Olá viajante!
Bora viajar?
América Central: Peito aberto, 30 dias e muita história pra contar! Férias em Honduras, Belize, Guatemala e um pedacinho do México.
- Respostas 24
- Visualizações 10.5k
- Criado
- Última resposta
Usuários Mais Ativos no Tópico
-
Cristiane Neres 15 posts
-
marcos.gyn 2 posts
-
Trota Nando O Ateu 1 post
-
cprotti 1 post
O INICIO DE TUDO
O meu fascínio por essa região começou quando passei férias na Colômbia em janeiro de 2013 e desde então só sosseguei depois que consegui conhecer pelo menos uma parte dela.
Claro, igual aos amigos que conheci aqui pelo mochileiros, queria “fazer” toda a América Central, porém, uma limitação chamada TEMPO a todo instante buzinava no meu ouvido feito aquele diabinho das caricaturas:
“Trinta, trinta, trinta, trinta, trinta...”
Sim, sou balzaquiana (um pouquinho mais que trinta), mas o trinta se refere aos dias disponíveis para a trip...Então, bora pros cortes...
OS CULPADOS
Comecei a pesquisar freneticamente sobre essa região, foi quando me deparei com os poucos, mas sensacionais relatos daqui. O Hindu, com seu humor impagável me apresentou uma América Central pulsante, cheia de aventuras e ainda me acompanhou nos perrengues de cotação de passagem. O Trota Nando, com uma dose de humor negro, me fez acreditar que até um ateu se curva diante do esplendor de uma civilização que vive em função de seus deuses . O Pedrada, com suas dicas certeiras me fez acreditar que sim, isso seria inesquecível. O Ener Vaneski me mostrou o quão longe podemos chegar com um ideal e uma mochila de 20 kg no lombo. O André França me introduziu nesse sonho, pois quando nos conhecemos na Colômbia, ele estava iniciando seu “rolezinho” pela América Central, que acompanhei via facebook me mordendo de inveja (branca, é claro)...
Também li artigos, reportagens, blogs, dos quais destaco o http://www.1000dias.com , do casal Ana e Rodrigo, Mochilão Trips da Carol Moreno, Walk and Talk, Diário de Viagem, Na rota dos Maias. Uma das mais ricas referências foi o livro “Nas Asas do Quetzal”, do gaúcho Eduardo Soares, um retrato lindo, humano, passional e cheio de emoção dessa região tão sofrida, mas de uma riqueza cultural esplendorosa!. Recomendo a leitura, mesmo que você não tenha intenção de conhecer a região (não tô ganhando nada pra divulgar, mas vamos combinar, o que é bom, merece o jabá
)
Li também uma versão resumida do Popol Vuh, uma compilação da mitologia Quiché da criação do mundo, do homem. Também li o Hombres de Maíz, do Asturias, mas faltou ler material da Rigoberta Menchú.
Encomendei o livro do Airton Ortiz, “Em busca do mundo maya”, pena que não chegou em tempo, apesar de achar ele um tantinho metido, foi uma das melhores fontes de informações sobre essas bandas e as fontes históricas nota 10! (humhum, jabá outra vez!). Vale a pena a leitura!
Enfim, preciosas referências que me ajudaram no planejamento da viagem mais incrível que fiz!!! Meus sinceros agradecimentos e de certa forma, vocês estavam lá e ajudaram a tornar essa viagem inesquecível! Devo uma cerveja pra cada um!
Lindas paisagens, vulcões, ruínas, florestas, montanhas, praias, céu estrelado, barulho de ondas, energia positiva, natureza pulsante... De carro, a pé, de ferry, de lancha, de carona, de ônibus top, outros nem tanto... Sim, esse é o retrato do paraíso e atende pelo nome de América Central! Então, senta que lá vem história!!!

PLANEJAMENTO, CORTES, ESCOLHAS, CHOROS E CHORUMELAS
Fiz um planejamento que incluía somente Honduras (Tegucigalpa, La Ceiba, Utila, Copan), Belize (Belize City, Caye Calker) e Guatemala (Flores, Tikal, Lanquín, Semuc Champey, Antígua, Chichicastenango, San Pedro, San Marco), somente esses três países, porque queria aproveitar ao máximo.
Claro, era só um planejamento e sujeito a alterações, pois se gostasse mais de uma cidade, poderia ficar alguns dias mais. E assim sendo, acabou que fui parar no México também (Chetumal, Bacalar, Playa del Carmem, Tulum).
A região é fascinante, os preços das passagens nem tanto... Fiz inúmeras simulações e sempre batendo a casa das 3.000 pilas! Em outubro acabei comprando os bilhetes, minha intenção era chegar e sair pela Guatemala, porém, estava mais “barato” fazer isso por Honduras.
Então, na madrugada do dia 03 de janeiro, embarquei rumo a Manaus, de onde sairia meu voo até Tegucigalpa.
Dia 03/01- MANAUS
Embarquei para Manauxx pela Azul/Trip, só não atentei para uma coisa... Uma conexão em Porto Velho (RO) de quase 4 horas. Muito escroto isso, eu caindo de sono, quebrada porque não dormi nada e tendo que esperar no aeroporto, sentada nessas cadeiras maravilhosas de tão confortáveis, é osso!
E quando chego a Manaus (às 13:00), a minha bagagem não chegou! 
A moça da companhia me informou que a aeronave estava com muito peso, então tiveram que despachar alguns volumes no voo da Gol que chegaria as 14:00, se eu quisesse esperar ok, se não, deixariam no endereço que eu estivesse. Poxa, mas justo a minha malinha de 10 kg, tem gente que leva a casa nas malas e justo eu fui a sorteada?
Pois bem, encontrei o André França, que gentilmente me recebeu e permitiu que eu passasse o dia em sua casa. Eu morta de cansaço, mas com receio de dormir e o pessoal ir lá deixar a bagagem e eu não escutar quando chamassem. Resumo: entregaram a bagagem somente às 18:00 horas.
Por coincidência, o Ener Vaneski estava em Manaus com a namorada, marcamos em um restaurante de comida típica chamado Waku Sese. Nos encontramos, trocamos ideias e energias positivas, acompanhados de um bom tacacá (comida nortista, só os fortes conhecem)! É isso aí, a mochila nos uniu! (ou melhor, o mochileiros.com nos uniu).
:'>
Depois o André me deixou no aeroporto e fui comprar dólares (muito caro por sinal), comprei a R$ 2,55 reais... Viajei probrecita, pobrecita...
Cambiei meus dólares e fiquei esperando bem ansiosa a hora de saída, mas estava tão feliz, tão realizada e fiquei pensando na vida, tomando sorvete, até que a hora tão esperada chegou!
Editado por Visitante