Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Dicas sobre a China

Postado
  • Membros

Olá, mochileiros! Peço desculpas por tomar de assalto o tópico criado pelo nosso colega chinês que muito generosamente tem fornecido informações úteis para aqueles que pretendem viajar à China.

Estive na China em março de 2005 e fiz os trajetos Beijin-Xian e Xian-Nanjin de trem, na segunda classe. São viagens bastante longas. Duram aproximadamente 10 horas cada uma. Não é lá a sétima maravilha do mundo mas também não é o seu fim. Não sei se é mais barato do que uma viagem de avião porque estava amparado por um pacote de viagens de uma agência chinesa. Gostei da experiência...

Alguns detalhes importantes:

- Em uma das laterais do vagão dormitório há apenas o corredor. O outro lado concentra os compartimentos de dormir. Digo compartimentos porque, como não são fechados, não posso denominá-los de cabines. Esses compartimentos são delimitados pelas divisórias paralelas que estão dispostas nesse lado do trem. Obviamente, a área de cada compartimento é delimitada por duas divisórias. Em cada uma das divisórias estão acopladas três camas e uma escada que dá acesso às camas superiores. Dito de outra forma, cada compartimento possui dois beliches com três camas cada, dispostos de lados opostos. O espaço entre os beliches permite que as pessoas acessem suas camas, sentem na cama inferior, façam um lanchinho e joguem conversa fora antes de dormir. Esse espaço é parcialmente ocupado por uma mesinha com água quente e uma pequena lata de lixo. A água quente serve, se você tiver coragem, para recarregar sua garrafinha de chá verde ou fazer seu macarrão instantâneo. Todo mundo come macarrão instantâneo apimentado. É bom, principalmente quando você sabe a procedência da água. Se bem que ela havia sido fervida... eu acho.

- O corredor possui assentos rebatíveis acompanhados de mesinhas acoplados à parede. O pessoal senta, fuma, conversa, fuma, bebe chá verde, fuma, come seu macarrão, fuma, chupa tangerina e fuma antes de se apagarem as luzes do vagão... Não pense que há áreas para fumantes e não fumantes. Isso por uma simples razão: todo chinês fuma! Ok, estou exagerando. Só posso afirmar que todos os chineses que estavam no mesmo vagão que eu fumavam! Mas isso não chegou a me incomodar. As pessoas que se incomodavam com isso é que me deixavam incomodado.

- Os banheiros são para ambos os sexos, não muito limpos e servidos por privadas "turcas". Para quem não sabe, trata-se de um buraco sanitário. Imagine sua privada enterrada no chão. Imaginou? Pois é, isso é uma privada turca. Não enfrentei maiores problemas para ir ao banheiro porque estou acostumado a elas. Além do mais, não tive necessidade de, digamos, contribuir para o atoleiro em que aquilo se tornou com o passar das horas (a descarga não funcionava muito bem). Para as mulheres, entretanto, aquilo é um desafio! Sim, porque o trem balança que é uma beleza! Nós homens, com um pouco de habilidade manual, conseguimos evitar maiores desastres. As mulheres, coitadas, são obrigadas a realizar um exercício de concentração e equilíbrio para evitar que suas pernas e roupas saiam molhadas...

- As camas são até confortáveis. Não sou muito grande e não tive maiores problemas. Também não fiquei inspecionando muito para ver se achava algum sinal de sujeira ou qualquer coisa que acabasse com o meu sono. No geral, achei os lençóis e cobertas respeitáveis.

- A visão que tive quando cheguei à estação de trem de Xian foi impressionante. A estação em Beijing estava cheia, mas não tanto. Nunca tinha visto tanta gente na minha vida! E olha que eu já fui ao Carnaval em Salvador, ao Rock´n Rio, entre outros. A guia nos explicou que era o fim do único grande feriado nacional na China. Uma época que todos se deslocam para visitar parentes. Que sorte, né? Haviam outros 364 dias para viajar de trem na China e nós viajamos justamente nesse dia! Mas achei muito bacana. Todo mundo chegando com um monte de caixas, malas etc. Parece que os camponeses também aproveitam para fazer compras nos grandes centros nessa época. A estação de trem de Beijing era ótima. A de Xian era um pouco precária e desorganizada. A de Nanjing estava em obras e, por isso, bastante tumultuada.

- Todo cuidado é pouco. Probabilidade de violência física é praticamente nula. Por outro lado, furtos são bastante comuns. Mas nada que te deixe neurótico. As pessoas te olham fixamente, encaram mesmo, mas é curiosidade. Basta ficar atento aos seus pertences. Evitar esbarrar em pessoas, desviar de alguns grupos de mal-encarados.

Olha, recomendo... Se você já freqüentou rodoviárias no Brasil afora, não será nenhum choque. Você ganha uma perspectiva mais ampla e real da sociedade chinesa. A dimensão social no fenômeno econômico chinês não pode ser compreendida pela observação dos freqüentadores dos aeroportos de Beijing e Hong Kong. Essa é uma faceta desse país, mas não a única. A visão dos milhares (milhões?) de camponeses desembarcando em Xian vai ficar para sempre em minha memória.

quote:Originally posted by youxiwang

De Beijing pra Xian de trem? Nao recomendo, vai ser bem cansativo e a impressao nao vai sair boa. Passagem aerea hoje em dia na China e mais barata no mundo, vc nao vai se arrepender.

Para dar uma volta no Rio Yangtze (Chang Jiang em chines) sua partida deve ser de Chongqing em vez de Guangzhou (que tem nada, a cidade mais chata na minha opiniao). Nao existe lugar que se compara com a Tibet, meu pai foi la com a TV da minha cidade pra a filmagem de uma semana, pelo video: e um lugar celestial, unico no nosso planeta...

quote:Originally posted by veronica_penido

youxiwang,

obrigada pelas dicas, vou entrar em contato com a sua amiga. Eu pensava em ir de Pequim para Xian de trem, pois poderia fazer isto a noite e assim ganhar o tempo ida a aeroporto, translado, etc. Ser?que mesmo assim o aviao ?melhor?

Eu pensava também em ir a Guangzhou para pegar o barco pelo Yangtze at?Wugan (ou alguma coisa assim). Mas tenho dúvida se este passeio ?imperdivél, e se não ?melhor ir para o Tibet?

id="quote">
id="quote">

id="quote">
id="quote">
  • Respostas 46
  • Visualizações 32.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Excelente!   Pessoalmente considero o reportagem que nosso amigo Pedro Lucas trouxe como um bom examplar de mente aberta e um bom secreto de aproveitar qualquer viagem que ira fazer neste mundo. So

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Oi, Julho eh o mes mais lotado pra turistas sim com calor insuportavel, se puder, recomendo q reprograme pra Setembro, que tem menos fila e calor.

De Pequim pra Xi'an recomendo q pegue voo em vez de trem, pois o voo chines eh entre os mais baratos do mundo e entre Xi'an e Pequim tem varios por dia, basta consultar www.ctrip.com

Olá youxiwang:

Estou programando uma viagem para a China em julho e gostaria de te fazer algumas perguntas, por favor.

- Estou me programando para passar 30 dias em julho. Como é o movimento de turistas por lá? Muitas filas? Meu roteiro será Pequim -> Xian -> Shanghai -> Shenzen (negócios) -> Hong Kong (Macau).

- Queria pegar o trem Z19 de Pequim a Xian, porém, eu gostaria de pegar uma cabine para duas pessoas. Eu lí que só é possível comprar os tickets 10 dias antes da viagem, é verdade? Caso eu deixe para comprar na hora e não consiga, é difícil conseguir um vôo em cima da hora?

Muito obrigado.

Rodolfo.

• 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

youxiwang, você indica algum site seguro para a compra dos voos internos na china??

Vou fazer alguns trechos com a China Eastern e não consigo comprar no site deles de jeito nenhum. Já entrei em diversos sites chineses, de passagens aereas, mas não sei se são seguros. Qual que vc me indica para comprar?

Procurei em outros topicos se tinha alguma dica de site, mas nao vi. Desculpe se a pergunta for repetida.

Abraços.

Postado
  • Membros

Como disse nos outros posts, use sempre www.ctrip.com, o maior e melhor.

youxiwang, você indica algum site seguro para a compra dos voos internos na china??

Vou fazer alguns trechos com a China Eastern e não consigo comprar no site deles de jeito nenhum. Já entrei em diversos sites chineses, de passagens aereas, mas não sei se são seguros. Qual que vc me indica para comprar?

Procurei em outros topicos se tinha alguma dica de site, mas nao vi. Desculpe se a pergunta for repetida.

Abraços.

• 3 anos depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, vou pra China ficar cerca de 21 dias agora em maio/2017.

Vou para as cidades de Beijing, Luoyang, Xian, Guilin, Hangzhou, Suzhou e Shanghai... qalguém tem dica de passeios ou lugares interessantes para se ir durante à noite?

Já tenho roteiro para os dias, mas queria preencher minhas noites com algo e não ficar por ai perdido e perdendo tempo. Alguém tem algo a indicar? Pode ser um show, um passeio, um lugar que abra durante a noite ou um mercado/feirinha?

abrçaos.

• 2 anos depois...
Postado
  • Membros

Boa tarde galera, infelizmente o fórum está um pouco desatualizado. Viajei em Março/2019 para China.

Seguem algumas dicas gerais:

- Importantíssimo instalar VPN ainda no Brasil. Baixei uns 5 gratuitos no Google Play. Quando um dava problema eu instalava outro e assim conseguia acessar minhas redes sociais e whatssapp. Outros aplicativos que recomendo instalar: WeChat (tipo o whatsapp), Didi (igual Uber), Badu Maps (igual Google Maps), Maps.ME e Google Maps offline (quebram um pouco o galho, mas não são muito precisos).

- Instale um tradutor como o GOOGLE TRANSLATE. É imprescindível, pois poucas pessoas falam inglês. A versão offline já quebra um pouco o galho. Não esqueça de baixar os pacotes de línguas ainda no Brasil.

- TROQUE UM POUCO DE DINHEIRO NO AEROPORTO. Na maioria das cidades que visitei achei bem difícil trocar dinheiro - com exceção de Shanghai que você troca até no caixa eletrônico. O processo de trocao é demorado, você precisa ir a bancos pois praticamente não há casas de câmbio e deve preencher uma série de documentos. Em todas as vezes que troquei não fiquei menos que 1h a 2h para conseguir trocar. Calcule bem o quanto vai gastar na viagem e já troque, pois a maioria dos lugares NÃO ACEITAM CARTÃO DE CRÉDITO.

- Usei o site TRIP.COM para compra de passagens de trem e vôos internos. Comprei todas ainda no Brasil, pois o site é em inglês e fica fácil comprar nele. Depois baixei o app para celular e nas estações de trem eu apenas mostrava o número da reserva no guichê e pronto!! Passagens na mão. Não recomendaria comprar nas estações de trem pois quase ninguém falava inglês e era tudo em chinês - o que dificulta o processo.

- Não deixe de visitar uma loja da MI (XIAOMI) na China. Engana-se quem pensa que só são vendidos celulares e acessórios de informática. A loja vende uma infinidade de produtos tecnológicos a preços bem interessantes. Para se ter uma ideia fora o celular que comprei, adquiri também um guarda-chuva que não molha - você pode tomar chuva e já guarda-lo sem esperar secar. Recomendo!!

- Nas viagens de longa distância de trem você pode comprar miojo e fazê-los no próprio trem ou estação. Em várias localidades existem água quente justamente para isso. Bom para economizar. $$$

- Você consegue fazer quase tudo de metrô, é barato, não deixe de usá-lo. No caso dos taxis é um pouco difícil de pegá-los diretamente na rua, pois poucos motoristas falam inglês e a maioria acaba nem parando quando vê que você é um turista. Por isso indico baixar o DIDI (tipo o UBER) ainda no Brasil para utilizar no país. 

- A cidade de Zhangjiajie foi o lugar mais incrível que visitei na vida. Sinceramente vale a pena tentar encaixar essa cidade no roteiro!!

IMG_20190323_112330.jpg

IMG_20190312_184030.jpg

IMG_20190313_103042.jpg

IMG_20190315_141705.jpg

IMG_20190316_164029.jpg

IMG_20190318_100240.jpg

IMG_20190319_094942.jpg

IMG_20190320_165633.jpg

IMG_20190321_112343.jpg

20190312_070822.jpg

20190314_204837.jpg

20190315_095301.jpg

20190321_214916.jpg

20190324_162931.jpg

IMG_20190315_195709.jpg

IMG_20190321_124637.jpg

IMG_20190322_141634-01.jpeg

20190314_202523.jpg

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.