Ir para conteúdo

30 dias no Cone Sul (PR-RS-Uruguai-Argentina-Chile-Paraguai)


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá pessoal!!

 

A viagem que vou relatar ocorreu em Dezembro-2007 / Janeiro-2008... pois é, estou mais de um ano atrasado!! rsrs...

Mas como a maioria das informações da viagem eu colhi aqui, resolvi voltar pra trazer todas as informações, dicas e experiências da minha viagem pra quem deseja fazer roteiro parecido!

 

Bom, escolhi a data acima porque consegui férias nesse período, além disso, queria pegar a época do NatalLuz de Gramado-RS, onde passei o natal mais incrível da minha vida!! simplesmente lindíssimoooo!!

 

O roteiro básico foi: São José do Rio Preto (SP) - Curitiba (PR) - Gramado/Canela (RS) - Punta del Leste (URU) - Montevideu (URU) - Colonia (URU) - Buenos Aires (ARG) - Bahia Blanca (ARG) - Puerto Madryn (ARG) - Bariloche (ARG) - Valdivia - Santiago (CHI) - Viña del Mar/Valparaiso (CHI) - Mendoza (ARG) - Cordoba (ARG) - Puerto Iguazu (ARG)/Foz do Iguaçu (PR)/Ciudad del Este (PAR) - São José do Rio Preto (SP)

 

Passamos por outras cidades, mas estas foram as que ficamos hospedados pelo menos 1 dia! (Com exceção de Montevideu/Colonia, q foram só nosso caminho até o Buquebus para BsAs.)

 

Teve alguns erros, típicos de um mochileiro de 1a viagem, afinal essa era nossa primeira viagem nesses moldes, mas não me arrependo de muita coisa não... É bem verdade que dirigir 1.100Km em um dia q cheguei a fazer pode não ser o "sonho" da maioria das pessoas... rsrs... mas eu adoooooro dirigir, curtir a viagem, ver as paisagens do caminho e preferi isso às viagens mais demoradas de ônibus e a limitação de horários impostos pelas companhias, enquanto de carro possuía mais liberdade para ir e vir entre cidades, e dentro das cidades, andava a pé ou de ônibus pra vivenciar mais cada território.. É só uma questão de gosto!!

 

Nessa viagem, foram 11.290 Km muito bem rodados, numa viagem inesquecível!!

Fomos eu e minha esposa, saímos dia 19-12-07 e voltamos 18-01-08, gastamos R$ 7.000,00 entre hospedagem, combustível, passeios, alimentação, presentes e souvenirs.

 

Vou alimentando esse relato nos próximos dias conforme tiver tempo, espero que gostem.

 

Um abraço a todos e boas viagens!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

boa noite,

 

gostei muito do seu roteiro, irei fazer uma vajem parecida partido de BH no mes de julho , gostaria de saber se tem como voce passar o seu roteiro mais detalhado? locais onde hospedou ? se necessitou de fazer reserva ? e lugares que voce indica...

 

Sei que sao muitas informaçoes e que dao muito trabalho mais serao muito importantes para minha viagem...

 

valeu demais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Amigo,

Boa Noite,

Estou na mesma, estou querendo fazer o mesmo percurso e de carro também com a diferença que terei que alugar um pois moro em Manaus -AM. hehe,

Bem longe. Gostaria de mais informações tipo, cidade que passou, preço e tudo mais, vou chegar em Porto Alegre dia 23/maio/2009.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Tiago, Danilo e Marcos! Desculpem a demora...espero que consiga mais tempo pra esse relato.

 

Infelizmente como a viagem foi há um ano e meio aproximaamente e não acho de jeito nenhum muitas das anotações que fiz na viagem (além de ter meu note formnatado, o q apagou muitas memórias tbém) não vou ter todas as informações... de qualquer forma perguntem, pois de alguma forma posso tentar ser útil.

Pra quem vai de carro a dica que nunca deve ser demais lembrar é: NÃO DEIXEM DE COMPRAR O SEGURO CARTA VERDE.

Quyando fui, paguei R$ 130,00 pra 30 dias, e o dólar tava 1,79 então como hj o dólar tá cerca de 2,20, o preço da carta pode ser um pouco maior.

O seguro demorou uns 5 dias pra me ser entregue então agilizem o documento, ok??

Outra lembrança pra quem vai de carro: SE O CARRO NÃO ESTIVER EM SEU NOME, PRECISA DA AUTORIZAÇÃO POR ESCRITO E COM FIRMA RECONHECIDA DO PROPRIETÁRIO DO VEÍCULO.

NO caso de o carro ser financiado, voc~e deve pedir uma carta da financiadora onde ela se demonstre ciente de que o automóvel em questão fará a viagem internacional, colocando os países por onde o carro transitará.

A mim não foi exigido mas outra lembrança importante: CARTEIRA DE MOTORISTA INTERNACIONAL.

Fui parado no Uruguai, na Argentina e no Chile e em nenhum local me solicitaram....mas já vi relatos de brasileiros que tiveram problemas nesse sentido.

Na época custava cerca de R$ 150,00 as demorava 30 dias pra fiucar pronto, por isso não fiz... não havia tempo hábil.

Além disto, compre um segundo triângulo pra seu carro, um kit de primeiros socorros e também um cambão...poderá ser solicitado. Não vale a pena correr o risco!

 

Saímos de Rio Preto-SP, na sexta feira dia 21/12/2007 com destino a Curitiba. Fomos pela BR 153 até Ourinhos, cruzamos para o Paraná e aí várias pistas menores até chegarmos a Curitiba.

Ao chegar lá, soubemos que a noite anterior tinha sido a última apresentação do coral infantil que canta às janelas do HSBC tradicionalmente na época do Natal... minha esposa queria muito ver, eu já tinha visto, mas tbém esperava ver... td bem, fica pra uma próxima trip!

 

1º e 2º DIAS - Curitiba

 

Tínhamos separado 2 dias para a lindíssima capital paranaense, mas resolvemos fazer tudo num dia só e aproveitar mais das Serras Gaúchas, nosso próximo destino.

Assim, no sábado pela manhã fomos à Opera de Arame, ao Jardim Botânico e a três parques lindíssimos e agradáveis.. Barigui, Tanguá e Tingui.

À noite conhecemos o restaurante Mandalosso e nos despedimos da cidade pra partir no dia seguinte bem cedo.

Hospedagem - Curitiba Eco Hostel (R$ 45,00/ dia o casal)

 

3º ao 6º DIA - Canela e Gramado

 

Como ganhamos um dia cortado de Curitiba, resolvemos ficar 4 dias nas Serras Gauchas.

O Natal Luz realmente deixa essas cidades "mara"!! Toda loja, restaurante, as ruas, são todas decoradas com motivos natalinos.

Na 2ª noite, fomos ao show musical, na verdade uma ópera, e de luzes no Lago Joaquina. Gostamos muito!!

Algumas coisas que gostamos bastante de lá e que são imperdíveis (Além da Ópera no lago):

-Alpen Park (Canela)- Tem um trenó sobre trilho muito bacana

-Café Colonial - em muuuuitos lugares são encontrados

-Sequência de Foundues- idem

-Aldeia do Papai Noel e Mini mundo

-Desfile pelas ruas de personagens fantasiados(aberto ao público)

Mas as caminhadas pela cidade são impagáveis... Até mesmo o acendimento das luzes da cidade conforme a noite chega se transforma num espetáculo!

Valeu bastante a pena irmos nessa época do ano, pois de fato a cidade fica maravilhosa!!

Chegou ao fim nossa estadia no Brasil e rumamos para o Uruguai através de POA, Rio Grande até Punta del Este.

Hospedagem nas Serras Gaúchas (Hostel Viajante (canela) - R$ 72,00/dia o casal)

 

7º e 8º DIAS - PUNTA DEL ESTE

 

Ao cruzarmos a fronteira, perdemos cerca de 2 horas em filas e pagamento de taxas, leve isso em consideração ao fazer seu roteiro!

Estava impossível conseguir vagas em Hostels ou Hotéis de baixo custo pela internet, por isso decidimos correr o risco e nos jogar nessa cidade lindérrima e uma vez lá, consguir hospedagem.

Fomos ao HI de Punta, ao Hostel La Barra e nada! Começamos a percorerr hotéis e pousadas, mas numa quinta feira 27/12 seria impossível!! É a época mais cheia do ano!(Pra quem deseja ir pra lá nessa época do ano, fica aqui a dica: RESERVE COM ANTECEDÊNCIA!!)

Ficamos sabendo de um hotel que tinha uma casinha no fundo, coisa simples e fomos checar.... chegando lá uma casa minúscula de 2 cômodos com telha de amianto e cheiro de mofo por US$ 100/dia... Deixamos pra lá, até que surgiu a ideia de irmos até Piriapolis, uma cidadezinha a 40 km de Punta.

Ao chegarmos lá fomos ao HI de Piriapolis, o preço era super baixo, algo como R$ 35,00 a diária pro casal...blz!! era isso!! (pelo menos achávamos)

Entramos e o quarto era bem simples e não tão limpinho... ao irmos tomar banho, só tinha água gelada e no meio do banho a água acabou... decidimos não correr o risco de termos outras surpresas desagradáveis e acabamos achando o único hotel da cidade...bem modesto, mas com preço legal (R$ 55,00/dia) e bem limpinho. Finalmente!!

Fizemos de Piriápolis só nosso dormitório e aproveitamos os 2 dias em Punta.

Nessa época do ano há uma baita invasão de argentinos na cidade.

Quase não se vê carros uruguaios, as placas são 90% da argentina, e alguns brasileiros tbém...e os veículos mais simples eram Pajeros,Dodges Ram e coisa q o valha.

Apesar da sofisticação nas ruas e nas lojas (Fendi, Louis Vitton, Ferrari,e muitas outras) os preços dos restaurantes não eram tão altos...

A cidade é muito aconchegante e é muito gostoso simplemente caminhar pela orla. Os restaurantes e bares colocam as mesas à calçada ao cair da tarde, dando um ar de "bistrôs" bem interessante..

Durante nossa estada teve um campeonato de tênis no Conrad Cassino. Assistimos pq sabe-se lá quando teríamos a oportunidade de ver novamente a um jogo desse nível por US$ 40,00 cada... Vimos David Nalbandian campeão em cima de Nicolas Lapenti e depois fomos saborear o INCRÍVEL e delicioso sorvete de DULCE DE LECHE da sorveteria FREDDO. Se vc for até lá, não deixe de experimentar!! É o melhor sorvete que já comi na vida!!

Alguns lugares legais: Cassino Conrad, Praias, escultura LA MANO (cartão postal mais conhecido da cidade). Ah!! Não pague o mico q paguei... lá não se usa sunga/calçaõ na praia, só bermuda... achei q tava abafando, mas na verdade tava sendo alvo de chacota das hermanas todas!!

No dia seguinte partiríamos para Colônia para pegar o Buquebus para BsAs e fomos descansar...

Compramos os tickets em Punta mesmo...detalhe, os turistas pagam passagens e o carro tbém!! não se esqueça desse detalhe pra evitar aborrecimentos.

Faça a travessia do Rio da Prata pelo Buque lento. Compensa muito! Fizemos o cruce durante o dia e a sensação é de um cruzeiro mesmo, com uma linda vista e com direito a Duty Free e lanchonete na embarcação.

Preços Buquebus: 530,00 pesos uruguaios por pessoa e mais 920,00 pesos uruguaios para o carro (bodega)

Todo o trâmite de imigração é feito dentro da área do Buque mesmo.. é importante chegar com uma antecedência de uma hora e meia pra evitar apuros...

 

598d9e4eedb68_DSCN1238640x480.JPG.4d677e8736b68960ff37967de8a8ffde.JPG

598d9e4ee894d_DSCN1144640x480.JPG.f603979c131bc0b6e4d2f609ada83599.JPG

598d9e4ef1c5f_TrenAlpenPark-CanelaRS(Small).JPG.1e467b787d895736d3df9eb2d3e4d266.JPG

598d9e4f01c4d_DSCN1271640x480.JPG.4fad1a0cfbf70fd01ff5d56c32759deb.JPG

598d9e4f05c44_DSCN1283640x480.JPG.793f52844ebe6b7e5d61a8bfa04e1d05.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

É gente, tirei um tempinho pra continuar o relato, já tinha feito até o 16º dia da viagem e ao tentar postar uma foto como anexo perdi TUDO!!

Vou ter q recomeçar, assim, o q já tava demorando, vai demorar ainda mais!! é uma pena... agora vou escrever no Bloco de Notas e depois copiar e colar pra não correr o risco.

 

Danilo, quanto a andar de carro em BsAs, é muitooo fácil!!

Nós jamais tínhamos ido, não tínhamos o menor senso de direção e só com informações de frentistas de posto e transeuntes chegamos a todos os locais q procurávamos sem maiores problemas.

Tem uma curiosidade: a cidade é cortada em duas pela Rua Corrientes que começa em Puerto Madero e se extede por 69 quarteirões então as pessoas se baseiam nela pra te passar o nº de quadras q vc gtem q andar a partir dela. Além disso o trânsito é cheio mas não caótico, agora os carros argentinos parecem "Pois És"... o Collor não teria paciência por muito tempo lá!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

9º DIA - MONTEVIDÉU/COLÔNIA/BSAS

 

Despedimos de Punta de manhã com um café da manhã e seguimos rumo a Montevidéu onde passaríamos uma noite. A estrada era boa e bem sinalizada, foi tudo ok. Tão logo chegamos, procuramos informações e percebemos que não existia lá grandes atrações para nós, q não somos muito fãs de museus, igrejas e afins.

Assim, seguimos até a praça que tem o monumento do General Artigas, tiramos umas fotos compramos uns souvenirs, fomos ao shopping almoçar e lá decidimos trocar a data do Buque pra aquela mesma noite.

Rumamos a tarde até Colônia, demos uma volta na cidade, e pegamos a embarcação que cruzaria o rio da Prata.

O passeio foi gostoso e tranquilo, as compras no free shop foram boas e a chegada em BsAs uma incógnita!! Não tínhamos reserva em hotel (em plenos 29/12), desembarcamos na hora do rush, não havíamos feito saque de pesos argentinos ainda e não tínhamos sequer um mapa para nos nortear...

Seguimos o fluxo e acabamos chegando a Av. de Mayo. Lá abastecemos o carro, tomamos informações com os funcionários do posto e descobrimos o caminho para o Hostel A MENESUNDA, onde ficamos hospedados por US$ 32 o casal. Quartos espaçosos, limpos e aconchegantes, banhiro com água quente abundante, porém coletivo.O café da manhã não era aquelas coisas, mas àquela altura nos caiu como um hotel 5 estrelas!!

 

 

10º ao 12º DIAS - BUENOS AIRES / Bahia Blanca

 

Ao despertarmos em nossa primeira manhã em BsAs, saímos para passeios pela cidade. Era uim domingo e tinha muita coisa fechada. Aproveitamos para ver lugares históricos e cartões postais como a CASA ROSADA, a FEIRA DE SAN TELMO, ZOO, HORTO, RECOLETA, e outros.

O mercado de pula de San Telmo é muito interessante. Os turistas todos estão por lá aos domingos pelamanhã e início de tarde.

São vendidas antiguidades, artesanatos e outros. Artistas de rua podem ser vistos a cada esquina, e pra quem curte materiais esportivos, tem outlets da Puma e Nike bem próximos...

Ah! Não nos esqueçamos do FREDDO q tbém pode ser encontrado lá e onde nos deliciamos mais uma vez com um dos sabores de sorvetes!!

Almoçamos no Mc Donalds q custava 15 pesos (combo 1), algo como 10 reais. Aí se vê como é bom ter uma moeda 30% mais forte! E tbém no combustível... a gasolina nos saía por 1,00 real o litro e rendia mais q a gasolina brasileria por ser mais concentrada, sem mistura de álcool!!

à tarde mais alguns passeios, paramos num pub na recoleta pra tomarmos algo e nos conectar com o Brasil.

À noite comemos num shopping q tinha até parque de diversões com roda gigante dentro e depois fomos descansar.

Na manhã seguinte, fomos logo cedo ao campo do Boca Juniors: LA BOMBONERA! Quem gosta de futebol não pode deixar de visitar o alçapão do time mais vitorioso da américa... Paga-se 20 pesos para visitar as dependências do estádio, fiz o tour e tirei foto ao lado da estátua do Maradona...

Saindo de lá, fomos ao CAMINITO.

Outro lugar muito gostoso e marcante.

Os restaurantes/bares estendem as mesas pela calçada, colocam caixas de som às portas e pares de dançarinos se arrocham no tango!!

Enquanto isso, vários artistas nos abordam oferecendo artes relacionadas ao tango e ao caminito...e depois fomos dar mais uma volta antes de voltar ao hotel para nos prepararmos para o reveillon de logo mais.

Fomos ao Puerto Madero tentar uma ceia num dos diversos ÓTIMOS e LUXUOSOS restaurantes... mas as reservas estavam esgotadas.

Ficamos então reunidos com mais centenas de pesoas em frente ao Obelisco onde achávamos que haveria uma queima de fogos... q nada!!

À meia-noite ficamos surpresas com a ÍNFIMA quantidade de rojões estourados... Os mais animados eram os brasileiros que estavam no local!!

Tomamos uma champagne e adentramos ao hotel para nosso último repouso em BsAs antes de partir rumo ao sul.

Na manhã do primeiro dia de 2008 acordamos cedo e pegamos estrada rumo a BAHIA BLANCA, nossa parada de apoio no caminho para Puerto Madryn.

A saída de BsAs foi fácil, a viagem tranquila e o q mais nos chamou a atenção foram as inúmeras retas pelas grandes planícies argentinas. Quase não há montanhas e curvas nas estradas q parecem um tapete. A vegetação que podíamos avistar eram "moitas" sem vida q davam um ar desrtico à paisagem. Muito diferentes dos outros trechos anteriores.

Ao chegarmos a Bahia Blanca paramos num hotel e depois demos uma volta rápida pela cidade, comemos e depois fomos repousar.

 

 

13º ao 16º DIA - PUERTO MADRYN (Peninsula Valdez)

 

Essa era uma cidade pela qual eu nutria muita expectativa. diferente de minha esposa, q é mais cosmopolita, eu amo a natureza e curto demais paisagens e animais.

Estar de perto de animais tão diferentes como os q encontraríamos ali me animavam demais!!

Puerto Madryn é uma cidade tranquila, mas sendo porta de entrada para a belíssima Peninsula Valdez é muito frequentada pelos turistas.

Lá chegando achamos uma pousada de um argentino q havia vivido 6 meses do Brasil e q adorava nós brasileiros. Aliás, perecebemos q as rinchas ficam mesmo no futebol!

Em todo canto da argentina, qdo dizíamos q eramos brasileiros, fomos sempre muito bem tratados e eles ficavam muito simpáticos conosco!!

Fomos à orla dar uma caminhada, e jantamos num restaurante q fica na praia, onde tbém usamos wifi pra contatarmos nossos familiares no Brasil.

Voltamos e dormimos.

No dia seguinte, amanheceu nublado, chuviscando, com um tempo q sabíamos não seria o ideal para o passeio na península, assim ficamos pela cidade, sossegados no hotel e fomos ao centrinho da cidade.

Não esperávamos encontrar mal tempo por lá, uma vez que o GUIA DO VIAJANTE INDEPENDENTE dizia que as chuvas por lá eram raríssimas, mas acabamos pegando um dia assim lá...

Td bem, foi só um dia.

Na manhã seguinte o tempo estava ótimo e fomos a peninsula.

Lá, são cerca de 200 km de estradas de rípio para visitar cada ponto onde pudemos avistar diferentes tipo de animais.

Naquela época do ano o número de animais não era tão alto, mas de qualquer forma deu pra ver muitos pinguins, lobos e leões marinhos em diferentes loberias e pinguineras... andando no rípio deve-se ter paciência. os trechos são demorados porque não é seguro desenvolver grande velocidade... primeiro porque no rípio o carro escorrega nas curvas, depois porque a todo momento vê-se diferentes animais cmo cachorros selvagens, Llamas e outros cruzando a pista...

Dois dias são o suficiente pra conhecer toda a península.

Outro detalhe q vale ressaltar é q nesse local nesta época do ano o sol se põe muito tarde.

Na noissa primeira noikte ficamos papeando no restaurante vendo o sol alto enquanto os pescadores fisgavam grandes peixes no emissário da cidade de P.Madryn e qdo nos demos conta eram 11 horas da "noite" e o sol começava a se pôr.

Na manhã seguinte rumaríamos para o Oeste, rumo a Bariloche.

 

[attachment=4]DSCN1334 [640x480].JPG[/attachment]

[attachment=3]DSCN1351 [640x480].JPG[/attachment]

[attachment=2]DSCN1359 [640x480].JPG[/attachment]

[attachment=1]DSCN1377 [640x480].JPG[/attachment]

[attachment=0]DSCN1459 [640x480].JPG[/attachment]

[attachment=6]DSCN1466 [640x480].JPG[/attachment]

[attachment=5]DSCN1512 [640x480].JPG[/attachment]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Janice, bom dia!

 

Existe sim um limite de compras. São US$ 500. Independente de q país veio.

No meu caso, a única vez q pediram pra eu abrir o carro para checarem a bagagem foi na fronteira entre Argentina e Chile.

Mas lá a preocupação era sanitária...

Na fronteira com o Brasil ninguém nos parou. Entramos em Foz do Iguaçu, por Puerto Iguazu... Os fiscais da aduana não nos deram nem bola...

Mas nem todos têm a mesma sorte...

 

Abraço.

 

Mais tarde voltarei pra trazer mais uma parte do relato dessa viagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...