Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Dicas sobre o Tibet

Postado
  • Membros

Prezados Mochileiros,

Aproveitei a pergunta de uma amiga do forum e estou postando aqui porque tenho certeza de servirá também para outros

Fui para o Tibet em Julho sim... foi FENOMENAL, ou até mais do que isso... o lugar é realmente tudo que promete e mais um pouco.

É cliché falar das montanhas nevadas, das pequenas vilas, dos lagos, da energia e da história de Lhasa, da curiosidade e alegria do povo tibetano... do fôlego que falta pela altitude e pelas vistas absurdas... mas eu divago...

Recomendo ir ao Tibet o mais rápido possível. Parece coisa de maluco, mas não é Veneza que está desaparecendo... e sim Lhasa. Os lugares por lá mudam do dia para a noite... é não há volta, os chineses estão invadindo tudo e dizimando uma cultura tão bonita que é a tibetana! Simplesmente vá! Dê um jeito de ir agora!!! É complicado, não nego... mas vale a pena.

Voltando para as dicas:

Pesquisei sobre as agências de turismo e notei que é um cartel. É uma zona!!! rs rs

Em resumo: fechei com o Hostel Sim's Cozy já recomendado aqui no forum e que parece ser um dos grandes intermediadores... o preço foi excelente (mas o serviço vou contar logo abaixo, foi terrível), e aqui fica a principal dica. Feche o seu pacote SEM INCLUIR HOTEIS NEM REFEIÇÕES NEM OS BILHETES DE ENTRADA. Isso vai economizar um bom dinheiro.

Em segundo lugar: se estiver viajando sozinho, tente achar alguém num hostel em Chengdu que esteja disposto a fazer o mesmo percurso que você. Eu fechei o pacote para duas pessoas para 8 dias por 1200 USD, ou seja.... 600 dolares por pessoa. Incluindo:

emissão do permit, entrega do mesmo no aerporto em Chengdu (onde fiz conexão), carro para todos os dias da viagem inclusive pickup and drop no aeroporto de Lhasa, motorista e guia (obrigatório).

O permit leva em média 15 dias para ser aprovado em condições normais. Cheque sempre como anda a condição da emissão dos permits... pode levar mais tempo!

Em segundo lugar: é preciso ter emitido e colado no passaporte um visto para a China válido para o mesmo tempo que estiveres no Tibet. Pelamordedeus não vá até a Embaixada Chinesa dizendo que precisa de um visto para a China mainland porque você vai para o Tibet...

A emissão desse permit específico é feita pela agência com quem você fecha contrato para o carro/guia etc... eles geralmente só entram com o pedido do visto depois que você deposita o dinheiro na conta deles, portanto não feche com qualquer agência! Em geral não aceitam cartão de crédito... é só depósito internacional SWIFT ou via Western Union. Verifique qual das opções é mais barata para enviar.... geralmente o swift é mais complicado mas mais econômico. Ou pague diretamente à agência em yuans se você estiver em Chengdu, por exemplo.

O que não estava incluído no meu pacote: acomodação, refeições nem as entradas que são bem salgadas e custam:

Potala Palace Y200, Jokhang Temple Y85, Sera Monastery Y55, Drepung Monastery Y50, Norbulingka Palace Y60, Yamdrok Lake Y40, Glaciar Karola Y100, Pelkor Chode Y60, Gyantse Dzong Y30, Tashilunpo Monastery Y80 e por aí vai...

Se você escolher o roteiro até a fronteira com o Nepal o preço deve subir para 800 dólares sem acomodação e ingressos. O roteiro dentro do Tibet fica a sua escolha... muita gente vai para o Tibet para visitar somente Lhasa, fica uns 3 ou 4 dias por lá... eu acho uma pena, porque há muita coisa incrível fora de Lhasa - por isso, já que está no inferno, abraça o diabo!

O que eu achei imperdível: Lhasa... óbvio, fique por lá por pelo menos 3 ou 4 dias. O caminho para Gyantse é absurdo... o lago Yamdrok, o Karola Glacier... depois em Shigatse o Monastério Tashilumpu entre outros. Recomendo ir ao lago Namtso só depois de estar acostumado com a altitude, no caminho passamos pelo Nagela pass e fiquei com uma p... dor de cabeça durante o resto do dia.

Não recomendo: Termas de Yangbachen... o hotel é caro, comida ruim e a água das piscinas é absurdamente quente. Talvez fosse o dia em que eu estava lá... mas era impossível para qualquer pessoa entrar ali e não sair sem pele! hahahah Além de tudo, uma usina de energia cobre a vista para as montanhas nevadas... bola fora dos chinos!

Se chegar de trem: não esqueça de levar o papel higiênico.... como em qualquer lugar na china! rs Há inclusive privadas estilo ocidental nos trens...

Indo de avião, a maioria dos vôos para Lhasa partem muito cedo de Chengdu. Meu vôo chegou depois da meia-noite e decidi dormir no aeroporto mesmo... não caia na balela, muita gente vai te procurar para oferecer hotel dizendo que o aeroporto fecha às 2, 3 ou 4 da manhã... é mentira, não fecha!

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi Heka,

Obrigada! Sim, este foi o único lugar que encontrei algo... (E um antigo no tripadvisor).

Anyway, to num problemao agora... Preciso estender meu visto e demora muito nas cidades grandes... Li que eh melhor nao fazer em Beijing! E para piorar, tem feriado esta semana e uma semana inteira em outubro!

To desesperada! Acho que vou cortar varias cidades e voar para Chengdu para tentar pedir o visto em Leshan, que dizem, eh rápido.

Postado
  • Autor
  • Membros

Oi Gisa,

O negócio é ligar para eles, tentar sentir a firmeza... mas não se engane: a maioria dessas agencias pequenas é picareta... isso não significa necessariamente um serviço ruim, significa que eles são meros intermediadores. A grande maioria usa os carros 4x4 alugados de uma mesma agência, é incrível! Mas vá fundo... voar para Chengdu poderia sim ser uma boa ideia, já que lá voce poderá falar pessoalmente com várias agências.

Sobre a Sims - finalmente esta semana eles disseram ter enviado 200USD de refund via Western Union... ainda não consegui ir confirmar... vamos ver! rs

Boa sorte com a sua viagem! Volte aqui para dizer como foi!

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

Olá, Amigos!

Em janeiro de 2014 vou para Nepal e gostaria de ir para o Tibet, vi que existe passeios terrestre de Katmandu a Lhasa.

Gostaria de saber se alguém já fez este passeio? quanto custa? como funciona o visto para entrar no Tibet e quanto tempo demora pra ter o visto? Se em janeiro tem este tipo de passeio? e se sabe de alguma agência de confiança? :)

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Olá Amigos,

Valeu Mike, o seu relato foi muito bom, estava na dúvida da minha viagem, mas acho que decidi agora hehehe. Estou na fase de coleta de informações ainda, mas estou querendo ir no fim de abril/maio do ano que vem para o Nepal e depois Tibet, alguem poderia dar alguma informação com relação ao clima nessa região nestes meses? Também estou com a mesma dúvida do Alécio, o trajeto Katmandu a Lhasa é tranquilo? Pelo que vi é tranquilo, estou preocupado com relação ao visto, tenho que já começar a correr atrás agora? Também irei precisar do visto chines?

Ficarei grato se alguem puder ajudar.

Abs

Postado
  • Autor
  • Membros

Alo Oliv e Alecio,

O trajeto entre Kat e Lhasa é tranquilo sim... não sei como andam agora os prazos para aprovações de visto, porque pode mudar da noite para o dia!

Como coloquei no meu relato aqui, primeiro é necessário o visto chinês (na aplicação do visto chinês não declare que você vai ao Tibet). O visto Chinês é relativamente fácil e não demora... (para mim, com uma chorada e pagamento de taxa emergencial saiu no mesmo dia). Depois de ter o visto Chinês é que você vai entrar em contato com uma agência para emitirem o teu permit para o Tibet... mas eles só darão entrada na emissão do seu permit depois que o pagamento chegar na conta deles, então para ter segurança com os prazos, faça a transferência pelo menos um mês antes de viajar.

Abs

Mike

• 1 ano depois...
Postado
  • Membros

Olá Mike!!

Show de bola seu post!! Muito bom, eu quero saber, se possível, quanto mais ou menos você gastou na viagem, sem contar passagens áreas.

Obrigado.

• 2 semanas depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

Johnny,

Eu fechei o pacote para duas pessoas para 8 dias por 1200 USD, ou seja.... 600 dolares por pessoa. Incluindo:

emissão do permit, entrega do mesmo no aerporto em Chengdu (onde fiz conexão), carro para todos os dias da viagem inclusive pickup and drop no aeroporto de Lhasa, motorista e guia (obrigatório)... os hostels podem variar bastante de preço, ao redor de 15 ou 20 dolares por pessoa por noite, mais as despesas das entradas que listei na página anterior e comida, que é bastante barata. Para 8 dias não deveria sair mais caro que 900 dólares.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.