que isso é possível?

No decolar tem a taxa do site que faz com que o preço suba ainda mais. Simulei também no Skyscanner mas esse não permite consultar trecho multi cidades, porém achei uma passagem de ida e volta Curitiba-Milão por R$ 2.230,00 (agência lastminute.com - alguém conhece????).

Sei que não é o ideal por ter que voltar ao início, mas pensei em comprar essa e chegando em Milão, fazer o seguinte roteiro: Milão-Paris-Porto-Lisboa-Madrid (com bate volta em Segóvia)-Barcelona-Nice (com bate volta em Mônaco)-Roma-Florença (com bate volta em Pisa,San Marino e mais alguma), Veneza-Milão. Acho que calculando a ida de Milão a Paris ainda fica mais barato.

Alguma opinião sobre esse novo roteiro?

Obrigado!

• Membros
Postado

Valeu Adriano, o dólar tá disparando mesmo, o mercado fala de R$ 2,30 a R$ 2,50 no fim de 2013, ou seja, não deve cair ao patamar de antes.

Tenho olhado diariamente as promoções, como esta da KLM, mas o preço é partindo do Rio, aí quando simulo de Curitiba sobe muito. A passagem que te falei ida e volta por Milão não está mais disponível.

A mais em conta atualmente é pela TAM, mas a companhia não é das melhores né.

Uma dúvida: se comprar pela TAM ou outra cia que o preço esteja em Reais não muda mais o valor né? Se comprar em Dólar, vai depender do valor da cotação no dia do fechamento da fatura. É isso mesmo?

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Agora vai.... Acabei de comprar as passagens. Vou pela TAM mesmo.

Saída 01/11 - Curitiba/Paris

Volta 11/12 - Milão/Curitiba.

Ampliei um pouco o número de dias. Agora vou começar a reservar a hospedagem.

Alguma dica do valor da quantidade de Euros a ser levado em espécie?

• Membros
Postado

Carlos, se importa em dizer quanto pagou pelas passagens?

Estou dando uma pesquisada também para abril do ano que vem e to com medo desse dólar subir mais e eu não conseguir um preco bom depois, ate agora consegui pela TAP por r$ 2613 indo bh/amsterdam e Paris/bh.

• Membros
Postado

Bruno, paguei 2.638,67 pela TAM, em 5 vezes no cartão.

Fiz no cartão platinum, porque me falaram que ganha o seguro viagem, não precisando contratar outro quando for à Europa, mas não tenho certeza se é isso mesmo.

Pesquisei por mais de 2 meses e não encontrei muita variação. Esse ainda foi o melhor preço que achei. A maior parte das ofertas são chegando e saindo pela mesma cidade e partindo de SP ou RJ, o que para mim não era vantagem, já que teria que fazer um percurso a mais na Europa para voltar ao aeroporto, além de sair de Curitiba.

O câmbio é imprevisível. Particulamente, acredito que não vai haver uma alta muito grande, depois de algumas medidas tomadas pelo governo, mas é apenas um palpite.

• Membros
Postado

Viagem: Trajeto Curitiba-Paris / Milão-Curitiba

Meu roteiro prévio é esse:

01/11/2013 – sexta-feira: saída Curitiba

02/11/2013 – sábado: chegada em Paris às 13 horas

03/11/2013 – domingo: Paris

04/11/2013 – segunda-feira: Paris

05/11/2013 – terça-feira: Paris

06/11/2013 – quarta-feira: Versalhes

07/11/2013 – quinta-feira: Paris

08/11/2013 – sexta-feira: Paris

09/11/2013 – sábado: Paris – Porto (avião na parte da manhã)

10/11/2013 – domingo: Porto

11/11/2013 – segunda-feira: Porto – Lisboa (trem na parte da manhã)

12/11/2013 – terça-feira: Lisboa

13/11/2013 – quarta-feira: Sintra

14/11/2013 – quinta-feira: Cascais e região

15/11/2013 – sexta-feira: Lisboa

16/11/2013 – sábado: Lisboa – Madri (avião na parte da manhã)

17/11/2013 – domingo: Madri

18/11/2013 – segunda-feira: Segóvia

19/11/2013 – terça-feira: Madri

20/11/2013 – quarta-feira: Madri

21/11/2013 – quinta-feira: Madri – Barcelona (Trem na parte da manhã)

22/11/2013 – sexta-feira: Barcelona

23/11/2013 – sábado: Barcelona

24/11/2013 – domingo: Barcelona

25/11/2013 – segunda-feira: Barcelona – Roma (avião na parte da manhã)

26/11/2013 – terça-feira: Roma

27/11/2013 – quarta-feira: Vaticano

28/11/2013 – quinta-feira: Roma

29/11/2013 – sexta-feira: Roma

30/11/2013 – sábado: Roma – Florença (trem na parte da manhã)

01/12/2013 – domingo: Pisa (carro ou ônibus)

02/12/2013 – segunda-feira: Cinque Terre (carro ou ônibus)

03/12/2013 – terça-feira: Florença

04/12/2013 – quarta-feira:

05/12/2013 – quinta-feira:

06/12/2013 – sexta-feira: San Marino

07/12/2013 – sábado: Veneza

08/12/2013 – domingo: Veneza

09/12/2013 – segunda-feira: Verona

10/12/2013 – terça-feira: Milão

11/12/2013 – quarta-feira: Milão-Curitiba (saída 19h35)

12/12/2013 - quinta-feira: chegada em Curitiba

Inicialmente havia pensado em fazer os deslocamentos Paris-Porto, Porto-Lisboa, Lisboa-Madri, Madri-Barcelona e Barcelona-Roma no fim da tarde, de forma a dormir no destino e aproveitar o outro dia cedo. Porém, nesse caso, teria que fazer o check-out até às 12hrs e teria que arrumar algum lugar para deixar a bagagem até a hora de ir para o aeroporto/estação. Além disso, será que chegar muito tarde no destino também não é ruim, devido a valores de táxi, etc? Assim, pensei em me deslocar na parte da manhã, não muito cedo pelo fato de ter que ir a aeroporto e fazer check-in. Nas low cost, parece que são 2 horas de antecedência.

Alguém têm alguma opinião sobre isso?

Sobre o roteiro, com relação a Itália, talvez ainda faça umas mudanças. Tenho 2 dias não fechados e posso readequar conforme planejamento.

No geral, alguém sugere alguma mudança? No planejamento de viajar sempre na parte da manhã como coloquei, não antecipei os dias, ao contrário, prorroguei para não haver prejuízo na quantidade de dias inicialmente previstos.

Sobre hospedagem, acho que em Paris vou ficar em hotel ou alugar algum quarto no airbnb, pois tenho lido que não há hostels muito bons na região central. Alguma opinião?

Obrigado!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...