Ir para conteúdo
Rafael Orlando

ABRIL 2014 - SCS-UYUNI-SPA-AREQUIPA-CUZCO-TITICACA-LA PAZ-STS - Possível em 17 dias?

Posts Recomendados

É possível fazer a rota “clássica” em 17 dias sem correr o risco de perder o vôo de volta?

 

Eu e minha mulher estamos com passagem comprada para 14 de abril e volta p/ dia 30. Por uma série de fatores, como disponibilidade de tempo, trabalho, compromisso com estudos, etc, não conseguimos alargar mais em quatro ou cinco dias a trip, o que ao meu ver seria o ideal.

 

Ficou apertado.Não compramos a passagem flexível. Nosso objetivo seria fazer o seguinte roteiro:

 

Santa Cruz X uyuini X San Pedro x Arequipa X Cuzco X Lago Titicaca x La Paz X Santa Cruz.

 

Constei ai apenas as locais onde está previsto a passagem de pelo menos uma noite.

 

STS e LA PAZ, são cidades que passaremos apenas uma noite, obrigatória em virtude do horário dos vôos.

 

Ser for não for possível, nos ajudem a retirar algo do roteiro! rsrsrs

 

Agradeço quem nos ajudar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba, se vc fizer vai ser bem corrido.

 

Santa Cruz: conta 1 dia de viagem até Uyuni, pois vc vai ter que fazer o trajeto Sucre/Potosi/Uyuni, que é um pouco demorado. Você vai de avião no trecho Santa Cruz - Sucre??

 

Uyuni você conta 3 dias. San Pedro recomendo 2 dias no máximo, pois a maioria dos passeios que eles oferecem lá é tudo o que vc já vai ter visto nos 3 dias de salar. Quando fui fiquei 1 dia e meio lá e mudei o roteiro, pois não tinha muito mais o que fazer.

 

Arequipa uns 3 dias está bom, eu amei a cidade e teria ficado mais tempo!!!!

 

Cusco 3 dias dá também.

 

Lago Titicaca: 2 dias dá para conhecer Copacabana e o Lago...

 

 

La Paz é só de passagem né... Vc vai voltar para o Brasil de La Paz ou terá que se deslocar para SCS?? Acho que dá, pois seu roteiro está dando 14 dias, sem contar os tempos de deslocamentos. Os tempos de deslocamentos são grandes, que acho que esses 3 dias vão suprir... Mas acho que vai ser corrido demais. Eu tiraria 1 dia de Arequipa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iremos deslocar de avião a Sucre sim, nossa programação está parecida com a que sugeriu somente Arequipa mesmo onde havíamos previsto 2 dias...

 

Chegaremos dia 14/04 em SCS e se tivermos sorte deslocamos no mesmo dia a sucre, mas tb estamos contando ficar um dia em SCS se necessário, dia 15/04 Sucre - Potosi, dia 16/17 e 18 Uyuni, dia 19 Arica, dia 20 e 21 Arequipa dia 22 deslocamento a Cuzco...

Programamos até ai, eis o medo de não dar tempo nesse final Cuzco e o Lago Titicaca temos os dias 23-24-25-26-27 o que nos sugere?

 

Em Cuzco da pra fazer Mathu Picchu sem dormir em águas calientes? direto? o passeio em 1 dia

 

Pretendemos chegar a La Paz dia 28 pra não haver tensão

 

Nosso voo de volta sai de Santa Cruz dia 30/04 às 11 horas, estamos um pouco apreensivos mas foram as únicas datas que conseguimos devido a compromissos dos dois...

 

Obrigada Ana Paula pelas dicas ai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Arica não vi nada demais... Fui só de passagem e não ficaria por lá não... Outra coisa, não vi vc citando o Atacama... Desistiu???

 

Em Cusco 3 dias são o mínimo: um dia para conhecer a cidade, outro dia para conhecer o Valle Sagrado e o último para ir a Machu Picchu (então seria 23,24 e 25). Olha, quando fui pra MP, a ideia era não dormir em Águas Calientes, o problema é que comprei o ingresso do trem somente lá em Cusco, então só encontrei vaga no trem do dia seguinte para voltar, portanto acabei dormindo em Águas, e achei a hospedagem caríssima. Se vc comprar as passagens antes, já antecipada pelo site, vc consegue fazer um bate volta tranquilo. O trecho Ollantaytambo/Águas Calientes é de um pouco mais de 1 hora... E de Ollantaytambo/Cusco é uns 40 minutos de busão. É possível sim fazer no mesmo dia!

 

 

Aí daria para vcs dormirem em Cusco e partir para Copacabana no dia 26. O tempo de deslocamento de Cusco a Copacabana é demorado (acho que mais de 6 horas)... Aí no dia 26 a tarde dá pra conhecer Copacabana, dormir por lá, no dia 27 conhecer o Titicaca e a noite partir para La Paz, o deslocamento não é demorado não, acho que umas 4 horas no máximo, não lembro... No dia 28 dá até para vcs conhecerem La Paz e partir para SCS no dia 29 a noite. Eu fiz exatamente isso, aproveitei quase dois dias inteiros em La Paz.

 

Agora se vcs não tem interesse em ficar em La Paz dá para aumentar um dia em uma das cidades... Eu aumentaria em Arequipa... Fiz um rafting lá que foi show de bola e super barato!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gente, tudo bem?

 

Vou fazer os mesmo países e estou na dúvida se de Santa Cruz vou para La Paz ou pro Sucre, ou seja, Bolívia-Peru-Chile ou Bolívia-Chile-Peru. O que me dizem?

 

abs,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas, pelo que pesquisamos, o roteiro Bolívia, Chile e Peru fica mais barato, sobretudo pelo fato de que o passeio do Salar de Uyuni você contrata ainda na Bolívia, e preço sai mais em conta.

 

Qnd vai? Estaremos lá em abril.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ana;

 

Obrigado pela atenção. Suas dicas são valiosas. Estamos anotando tudo aqui.

Na verdade, após o terceiro dia do passeio do Salar temos a previsão de chegada em San Pedro a tarde. Pensamos e dormir lá e já no outro dia seguir rumo ao Peru.

 

Por conta de Informações sobre o altíssimo custo do dia de viagem no Chile e a falta de interesse mesmo em fazer passeios lá, fizeram com que a gente decidisse passar menos de 24 horas no atacama, seguindo no dia seguinte, pela manhã para a divisa com o Peru.

 

O fato é, o nosso grande objetivo é chegar em Cuzco no máximo no dia 22 para ter tempo de conhecer a cidade e ir a vontade para MP.

 

Se chegarmos em Cuzco após o dia 22, teremos que cortar lago titicaca do roteiro, e seguir desesperadamente para La Paz e STS.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lucas,

 

De Santa Cruz vá para Sucre, depois Potosí e Uyuni para vc ir se acostumando com a altitude aos poucos. Se vc for de Santa Cruz para La Paz vai passar muito mal por causa da altitude, vai ser um "choque" e é uma sensação horrível essa do mal da altitude, vai por mim!!! Se fazendo o roteiro Santa Cruz/Sucre/Potosí/Uyuni eu já passei mal, quanto mais chegar primeiro em La Paz... Sem contar esse fato que o Rafael citou da economia, pois é mais barato fazer o salar entrando pela Bolívia...

 

Rafael,

 

Poxa, se eu fosse vcs eu faria o Valle de La Luna e o Valle de La Muerte no Atacama, são paisagens bem lindas que valem a pena, coisas que vc não vê aqui no Brasil!! Dá pra fazer em uma tarde... Mas realmente o Atacama é caro!! Gastei 150 dólares em 1 dia e meio por lá contando hospedagem, comida e passeio... Eu tiraria Arica do roteiro e deixaria só para passagem mesmo... Com certeza chegando em Cusco dia 22 dá para fazer tudo isso, conhecer a cidade (dia 23), ir a Machu Picchu (dia 24) e conhecer o Valle Sagrado (dia 25), que eu acho imperdível tbm!!!! Não tiraria de forma alguma o lago Titicaca, aquela paisagem é incrível demaisssssss!!!! Essas datas que passei pra vc no meu outro post dá para fazer tudo direitinho, pq vc chegaria em La Paz dia 28 e de quebra dá tempo de conhecer a cidade.

 

Não acho que vcs tem que ficar desesperados para chegar em La Paz e SCS, pq é muito fácil achar passagem de avião La Paz/Santa Cruz!!! Eu fui na alta temporada (julho) e não tive dificuldades em encontrar passagem, sem contar que o trajeto LP/SCS é de 1 hora, rapidinho... Vcs pretender dormir em SCS?? Se sim recomendo o hostel Jodanga!! Muuuito bom!! Fiquei lá pq cheguei 1 dia antes do meu vôo para São Paulo e não queria ficar perambulando no aeroporto... Achei um preço bem justo!!!

 

Ah, outra coisa importante é comprar ingresso antecipado pela internet para MP com entrada para subir o Waynna Picchu!!! Pq lá na hora vc não vai achar entrada com Waynna Picchu não, vc vai encontrar somente a entrada comum... E subir o WP é sensacional, indescritível!!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa Ana, muito Obrigada mesmo, as dicas vindas de quem já fez a viagem ajudam muito, vc fala com propriedade, faremos isso... Eu e minha esposa estamos ainda mais animados e ansiosos! ::otemo::

 

Que site recomenda para comprarmos o ingresso antecipado de MP?

 

O voo de Santa pra Sucre foi fácil conseguir? ou sugere que reservemos?

 

E o dinheiro como acha melhor levar? cartão débito? VTM? ou "vivo"?

 

Obrigado novamente, espero que um dia possamos retribuir para outra mochileiro de primeira viagem...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse roteiro Bolívia, Peru e Chile é muito 10!!! Eu amei!! Mas é um estilo de viagem que não serve para pessoas com frescuras e mimimi, pois tem lugares e condições bem precárias em certos pontos!!! Vale super a pena fazer essa trip!!! Vcs vão se animar ainda mais quando chegar em Machu Picchu, que é simplesmente incrível, sem palavras!!!! O Salar tbm é demais!! Alías, tudo, rsrsrsrsrs...

 

Para comprar o ingresso antecipado para MP vc tem que entrar no site oficial: http://www.machupicchu.gob.pe, e procurar entrada para MP e Huaynapicchu e escolher a data. Eu escolheria a segunda turma das 10 às 11, pois muita gente fala que no horário das 7 às 8 tem neblina e não dá pra ver nada. Só que pra subir o Huayna tem que ter muito pique, pq é cansativo, hahahahahahahaha, mas a vista vale a pena!!!!

 

Dinheiro eu acho bom levar uma parte em VTM e outra em espécie. Eu levei mil dólares em espécie e 500 em VTM, pois o VTM não é tão aceito em restaurantes, hostels e etc na América do Sul, sem contar que não tem muitos caixas eletrônicos disponíveis. Achei caixa eletrônico somente em Cusco e em Copacabana, que foram os lugares que saquei dinheiro do VTM. Pode ser que tem em outros lugares, mas não reparei.

 

O vôo de SCS para Sucre comprei antecipado, pois uma amiga minha que viajou comigo tem um conhecido na Bolívia que comprou passagem pra gente, e quando chegamos lá pagamos para ele. Acho que como vc vai em baixa temporada pode ser que encontre passagem disponível, mas se eu fosse vc compraria antecipado pq seu tempo é curto né, então nunca se sabe se vai achar passagens no mesmo dia.

 

Hahahahahahaha, com certeza vc vai conseguir ajudar muitos mochileiros de primeira viagem, ainda mais nesse roteiro clássico!!! E qualquer outra dúvida é só perguntar que eu tento responder, rs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente são os dois prós que havia pesquisado mesmo, a altitude o preço do uyuni. Por outro lado, havíamos pensado em ir por La Paz para comprar roupas de frio por lá que dizem que realmente vale a pena.

 

Também li que os horários dos passeios indo por SPA são melhores para se ver as atrações... Difícil!!!

E fiquei com outra dúvida bizarra e engraçada: se for pra passar mal, talvez La Paz seja melhor do que no Salar... rsrs

 

Você foi quando, Ana? Pegou muito frio? Vou em Abri também, Rafael.

 

Vocês tem ideia da diferença do preço do Salar entre Bolívia e Chile?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, fiz esse roteiro Bolívia/Peru/Chile com uma galera que encontrei aqui no fórum do Mochileiros.com, e uma menina do grupo foi um pouquinho antes pq queria ir para La Paz para comprar roupas de frio. Ela disse que algumas coisas compensam. Mas assim, eu comprei roupas de frio aqui no Brasil e a qualidade é quase a mesma. Os preços de roupas na Bolívia são um pouquinho mais baratos que no Brasil, mas nada tão diferente. Eu não arriscaria passar mal pra caramba por causa da altitude por causa de preço e qualidade de roupas um pouco melhores.

 

Os horários de passeios por SPA são a mesma coisa e MUITO mais caro, sério... Pq tudo o que vc faz em 3 dias de salar, eles vendem em pacotes separados. Achei SPA super sem graça, pq no Chile mesmo tem poucos passeios, 70% dos tours de SPA são na Bolívia, tanto que até antecipei minha saída de lá.

 

Acho que se vc for direto para La Paz vc vai sair da altitude quase zero de Santa Cruz para La Paz, vai ser um choque!!!! Agora se vc for para Sucre/Potosi/Uyuni vc vai subindo aos poucos, é bem mais tranquilo.

 

Então, eu fui em julho e peguei MUUUUUUUUUUUITO frio!!! No salar estava -18ºC, não dava nem pra dormir direito de tanto frio.

 

Ah, não lembro a diferença de preço, mas era mais ou menos assim: Salar pela Bolívia (100 dólares) e Salar pelo Chile (160 dólares).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi Ginaina!!!!

 

Então, sobre roupas, para 23 dias levei duas calças jeans (sendo que já fui vestida com uma para ter mais espaço na mala), dois conjuntos de segunda pele (calça e blusa), uma calça de fleece, duas blusas de fleece, dois casacos pesados, um casaco corta vento, uma calça de moletom para dormir, uma meia de lã (que foi muuuuito útil nos dias frios do salar ::Cold:: ), três cacharréis, uma meia calça fio 80, luva especial para frio (que tbm foi muuuuito útil a viagem toda), chachecol e touca. Comprei várias toucas e cachecóis por lá tbm, pois tem um mais lindo que o outro, tenho uma coleção no meu guarda-roupas agora, rs... Esses dois itens não podem faltar!!! Considero a segunda pele o mais importante, é algo que vc vai usar MUITO!!! Foi ideal eu ter comprado dois conjuntos, pois quando mandei um para a lavanderia, usei o outro!!! Como vc vai em um tempo de menos frio do que eu fui, acho que dá pra vc reduzir um pouco na quantidade de roupas de frio.

 

Sobre calçado levei um par de tênis, chinelo para os dias de calor e um par de botas. Eu não queria levar as minhas botas pq eram novas e não queria estragar na mala, mas de última hora decidi levar e foi a melhor coisa que fiz... De todos os calçados considero a bota o mais importante, foi o que eu mais usei!!!! Levei sandália para ir nas baladinhas, mas quem disse que o frio deixou eu usar?! rs... Foi bota mesmo!!!! O que não pode faltar: tênis e bota!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também estarei por lá nesse período. Uma dúvida, por que a maioria leva Dólar e não Reais?

 

Pela cotação oficial é mais vantajoso o Real, lá é ruim pra trocar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprando dólar a no máximo R$ 2,50 realmente vale mais a pena, o câmbio lá é o oficial? Pergunto pois na Argentina seguem cotação não oficial (blue) em vários pontos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, estou planejando minha viagem do dia 23/abril à 23/maio e pretendo fazer o caminho parecido com o de vocês. Está ajudando muito a troca de informações entre vocês. Muiiiito obrigado.... Minha sorte é que terei mais tempo e então terei tranquilidade para fazer todos os trajetos.

 

De qualquer forma devo seguir as dicas de ir Santa Cruz x Sucre x Potosí x Uyuni para ir se acostumando com a altitude e tentar sofrer menos com 'soroche'.

 

Tenho uma dúvida quanto a esse roteiro. Andei lendo uns relatos antigos que essa rota é um dos piores trecho dentro da Bolívia. Ela continua assim ruim assim? Poderiam dar algumas dicas para esse trajeto?

 

Agradeço desde já ::cool:::'>

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nando,

 

Não sei te dizer se é o câmbio oficial ou não. Mas posso te afirmar que em todo o trecho clássico Bolívia-Perú-Chile o dólar é mais vantajoso que o real.

 

 

Volpato,

 

De Santa Cruz a Sucre não vi problemas, pois fui de avião. Agora o trecho Sucre/Potosi/Uyuni é cansativo, pois vc anda de busão umas 7,8 horas, e a altitude vai aumentando, então é um pouco desconfortável, e os ônibus não são nada luxuosos, mas nada de tão apavorante. Sobre as estradas não achei ruim não, foi bem tranquilo. Achei o trecho Ica/Cusco no Perú muuuuuuito pior!!!

 

Como vc vai ficar mais tempo, recomendo vc ficar um dia em Sucre, amei a cidade, tem um mirante lindo no alto da cidade, sem contar o centro, que é bem bonitinho!!! Acho que vale a pena gastar um dia lá!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ana Paula, obrigado.

 

Estou no aguardo de relato de quem esteja por lá ou voltado recentemente, fazendo a conversão pra dólar e pagando IOF na cotação atual eu não vejo vantagem, ou melhor, converter é perder.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


×