Ir para conteúdo

O primeiro mochilão a gente nunca esquece – CHILE/BOLIVIA/PERU AGOSTO 2013 (com fotos e gastos)


Posts Recomendados

  • Membros

Oi gente tudo bom? Pra falar a verdade comigo ta mais ou menos,estou na fase depressão pós viagem sabe como é. Semana passada voltei do meu primeiro mochilão, e gostaria muito de contar meu relato e quem sabe ajudar ou inspirar outras pessoas da mesma forma que muitos relatos que li aqui me ajudaram e muito a montar meu roteiro.

 

Tudo começou no final de 2011, eu estava para me formar na faculdade e ao invés de fazer a famosa festa de formatura planejava um mochilão. Sempre quis ir para Machu Picchu, desde que soube da existência dessa civilização na aula da tia Maricotinha da 5º série, mas a ideia de fazer uma viagem sozinha me deixava com medo e por conta disso adiava a viagem usando as desculpas de falta de tempo, de dinheiro, de companhia, ::putz:: até que chegou o natal e conversa vai, conversa vem com um primo que é mochileiro de longa data e comentei que queria ir para Machu Picchu mas tinha medo de viajar sozinha, foi quando ele me contou que nessas viagens, nunca ficamos sozinhos, que não é perigoso e que é muito mais barato do que eu imagino, depois disso fiquei super empolgada e comecei a pesquisar em blogs de viagens, amigos e aqui no mochileiros.com tudo sobre o Peru e no meio dessas pesquisas sobre passeios no Peru, conheci Uyuni, Copacabana e logo o roteiro começou a ser feito.

Passando o carnaval e de volta a Santos, em uma conversa despretensiosa com uma prima sobre esse mochilão, para minha surpresa ela topou na hora fazer comigo, e com isso seguimos o ano planejando e organizando até chegar a tão sonhada data.

 

Para ajudar os mochileiros de primeira viagem como eu, anexei a minha planinha de gastos/roteiro (esta meio desatualizada, porque acabamos mudando ao longo da viagem) e vou falar aqui dos outros gastos também, começando antes da viagem que foram:

 

O que comprei antes da Viagem:

 

Tênis trekking timberland: R$300,00

Calça e blusa segunda pele e toalha super absorvente: R$200,00

Blusa sleece: R$90,00

Money belt: R$35,00

Remédios: R$100,00

levei: descongex (rinite e sinusite), dorflex (essencial), Ibuprofeno(dor no corpo, febre), tylenol DC (dor de cabeça, essencial), paracetamol (febre), dramin B6 (não da sono), buscopan (cólicas e desconforto abdominal), spray de própolis, bepantol (essencial), protetor solar, creme para mãos (a lesada esqueceu do creme pra corpo, mas levem inclusive

os meninos que a pele fica absurdamente ressecada)

 

Total: R$725,00

 

Gastos da Viagem:

 

Eu fui lesada e demorei para comprar o Dolar, e acabou que comprei na cotação 2,35... então troquei R$3100,00 dando um total de 1310 dolares.

Sobrou ainda 60$ que gastei no free shop.

 

Passagem aérea (ida: São Paulo – Calama e volta: Cusco – São Paulo): R$1.300,00 com taxas

Levei: R$3100,00 – dólar a 2,35 = 1310 (560$ no VTM e 750$ no Money belt)

 

PS: Mesmo com o dolar caro, leve! é muito mais valorizado por la e vale muito mais notas.

PS2: Levei o America Express, mas nem todos os lugares que tem. VTM tem em todos os lugares.

 

O que levei na Mochila (mochila de 50L):

 

- 2 Blusas de lã - 1 Vestido de lã - 1 Short jeans - segunda pele (blusa e calça), - 1 blusa de sleece, 1 casaco corta vento, - 2 meia calças - 2 calças jeans - 1 calça leggin - muitas roupas intimas e meias - 2 bikines

- 5 blusas - 1 luva - 1 touca - 2 cachecol e 2 lenços - 1 chinelo - 1 tenis all star - 1 tenis trekking - toalha super absorvente - toalha de rosto - lenços umidecidos (totalmente necessarios) - oculos de sol, 1 pijama (moletom), - artigos eletrônicos (celular, carregadores, ipod, camera), - 2 papeis higiênicos (totalmente necessários, principalmente para quem vai para uyuni), - medicamentos (levem na mochila que vai ser despachada), 2 cadeados (Tem que levar para usar nos lockers).

 

Ps: la para lavar roupa em qualquer hostel desses países é super barato, menos de 5$ 2 kg de roupa, então não precisa levar mil roupas e pesar sua mochila, porque depois que estiver la e ter que carregar a mochila pra um lado e para o outro vai se arrepender dos kg a mais que colocou na mala.

 

Roteiro:

 

São Paulo - San Pedro de Atacama - Salar de Uyuni - La Paz - Copacabana - Cusco - Águas Calientes - Machu Picchu - Cusco - São Paulo = 18 dias

 

Hospedagem

 

Atacama: Hostel Tuyasto (um pouco afastado da praça principal, simples porém gostei bastante)

La Paz: Hostel LOKI (amei, se voltar para La Paz, volto com toda certeza, limpo, preço justo e festa toda noite)

Copacabana: Hotel Paraíso ( muito bom, limpo, organizado, bem localizado)

Cusco: Hostel Ecopackers (muito bom, um pouco caro, mas quase ao lado da plaza das armas, calmo, limpo e organizado, só preferiria algum que tenha mais festa)

Águas Calientes: Hostel Ecopackers ( muito bom, bem localizado, e ficaria la novamente se um dia voltasse)

 

Dicas úteis e quem sabe importantes:

 

-Geral:

Tanto Chile, quanto Bolívia, e Peru aceitam entrar com o RG, mas tem que ter sido expedido em no máximo 10 anos.

Eu levei meu passaporte para todos os lugares que eu fui, dentro do money belt.

Chile: Horario 1hrs de diferença do Brasil

Bolivia: Horario 1hrs de diferença do Brasil

Peru: Horario 2hrs de diferença do Brasil

 

Chile:

- Lá é bem mais caro que Bolívia, então compre apenas o necessário la e espere chegar na Bolívia para fazer o resto das compras (lembranças, roupas whatever)

- Comida la é caro, tudo entre 5.000 a 8.000 pesos, a maioria dos hostels de lá tem cozinha e da para comprar nos mercadinhos e fazer a própria comida, caso queira economizar, esse é o esquema.

- Protetor solar sempre, e blusa de frio também! o clima muda drasticamente a noite.

- Vida noturna 0 por lá. Então se quer uma balada, procure um hostel que tenha isso, porque de resto, esquece.

- 1 dolar = 500 Pesos chilenos.

- Leve bikine; sunga

 

Salar de Uyuni:

- Faz MUITO, MUITO frio, e não é exagero! coloque segunda pele, blusa e tudo que tem direito.

- Primeiro dia o banho é frio, ou seja esquece, -15º não existe essa possibilidade, então leve lenço umedecido.

- Os banheiros não tem papel higiênico, então leve pelo menos uns dois rolos (1 como precaução)

- Compre o galão de 5L de água, pois vai ficar 3/4 dias no meio do deserto e não vai ter lugar para comprar depois.

- Óculos de sol é essencial.

- 1 dolar = 6,90 Bolivianos

 

Bolívia:

- 1º lugar tenha paciência, o país é muito pobre, as ruas são 90% de estrada de terra e o clima é crazy.

- Faz frio, não tanto quanto uyuni, mas faz uns 4 a 10º durante o dia.

- Muito barato tudo, e se ficar pechinchando consegue ótimos descontos.

- TUDO eles cobram, para ir ao banheiro, para tirar foto deles e dos filhos e das lhamas e por ai vai.

- Como disse lá é muito pobre, então toma cuidado com a água, certifique-se que esta bem lacrada, e com a comida, pois a falta de higiene lá é descarada.

- Tome cuidado com a bagagem nas viagens de ônibus, nada de mais, mas é sempre bom ficar atento (principalmente na viagem de puno para Cusco, que fazem várias paradas e qualquer um pode pegar sua bagagem como se fosse sua)

- NUNCA EM HIPÓTESE ALGUMA ACEITE QUALQUER NOTA RASGADA, isso é muito sério, principalmente se for dolar. Na hora de Cambiar eles não aceitam meeeeesmo.

- Em la Paz as festas são nos hostels.

- Copacabana a cidade dorme as 9 literalmente.

 

Peru:

- Lá é mais caro que Bolívia e um pouco mais barato que Chile, o valor do Novo Sol está bem próximo.

- 1 Dolar = 2,80 Soles.

- NUNCA EM HIPÓTESE ALGUMA ACEITE QUALQUER NOTA RASGADA, isso é muito sério, principalmente se for dolar. Na hora de Cambiar eles não aceitam meeeeesmo.

- Na Plaza das Armas vai ter mil pessoas oferecendo passeios, fica fácil achar bons preços (eu fechei na agência do hostel, e o valor é bem parecido com o que estavam vendendo nas outras agências, o hostel chama ecopackers, caso queiram procurar.

- A galera vai ver que são turistas e vai a cada 5 min aparecer mil pessoas na rua te vendendo chaveiro, colar, e mais tudo que tem direito, esse é o momento ideal para pechinchar, eles não sabem negociar, serio, comprei um brinco que inicialmente o preço era de 50 soles por 5 soles.

- Compre o boleto de 130 soles, que da pra ir em tudo.

- Noite: mamaafrica, the temple, e vários outros bares super legais, tudo fica na Plaza das armas, e a entrada é de graça em tudo.

- Comida tudo na base de 15 soles (entrada, prato principal e sobremesa e em alguns lugares a bebida é inclusa)

 

Machu Picchu:

- Leve água e comida, porque la o único restaurante é MUITO caro.

- Para não ficar carregando coisa no passeio, deixa no guarda volume, e pega na hora de ir embora (3soles)

- Muito protetor solar

- Repelente

- Chegue cedo, e garanta as melhores fotos, cheguei as 6 da manha e estava bem vazio. Tirei todas as fotos e as 8 voltei para encontrar com o guia (eles chegam por volta desse horario)

- Na entrada do parque tem a opção de você carimbar o passaporte. Não é obrigatório mas é bem legal. Começa a poder carimbar a partir das 9:00 da manha

 

 

 

Bom agora senta que la vem a história!

 

 

1º DIA – SÃO PAULO – ATACAMA, CHILE

 

Nesse dia aconteceu o 1º perrengue da viagem... sim já comecei bem. Moro em Santos e o carro do meu pai não está em condições de pegar estrada, meu voo sairia só as 7 da manha e os ônibus que saíam de santos no último horário era as 18hrs (chegaria, muito,muito cedo) ou as 4 da manhã (correria o risco de perder o voo). Foi então que peguei o ônibus para São Paulo e de lá um ônibus transfer para o aeroporto, peguei o do ultimo horário e cheguei no meu terminal a 00:00, ou seja, tive que dormir por la mesmo.

O meu voo fez escala em Santiago, e foi ai que aconteceu o 1º perrenge, (pq dormir no aeroporto não é tão perrengue assim, ok ...só um pouco) enfim, chegando em Santiago, comecei a seguir as placas que indicavam escala, e estava super tranquila pois faltava ainda 1hr mais ou menos, cheguei no saguão de embarque, fiquei passeando pelo freeshop, quando deu mais ou menos uns 30 para o voo, fui em direção ao meu portão, quando de repente, percebo que as placas que eu segui era para escala de voos internacionais e o meu nesse caso era voo nacional, quando me dei conta sai correndo loucamente puxando a minha prima para pegarmos a nossa mala, esquecida na esteira, despachar a mala, fazer o check in e embarcar... basicamente atropelamos todos os seres vivos e não vivos até chegar no balcão da Lan,e fizemos o nosso check in exatamente no mesmo horário que o voo ia sair :shock: , mesmo já com a certeza que minhas malas iriam para Atacama e eu não, continuei correndo e chegando no portão... mas Deus ouviu minhas preces e atrasou o voo! Ufa, momento de recuperar o folego e entrar com dignidade no voo.

O voo para Calama foi super tranquilo e durou só 1h e 30min, minha prima passou mal, mas fora isso nada demais. Chegando lá, já havia reservado um transfer pela empresa Transfer Licancabur, então já estavam nos esperando... pagamos , demos o nome do hotel que estávamos e partimos para Atacama. Essa viagem também foi bem tranquila, e sonolenta (1hr vendo a mesma paisagem desértica é sonífero na certa), dormi a maior parte do tempo e quando cheguei levei um susto.

A primeira coisa que pensei foi, meu Deus onde estou. A entrada da cidade é bem estranha, por assim dizer, as construções são de pau a pique, tudo em cor terra e poeira e mais poeira. Mesmo sabendo pra onde ia, foi um choque de realidade.

Chegamos no Hostel Tuyasto, fizemos o check in, deixamos nossas coisas no quarto (tinha uma francesa e um alemão la tb) e fomos conhecer melhor a cidade. Chegando ao centro, me apaixonei. Tudo continuava no mesmo tom terra, poeira e deserto (isso obviamente e graças a Deus não iria mudar), mas a praça principal é uma graça, super limpa, bonita, com arvores fazendo sombra, e a cidade a medida que andávamos por ela, mas me sentia em um filme de faroeste. Uma graça. Ficamos passeando por la, até escurecer, trocamos o dinheiro, comemos uma pizza de frango e voltamos . A noite o Luis (filho ou sobrinho dos donos) deu uma festa em sua casa que fica anexa aos fundos/lateral do hostel e chamou todo mundo o que foi absurdamente divertido, rolou umas brincadeiras de bebida fazendo todo mundo ter que virar tequila, ou um ponche de vinho branco, champanhe e frutas que tinha lá, além de empanadas deliciosas. Depois de todo mundo já mais alegre, brincamos de telefone sem fio (imagina essa brincadeira com 2 tchecos, 1 alemão, 1 francesa, 1 suéco, e 3 chilenos, risada na certa), cada um tinha que dançar e cantar a musica do país e por ai vai. Após muitas risadas, e copos de poncho fui dormir.

 

Gastos:

Transfer: 12.000pesos

Pizza + coca (dividindo com a pati) 3.500 para cada

#1dia: 15500pesos

_MG_0752.JPG.1da05d0c91f397772d213fd90538405e.JPG

_MG_0749.JPG.c6717f9569d5f1acf060fc83f72a4780.JPG

_MG_0764.JPG.76386e5f980ae204bcd074e53f3d8cfb.JPG

_MG_0796.JPG.692b6f3316e3f16f8359f4f8e0a62213.JPG

_MG_0819.JPG.ea5f7e957996e47b2c1c87aec01faf9b.JPG

_MG_0748.JPG.587291bb693446f3a60abc004e157fdf.JPG

1174812_10200861223991150_1240612925_n.jpg.872e4c869b38d9c8e237bdf0b35beb2d.jpg

1150840_10200842143794157_1201645113_n.jpg.d3df50b849ad7a89c636946b578c348e.jpg

1001398_10200837644961689_376775130_n.jpg.50e48a3999707f6a84829f0df775337b.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 40
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

2º DIA – ATACAMA, CHILE

 

Acordamos relativamente cedo, procuramos o luiz e fechamos todos os passeios (valle de la luna, lagunas altiplânicas, lagunas cejas, e Salar de Tara, não fizemos os geizers porque escolhemos o Tara no lugar dele, o que rolou um leve arrependimento, mas explicarei mais tarde), após fecharmos os passeios o Luiz disse que a van que nos buscaria para o Valle de la luna chegaria só as 14 hrs, então tínhamos a manha inteira livre... dessa forma, pegamos as câmeras e fomos para o centro tirar fotos e comprar água.

Em Atacama a comida é cara, tudo por volta de 5000 pesos pra cima, e como ficamos tirando fotos, perdemos a noção do horário e só nos sobrou tempo de comer miojo (ok desculpa esfarrapada, mas foi isso mesmo). Chegando no hostel, comemos rapidinho e fomos para o passeio. O guia andou cerca de 15min e chegamos no 1º ponto do passeio, quase na entrada da cidade, chamado Valle de la Muerte, subimos um morro pequeno e tivemos a vista do valle, ficamos la tirando fotos e o guia contou a história (tem esse nome, ou valle de marte, pois lembra muito a superfície do planeta marte e morte, pois é um lugar totalmente árido, pode cavar o quanto quiser que não vai achar água, ou seja uma superfície morta) além disso falou sobre os minerais que tem, sobre a água e muitas outras coisas que se for pra falar tudo aqui ferrou, terei que escrever um livro haha... mas continuando, após isso voltamos para a van, e andamos mais uns 20 min até parar na entrada do Valle de la Luna e pagarmos 2.000 pesos de

entrada para continuar o passeio.

 

O 2º ponto foi uma caverna que entramos (dica leve celular com lanterna, ou uma lanterna mesmo, pois fica uma escuridão total), achei muito legal essa parte, andamos pela caverna, alguns pontos tivemos que ir quase ajoelhados, e no fim saímos no alto de uma montanha (para quem é mais velho, fica tranquilo que é bem light, tinha um idoso no nosso grupo e ele fez tudo sem nenhum problema). Depois da caverna conhecemos as 3 marias e a pedra do dinossauro, e de fato o Valle de la Luna, até ai era uma passeio bem legal, quando o guia parou em um ponto e disse que iriamos subir umas duas que de baixo pareciam super pequenas, mas que cansa viu, principalmente por conta da altitude e para quem tem um pulmão levemente asmático.... mas quando chegamos no topo valeu tooodo o passeio, gente uma vista espetacular, ficamos até o por do sol, e quando foi por volta das 18:30 voltamos.

 

Chegamos em Atacama 19:00hrs exaustas, trocamos de quarto (agora com 3 brasileiros), tomei banho, falei com meus pais e dormi (a internet é lenta, facebook leva uma eternidade, quer se comunicar: baixe o whatsapp, que funciona muito bem)

 

Gastos:

 

2 galões de 1,5l água: 2.500pesos

Entrada: 2.000pesos

Pacote passeios: 80.000pesos

 

#2dia: 84.500pesos

_MG_0834.JPG.dc772fbc72a501d2a669eceeae060a6b.JPG

_MG_0855.JPG.db5f58fc6a6e08e208835ff75025f371.JPG

_MG_0867.JPG.3b8b176604aba9857fc1bdd1828b78bc.JPG

_MG_0858.JPG.bbfca83573c7d9e05bc05d6a73026804.JPG

_MG_0882.JPG.87002074e4b0511ac97f769b9e647351.JPG

_MG_0885.JPG.c1cb74dc7ad19a31c2604c7fb0b30477.JPG

1175130_10200848144304166_102107577_n.jpg.7f4a80d3e01476fbaa8c05696db9c7ff.jpg

1185142_10200848289587798_918138645_n.jpg.8fb43d6a3ba94eb261f073547e7e447d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3º DIA – ATACAMA, CHILE

 

Acordamos muito cedo, por volta das 6 da manha pois a van para Lagunas Altiplânicas chegaria as 7, na noite anterior os brasileiros disseram que faria frio nesse passeio, então coloquei uma meia calça, jeans, e o casaco, além de luva e gorro, minha prima exagerou um pouco mais.

 

Nota: San Pedro de Atacama é um típico deserto, de manha (bem cedo) faz frio, por volta de 0º, à tarde calor próximo aos 30º e quando chega as 7 da noite volta a fazer frio, chegando a uns 7º pra baixo.

 

Voltando ao relato, a van nos buscou as 7 em ponto, e andamos uns 30 min, até chegar na entrada de uma das lagunas que tinham flamingos, pagamos 2.000pesos, entramos e ficamos uns 15 min tirando fotos, estava muito frio, muito mesmo, e descobri que a minha luva e nada era a mesma coisa. ::Cold:: (mas acho que os 3 brasileiros cariocas que estavam na van comigo estavam sentindo mais que eu), nesse mesmo lugar, tomamos o desayuno, que era pão com manteiga e peito de peru, chá de coca, café e quinoa com leite, o guia pediu para não comermos muito pra não passar mal com a altitude, e nem tomar café, pois a cafeína da dor de cabeça na altitude, obedeci e comi um pão e o chá.

Depois do desayuno, voltamos para a van e andamos uns 40 min, paramos em uma igreja fofa, no meio do nada tiramos fotos, e nessa hora já da para sentir a altitude pesando na respiração, voltamos para a van e continuamos subindo, passando por lugares lindos, andamos mais uns 40 min até chegar na primeira laguna, a Laguna Chaxa.

 

Saímos da van e o primeiro sentimento que tive foi de paz. Pensem em um lugar calmo, silencioso, e a visão de um lago parcialmente congelado, refletindo o vulcão, lugar perfeito. Tiramos fotos, e voltamos para a van, andamos mais 5 min e chegamos a 2º laguna, a Laguna Miscanti y Mañiques tão perfeito quanto o outro, uma mistura de amarelo da vegetação, com o azul do lago, o marrom dos vulcões e da terra com o branco do gelo para completar a perfeição da natureza. Ficamos tirando fotos e nessa laguna podemos ficar mais tempo, e poderíamos aproveitar para ir ao banheiro que tinha lá, mas acho que tinha que pagar, não posso confirmar porque não cheguei a ir.

Voltamos para a van e fomos para um povoado que não me lembro o nome, o percurso durou acho que 1hr, eu apaguei e acordei só na hora, com uma dor de cabeça absurda, a ideia era ficar la no máximo 15 para comprar alguma coisa para comer e beber, visitar a igreja, praça, mas ficamos um pouco mais porque o guia (não sei como) deixou a chave da van cair no bueiro ::putz:: , então tivemos que esperar ele conseguir pegar de volta. Chave recuperada (ufa) voltamos para atacama por volta da 13:30hr da tarde.

 

Como estávamos já no centro almoçamos em um restaurante muito legal chamado Adobe, pagamos 7.000pesos e o prato era entrada: salada de tomate, cebola, abacate e quinoa, Entrada: espaguete e coca cola, tinha a sobremesa, mas não pegamos pois estávamos atrasadas para o próximo passeio. Chegando ao Hostel, a van já estava nos esperando, entramos e seguimos em direção a laguna cejar, como sempre antes de chegar passamos por uma entrada e pagamos 2.500pesos, nessa entrada também trocamos de roupa e colocamos o biquíni (não entrei, como estava atrasada esqueci a roupa de banho no hostel).

 

Bom sinceramente achei chato o passeio, obviamente porque fui lesada e esqueci o biquíni, então o propósito do passeio ficou em olhar a galera entrando na laguna, para quem não conhece, a laguna cejar, é altamente salgada (só perde para o mar morto), então as pessoas entram e boiam, simples assim. A laguna não é nada demais, um lago no meio do deserto, então tirei algumas fotos e coloquei a mão la só pra falar que alguma parte do corpo entrou e pronto. Depois de uns 40min mais ou menos o pessoal que entrou se limpou em um jato de água oferecido pelo guia, se secou e foi para a van, andamos mais alguns minutos e chegamos ao ojos del Salar, que são

2 lagos perfeitamente redondos, um ao lado do outro no meio do deserto, de acordo com o guia, a água é proveniente do derretimento das geleiras, passando por um rio subterrâneo e chegando naquele ponto.Um dos lagos para quem quisesse se limpar um pouco melhor do sal da laguma cejar, poderia entrar, mas a única forma era se jogando de uma vez em um pulo (quem fez isso disse que foi como se jogar em gelo puro) e a outra era só para fotos, pois ela forma um espelho, então ficávamos do outro lado do lago e ficávamos espelhados nele.

Depois de muitas fotos, fomos para o ultimo ponto do passeio, a Laguna Tebinquinche. Confesso que ela me surpreendeu, linda, linda, linda, mas quando chegamos lá, depois de ver lagunas maravilhosas o dia todo, olhei para ela e pensei ok, bonita... Ficamos la muito tempo deu para tirar várias fotos, sentar e observar e foi ai que vi como ela é perfeita.

Quando chegamos tinha muita gente dentro dela tirando fotos, então as águas estavam sempre em movimento, depois que o pessoal saiu e as águas acalmaram ela virou um espelho perfeito, refletindo o vulcão a cordilheira... de tirar o fôlego! Mas não para por ai! Ficamos lá até o por do sol, e foi uma das paisagens mais lindas que eu vi, sinceramente essa paisagem valeu esse passeio. O sol saiu e apareceu uma lua cheia, maravilhosa e gigantesca, o céu ficou uma mistura de azul com rosa, com as cores da paisagem se misturando, gente maravilhoso!!! Enquanto observávamos isso, o nosso guia preparou um lanche com cookies, pisco, suco, e queijo, comemos e voltamos para atacama. Chegando no Hostel estava com uma dor de cabeça alucinante, tomei chá de coca, masquei a folha e nada, até que desisti e tomei um tylenol mesmo. Nesse dia chegou um grupo muito grande (brasileiros de BH) e acabou a água D: banho de lenço umedecido... Deitei, falei um pouco com o pessoal do Brasil, postei umas fotos no instagram (vicio), coloquei a roupa na lavanderia do hostel e foi quando percebi como estava cansada! Apaguei.

 

Gastos:

 

Entrada lagunas: 2000pesos + 2500pesos

Almoço: 7000pesos

 

#3dia: 11500pesos

_MG_0898.JPG.eb36562c89843836751cbce259b80aad.JPG

_MG_0926.JPG.1dbd5bb9bebf589c95dbd78890a2fe39.JPG

IMG_0933.JPG.ca735257ae772162c6b954b0cb614c14.JPG

945973_10200853519198535_316939304_n.jpg.1e190c8b14c37c6bca5075e929cd2d3c.jpg

IMG_0976.JPG.dc984df691daee5fa8b6b63cb3ac1f15.JPG

IMG_0979.JPG.6ca68a5d506f4d5e8b7301f9334b137a.JPG

IMG_2530.jpg.a803a0d2504123fc6f7fe5540846b114.jpg

994586_10200853568599770_609102250_n.jpg.8824c74b44e1f04c93fbc437ddee1438.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

4º DIA – ATACAMA, CHILE

 

Lembra quando falei que troquei os geizers pelo salar de tara e me arrependi? Então aconteceu o seguinte:

Acordei as 6 da manha e me aprontei para o passeio no salar de Tara que seria o dia todo, estava previsto para a van nos buscar as 7, então fiquei esperando, esperando, esperando, e nada... achei estranho pois já era 7:30, resolvi procurar o Luis e me informar o porque do atraso, o Luis por sua vez liga para o guia e ele diz que estava doente e não ia mais. Simples assim. Fiquei PUTA ::grr::::grr:: porque esse era um dos melhores (e mais caros) passeios, e o como o guia foi um idiota e não avisou, todas as outras companhias já haviam saído para o passeio, tentei ver se dava para ir aos geizers, mas tinha que sair as 5 nesse passeio, ou seja: dia perdido. ::otemo::

Depois dessa frustração voltei a dormir e acordei só 12:00, recebi o dinheiro do passeio de volta (80 dolares) , tomei um banho e saímos com os brasileiros que estavam no nosso quarto comprar as passagens deles para Calama.

Depois disso voltamos para o centro de Atacama e nos desencontramos, resolvemos comer apenas uma empanada de almoço e aproveitamos o dia para fechar o passeio para Uyuni, trocar algum dinheiro e comprar presentinhos e acessórios para o frio que pegaríamos no Salar. A noite fomos em um restaurante muito bom, mas infelizmente não me lembro do nome, e comemos um salmão com uma salada maravilhosa e conhecemos dois brasileiros la, o Mauricio e o Ricardo, os dois de BH. Após o jantar, compramos água para o salar, arrumamos as mochilas, e formos dormir.

 

Nota2: Comprar o passeio do Salar de uyuni pelo chile sai mais caro, do que comprar na Bolívia.

 

Gastos:

 

Salar de Uyuni: Empresa Atacama Mystica (SUPER RECOMENDO): 70.000 pesos

Lembranças : 3.000pesos

Lenço: 2.500 pesos

Toucas, luva, meia e chaveiros: 10.000pesos

Galão de 5l de água: 2.000

Empanada: 1.000pesos

Janta: 6.000pesos

Lavar a roupa: 1500pesos

Hospedagem:28.000pesos – 4 dias

 

#4dia: 124.000pesos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

5 DIA PARTIU BOLIVIA

 

Acordamos cedo, por volta das 7, nos arrumamos (dica: uyuni faz frio, com o perdão da palavra, pra caralho, não é pouco não, é muito! Pegamos -15º em alguns pontos, então saia de atacama preparado, porque depois pra se vestir la vai ser um pouco complicado). Bom, continuando, nos arrumamos, terminamos de checar se a mochila estava ok, tomamos café da manha com os mineiros simpaticíssimos, tomei chá de coca só para garantir, nos despedimos do pessoal do hostel, que foram uma graça, e ainda me deram um polar (protetor de pescoço) e um biscoito de chocolate (que só comi aqui no Brasil, porque na época estava com a promessa de não comer chocolate) e fomos embora as 8 da manha. Primeiro, ainda em Atacama, passamos pela Aduaneira do chile, carimbamos o passaporte e seguimos viagem. Depois de um tempo chegamos na fronteira Chile- Bolívia, passamos pela Aduaneira Boliviana (que nada mais é que um barraco no meio do nada), tomamos mais um desayuno (sou gorda e adoro comer, não me julguem) e seguimos pelo passeio de fato, agora no carro 4x4 (antes estávamos em um ônibus da agência).

 

A agência tinha 2 carros, o que eu estava tinha eu e a pati de brasileiras, o Patric da Bélgica, o Esteban e a Barbara do Chile, e a heineken da Alemanha ( esse não é o nome dela, é algo como haike sei la, mas eu e a pati não conseguíamos gravar e muito menos entender o nome, então chamávamos ela de Heineken ou haike ou hai, ou qualquer outra coisa do tipo, mas obviamente a maior parte da viagem ela nos ignorava). O outro carro tinha 2 francesas e 4 alemães. E finalizando o nosso guia David e o guia do outro carro o Valter (os dois gente boas demaaais).

 

Seguimos em frente com o Davi, andamos um pouco e paramos na entrada do passeio, e pagamos 150 Bolivianos para seguir. Depois disso, visitamos o 1º ponto da viagem, a Laguna Blanca (linda, linda, linda), ela estava praticamente toda congelada, mas mesmo assim refletia a paisagem local, com uma mistura de cores branca, azul e marrom, maravilhoso. Pisei no lago congelado para tirar foto, até ouvir um ‘’crac’’ e resolvi maneirar na aventura e pisar só em lugares sólidos mesmo. Continuamos o passeio e visitamos a Laguna Verde, o nome obviamente pela cor do lago, um verde esmeralda surreal, essa laguna senti um pouco mais frio que a outra, principalmente

porque estava ventando muito. Tiramos fotos, admiramos mais um pouco e seguimos para a Laguna salgada e banhos termais.

A Laguna é super linda, mas o que fazia mais sucesso era a piscina termal, que eu novamente não entrei (não foi por falta de vontade, mas estava uns 2° do lado de fora, tirando o vento e a sensação térmica de negativo, e a água estava uns 28°, mas o que me fez não entrar, foi a preguiça de tirar as 3 calças e 3 blusas, para colocar o biquine e depois fazer todo os trabalho de colocar de novo tudo isso no frio... naah olhei e ta ótimo). Nesse mesmo local, tem um abrigo, e foi lá que almoçamos (purê de batata, salsicha frita, salada e coca cola), por causa da altitude o casal alemão não almoçou nem a haike que estava vomitando loucamente do lado de fora.

Após o almoço seguimos e subimos a 5000 metros de altitude para ver os Geizes, acho que em todos os meus 24 anos de idade nunca tinha sentido tanto frio como senti nesse lugar, estava aproximadamente uns -15° e um vento bem desagradável, deixando ainda mais frio. ::Cold::

A parte boa é que perto da fumaça vinda do vulcão era um pouco mais quente, a parte ruim é que era perigoso ficar muito perto, porque se caísse, seria beijos lila. Então aguentei o máximo que consegui para tirar fotos, fiquei mais um pouco e voltei para o carro. Depois do momento frio extremo, o próximo passeio ficou menos frio, mas acredito que é o meu corpo se acostumando (sqn) com o clima, o segundo passeio foi a laguna colorada, que é chocante! Um lago gigantesco e vermelho, pelo que o guia disse, são 16km de lago, e a cor é por causa de micro organismos presentes na água, e que os flamingos comem e por isso são rosa (momento Discovery channel). Após a maratona de lugares fantásticos, seguimos viagem para o cativeiro, opa quer dizer abrigo.

 

Bom o abrigo era uma casa no meio do deserto, e o pessoal da agencia já havia nos prevenido que seria simples, e o 2º melhor, mas o lugar parecia MUITO um cativeiro, cada quarto tinha entre 4 a 6 camas, a parede mal pintada, o piso de concreto lixado e um cheiro de ácaro que fez minha rinite dançar Macarena no meu nariz. Deixei minha mochila lá, e fiquei na área das mesas com o pessoal jogando uno, enquanto a sena (janta) não ficava pronta. A janta nos enganou, porque antes teve um chá da tarde, e mais tarde a boliviana trouxe sopa de cebola, achei que seria só a sopa então tomei 2 pratos, então quando termino o segundo prato, a mulher surge com uma panela de macarrão e frango. Obviu que não comi né.... sou gorda, mas nem tanto, enfim, parecia gostoso mas se comesse mais alguma coisa ia dormir passando mal.

 

Depois da janta joguei mais um pouco de uno e fui dormir ou melhor, tentar dormir. Porque aquele quarto de ácaro, a falta de banho e o frio, transformaram a minha noite em uma eternidade, graças a Deus levei o meu saco de dormir, então tive menos contato com os cobertores obviamente lavados no max. 1 vez a cada 3 meses.

 

Gastos:

 

#5dia: 150 Bl.

IMG_1054.JPG.d9c1fbc6fd825c563fe89f70a9590509.JPG

IMG_1065.JPG.8433c8d4316d6a663b215cd4e1931cd4.JPG

IMG_1095.JPG.dfe88cf8168899d66f65e3fff3d70d69.JPG

IMG_1113.JPG.3a10b9e8682824b67cf16c039c37a1f7.JPG

IMG_1121.JPG.30c8e8ddea233c29022bfea91957350d.JPG

IMG_1134.JPG.50b8cf7798c8aa322b2350b5aedfbd86.JPG

IMG_1140.JPG.1b1f909051fb0b79bb4c9a1ed648b1f3.JPG

IMG_1151.JPG.ec09fcb6d717b56d021622f145ec16fc.JPG

IMG_1173.JPG.655e69142797f2e77848759afc927251.JPG

IMG_1175.JPG.e9758bfdc379e4577dcbedf560f7d960.JPG

IMG_1186.JPG.8cfcc3c30c5bde98e4b8a87afc44a55b.JPG

IMG_2601.jpg.2459e7063222cd6f8b906ffe68c72364.jpg

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olá!!!

Você não teve problema em levar medicamentos?

Um amigo, que é farmacêutico, me falou que era proibido levar remédios sem receita em vôos internacionais...

 

Fred, Eu estou viajando pelo Peru-Bolivia-Chile, trouxe todos os meus medicamentos e nao tive nenhum problema. Mais Eu despachei todos eles, nao trouxe na bagagem de mao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

6 DIA – BOLIVIA

 

As 6 acordei toda moída, tomei um combo dorflex + ibuprofeno + descongex e fui tomar o desayuno, que foi até então o mais gostoso da viagem, torradas, com ovos mexidos, chás diversos, geléia de morango e de doce de leite, suco de laranja, leite, toddy e café.Após o café da manha entregamos a mochila para o Davi colocar novamente no carro e fomos para o Arbol de Pedra. Durante o percurso, lembro bem do Davi dizer que esse dia seria menos frio que o dia anterior, e agradeci a Deus por isso.

Quando chegamos no Arbol e eu abri a porta do carro, a vontade que tinha era de socar o Davi pela mentira! Estava muuuito frio, uma ventania, meu corpo tremia involuntariamente, tirei duas fotos na frente da arvore, outras fotos do lugar na velocidade da luz e voltei correndo para o carro. Detalhe, nesse dia estava com uma blusa a mais. Acho que o vento fez a sensação térmica piorar o frio. ::Cold::

Depois fomos para um lugar onde tinha umas montanhas coloridas, na qual não vi muitas cores além das normais (acho que precisava tomar o chá para ver haha), mas não quis ficar muito fora do carro por causa do frio, e depois de muuuito andar (de carro é claro), chegamos na Laguna Honda, nessa hora o frio estava bem mais controlável e o lugar lindo demais! Um azul maravilhoso, desci o morro a pé para ficar mais perto da laguna e dos flamingos e senti um cheiro muito forte de enxofre vindo da água. Ignorei o cheiro e fiquei tirando fotos até que percebi que o Davi estava gritando para ficar longe da água, obedeci, e logo voltei para o carro.

Passamos por uma outra laguna que esqueci o nome, mas nem paramos, e seguimos até chegar na laguna Hedionda onde iríamos almoçar. Enquanto o Davi e o Valter arrumavam a mesa ficamos tirando fotos e andando pelo lago que estava cheeeeeeeeio de flamingos, a coisa mais linda do mundo. O almoço foi simples, arroz, atum (não comi, mas disseram que estava bom), salada e coca cola, com sobremesa de naranja. Após o almoço continuamos o passeio, passamos por uma laguna na qual não lembro o nome, mas que também não paramos, e andamos muito, muito até chegar em uma parte que tinha um monte de pedras/rochas vulcânicas, tiramos algumas fotos, mas não ficamos muito tempo. Continuamos andando passando por uns povoados no meio do nada, paramos em um deles para ir ao banheiro e continuamos a viagem. Já era final da tarde quando começamos a chegar próximo do salar de Uyuni, quando passamos por uma linha de trem, que levava os minérios e etc, e o Davi, viu que todo mundo estava se contorcendo dentro do carro, tentando tirar uma foto do lugar, que resolveu fazer mais uma parada para podermos tirar todas as fotos que quisermos. Depois de todos esses lugares, chegamos ao hotel de Sal, que é bem legal por sinal.

Fiquei em um quarto só eu e a pati, deixamos as coisas la, e fomos jantar com o pessoal. O jantar foi o mesmo esquema do dia anterior, um chá da tarde, depois sopa de cebola e depois arroz, frango e salada e para beber tinha vinho ou coca. Esse jantar estava muito bom, muito mesmo, tudo uma delícia, o vinho não curti muito, achei um pouco com gosto de rolha talvez. Após a janta todo mundo levantou para tomar banho, e de repente a luz acaba. Simples assim. Entrei em pânico em ter que ficar mais um dia sem banho, porque no dia seguinte sairíamos de uyuni para la paz a noite então ficaria 3 dias sem banho ::tchann:::o Deus, não! Até que o senhor filhadamãe boliviano disse que havia 1 único chuveiro com água quente, mas quem quisesse se banhar teria que pagar 10 bolivianos para ele, e o banho seria de 5 min.

Paguei óbviu, melhor 5 minutos que nada. A parte ruim é que como não tinha energia, nada de carregar bateria e meu cel foi pro saco no dia seguinte... ainda bem que a bateria da minha maquina durou, porque se não ia ser adeus fotos no salar.

 

Gastos:

 

Banheiro no povoado : 3bl

Banho: 10bl

#6dia: 13bl

IMG_1192.JPG.5e13903295d7f58ca106deeb9cb56b7e.JPG

IMG_1196.JPG.06a215bb4c0784933b974d9c17d0a555.JPG

IMG_1217.JPG.6262da9a0de1aae9ff2e05f169d4ed69.JPG

IMG_1202.JPG.bcfc92004edc30e4056df4985e9ecaef.JPG

IMG_1263.JPG.b5e12b95b9b5088242e65d4242dc1cab.JPG

IMG_2878.jpg.4d972e23384ce1d968fb16db8b8116b4.jpg

_MG_1293.JPG.a72788759d5e202e00c512579fc9f85c.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

7 DIA – SALAR DE UYUNI, BOLIVIA

 

Acordamos cedo para tomar o desayuno, que foi um pouco mais simples que do dia anterior, com pães, manteiga, geleia, iorgute e etc, quando olho para fora e vejo que estava nevando. Ao mesmo tempo que fiquei empolgada por ver nevar pela 1ª vez, fiquei com medo de estragar o passeio, mas como vi que o Davi estava tranquilo, resolvi relaxar também. As 8:30 pegamos o carro e partimos para o Salar com a 1ª parada na ilha de cactos, na qual tivemos que pagar mais 30 bolivianos para passear por lá. O Davi disse que ficaríamos apenas 20 min, mas acredito que ficamos mais tempo que isso, subimos toda a ilha, demos a volta nela, tiramos muitas fotos, e voltamos para o carro.

Depois da ilha de cactos, fomos para o hexágonos (onde as famosas fotos do salar são feitas), e ficamos la por muito tempo, tiramos muitas fotos divertidas, e aproveitamos e almoçamos la. O almoço foi simples e gostoso, arroz, frango empanado, salada e coca cola. Depois do almoço visitamos o antigo hotel de Sal, onde agora é um museu (que de museu não tem nada, porque quando entramos tem uma lojinha e só), além da ilha das bandeiras, não ficamos muito tempo por la, acho que foi no máximo uns 15 a 20 min, e passamos pelos montes de sal, mas não paramos, e por fim visitamos o ultimo ponto do passeio, o cemitério de trens. Local interessante, meio assustador, com um grande risco de pegar tétano, mas da para tirar umasfotos bem legais lá.

Por volta das 4:30 o Davi nos deixou em frente a agencia Atacama Mistica, em Uyuni, demos uma gorjeta para ele, e deixamos as mochilas na agência e fomos andar pela cidade para trocar dólar, e conhecer um pouco o lugar. Nesse dia, estava tendo uma espécie de carnaval ou festa religiosa, então tinha uma banda com dançarinos passando pela cidade, bem legal de se ver, ficamos um tempo la fora assistindo, mas começou a nevar e resolvemos voltar para a agencia, onde aproveitamos e junto com as francesas compramos as passagens para La Paz e fomos comer com o pessoal.O restaurante que fomos era muito bom, comi um hambúrguer gigante e muito saboroso,tomei cerveja de coca e de quinoa, mas tivemos que correr porque a agência ficava aberta até as 19:30 (nossas mochilas estavam la), então corremos pegamos as mochilas e corremos para a ‘’rodoviária’’ que na verdade é uma rua onde os ônibus param.

 

Gastos:

 

Ilha de cactos: 30bl

Banheiro no hotel de sal: 5 bl

Gorjeta Davi: 15 bl

Ônibus Cruz del Norte: 100bl

Janta: 35bl.

 

#7dia: 185bl.

_MG_1375.JPG.e466d415ea8faee01ecc9be087ed716b.JPG

IMG_1371.JPG.64c0b73c9ed67295f99f71b43661780b.JPG

IMG_3053.jpg.f7ad2d0429eab30991113969b39380f0.jpg

IMG_1410.JPG.fdf6c200117847338d16664843de27e6.JPG

IMG_1432.JPG.4a3ea2f1411f07a019cc00c2004878ac.JPG

IMG_1435.JPG.ba9ef4aedbd65cc70ee1d56d5798f7b2.JPG

IMG_1441.JPG.ceeece7135cf1514e84b8e53edcd8b2f.JPG

IMG_1486.JPG.b0cd940b729abce288285b879547fc74.JPG

IMG_1522.JPG.5f1204ac5da970400733694d31d1b4b1.JPG

IMG_1516.JPG.825a77e14168dba3cb4dbd8d2815319c.JPG

IMG_1508.JPG.543db1fd59926a96932ed42888d9bc5b.JPG

1148218_410723402361456_1178749467_n.jpg.cea4ef1df463a85f5d372f3f052ce2a8.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...