Ir para conteúdo

AURORA BOREAL NA EUROPA (FRANKFURT, HEIDELBERG, LUEBECK, COPENHAGEN, OSLO, TROMSO) - MARÇO 2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

Deixo aqui o relato da incrível e fria viagem que fiz no início de março!!! Agora aqui no tópico de relatos e com fotos!

Consegui realizar o objetivo maior desta viagem, que era ver a aurora boreal. Tive 4 oportunidades e consegui ver em 2 delas. Foi impressionante. Uma aurora com grande atividade, raios verdes e púrpuras no último dia em Tromso!!!

Com relação ao roteiro, acho que tudo funcionou bem. Vou relatar as experiências de cada lugar por onde passei.

FRANKFURT:

Comecei a viagem por Frankfurt: A hospedagem no albergue foi boa, sendo que os pontos fortes são a localização (que proporciona uma linda vista do skyline de Frankfurt e do rio) e o café da manhã. O quarto é confortável também. Os pontos ruins são o excesso de barulho, pois não tem controle sobre os usuários e a acústica do prédio não ajuda e a limpeza que fica bem a desejar. Gostei da cidade, mas concordo com outros relatos que li: Frankfurt não é uma cidade com muita coisa para se ver. O centro histórico é bonito e a parte nova, com os arranha-céus bem interessante. O passeio pela Zeil (rua de comércio) é agradável. Vale a visita na galeria My Zeil, que tem uma arquitetura bem interessante. Outra coisa que descobri por lá e que foi bem legal foi ver o entardecer no terraço do restaurante da galeria que fica do lado ... foi lindo!!!

IMG_2956.jpg.7fb856c458063c638ffa374ae5bacd65.jpg

IMG_2974.jpg.8010dab1d20a56cb17ac2ca03ca159e3.jpg

IMG_3057.jpg.bece227052c90825a3a74c882b9f6baf.jpg

IMG_3143.jpg.991ee88416dd846feee7ab375adce7c6.jpg

 

HEIDELBERG:

cheguei na cidade no final da manha, vindo de trem de Frankfurt (o trem foi cancelado, e tive que esperar 1 hora pelo próximo). Me hospedei no hotel Goldener Falke, que fica na praça do mercado, junto à catedral, bem no centro histórico. O hotel é um charme, assim como a cidade. Me encantei por ela. Subi pela escadaria até o castelo (mas dá pra subir por uma rampa ou pelo funicular). Bem impressionante as construções e a vista de lá de cima. Pena que estava chovendo. Mas valeu a visita. Paguei pelo tour guiado pelo interior do castelo e achei que valeu a pena. Mas dá pra visitar somente por fora também. Depois desci até a cidade, fui até a velha ponte e andei pelas ruazinhas da cidade medieval. Dia bem gostoso. O jantar no hotel foi um luxo que me concedi e que valeu cada centavo gasto. Passei a noite na cidade.

IMG_3176.jpg.8d8df934f3eef391119072d6670c98d2.jpg

IMG_3200-2.jpg.cc2c69c402e1a5c8896b383c5cc6864d.jpg

IMG_3237.jpg.cf9b43f495d8ad4b3dbec99b0075fb3c.jpg

 

LUEBECK:

O trajeto de trem de Heidelberg até Luebeck é bem bonito, só que dá um pouco de trabalho e foi meio tenso, pois os trens atrasaram e a conexão entre eles era de alguns minutos. Resultado: consegui pegar a conexão de Frankfurt, mas perdi o trem em Hamburgo. Tive que esperar pelo próximo. A pontualidade alemã vai pras cucuias com o mau tempo e a neve. Mas no final deu tudo certo e cheguei bem em Luebeck. A cidade estava coberta de neve, muita neve e estava nevando quando cheguei e ficou assim nos 2 dias que fiquei na cidade. Interessante, afinal nunca tinha andado sob a neve, mas o frio assusta. A cidade também é medieval e bem bonita. Descobri lá que é também a terra do marzipan. Delícia!!! O mau tempo prejudicou um pouco explorar a cidade, mas é linda e bem simpática. O ponto turístico mais importante da cidade é o portão medieval. Vale a visita. Fiquei no albergue do centro histórico, que fica em um pequeno prédio antigo. É bem aconchegante, com bons quartos, bom café da manhã e boa localização. Achei bem limpo e só achei que ficamos um pouco "abandonados" no hostel, pois não tem funcionarios o tempo todo na recepção. É preciso chamá-los por um telefone. Mas nada que desabone a hospedagem.

L-1.JPG.a467d131bb97b9da1caf4467ff4f5a56.JPG

L-2.JPG.be5580f7eb0ddb0202e4eb73cc5b83b9.JPG

L-3.JPG.a1980f6f7ac40fac8158d4f193ac889d.JPG

 

COPENHAGEN:

O trecho mais legal da viagem de trem. As paisagens foram ficando cada vez mais brancas e o trajeto é bem bonito. Daí veio a parte interessante. Para chegar à Copenhagem é preciso atravessar o mar e isso é feito por Ferry Boat! ... o trem entra num Ferry Boat, juntamente com carros, caminhões e pessoas e cruzamos o mar. Tivemos que descer do trem e ficar no convés do Ferry, que tem restaurantes, lanchonetes, free shop, enfim é enorme (para caber um trem inteiro). Foi uma experiencia bem interessante. Depois voltamos pro trem para terminar o trajeto. Me hospedei no Dan Hostel Downtown, que fica no centro histórico de Copenhagem, perto do parque Tivoli. Por causa da proximidade do mar e dos canais, o vento é mais gelado na cidade e foi o lugar onde mais senti os efeitos do frio em toda a viagem. Muito desconforto. A cidade é linda, com uma efervescencia, mesmo no inverno (fiquei imaginando como deve ser em dias quentes e ensolarados. Um dia volto pra ver). Tem construções incríveis. Fui até o "bairro" cristiniana, que é aquele formado por comunidade hippie e zona "livre". Estava esperando um lugar descolado e interessante mas achei totalmente decadente. Não valeu o frio que passei caminhando até lá. Depois fui caminhar na região dos canais, com seus bares e restaurantes e mesinhas ao ar livre (vazias obviamente!). Copenhagem é uma cidade para caminhar, mas no frio que estava ficou um pouco difícil. Gostei, mas teria aproveitado muito mais em outra época, com clima mais ameno. Não recomendo a visita no inverno. A menos que voce seja europeu, mais precisamente, nórdico!

C-4.JPG.2af5260bbcaae6bb18d9204e903b08ca.JPG

C-1.jpg.5a72a196f5ae6e27b18c429631b0739e.jpg

C-2.jpg.0b9822cbfc617d88d43ebeb339944bcb.jpg

C-3.jpg.f762bc03712af2091e1357ee55a7669c.jpg

 

OSLO:

Cheguei na cidade no inicio da noite (por avião). O trem do aeroporto até a cidade leva cerca de 20 minutos e fui caminhando da estação central de trem até o hotel. Me hospedei em um hotel que consegui por um bom preço no Booking.com. Cidade linda. É pequena, mas bem interessante, com lindas construções. Adorei! Fui primeiro no castelo (mas neste não paguei o ingresso para entrar. Fiquei só mesmo andando pelos arredores). Depois fui para a região nova do bairro Astrup, região com lindos prédios e vários restaurantes a beira mar. Bem agradável e o dia estava lindo, com sol. No inicio da tarde fui até o parque Vigeland. Todo coberto de neve fica interessante (todo verdinho deve ficar incrível). As inúmeras esculturas são lindas. Vale a visita, mesmo no inverno. Terminei meu dia em Oslo vendo o por do sol na Opera de Oslo. Prédio de arquitetura incrível e a vista é de tirar o fôlego. Gostei bastante da cidade. No dia seguinte parti no final da manhã para o aeroporto para o próximo destino.

O-1.jpg.79241f6e2665bfe2739a05de312a5c05.jpg

O-2.jpg.cb78d41ea2bef19d405f450399788197.jpg

O-4.jpg.29211cf6a5eca082b92e36bc8aca6a5f.jpg

 

TROMSO

Cheguei no final do dia em Tromso. Levei um susto. Estava esperando muita neve, claro. Afinal estava na região da calota polar no inverno. Mas era muita neve. O aeroporto estava soterrado na neve, assim como a cidade inteira. Mas passado o susto deu pra aproveitar bem o lugar. O tempo não ajudou. Com exeção da primeira noite, que teve céu limpo e a lua cheia clareando tudo as outras noites e dias foram de tempo fechado e neve caindo o tempo todo. Teve uma tarde que a nevasca estava forte demais e praticamente todo mundo foi para dentro dos hoteis e casas. Não tinha condicões de andar pelas ruas. Consegui explorar a cidade mesmo assim. Andei pelas ruas de comércio, pela região do pier que ficava perto do meu hotel, fui até o Polaria, uma espécie de aquario. Como o tempo estava ruim comprei um cartão para utilizar os ônibus da cidade por 2 dias e peguei alguns deles (que tem linhas circulares) para conhecer as regiões mais afastadas do centro. Foi uma ótima idéia, conhecer a cidade no conforto e no calor do interior do onibus, sem ter que enfrentar o frio lá fora. Eu tinha 5 noites em Tomso para tentar ver a aurora boreal, mas na primeira, como o voo atrasou não consegui chegar a tempo para os tours. Fiquei na cidade. Fiz 2 tours com o guide-gunnar (já tinha agendado meses antes) e foi muito bom. Na primeira noite rodamos muito atrás de bom tempo e de atividade, mas nada. Muito frustrante. Na segunda noite o tempo também não estava bom mas conseguimos achar um "buraco" no mau tempo (como ele disse) e conseguimos ver a aurora boreal!!! Não foi uma super atividade, mas valeu cada segundo. Ela ficava mais visível na camera do que a olho nu, onde parecia mais uma nuvem diferente das outras, em alguns momentos mais verde. Fui dormir feliz. Na terceira noite até o VillmarkCenter para visualizar a aurora. Não recomendo. Se o tempo estiver ruim, como foi o caso (estava nevando) voce fica lá sentado na neve, olhando um céu encoberto, onde é claro, mesmo que tenha atividade voce não vai conseguir ver a aurora boreal. Voltamos pra cidade as 22hs totalmente frustrados. O último dia em Tromso foi um presente de Deus! O sol apareceu, deixando a paisagem estonteante da região enfim aparecer em sua plenitude. Fiz dog sledding na manhã, também no VillmarkCenter. Esse eu recomendo. Muito divertido e uma delícia ficar em contato com os cães que são super dóceis e realmente felizes e realizados com a vida que levam. A noite fiz o tour com o Artic Guide Service. Fomos até a fronteira com a Finlãndia, onde o céu estava limpo e a atividade da aurora boreal estava super intensa. Ai sim pude dizer que a vi. Foi mais de 1:30hs de intensa atividade, com raios verdes e até púrpura (que são um pouco mais raros). Segundo a nossa guia foi uma das auroras mais intensas da temporada e eu estava lá pra ver. No final não estava mais sentindo meus pés, minha câmera congelou, mas isso não fez a menor diferença. Realizar um sonho de infância não tem preço e essa noite valeu por qualquer perrengue que tenha passado na viagem.

T-1.jpg.e7db44b950dfff523d2882c4470c24b0.jpg

T-2.jpg.5e61eb2c750102082ffdfec5b01b5cf9.jpg

 

A1.jpg.4bd05b7fc053c465228102ec945a7e88.jpg

A2.jpg.54766fd18ed686b91a53515c6280ec8a.jpg

A3.jpg.f1920c36766a36d732029303633c2c09.jpg

A4.jpg.5ee31b41274c692e3cc3230a08efd5d8.jpg

 

Desculpem o relato tão longo. Tentei ser breve, mas foram muitos lugares, muitos diferentes e especiais. Espero que esse longo relato possa ajudar a outros sonhadores como eu. Todos os relatos que li aqui foram muito úteis.

 

Resumindo ... Adorei tudo!!! ... e já estou com vontade de ir novamente ... a temporada está começando!!!A1.jpg.4bd05b7fc053c465228102ec945a7e88.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa você fez a viagem que eu queria ter feito!! Um dos meus sonhos é ver a aurora, eu ainda tentei me organizar pra ir nesse ano, mas não consegui me organizar a tempo. Vou ver se me organizo pra ir ano que vem.

Eu estou indo pra Eupora dia 24 dezembro e chego por Frankfurt, fico 2 dias lá antes de descer pra Barcelona, pelo o que você relatou de fato nao tem muita coisa o fazer na cidade, né?

Estou vendo se vou em janeiro para Oslo e de lá sigo para Tromso. Em relação aos passeios, como você fez pra fechar com os grupos para ver a Aurora, você marcou antes, ou foi na hora? Em algum deles você acampou?

Parabéns pela viagem, espero ano que vem seja eu relatando a minha viagem aqui! =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Jucmorais,

Quanto a Frankfurt eu adorei a cidade. Tem várias coisas legais pra fazer sim, mas ela é "pequena" para uma grande cidade. Se gosta de Jazz não deixe de ir na 5a. à noite no Jazz Keller. Muito bom. Tem que subir na Main Tower e ver o por do sol da galeria na Rua Zeil! Barcelona também é demais!

Quanto à aurora boreal, programe pra valer e vá com certeza!!! Reserve algumas noites para os tours, pois o tempo por lá é bastante instável e com mais noites você aumenta suas chances! A Noruega é muito cara, então programe-se mesmo (as coisas por lá custa 3 vezes os valores de Frankfurt, por exemplo).

Quanto aos tours eu sai daqui com todos fechados, com exceção de 1 noite. Se não for com o Gunnar (para Janeiro tem que fechar já!!!), dá pra deixar e pra fechar por lá mesmo (no Artic Guide Service). Mas feche antes pelo menos alguns, assim não corre o risco de chegar lá e não ter vaga! :roll:

Você pode também procurar a agencia de informações turísticas para programar os passeios. Recomendo o dog sleeding ... muito legal! ::otemo:: . Tem um passeio que vai até os Lyngen Alps, mas não consegui fazer pois não tinha mais vagas.

Vou deixar os sites das operadoras locais dos tours, dê uma olhada:

Gunnar Guide: www.guide-gunnar.no

Villmark Ssenter: http://villmarkssenter.no/

Artic Guide Service: http://www.arcticguideservice.com/

site oficial da Noruega: http://www.visitnorway.com/northern-lights

 

Abraço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...