Ir para conteúdo

Cartagena e Santa Marta - Colômbia set/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Escrevo aqui no mochileiros um relato mais informativo, no meu blog escrevi um post sobre Cartagena e Santa Marta como uma visão mais pessoal e com mais fotos.

 

Aproveitando as passagens convidativas da Lan (R$ 700,00), fomos para Cartagena.

Antes eu preciso explicar que foi uma viagem familiar e embora meu esposo seja Colombiano, ele foi apenas uma vez a Cartagena há muitos anos atrás e vive tanto tempo no Brasil que seus irmãos dizem que além de se vestir como brasileiro o espanhol dele tem sotaque, ou seja, colombianos acham que ele é estrangeiro e cobram tudo mais caro.

 

Saímos de Guarulhos por volta das 17h00 e chegamos as 21h00 em Bogotá (fuso horário 2h para menos).

Meu sogro já estava nos esperando no aeroporto, aproveitamos que o voo para Cartagena só saia as 6h30 e fomos para casa dele. As 4 e pouco da manhã voltamos para o aeroporto, a corrida ficou em COP 25.000,00 negociados antecipadamente com o vizinho taxista.

 

1º dia - 21/09/13 (sábado)

As 8h00 chegamos em Cartagena e imediatamente ao sair do avião senti o calor escaldante, algo parecido como ligar um secador de cabelo no seu rosto.

O taxi no aeroporto até Boca Grande ficou em COP 17.000,00 (muito caro), os pais do meu esposo que chegaram em um voo depois pegaram um taxi saindo do aeroporto por COP 10.000,00. Lá não existe taxímetro, tudo é negociado antes de entrar.

Eramos 9 pessoas e optamos por alugar um apartamento de 3 quartos em Boca grande. Nas fotos o apartamento (Turipanã) tem aparência de mais novo do que realmente é, mas mesmo assim gostei e recomendaria o lugar. A localização eu achei sensacional, perto de bancos, supermercado e praticamente ao lado do melhor crepe do mundo Crepes&Waffles. O preço foi algo em torno de COP 240.000,00 por dia (dividindo em 9 uma pechincha).

No primeiro dia compramos o city tour (14h00 as 18h00) por COP 35.000,00. Como ainda estava bem cedo, aproveitamos para fazer feira, conhecer o bairro de Boca Grande e passear pela praia. Aqui vai uma dica, nunca aceite nada dos vendedores de rua! Quando estávamos caminhando pela praia de Boca Grande meu esposo aceitou experimentar um pedacinho de um caranguejo, depois disso o vendedor ficou no seu pé cobrando COP 20.000,00. É claro que ele não pagou, mas foi bem difícil se livrar do dito cujo.

As 14h00 uma Chiva (meio de transporte típico) nos recorreu na portaria do apartamento e fomos conhecer os principais pontos turísticos. O tour já estava incluso a entrada ao Castelo de San Felipe, subida ao Morro da Popa, Sapatos Viejos, passeio dentro da cidade muralhada, etc.

Mais tarde caminhamos pela praia e jantamos no Crepes&Waffles.

 

2º dia - 22/09/13 (domingo)

Infelizmente não me recordo do nome das agências que contratamos os passeios, aliás, como estava de visita no pais dos meus sogros não programei e pesquisei nada, fizemos o roteiro que eles planejaram.

Neste dia acordamos bem cedo, tomamos café da manhã e fomos a uma agência que fica próxima ao Turipanã. Compramos o passeio para Isla del Rosário por COP 40.000,00 incluindo o almoço típico da região. Mais ou menos as 8h o ônibus passou no apto e nos levou até o porto. Lá pagamos a taxa portuária obrigatória de COP 12.000,00 e pegamos uma lancha para 38 passageiros. Cheguei a ler em algum blog que essas lanchas rápidas quicam muito na água... no dia que fizemos o passeio o mar estava tão calmo que chegou a ser tranquilo até de mais. O percurso total durou mais ou menos 50 minutos. Na mesma lancha tinham pessoas que optaram em ficar direto em Playa Blanca, então a lancha fez uma parada rápida, essas pessoas descerem e fomos a Isla del Rosário. Lá havia duas opções, a primeira era fazer snorkel e a segunda visitar o Oceanário. Ficamos com muita dúvida, mas optamos pelo Oceanário pois teríamos oportunidade de fazer snorkel em outra praia. O snorkel custava COP 25.000,00, a entrada no Oceanário COP 20.000,00 e havia uma outra entrada no valor de COP 55.000,00 para assistir o show dos Golfinhos (??? fiquei na dúvida quanto isso). Pagamos a entrada mais barata e conhecemos vários tipos de peixe, tubarões, tartarugas e assistimos um "mini" show com os golfinhos. Tudo isso em 1 hora mais ou menos, depois fomos para Playa Blanca.

Sim, Playa Blanca tem a cor da água que pensamos quando ouvimos a palavra Caribe, mas não sabia que tinha tantas pessoas também... e estávamos em baixa temporada. Almoçamos o prato típico e fiquei o resto do dia naquela mar verde/azul com água quente. Aluguel da "tenda" com 4 cadeiras por COP 7.000,00.

 

IMG_20130926_153156.jpg.6d159b7688a5e436d4a66708da3f3838.jpg

4.jpg.345f567953afe98ae9a1957384684c79.jpg

 

O barco partiu as 16h00 e voltamos para o apto caminhando desde o porto.

Meu Deus como faz calor nessa cidade, impressionante que até de noite o termômetro não saia da casa dos 30º, aproveitamos esse calor todo e fomos para piscina. Mais tarde fomos caminhar pela cidade amuralhada que é super charmosa.

 

3º dia - 23/09/2013 (segunda-feira)

Este dia a programação era não ter programação. Acordamos um pouco mais tarde, aproveitamos o sol para tirar umas fotos, passear pela cidade amuralhada, comprar presentes para familiares, fazer supermercado para trazer coisas diferente do que temos no Brasil, etc.

Fizemos uma festa de despedida, meus cunhados com as namoradas voltaram para Bogotá, seguindo viagem apenas meu esposo, sogra, sogro e eu.

 

4º dia - 24/09/2013 (terça-feira)

Cedo pegamos um ônibus para Santa Marta, custo por pessoa COP 42.000,00. A viagem é um pouco longa, no total era para ser 4 horas com pequenas paradas para ir ao banheiro, subida e descida de passageiro. Eis que imprevistos acontecem e o pneu furou... acho que ficamos parados por uns 30 minutos em um borracharia em Barranquilla, depois seguimos viagem.

Fizemos o check-in no hotel que era muito bom, mas acho que só para funcionários e aposentados do exercito colombiano. Sei que o preço do quarto era mais ou menos COP 60.000,00 por noite. A infra-estrutura do local é excelente, com piscina, sauna, spa, academia, pedalinho e até um mini zoológico de aves.

Almoçamos no restaurante do hotel e fomos de táxi ao centro da cidade (COP 5.000,00), caminhamos pelo Centro Histórico, praça de Simon Bolívar, praça Los Novios e depois pegamos um táxi para o Rodadero (COP 8.000,00). Próximo ao Rodadero jantamos no fast-food favorito dos colombianos, El Corral (dizem que é o melhor hambúrguer que existe, não posso afirmar nada pois não como). Outra corrida de táxi para voltar ao hotel por COP 6.000,00. Os preços dos táxis em Santa Marta segue o mesmo esquema de Cartagena, negociar antes de entrar, se achar caro pegue o próximo, opções de Zapaticos (táxi pequeno amarelo) não faltam.

 

5º dia - 25/09/2013 (quarta-feira)

Em geral os preços das passeios em Santa Marta são um pouco mais baratos do que em Cartagena. Surgiu a dúvida entre fazer a Playa Blanca em Santa Marta ou a Playa Cristal. No tour para Playa Blanca também tinha uma parada em um Oceanário, como já visamos um em Cartagena optamos pela segunda opção.

A Playa Cristal fica no interior do parque Tayrona. Fomos com o ônibus da agência de turismo até o Parque, lá assistimos umas vídeo obrigatório e estrangeiros pagam uma taxa de COP 23.000,00 para entrar. Curioso é que na placa estava o preço para estrangeiros de COP 31.000,00 - talvez por ser por agência tenha sido mais barato. Dentro do ônibus o guia perguntou se existiam estrangeiros, duvidando que meu esposo era Colombiano uma "fiscal" do parque solicitou que ele mostrasse o documento.

Seguimos de ônibus, paramos em um mirador da Playa das Sietes Olas. A vista é incrível, dizem que não se pode banhar nessa praia, não pelo tamanho das ondas, mas sim porque a correnteza é muito forte.

1.jpg.0b4fca6767ec65e9d80fbcb6cc07ccb7.jpg

 

A próxima parada já foi na praia onde pegamos uma lancha para Playa Cristal, que durou no máximo 5 minutos. Playa Cristal para mim é ainda mais bonita do que a Playa Blanca em Cartagena e com muuuuuuuito menos pessoas e sem vendedores ambulantes. Lá finalmente fizemos o snorkel que durou no total 2h30. Só tenho uma palavra para descrever o snorkel, sensacional. O preço foi COP 25.000,00 mais foto (opcional) por COP 10.000,00. O almoço não estava incluso nesse pacote, também pagamos a parte e saiu por COP 25.000,00 por pessoa.

3.jpg.ff74bd84d301fefc3273df4226d21c3a.jpg

 

O resto do dia aproveitamos o mar lindo, com águas quentes, pouca gente... uma delícia.

De volta ao hotel aproveitamos mais uma piscininha.

 

6º dia - 26/09/2013 (quinta-feira)

Dia de translado... voltamos para pegar o avião a Cartagena, fizemos nossas últimas compras... e na sexta de manhã pegamos o avião e volta ao Brasil.

 

Algumas considerações: Optamos por ir no oceanário em Cartagena pois disseram que o em Santa Marta não é tão bom quanto e que em Cartagena é em mar aberto, já em Santa Marta não.

O snorkel em Cartagena durava apenas o período de visita no Oceanário, ou seja, apenas uma hora. Na Playa Cristal eles falam que a média do snorkel é 1 hora, mas como não temos uma lancha nos esperando (o que acontece em Isla del Rosário) e por ser baixa temporada o total com explicações e tudo foi de 2h30. Me arrependi muito de não ter câmera a prova d'água, era muito incrível. Não foi a primeira vez que havia feito, já fiz uma vez em Arraial do Cabo no RJ e mesmo assim fiquei impressionada.

Aproveite para experimentar frutas e comidas típicas.

Claro que existem milhões de passeios incríveis para fazer nessas duas cidades, mas no nosso caso o objetivo principal era passar momentos agradáveis com a família do meus esposo. A viagem foi perfeita, rendeu muitas fotos e boas recordações. Estou super animada pensando em qual será a próxima viagem...... quem sabe San Andrés?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Olá Cauhana...

 

Respondendo as perguntas:

1 - Não vi nenhum snorkelling na playa blanca, somente na Isla del Rosario.

2 - O almoço é na Playa Blanca.

3 - Não tem barco de a Playa Blanca até Playa Crystal, são cidades diferentes, uma é Cartagena e a outra Santa Marta (de ônibus foram quase 4h de viagem entre uma cidade e outra);

4 - Eu não levei dinheiro para trocar, valeu a pena sacar direito do caixa. Tenta sacar na função débito o máximo possível (o que eu consegui foi COP 400.000,00).

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá Cauhana !

 

Deixa eu me intrometer na conversa de vocês !

Cheguei dia 5/10 de Cartagena e vi algumas pessoas fazendo snorkel na Playa Blanca, inclusive tem alguns vendedores ambilantes que alugam lá mesmo.

O câmbio do aeroporto de Bogotá é o melhor, mas em cartagena tem uma casa de cambio que fica na Calle San Felippe em Bocagrande que é tão bom quanto....mas não leve real para cambiar por Pesos a cotação do real está muito baixa por lá, leve dólares ou saque direto nos caixas....eu tive problemas com caixas eletronicos lá, não consegui sacar em nenhum, ainda bem que levei uma reserva boa de dolares.... até achei que o meu cartão estava com problemas, mas assim que cheguei no Brasil corri no primeiro caixa eletrônico e verifiquei que o cartão estava normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olááááá!!!

Estou indo pra Cartagena em Março.. Ficarei 8 dias na cidade e queria visitar as praias mais belas!

Qual você me recomendaria? E quantos dias devo reservar para conhecê-las?

 

Att,

BERNARD.

 

Olá Cauhana...

 

Respondendo as perguntas:

1 - Não vi nenhum snorkelling na playa blanca, somente na Isla del Rosario.

2 - O almoço é na Playa Blanca.

3 - Não tem barco de a Playa Blanca até Playa Crystal, são cidades diferentes, uma é Cartagena e a outra Santa Marta (de ônibus foram quase 4h de viagem entre uma cidade e outra);

4 - Eu não levei dinheiro para trocar, valeu a pena sacar direito do caixa. Tenta sacar na função débito o máximo possível (o que eu consegui foi COP 400.000,00).

 

Espero ter ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Alessandro115,

além de Playa Blanca, você foi em outras praias? Na sua opinião, qual é a mais paradisíaca??

 

Att,

BERNARD.

 

 

Olá Cauhana !

 

Deixa eu me intrometer na conversa de vocês !

Cheguei dia 5/10 de Cartagena e vi algumas pessoas fazendo snorkel na Playa Blanca, inclusive tem alguns vendedores ambilantes que alugam lá mesmo.

O câmbio do aeroporto de Bogotá é o melhor, mas em cartagena tem uma casa de cambio que fica na Calle San Felippe em Bocagrande que é tão bom quanto....mas não leve real para cambiar por Pesos a cotação do real está muito baixa por lá, leve dólares ou saque direto nos caixas....eu tive problemas com caixas eletronicos lá, não consegui sacar em nenhum, ainda bem que levei uma reserva boa de dolares.... até achei que o meu cartão estava com problemas, mas assim que cheguei no Brasil corri no primeiro caixa eletrônico e verifiquei que o cartão estava normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oiii Flávia, que relato fantástico! Fiz meu login nesse site apenas para poder entrar em contato com vossa pessoa.

Sou de Goiânia, tenho 27 anos e no começo dessa semana consegui comprar 2 passagens BSB x PANAMA x CARTAGENA pela Copa Airlines, por R$697+taxas. Viajaremos em 11/03/14 e voltamos em 19/03/14.

Serão 8 dias em Cartagena.. Na hora de emitir os bilhetes, fiquei em dúvida! Pois o preço BSB x CARTAGENA e BSB x SAN ANDRES eram exatamente o mesmo. Pensei, pensei, pensei... e como sou louco pra conhecer um pouco da cultura colombiana, arquitetura, baladas, etc...optei por Cartagena mesmo! Espero não arrepender, e quem sabe vou pra San Andres em 2015.

Me tire algumas dúvidas....

 

- As coisas em Cartagena são muito caras? Digo comida (almoço e janta), bebida, lembrancinhas, lanches, sorvetes.. ? Eu e ela, se separarmos uma média de US$50,00/casal por dia conseguiremos nos virar bem?

- É uma má idéia nos hospedarmos no bairro Getsemani?

- Estive olhando alguns hotéis 3 estrelas, e o melhor que achei (custo/beneficio), foi esse: www.booking.com/hotel/co/patio-de-san-d ... pt-br.html ... Sabe me dizer que se a localização é boa?

- Compensa reservar antecipadamente hotel pelos 8 dias que vou hospedar, ou seria uma boa idéia tentar "pexinchar" um outro hotel mais barato depois que estiver na cidade?

- Com relação às praias, acredito que as obviamente as praias de San Andres são infinitamente melhores que as de Cartagena. Mas tem alguma que a cor da água se parece com as de San Andres?

- As praias próximas a Cartagena se limitam a: Isla de Rosario, Isla Baru e Playa Blanca?

- Você conheceu alguém que foi, ou sabe de relatos sobre visitar Santa Marta? É um passeio que valha a pena? E se for, tem que dormir em Santa Marta?

- Por último... você me aconselharia passar um dia em Barranquila ou é uma cidade que posso riscar do meu planejamento?

 

Um beijão, desculpe-me pela amolação..

 

Att,

BERNARD BRAUN. 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Bernard, como falei no meu relato eu fui de visita no país dos meus sogros, em Cartagena só conheci Isla del Rosário e Playa Blanca (que é linda, mas muito movimentada). Exite também opções de praias privadas com um preço um pouco mais elevado... acho que vale a pena já que você tem vários dias. Aproveite para caminhar na cidade amuralhada que é linda. Tem uma praia que não tive oportunidade conhecer mas gostaria é a Ilha de San Bernardo, quem sabe na próxima viagem...

 

Se vc tiver oportunidade estique sua viagem até Santa Marta e vá no parque Tayorona, lá existem muitas opções de passeios e praias.

Mas é como eu disse, achei as prias de Santa Marta melhores, porém a cidade é mais sem graça.

 

Até mais

 

Alessandro115,

além de Playa Blanca, você foi em outras praias? Na sua opinião, qual é a mais paradisíaca??

 

Att,

BERNARD.

 

 

Olá Cauhana !

 

Deixa eu me intrometer na conversa de vocês !

Cheguei dia 5/10 de Cartagena e vi algumas pessoas fazendo snorkel na Playa Blanca, inclusive tem alguns vendedores ambilantes que alugam lá mesmo.

O câmbio do aeroporto de Bogotá é o melhor, mas em cartagena tem uma casa de cambio que fica na Calle San Felippe em Bocagrande que é tão bom quanto....mas não leve real para cambiar por Pesos a cotação do real está muito baixa por lá, leve dólares ou saque direto nos caixas....eu tive problemas com caixas eletronicos lá, não consegui sacar em nenhum, ainda bem que levei uma reserva boa de dolares.... até achei que o meu cartão estava com problemas, mas assim que cheguei no Brasil corri no primeiro caixa eletrônico e verifiquei que o cartão estava normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá... bom, vamos as respostas.

 

1. Achei os preços em Cartagena em restaurantes melhores do que em SP. Em geral as refeições são mais baratas e lembrancinhas também;

2. Não conheço o bairro Getsemani, eu recomendaria o bairro de Boca Grande;

3. Não consegui abrir o link que vc mandou, mas é como falei, melhor bairro para hospedagem é Boca Grande;

4. Existem várias outras praias, o negócio é perguntar em agências as opções e negociar preço;

5. Sim, Santa Marta vale muuuuuuito a pena;

6. Não vi a menor graça em Barranquilla, cidade bem suja... feinha...

 

Se tiver alguma coisa, é só perguntar.

Vou ver se acho o site do apartamento que alugamos em Cartagena... o custo/beneficio valeu a pena.

 

quote="bernardbraun"]

- As coisas em Cartagena são muito caras? Digo comida (almoço e janta), bebida, lembrancinhas, lanches, sorvetes.. ? Eu e ela, se separarmos uma média de US$50,00/casal por dia conseguiremos nos virar bem?

- É uma má idéia nos hospedarmos no bairro Getsemani?

- Estive olhando alguns hotéis 3 estrelas, e o melhor que achei (custo/beneficio), foi esse: http://www.booking.com/hotel/co/patio-de-san-d ... pt-br.html ... Sabe me dizer que se a localização é boa?

- Compensa reservar antecipadamente hotel pelos 8 dias que vou hospedar, ou seria uma boa idéia tentar "pexinchar" um outro hotel mais barato depois que estiver na cidade?

- Com relação às praias, acredito que as obviamente as praias de San Andres são infinitamente melhores que as de Cartagena. Mas tem alguma que a cor da água se parece com as de San Andres?

- As praias próximas a Cartagena se limitam a: Isla de Rosario, Isla Baru e Playa Blanca?

- Você conheceu alguém que foi, ou sabe de relatos sobre visitar Santa Marta? É um passeio que valha a pena? E se for, tem que dormir em Santa Marta?

- Por último... você me aconselharia passar um dia em Barranquila ou é uma cidade que posso riscar do meu planejamento?

 

Um beijão, desculpe-me pela amolação..

 

Att,

BERNARD BRAUN. 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Uau! Obrigado pelas respostassss!!! Rs

Viajaremos em Março e tão logo voltamos,quero postar meu relato aqui!

Uma última coisa... Em santa marta, vocês dormiram em hotel ? Sabe me dizer mais ou menos o preço que pagaram? E o translado para essa cidade... ida e volta... é fácil de se conseguir?

 

att,

Bernard.

 

Olá... bom, vamos as respostas.

 

1. Achei os preços em Cartagena em restaurantes melhores do que em SP. Em geral as refeições são mais baratas e lembrancinhas também;

2. Não conheço o bairro Getsemani, eu recomendaria o bairro de Boca Grande;

3. Não consegui abrir o link que vc mandou, mas é como falei, melhor bairro para hospedagem é Boca Grande;

4. Existem várias outras praias, o negócio é perguntar em agências as opções e negociar preço;

5. Sim, Santa Marta vale muuuuuuito a pena;

6. Não vi a menor graça em Barranquilla, cidade bem suja... feinha...

 

Se tiver alguma coisa, é só perguntar.

Vou ver se acho o site do apartamento que alugamos em Cartagena... o custo/beneficio valeu a pena.

 

quote="bernardbraun"]

- As coisas em Cartagena são muito caras? Digo comida (almoço e janta), bebida, lembrancinhas, lanches, sorvetes.. ? Eu e ela, se separarmos uma média de US$50,00/casal por dia conseguiremos nos virar bem?

- É uma má idéia nos hospedarmos no bairro Getsemani?

- Estive olhando alguns hotéis 3 estrelas, e o melhor que achei (custo/beneficio), foi esse: http://www.booking.com/hotel/co/patio-de-san-d ... pt-br.html ... Sabe me dizer que se a localização é boa?

- Compensa reservar antecipadamente hotel pelos 8 dias que vou hospedar, ou seria uma boa idéia tentar "pexinchar" um outro hotel mais barato depois que estiver na cidade?

- Com relação às praias, acredito que as obviamente as praias de San Andres são infinitamente melhores que as de Cartagena. Mas tem alguma que a cor da água se parece com as de San Andres?

- As praias próximas a Cartagena se limitam a: Isla de Rosario, Isla Baru e Playa Blanca?

- Você conheceu alguém que foi, ou sabe de relatos sobre visitar Santa Marta? É um passeio que valha a pena? E se for, tem que dormir em Santa Marta?

- Por último... você me aconselharia passar um dia em Barranquila ou é uma cidade que posso riscar do meu planejamento?

 

Um beijão, desculpe-me pela amolação..

 

Att,

BERNARD BRAUN. 8)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...