Ir para conteúdo

4 dias em Munique - outubro/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Relato dos meus 4 dias em Munique, com bate e volta ao íncrivel castelo de Neuschwanstein

Mais detalhes com muito mais fotos no meu blog http://www.parttimelady.blogspot.com.br/p/alemanha.html

 

20/10/2013

 

 

Estava tao feliz que por estar hospedada próximo a estacão de trem de Viena pois poderia acordar mais tarde pra ir pra Munique.

Acontece que nesse dia começou o horário de verão no Brasil e meu celular sozinho adiantou o relógio em 1 hora. Eu inocente, acordo as 6:40 da manha achando que são 7:40, chego 1 hora mais cedo na estacão de trem, quase embarco num trem pra Zurique que sairia da mesma plataforma mas 1h mais cedo, vou reclamar com um austríaco e só assim descubro que cheguei 1 hora adiantada na estacão.

Só me restou esperar e no começo da tarde de domingo cheguei a Munique. Fiquei hospedada na Ohmullerstrabe, uma rua meio residencial mas bem localizada. Do apartamento pude logo ir andando até a Marienplatz, o coração e principal praça de cidade , simplesmente linda, da vontade de ficar horas lá, e foi na Marienplatz que me apaixonei por esta cidade. A grande atracão da praça é o edifício Rathaus, construção do século XIX, sede da prefeitura. O edifício é encantador, com uma torre de relógio com bonequinhos que saem pra dançar as 11h e 17h. Só precisei disso pra saber que ia amar Munique.

Marienplatz ainda tem um museu do brinquedo, alguns bares ao redor e artistas de rua aos montes. Logo ao lado fica a Virtualinmarket, uma feira de rua, metade biergarten (bares alemães ao ar livre onde as pessoas bebem em mesas estilo as de piquenique). Domingo, infelizmente estava fechado e tive que voltar no dia seguinte mas Biergarten é algo que não falta em Munique ( como eu amei essa cidade) e foi onde eu aprendi a minha primeira frase em alemão que dá título a este post: Ein Bier, Bitte! ( Uma cerveja, por favor!)

Um pouco atrás da Marienplaz fica a igreja de St Peter com sua torre de 229 degraus. É possível subir nela pela bagatela de 1,5 euros e ter uma linda visão da Marienplatz e da cidade.

Depois disso peguei o metro até a estação Giselastrabe, pra ir ao Englischer Garten, um parque de nome inglês com uma torre chinesa na Alemanha. É um grande parque, estilo central park, não ha nada demais exceto a torre chinesa que marca um dos mais famosos Biergartens da cidade. Ótimo pra comer comidas tipicas ( ou seja, salsicha, batatas e chucrute) e tomar cerveja, muita cerveja.

 

 

 

Everybody loves Munich

21/10/2013

O dia começou cedo, foi ótimo e serviu pra eu me apaixonar mais por esta cidade. Poderia ter ido andando mas peguei o metro ate Sendlinger Tor, um dos antigos portões que marcavam a entrada de Munique. Não há nada demais lá além do portão e então segui caminhando pela Sonnenstrabe até a Karlplatz, uma importante praça de Munique, bem central e bastante movimentada, nesta praça fica o Karlstor, outro dos antigos portões.

De frente pro portão começa uma agradável rua de Munique que merecer ser percorrida tranquilamente. A Neuhauserstrabe é uma rua pequena, cheia de lojas. No meio da rua há uma igreja simpática por fora e por dentro a St Michael. De lá continuei meu caminho até a Marienplatz que não me canso de dizer que é linda.

Aproveitei que era próximo do almoço e fui ao Virtualienmarkt que fica a poucos passos. É uma grande praça.com um Biergarten central, onde as pessoas ficam bebendo cerveja o dia todo, tem ainda várias opções de locais pra comer, com comidas tipicas da Alemanha, além da feira onde se vende frutas, flores, queijos e souvenir. É um local bem legal, ótimo pra se conhecer.

Depois do almoço, segui pela rua lateral, a Weinstrabe que depois se torna Theatinerstrabe, uma rua muito agradável pra caminhar. Seguindo direto em poucos minutos se chega a a Odeosnplatz, outra importante praça de Munique. A praça em si não é bonita mas é cercada pela Feldherrnhalle ( que parece uma loggia italiana) onde 2 leões, que são o símbolo da Bavaria, guardam a entrada. Na praça ainda fica a igreja Theatinerkirche e a entrada do Hofgarten, um jardim da renascença.

No jardim as pessoas ficam tomando sol e num dos extremos fica o palácio do chanceler da Alemanha, que foi destruído na 2 guerra mundial ( como quase tudo na Alemanha) e depois na sua restauração decidiram misturar os estilos novo e antigo.

Sai do Hofgarten, voltei a Odeonsplatz onde entrei na Theatinerkirche. A igreja é bem simples por fora mas gostei bastante do seu interior. Bem diferente das igrejas que costumo ver. Ela é toda branca por dentro, parecendo ter sido toca trabalhada em gesso, é bem bonita.

De lá, segui pela Residenzstrabe ate a Josephsplatz onde fica a entrada do Residenz, antigo palácio dos duques da Bavaria. Tem se a opção de ver apenas o palácio, ou visitar também o teatro e o tesouro. Nessa altura já estava meio cansada e decidi visitar apenas o palácio. Por fora o Residenz não chama muita atenção. Construído inicialmente no século XIV foi sendo ampliado pelos duques seguintes. Por dentro, apesar de não estar na minha melhor disposição pra percorrer inúmeros ambientes, achei bem bonito, e te lo visto mais descansada teria sido mais proveitoso.

Quando saide lá, segui pro Hofbrauhaus , o mais famoso Biergarten da Alemanha. O local é grande, bem legal, tem uma parte interna e uma externa e vale a pena ser conhecido. Voltei ainda Virtualinmarket onde decidi comer algo e tomar umas cervejas e depois a noite continuou no Hard Rock Cafe Munchen.

 

No Castelo de Neuschwanstein

22/10/2013

A cerca de 120 km de Munique, um bate e volta adorável foi ir ao castelo de Neuschwanstein.

Peguei o trem na estação central de Munique, até a cidade de Fussen. A dica é comprar o Bayern Ticket na estação, que por 22 euros te dá direito a ir e voltar, e ainda usar o ônibus em Fussen até o castelo.

Se for com mais pessoas, compensa mais ainda comprar o Bayern Ticket pra grupos.

A viagem de Munique a Fussen, durou 2horas, depois foi só pegar o ônibus 78 ( o 73 também serve) em frente a estação de trem que em menos de 10 minutos me deixou na base dos castelos, onde se compra os ingressos.

Na verdade, são 2 castelos. O primeiro, mais antigo, menos bonito, e menos famoso é o Castelo Hohenschwangau que era a residencia de verão dos reis da Bavaria.

O segundo, e principal castelo, razão pelo qual os turistas vem a região, é o de Neuschwanstein e falarei sobre ele daqui a pouco.

É possível comprar ingressos individuais ou combinados pros castelos. As visitas são guiadas, com horário marcado pontual ( perdeu o horário, perdeu a visita)

e duram exatos 30 minutos e o ideal é que o intervalo entre os castelos não seja menor que 2 horas.

Comprei ingresso pros 2 castelos, e na fila de compra fiz amizade com o Eugene, um rapaz de Singapura, muito legal, que foi uma ótima companhia durante o dia, tanto em Fussen quanto na volta pra Munique.

O local onde ficam os castelos, é lindo, com um lago, cachoeiras, e cercado de montanhas, ótimo pra fotos. O caminho até o primeiro castelo, o de Hohenschwangau ( recomendo que a visita comece por ele, porque senão ficará bem sem graça visitá-lo depois do castelo dos sonhos) dura cerca de 10 minutos de subida, ligeiramente íngreme. Preguiçosos podem pegar a charrete( custa uns 6 euros). Vale a pena subir caminhando, em especial se o tempo estiver bom, a vista é muito bonita.

Chegamos lá em cima, quase em cima da hora, e o tour guiado começou em inglês ( existe a opção de alemão também). Passamos pelos principais aposentos do castelo, que é bonito e ouvimos algumas historias sobre o castelo, os cômodos e seus moradores. Depois de exatos, 30 minutos a visita tinha acabado.

Eu e Eugene tínhamos ainda cerca de 1h30 até o próximo castelo, tempo que gastamos tirando fotos e apreciando a vista do local e depois seguimos, levamos cerca de 20 a 25 minutos entre os 2 castelos.

Agora sim, o motivo principal de ter ido lá. O castelo de Neuschwanstein foi um sonho de Ludwig II, rei da Bavaria.

Pelo que entendi, esse rei gostava muito de historias, e teve um sonho de construir um castelo fantástico, inspirado numa obra de Wagner, em frente ao castelo de sua família. Ele gastou muito dinheiro na construção do castelo e foi até declarado mentalmente incapaz de governar. Infelizmente, morreu alguns dias depois de ter sido declarado insano, se foi suicídio ou assassinato nunca saberemos. O triste é que após 17 anos de construção, quando Ludwig morreu, o castelo estava habitável, mas não acabado, só foi construído 1/3 do que era planejado pelo rei, e ele infelizmente morou pouco mais de 3 meses no seu castelo de sonhos. O castelo é lindo, tanto por fora tanto por dentro e esse foi o castelo que inspirou Walt Disney a planejar o castelo da Cinderela. É simplesmente um castelo de conto de fadas. A visita guiada dura novamente exatos 30 minutos.

Depois da visita, fomos caminhar um pouco pra apreciar a vista e ir até a Marienbruck, a ponte que dizem ter a melhor vista do castelo, foi uma cansativa subida de cerca de 20 minutos, bastante íngreme mas valeu a pena, pela vista.

Além, disso, meu novo amigo me fez cia quando voltamos a Munique pra encerrar a noite no famoso Biergarten de Hofbrauhaus, com uma das melhores cervejas de Munique.

 

Continuação do relato no blog http://parttimelady.blogspot.com.br/p/alemanha.html com muito mais fotos

598dadcfb336d_DSC_1784_stitch(FILEminimizer).jpg.3fd0eb2ae2ecf2cd16b6330b396fd2b1.jpg

598dadcfbfc80_DSC_2149(FILEminimizer).JPG.4d8a113c1fe67d88c5e5b78a52c53962.JPG

598dadcfc807d_DSC_2281(FILEminimizer).JPG.47029cc6aa453384fc35032df271c688.JPG

598dadcfcee91_DSC_1824_stitch(FILEminimizer).jpg.552e77c990f842c202f0e3357346b9fc.jpg

598dadcfd4d0b_DSC_1678_stitch(FILEminimizer).jpg.dccd84bf074ac4396304aaa08b3d3fc8.jpg

Link para o comentário
  • 4 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...