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Benppel

Yellowstone de Motorhome

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Antes de definir a viagem li alguns tópicos que me encorajaram a alugar um Motorhome, porém continuava com muitas dúvidas e espero que meu relato ajude a decisão de vcs. Os Motorhomes são chamados de RV (recreational vehicle) e são muito frequentes nos Estados Unidos, existe estrutura disponível em praticamente todas as cidades e definitivamente é um estilo de viagem consagrado.

 

Iniciei minha viagem de 10 dias em setembro de 2013. Aluguei um C25 na Cruise America, partindo de Salt Lake City com destino a Yellowstone.

 

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Viajei com minha esposa e meu filho de 5 anos e optei por um veículo de 5 pessoas, um C25, porque queria mais conforto, e foi uma ótima escolha, ele tinha duas camas de casal e uma de solteiro. Existem RVs maiores e menores, achei que o de 3 pessoas, o C19, poderia ser muito pequeno e o preço era o mesmo que o C25.

 

Locamos o C25 da Cruise América através do Site http://www.campertravelusa.com, este site trabalha com as principais locadoras e teve um preço 30% menor do que o próprio site da Cruise América. A carteira classe “B” do Brasil é suficiente para alugar o RV Classe C. Faça diversas cotações, e tenha em mente quantos km irá rodar para saber se vale a pena pegar km livre ou pagar pacotes de km. Optei pela Crise América porque tinha o menor preço, mesmo com a kilometragem cobrada a parte e todos os seguros incluídos. Algumas empresas cobram uma taxa extra para disponibilizar carros novos. Pesquise bastante e veja as promoções em “Rental Deals” no Cruise America, se o trajeto e as datas coincidirem, vc economizará bastante. Frequentemente cruzava com outros veículos da Cruise América e vi que eram a maioria dos veículos alugados tanto no parque como nas estradas, imagino que sendo uma empresa grande, devem ter mais estrutura em caso de defeito mecânico. Eles fornecem um telefone gratuito para qualquer emergência que não precisei usar. Quando cheguei nos EUA comprei um chip na T-Mobile e por 10 dolares tinha um número local que utilizei para algumas reservas e para a internet.

 

Os RVs Classe C utilizam o chassi de pickups, O C25 usa o chassi de um Ford 350, eles são automáticos, muito fáceis de dirigir e com pouco tempo de uso acostumará com o tamanho. Em alguns momentos terá um pouco mais de dificuldade, como na hora de fazer manobras, onde será comum precisar de ajuda de alguém para dar a ré, na hora da frenagem, onde sentirá que ela será mais lenta e longa (nas descidas vc deve usar o freio do motor) e nas grandes estradas, pois como o carro é grande e alto, vc sentirá os efeitos do vento e não conseguirá andar na velocidade máxima. Nas estradas com limite de 75 mph, andava a 65 mph e com frequência era ultrapassado pelos gigantes caminhões. Nas estradas menores dirigia sempre na velocidade limite com muita facilidade e além de ter paisagens maravilhosas. De qualquer maneira o RV será mais lento que os carros e sempre que tiver 5 carros atrás do seu, vc deve entrar nos acostamentos específicos para permitir a ultrapassagem dos carros. Eu utilizei bastante o RV para ir a supermercados e lojas nas cidades próximas ao Parque, mas em alguns Centros, como Jackson, vc terá dificuldade em achar vagas, vai parar mais distante, mas conseguirá. Aqui no Brasil eu sempre dirijo rápido e levei um tempo para me acostumar e entrar no ritmo.

 

A Cruise América oferece kit Cozinha por U$100, kit cama por U$55 por pessoa, aluguel de GPS e cadeira. Quando aluguei tive como promoção o Kit Cozinha e optei por comprar o kit cama no Wall Mart e saiu muito mais barato, por U$ 70 comprei lençóis, toalhas, travesseiros e cobertores para 3 pessoas e ainda trouxe parte das compras para o Brasil. Não pesquisei o preço do kit cozinha, mas também poderá comprar com preço mais em conta. As cadeiras são alugadas pelo mesmo preço que vc encontrará a venda, mas lembre que no frio vc usará pouco o lado externo e todos os campings possuem mesa e cadeira externa. Se vc possui o GPS no Br., atualize o mapa e leve junto, pesquise no site portalgps.com.br em como atualizar e além de ajudar no caminho ajudará a localizar postos, mercados, RV Parks, etc.

 

Chegando na Locadora, todo o tramite foi muito simples, eles irão tirar uma cópia da carteira de motorista, deixar um depósito no cartão de crédito, irá assinar o contrato, assistirá um vídeo com todas as informações e irá direto para o carro onde irão mostrar o veículo com mais detalhes como painel elétrico, local de abastecimento de água e gás, cabo elétrico, funcionamento do esgoto, fogão, geladeira e ar. Tudo é muito simples.

Neste momento tive uma grande decepção, o RV estava muito sujo, reclamei, o rapaz chamou uma pessoa que passou um pano no armário e varreu o chão. Quanto mais olhava mais sujeira eu via. Como estava muito ansioso, preocupado com o horário da longa viagem que iria fazer em seguida, aceitei o carro. Compramos produtos de limpeza e na primeira noite passamos 4 horas limpando tudo o que podíamos. Me arrependi de ter saído com o carro naquele estado, mas fiquei com receio de perder mais tempo. Havia lido bastante que isso era comum e deveria ter exigido que limpassem tudo, incluindo as cortinas e estofados, que estavam muito sujos até ver se eles chegariam ao ponto de oferecer um veículo mais novo, o meu era ano 2008. Pelo contrato, saindo da locadora, vc concorda com o estado de limpeza do carro e não poderá reclamar depois. Me arrependi de não ter tentado, mas depois da limpeza nos sentimos melhor.

 

A retirada do veículo inicia as 13:00h e a entrega é até as 11:00h. Existe uma taxa adicional para retirar o carro cedo e devolver de tarde, mas achei que não valeria a pena. Se puder aproveitar o período da manhã para fazer todas as compras economizará muito tempo. Optei por conhecer a cidade pela manhã e tive que correr muito depois. Não se esqueça de que vc estará numa pequena casa e precisará de produtos de limpeza em geral e básicos como panos, buchas, detergente, ... e na cozinha deverá ter produtos como sal, azeite e outros. Não compre toda a comida de uma vez, todas as cidades possuem mercados e vá comprando aos poucos para ajustar o cardápio e evitar sobras de comida.

 

O RV é uma mini casa, possui geladeira/freezer, banheiro, chuveiro, pia, fogão, exaustor, microondas, ar condicionado, aquecedor interno e mesa. O gás Propano é utilizado no fogão, no aquecimento da água do chuveiro/pia e também para gelar a geladeira quando o veículo não está na eletricidade, o reabastecimento é feito nos postos de gasolina. No frio o aquecimento é muito importante, ele funciona com o carro ligado e sempre que conectado a eletricidade externa. O abastecimento de água é feito de duas maneias, enchendo o reservatório com a mangueira ou conectando o RV diretamente na torneira externa. Estava preocupado com a limpeza do esgoto, e foi bem mais fácil do que imaginava, eles são separados por duas válvulas, a verde (chuveiro e pias) e preta (banheiro), basta conectar a mangueira, abrir primeiro a preta e depois a verde, utilizava luva, mas sequer senti um cheiro ruim. Para utilizar o ar condicionado precisa estar conectado na eletricidade. O RV da Cruise America não possui televisão e isso fortalece o contato com a família e a natureza, aproveite!!! Mas se não conseguir procure uma TV/DVD portátil. Para evitar barulhos dos pratos e copos batendo, utilizava papel toalha para separar cada prato e ajudou muito.

 

Aconselho a viajar com pessoas que vc dividiria um quarto de cerca de 20 metros quadrados, pois a o banheiro e chuveiro são pequenos e vc usará o interior do RV para se trocar. O banheiro é ao lado da cama, da mesa e do fogão e ter pessoas que vc não dividiria cheiros e barulhos seria constrangedor.

 

As camas tinham os seus problemas: A cama acima do motorista era grande, com colchão de espuma e tinha uma parte removível que a tornava não tão cômoda para um casal. A cama traseira era de mola, muito boa, mas para a pessoa que ficava na ponta sair teria que passar por cima da outra para ir ao banheiro ou ao acordar. A cama pequena era a melhor, mas serve apenas para crianças. Acabamos cada um em uma cama.

 

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Nos Parques Nacionais ou nas cidades próximas existem campings “com” e “sem” estrutura para RVs. A estrutura completa é chamada de full-hookups (conexões completas) que consistem em um ponto de energia, água e esgoto. Em setembro já estava muito frio em Yellowstone, com temperatura entre 15 graus a -5 graus, e neste caso a eletricidade é essencial para ligar o aquecedor, por isso nem cogitei ficar sem eletricidade e me programei para ficar nos locais com estrutura completa onde ainda possuíam wi-fi, ponto de tv a cabo (para quem tiver), banheiros, chuveiros e lavanderias, tudo muito limpo e organizado com ambiente familiar e muito seguro. O RV possui gerador, mas ele gasta muito, faz muito barulho, fumaça e tem restrição de horário.

Alguns campings possuem um ponto de abastecimento de água e esgoto de uso comum e eletricidade individual. Isso já é suficiente para uma boa estadia, porém os banhos deverão ser rápidos e com risco de ficar sem água quente, pois o reservatório é limitado. No verão a água quente não deve ser um problema, talvez a falta de energia seja um problema para o ar condicionado se ficar num camping sem estrutura. A média de preços de um RV Park é de U$ 50 por dia e quanto menos estrutura menor será o preço. Os termos Pull-Through, Back-in e Pull-in são utilizados para identificar o tipo de vaga e significam respectivamente entrar na vaga de frente e sair de frente, entrar de ré e sair de frente e entrar de frente e sair de ré. Com um C25 vc terá espaço para manobrar e entrar de ré não é um problema. Os Pull-Through são mais caros.

 

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Dentro de Yellowstone, cerca de 99% das estradas são transitáveis com diversos pontos de parada ao longo do caminho e estacionamento exclusivo para os RVs nos principais pontos. Não tive nenhum problema para estacionar, parar para tirar fotos, avistar os animais, .... Alguns poucos acessos eram restritos para RV, pois não havia espaço suficiente para manobrar, mas não chegaram a impactar, pois parava mais a frente e fazia o trecho a pé. O maior benefício de estar com um RV é a liberdade que terá, vc levará a sua casa para todos os lados, irá parar em lugares maravilhosos, ter tudo na mão para um picknic ou almoço e não irá se preocupar em achar banheiros públicos. Em setembro estava iniciando o fim da temporada e por isso não precisei reservar os RV Parks, isso me deu liberdade para ajustar minha programação e dormia cada dia em um local diferente. Não sei se no verão teria problemas devido a grande quantidade de turistas, mas se preferir as reservas podem ser feitas pela internet. O parque possui mais de 400km de estradas e ir de um ponto a outro sem se preocupar em voltar para um mesmo destino é muito bom.

 

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Uma coisa é certa, quanto maior o veículo, maior será o gasto com combustível. O C25 fez na média 5km/l e gastei 430 dolares em combustível. Se planejar com antecedência e conseguir voos opte por iniciar a viagem o mais próximo possível do parque, irá economizar na diária, no combustível e nos km rodados. No meu caso, os voos para as cidades mais próximas que tinham RVs para alugar como Billing e Bozeman em Montana estavam muito caros, então decidi partir de Salt Lake City, entrando no parque pela entrada Sul ao lado do Grand Teton National Park e no total rodei 2.170km.

 

Na ida fui pela estrada nº 15, que é uma grande rodovia, sem nenhum atrativo, pois queria chegar rápido em Jackson para passar a primeira noite e quando cheguei tive a sensação que perdi um dia dirigindo, já na volta utilizei a estrada 89 e foi bem diferente, ela tinha cenários maravilhosos, passava por fazendas, montanhas, rios, pequenas cidades, parava para tirar fotos, o tempo passou voando e foi um prazer dirigir, vc irá conhecer um outro lado dos EUA. Sempre de prioridade para as estradas secundárias, elas são ótimas para dirigir. Minha estratégia foi iniciar pelo Grand Teton, primeiro porque estava com medo de me decepcionar depois de conhecer Yellowstone e depois poderia avaliar se valeria a pena ficar mais um dia antes da volta. Apenas no terceiro dia entrei em Yellowstone. Muitos devem achar que 7 dias em Yellowstone é muito, mas se fizer algumas trilhas e passar em todos os principais pontos ainda faltará tempo para conhecer tudo.

 

Fiz uma comparação de preço em alugar um RV e um carro. Levei em consideração o custo com os alugueis, o valor da kilometragem, o gasto de combustível, o preço do hotel x RV Park, a alimentação em restaurante e no RV e a diferença para 10 dias ficou em 200 dolares a mais para o RV. A diferença irá inverter apenas se rodar pouco e ficar em lugares mais baratos. Se quiser uma viagem econômica a melhor alternativa será viajar no verão, alugar um carro com uma barraca de camping. Irá aproveitar bastante e gastará muito pouco. Já fiz isso e também recomendo.

 

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Viajar de RV é uma experiência única e uma grande aventura com a família onde vc irá compartilhar momentos que serão lembrados por toda a vida. Se vc tem espírito de aventura e está em dúvida, faça para tirar suas conclusões. A minha e de muitos são extremamente positivas e em breve farei novamente.

 

 

Espero ter ajudado e boa viagem.

Guilherme Benppel

 

“- As pessoas falam e tentam colocar mais tempo nas suas vidas. Não seria mais lógico tentar colocar mais vida no seu tempo? (http://tresnomundo.blogspot.com.br/)”

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Nossa muito bom o relato! Viajar de Motorhome (ou RV hehehehehe) é a melhor coisa que existe pra se conhecer "realmente" os lugares, você acaba descobrindo coisas fantásticas que os "turistas comuns" nunca iam sonhar em ver! Parabéns pelo relato e mais ainda pela viagem! Poste mais fotos para nos deixar com água na boca!

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Riederer,

 

Antes da minha viagem li várias mensagens suas em outros tópicos e me ajudaram bastante, obrigado. Realmente em uma viagem com o RV se aproveita muito mais o tempo e o lugar, vc sempre chegará na sua casa depois de uma trilha ou passeio, terá a comodidade e conforto de ter tudo a mão, poderá escolher parar num lugar maravilhoso e simplesmente tomar um café, de noite poderá sentar ao lado da fogueira, fazer um tradicional marshmallow e 100% do tempo será aproveitado ao lado da natureza, bem diferente se estivesse em uma pousada.

 

Abraços

Guilherme

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cara que experiência legal. Deve ser ótimo poder viajar com a casa nas costas, com a família ao lado e conhecer novas paisagens.

Apenas por curiosidade, quanto foi o custo da sua viagem?

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Willian,

 

O custo pode variar muito em cada caso, para uma estimativa leve em consideração:

Avião até a cidade de início, hotel na primeira noite e eventuais transporte entre aeroporto/hotel/locadora (utilizei transporte público e saiu barato);

Aluguel do RV. O valor sai direto no site e varia de acordo com a empresa, o modelo e o período;

Km rodado e Combustível. Faça um roteiro no Google Maps e calcule U$0,34 por milha rodada (cada empresa terá um valor, esse é da Cruise América) e gasto de 11 milhas por galão, onde o preço médio era de U$3,70 o galão de combustível;

Alimentação, como fazia todas as refeições no RV gastava uns U$30.00 por dia para 3 pessoas.

RV Park, a média de preço foi de U$ 50.00 por noite, cheguei a ficar em um por U$20.00.

Outros gastos: entrada no parque nacional, passeios adicionais, kit cama, Burguer King (antes e depois de pegar o RV).

 

Abraços

Guilherme

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Guilherme, poste mais fotos para nos dar água na boca!

 

você traçou a sua rota pós-viagem no google maps? se sim, teria como disponibilizar pragente viajar um pouquinho pelo street view do google?

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Riederer,

 

Essa é a rota que fiz nos 10 dias de viagem:

 

https://maps.google.com.br/maps?saddr=4125+S+State+St,+Salt+Lake+City,+UT+84107,+Estados+Unidos&daddr=43.3666511,-112.2047554+to:43.1909282,-111.0352913+to:Jackson,+WY,+Estados+Unidos+to:Colter+Bay+Village+RV+Park,+Colter+Bay+Village+RV+Park,+Colter+Bay+Campground+Rd,+WY+83013,+Estados+Unidos+to:West+Yellowstone,+MT,+Estados+Unidos+to:Fishing+Bridge+RV+Park,+Fishing+Bridge+RV+Park,+N+Luke+Rd,+Yellowstone+National+Park,+WY+82190,+Estados+Unidos+to:East+Entrance+-+Yellowstone+National+Park,+North+Fork+Highway,+Yellowstone+National+Park,+WY,+Estados+Unidos+to:US-20+W%2FGrand+Loop+Rd+to:Fishing+Bridge+RV+Park,+Fishing+Bridge+RV+Park,+N+Luke+Rd,+Yellowstone+National+Park,+WY+82190,+Estados+Unidos+to:US-212+E%2FBear+Tooth+Pass+Hwy+to:Yellowstone+RV+Park,+Yellowstone+RV+Park,+121+Hwy+89+S,+Box+150,+Gardiner,+Mt+59030,+Estados+Unidos+to:West+Yellowstone,+MT,+Estados+Unidos+to:Colter+Bay+Village+RV+Park,+Colter+Bay+Village+RV+Park,+Colter+Bay+Campground+Rd,+WY+83013,+Estados+Unidos+to:4125+S+State+St,+Salt+Lake+City,+UT+84107,+Estados+Unidos&hl=pt-BR&ll=42.884015,-109.819336&spn=4.708785,10.755615&sll=42.892064,-110.917969&sspn=4.708171,10.755615&geocode=FdDBbAIdhLtU-Slb4hUQRIpShzFa8-uLbCT5dg%3BFfu4lQIdLeRP-Sl9OvPrrf9UUzGviYqYSz4IHQ%3BFZAKkwIdZbxh-SnFHJewv1pTUzHyqBu0VX-kJw%3BFXlzlwIdROZl-SlLf8_8WBpTUzFcgzqxywEcPQ%3BFdrynQIdE8Bn-SkVZA1IvkVSUzHQT_LKWWoXkg%3BFYV9qQIdk69g-SkDKzJ6wLlRUzEQIJBI951j3Q%3BFawIqAIdI9Zr-Sn7TItGjBtOUzH5XVQQVdi8Wg%3BFYjXpgIdqnlx-SGiF7WOTPf-yynTjcgERgtOUzGiF7WOTPf-yw%3BFSNwpgId9zhq-Q%3BFawIqAIdI9Zr-SH5XVQQVdi8Win7TItGjBtOUzH5XVQQVdi8Wg%3BFYZFrgId-gp0-Q%3BFWk5rwIdQH1m-SlrXKOQz9BPUzFOYrg1D7_sCQ%3BFYV9qQIdk69g-SkDKzJ6wLlRUzEQIJBI951j3Q%3BFdrynQIdE8Bn-SHQT_LKWWoXkikVZA1IvkVSUzHQT_LKWWoXkg%3BFdDBbAIdhLtU-Slb4hUQRIpShzFa8-uLbCT5dg&t=h&mra=pd&via=1,2&z=7

 

E segue mais algumas fotos. A cada 10 minutos parávamos para tirar fotos e foi bem difícil fazer uma breve seleção. O parque possui paisagens bem distintas e cada lugar é mais bonito que outro. Para rodar 100km, levávamos cerca de 8 horas, de tanta coisa para se ver e fazer.

 

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Abs

Guilherme

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Lindas fotos! O roteiro que vocês fizeram ficou muito interessante, vou dar uma "passeada" pelo google street view =)

 

o seu motorhome era enorme por dentro hein!!! tinha até slideout pelo visto!

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Cara, que incrível essa viagem! Acho que o Yellowstone é um dos lugares mais bonitos que existem, por isso ele tá na minha lista de viagens (bem) futuras, haha.

Viajar de RV deve ser muito interessante também, já que você não precisa ficar dependendo de horários de hoteis e de funcionários chatos hahasuhas. As fotos ficaram lindas!

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