Olá viajante!
Bora viajar?
- Respostas 46
- Visualizações 32.6k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
youxiwang 20 posts
-
Pedro Lucas 4 posts
-
zekkk 2 posts
-
Michell papai 2 posts
Dias com mais postagens
Most Popular Posts
-
Excelente! Pessoalmente considero o reportagem que nosso amigo Pedro Lucas trouxe como um bom examplar de mente aberta e um bom secreto de aproveitar qualquer viagem que ira fazer neste mundo. So
Olá, mochileiros! Peço desculpas por tomar de assalto o tópico criado pelo nosso colega chinês que muito generosamente tem fornecido informações úteis para aqueles que pretendem viajar à China.
Estive na China em março de 2005 e fiz os trajetos Beijin-Xian e Xian-Nanjin de trem, na segunda classe. São viagens bastante longas. Duram aproximadamente 10 horas cada uma. Não é lá a sétima maravilha do mundo mas também não é o seu fim. Não sei se é mais barato do que uma viagem de avião porque estava amparado por um pacote de viagens de uma agência chinesa. Gostei da experiência...
Alguns detalhes importantes:
- Em uma das laterais do vagão dormitório há apenas o corredor. O outro lado concentra os compartimentos de dormir. Digo compartimentos porque, como não são fechados, não posso denominá-los de cabines. Esses compartimentos são delimitados pelas divisórias paralelas que estão dispostas nesse lado do trem. Obviamente, a área de cada compartimento é delimitada por duas divisórias. Em cada uma das divisórias estão acopladas três camas e uma escada que dá acesso às camas superiores. Dito de outra forma, cada compartimento possui dois beliches com três camas cada, dispostos de lados opostos. O espaço entre os beliches permite que as pessoas acessem suas camas, sentem na cama inferior, façam um lanchinho e joguem conversa fora antes de dormir. Esse espaço é parcialmente ocupado por uma mesinha com água quente e uma pequena lata de lixo. A água quente serve, se você tiver coragem, para recarregar sua garrafinha de chá verde ou fazer seu macarrão instantâneo. Todo mundo come macarrão instantâneo apimentado. É bom, principalmente quando você sabe a procedência da água. Se bem que ela havia sido fervida... eu acho.
- O corredor possui assentos rebatíveis acompanhados de mesinhas acoplados à parede. O pessoal senta, fuma, conversa, fuma, bebe chá verde, fuma, come seu macarrão, fuma, chupa tangerina e fuma antes de se apagarem as luzes do vagão... Não pense que há áreas para fumantes e não fumantes. Isso por uma simples razão: todo chinês fuma! Ok, estou exagerando. Só posso afirmar que todos os chineses que estavam no mesmo vagão que eu fumavam! Mas isso não chegou a me incomodar. As pessoas que se incomodavam com isso é que me deixavam incomodado.
- Os banheiros são para ambos os sexos, não muito limpos e servidos por privadas "turcas". Para quem não sabe, trata-se de um buraco sanitário. Imagine sua privada enterrada no chão. Imaginou? Pois é, isso é uma privada turca. Não enfrentei maiores problemas para ir ao banheiro porque estou acostumado a elas. Além do mais, não tive necessidade de, digamos, contribuir para o atoleiro em que aquilo se tornou com o passar das horas (a descarga não funcionava muito bem). Para as mulheres, entretanto, aquilo é um desafio! Sim, porque o trem balança que é uma beleza! Nós homens, com um pouco de habilidade manual, conseguimos evitar maiores desastres. As mulheres, coitadas, são obrigadas a realizar um exercício de concentração e equilíbrio para evitar que suas pernas e roupas saiam molhadas...
- As camas são até confortáveis. Não sou muito grande e não tive maiores problemas. Também não fiquei inspecionando muito para ver se achava algum sinal de sujeira ou qualquer coisa que acabasse com o meu sono. No geral, achei os lençóis e cobertas respeitáveis.
- A visão que tive quando cheguei à estação de trem de Xian foi impressionante. A estação em Beijing estava cheia, mas não tanto. Nunca tinha visto tanta gente na minha vida! E olha que eu já fui ao Carnaval em Salvador, ao Rock´n Rio, entre outros. A guia nos explicou que era o fim do único grande feriado nacional na China. Uma época que todos se deslocam para visitar parentes. Que sorte, né? Haviam outros 364 dias para viajar de trem na China e nós viajamos justamente nesse dia! Mas achei muito bacana. Todo mundo chegando com um monte de caixas, malas etc. Parece que os camponeses também aproveitam para fazer compras nos grandes centros nessa época. A estação de trem de Beijing era ótima. A de Xian era um pouco precária e desorganizada. A de Nanjing estava em obras e, por isso, bastante tumultuada.
- Todo cuidado é pouco. Probabilidade de violência física é praticamente nula. Por outro lado, furtos são bastante comuns. Mas nada que te deixe neurótico. As pessoas te olham fixamente, encaram mesmo, mas é curiosidade. Basta ficar atento aos seus pertences. Evitar esbarrar em pessoas, desviar de alguns grupos de mal-encarados.
Olha, recomendo... Se você já freqüentou rodoviárias no Brasil afora, não será nenhum choque. Você ganha uma perspectiva mais ampla e real da sociedade chinesa. A dimensão social no fenômeno econômico chinês não pode ser compreendida pela observação dos freqüentadores dos aeroportos de Beijing e Hong Kong. Essa é uma faceta desse país, mas não a única. A visão dos milhares (milhões?) de camponeses desembarcando em Xian vai ficar para sempre em minha memória.
id="quote">