Ir para conteúdo

Viajando pela Bolívia, Peru e Chile (Junho/Julho 2014) - Atualizado: 20/10/13


Posts Recomendados

  • Membros

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos os membros do Mochileiros.com. Seja através de relatos, roteiros ou dúvidas, sem dúvida alguma, posso dizer que vocês tiveram participação fundamental não só no auxílio logístico para a elaboração do roteiro da viagem que em breve pretendo realizar, mas também na própria inspiração para empreender a viagem. Muito Obrigado.

 

Bem, depois de alguns meses pesquisando bastante sobre os países que eu gostaria de visitar (primeiro apenas Bolívia e Peru, depois inclui uma passagem pelo Chile), cheguei a um roteiro que me agrada bastante e que está possível dentro do meu orçamento para a época. Então, vale alguns esclarecimento:

 

1º) Meu Perfil de Viagem

 

A minha maior expectativa na viagem sem dúvida é conhecer paisagens diferentes da que estou acostumado e ter um maior contato com a natureza. Tentei incluir o máximo de ambientes distintos nela, assim como bastante trekkings (curtos e médios), pois é algo que gosto muito de fazer. Um pouco de esporte (como Downhill e surf em Arica), e coloquei hospedagens em locais agitados, afinal nada melhor que encerrar as noites com uma balada rsrs Procurei também incluir dias adicionais nas cidades, para conhecer melhor os habitantes e seus costumes. Enfim, acho que dá para ter uma certa noção do meu perfil com tudo isso... ::mmm:

 

Em relação as despesas, a maioria dos valores (principalmente hospedagem e alimentação) são a média e/ou o máximo do que estou pensando em gastar. Não quer dizer que eu gaste isso (provavelmente procurarei opções mais em conta), mas no caso de estar apressado ou cansado demais para procurar ficarei com essas opções.

 

Atualizado: Além do valor indicado, será acrescentado no final um valor adicional de 20% do valor total da viagem, para despesas diversas.

 

2º) Datas

 

Bem, a perspectiva inicial é sair de Fortaleza no período de 17-20/06 e retornar próximo de 23-26/07. Logo, apesar de ter procurado valores desse período, ainda estou um pouco em dúvida se os valores estão coerentes...

 

3º) Roteiro de Viagem

 

Para quem quiser ver primeiro os destinos de viagem, eles estão aqui embaixo. Mas ver a planilha pode ajudar a ter uma ideia dos valores, que é a minha maior dúvida no momento.

 

Detalhe: Na planilha, uma descrição do que se refere aos gastos com Transporte, Hospedagem e Passeios encontram-se sob a forma de um comentário, na célula do valor ::mmm:

 

[mostrar-esconder]Dia 1 - Fortaleza / La Paz

Dia 2 - La Paz

Dia 3 - La Paz

Dia 4 - La Paz

Dia 5 - La Paz

Dia 6 - Copacabana

Dia 7 - Copacabana / Isla del Sol

Dia 8 - Isla del Sol / Copacabana

Dia 9 - Copacabana / Puno / Cuzco

Dia 10 - Cuzco

Dia 11 - Cuzco

Dia 12 - (Salkantay) - 1º Dia

Dia 13 - (Salkantay) - 2º Dia

Dia 14 - (Salkantay) - 3º Dia

Dia 15 - (Salkantay) - 4º Dia

Dia 16 - (Salkantay) - 5º Dia

Dia 17 - Cuzco

Dia 18 - Arequipa

Dia 19 - Arequipa

Dia 20 - (Canyon del Colca) - 1º Dia

Dia 21 - (Canyon del Colca) - 2º Dia

Dia 22 - Arequipa

Dia 23 - Arequipa / Tacna / Arica

Dia 24 - Arica

Dia 25 - Arica / San Pedro de Atacama

Dia 26 - San Pedro de Atacama

Dia 27 - San Pedro de Atacama

Dia 28 - San Pedro de Atacama

Dia 29 - San Pedro de Atacama

Dia 30 - San Pedro de Atacama

Dia 31 - (Salar de Uyuni) - 1º Dia

Dia 32 - (Salar de Uyuni) - 2º Dia

Dia 33 - (Salar de Uyuni) - 3º Dia

Dia 34 - Oruro / La Paz

Dia 35 - La Paz

Dia 36 - La Paz / Fortaleza[/mostrar-esconder]

 

Considerações Finais

 

Como eu disse, esse roteiro abrange muitas coisas que eu gostaria de fazer, mas estou completamente aberto a sugestões, críticas e opiniões dos colegas. Mais uma vez, agradeço por toda ajuda que estou recebendo aqui, seja de forma direta ou indireta. Abraço a todos.

 

Modificações: Devido a sugestão da KekaMC, resolvi incluir mais dias em San Pedro de Atacama. De 2 dias passou para 5. Obrigado pela dica Keka. :D

 

Roteiro da Viagem (Atualizado: 20/10/13):

roteiro_rafaelviana_2014_v1.1.xls

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Oi Rafael!

 

dando meus pitacos no seu roteiro.. não acha que seria melhor diminuir talvez o tempo em La Paz e aumentar os dias no Atacama? lá tem mta coisa pra fazer (fora o trampo de deslocamento) pra ficar apenas 1 dia.

Se achar que não compensa essa mudança, vc pode começar a viagem por La Paz - Uyuni e dps retornar e ir ao Peru ou até ir de avião até Sta Cruz,de lá pra Sucre e iniciar a viagem no Uyuni, dps seguir pra La Paz e fazer o resto do roteiro e deixar o Atacama pra uma outra oportunidade..

 

da sua planilha de gastos..seria interessante se vc colocasse a quais passeios os valores se referem pra gnt poder falar a respeito ou comparar com nossas experiências ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Rafael!

 

dando meus pitacos no seu roteiro.. não acha que seria melhor diminuir talvez o tempo em La Paz e aumentar os dias no Atacama? lá tem mta coisa pra fazer (fora o trampo de deslocamento) pra ficar apenas 1 dia.

Se achar que não compensa essa mudança, vc pode começar a viagem por La Paz - Uyuni e dps retornar e ir ao Peru ou até ir de avião até Sta Cruz,de lá pra Sucre e iniciar a viagem no Uyuni, dps seguir pra La Paz e fazer o resto do roteiro e deixar o Atacama pra uma outra oportunidade..

 

da sua planilha de gastos..seria interessante se vc colocasse a quais passeios os valores se referem pra gnt poder falar a respeito ou comparar com nossas experiências ;)

 

Olá KekaMC!!

 

Valeu por conferir e comentar sobre meu roteiro rsrs A propósito, eu procurei não citar nomes nos agradecimentos e acabar sendo injusto com os que ficassem de fora, mas o seu relato é um dos que está me ajudando muito em relação aos valores. Valeu mesmo! ::otemo::

 

Então, vamos por partes:

 

1 - Realmente, eu fiquei muito em dúvida sobre colocar Uyuni na viagem. Eu tinha pensando na possibilidade de deixar essa região (Sucre/Potosí/Uyuni/Atacama) para uma outra viagem, onde pudesse passar mais tempo (tipo uns 20 dias ou mais) e aproveitar melhor. Mas aí eu percebi que a viagem tava com uns dias extras (minha meta era passar as férias de 30 e poucos dias rodando). Então fiquei na dúvida entre 3 atrações: o Laguna Glaciar no começo, em La Paz; colocar Ica e Nazca no meio, após Cuzco (mas desisti porque iria ter que me deslocar muito); e o Salar de Uyuni no fim. Como todo mundo fala que o Salar é incrível, fiquei tentando a fazer ele agora...

 

2 - Sobre a planilha, eu realmente não estou certo da pergunta. Eu especifiquei os passeios na forma de comentários sobre os valores. Você está se referindo a fazer isso de uma forma mais detalhada? Desculpa, mas realmente é que fiquei nessa dúvida.

 

Mais uma vez, valeu pela ajuda.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Rafael!

 

dando meus pitacos no seu roteiro.. não acha que seria melhor diminuir talvez o tempo em La Paz e aumentar os dias no Atacama? lá tem mta coisa pra fazer (fora o trampo de deslocamento) pra ficar apenas 1 dia.

Se achar que não compensa essa mudança, vc pode começar a viagem por La Paz - Uyuni e dps retornar e ir ao Peru ou até ir de avião até Sta Cruz,de lá pra Sucre e iniciar a viagem no Uyuni, dps seguir pra La Paz e fazer o resto do roteiro e deixar o Atacama pra uma outra oportunidade..

 

da sua planilha de gastos..seria interessante se vc colocasse a quais passeios os valores se referem pra gnt poder falar a respeito ou comparar com nossas experiências ;)

 

Então KekaMC

 

Depois de pesar as coisas que eu faria em La Paz e Arica (respectivamente, nada num dia e no outro uma visita ao Parque Lauca), resolvi que era mais viável pegar esses dois e acrescentar mais um, fechando 3 dias a mais no Atacama. Realmente, tem muita coisa bonita para se fazer por lá. Novamente, valeu pela dica. :D

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá KekaMC!!

 

Valeu por conferir e comentar sobre meu roteiro rsrs A propósito, eu procurei não citar nomes nos agradecimentos e acabar sendo injusto com os que ficassem de fora, mas o seu relato é um dos que está me ajudando muito em relação aos valores. Valeu mesmo! ::otemo::

 

Então, vamos por partes:

 

1 - Realmente, eu fiquei muito em dúvida sobre colocar Uyuni na viagem. Eu tinha pensando na possibilidade de deixar essa região (Sucre/Potosí/Uyuni/Atacama) para uma outra viagem, onde pudesse passar mais tempo (tipo uns 20 dias ou mais) e aproveitar melhor. Mas aí eu percebi que a viagem tava com uns dias extras (minha meta era passar as férias de 30 e poucos dias rodando). Então fiquei na dúvida entre 3 atrações: o Laguna Glaciar no começo, em La Paz; colocar Ica e Nazca no meio, após Cuzco (mas desisti porque iria ter que me deslocar muito); e o Salar de Uyuni no fim. Como todo mundo fala que o Salar é incrível, fiquei tentando a fazer ele agora...

 

2 - Sobre a planilha, eu realmente não estou certo da pergunta. Eu especifiquei os passeios na forma de comentários sobre os valores. Você está se referindo a fazer isso de uma forma mais detalhada? Desculpa, mas realmente é que fiquei nessa dúvida.

 

Mais uma vez, valeu pela ajuda.

 

Abraços

 

Oie!!

 

ahh que bom que pude ajudar no seu roteiro! ::otemo::

 

1 - sem problemas! vi que aumentou os dias no Atacama agora neh.. ai dá pra aproveitar mais.. :D

a região ali (Bolívia, Peru e Atacama) oferece mta coisa pra gnt ver e fazer e a tentação de encaixar td no roteiro é mto grande.. eu msm quase mudei a viagem no meio dela pra fazer Ica e Paracas, mas o deslocamento (e a falta de money) matou essa ideia

 

2 - eu tchongueei na hora que vi sua planilha.. dá uma ignorada! :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Olá rafaelviana,

 

Navegando pelo fórum, acho que o seu roteiro é o mais parecido com o que eu pretendo fazer. Queria perguntar se você fez planilha de gastos com o que precisará levar para a viajem.

Para o Salkantay, levará saco de dormir, lanterna, etc?

E alguma coisa você já vai deixar reservada/paga antes de embarcar em Fortaleza?

 

Obrigado por compartilhar seu roteiro. ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá rafaelviana,

 

Navegando pelo fórum, acho que o seu roteiro é o mais parecido com o que eu pretendo fazer. Queria perguntar se você fez planilha de gastos com o que precisará levar para a viajem.

Para o Salkantay, levará saco de dormir, lanterna, etc?

E alguma coisa você já vai deixar reservada/paga antes de embarcar em Fortaleza?

 

Obrigado por compartilhar seu roteiro. ::otemo::

 

Olá 9Caca!

 

Em primeiro lugar, obrigado pelo elogio ao roteiro. Vamos lá as perguntas:

 

1 - Então, em relação ao que vou levar, ainda não tenho uma lista completa. Baseado no que andei lendo, não sei se pretendo levar saco de dormir, já que posso alugar um por lá, e seria peso adicional para levar na mochila durante o resto da viagem. Ainda não cheguei a uma tabela "definitiva" sobre o que levar na bagagem, pois vou lendo os relatos e medindo a necessidade de levar daqui ou não. Mas assim que eu tiver algo mais próximo disso, vou colocar aqui.

 

2 - Em relação as reservas, penso em reservar apenas as primeiras diárias no Wild Rover, em La Paz. O resto vou negociando no caminho. Para não ficar muito preso ao tempo, sabe. ::mmm:

 

Bem, qualquer outra dúvida é só perguntar. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oie!!

 

ahh que bom que pude ajudar no seu roteiro! ::otemo::

 

1 - sem problemas! vi que aumentou os dias no Atacama agora neh.. ai dá pra aproveitar mais.. :D

a região ali (Bolívia, Peru e Atacama) oferece mta coisa pra gnt ver e fazer e a tentação de encaixar td no roteiro é mto grande.. eu msm quase mudei a viagem no meio dela pra fazer Ica e Paracas, mas o deslocamento (e a falta de money) matou essa ideia

 

2 - eu tchongueei na hora que vi sua planilha.. dá uma ignorada! :wink:

 

Pois é Keka, eu sei como é essa tentação de querer encaixar tudo. A vontade de ir para Ica e Paracas (principalmente visitar as Islas Ballestas e conhecer a fauna marinha) ainda é grande.. rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Rafael parabéns!

 

Pelo que pude perceber você já pesquisou bastante e tem muita noção do que está por vir, com certeza será uma das melhores viagens da sua vida, senão a melhor.

 

Se aceita um conselho, na minha opinião você está separando muitos dias para Copacabana, não tem muita coisa pra ver ou fazer lá não. Já estive lá e se fosse novamente faria da mesma forma que fiz, tentaria ir para Isla del Sol no mesmo dia que chegar, dormiria na Isla e depois quando retornar já partiria para Puno. Claro que talvez não seja possível fazer tudo no mesmo dia que chegar mas eu tentaria, e se você conseguir, dos 4 dias que Copa está aparecendo no seu plano, só seriam necessários 2, no máximo 3 caso seja realmente necessário dormir uma noite lá.

 

aBração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

fala ai rafael tranquilo, a gente tem um grupo no facebook com uma galera que ta afim de fazer a mesma trip que você com as mesmas intenções iniciaremos no começo de julho porem iremos direto pra la paz , enfim se tiver interesse eu te passo o grupo do face certinho para você trocar informações com a galera tbm.

 

meu email é caiohenrique_1@hotmail.com

 

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...