Ir para conteúdo

De Porto Seguro até Prado... a pé!


Posts Recomendados

  • 1 ano depois...
  • Respostas 24
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá Jorge,

 

EStou lendo suas dicas para a caminhada de Porto Seguro a Prado, pois estou indo para lá.

Mas não sei se é o meu computador, ou esta mesmo faltando o trecho final, o que peguei acaba abruptamente logo depois do Rio Cahy.

 

Se você tiver o relato completo e puder me enviar por e-mail, agradeceria.

 

Uma outra pergunta, aquele primeiro Rio que pegou uma carona a R$1,00, caso aquele barco não tivesse surgido como faria para atravessar.

 

Outra dúvida, ouvi muito falar de assalto, acha que a situação esta perigosa por aqueles lados, estou indo sozinho.

 

Grato,

Anselmo

 

PS. meu e-mail é: anselmoneves@hotmail.com

Link para o comentário
  • 6 anos depois...
  • Membros

O relato é de 2002...me parece que a coisa mudou de figura por lá - anda rolando assaltos, algo assim...alguém foi pra lá estes tempos pra poder dizer alguma coisa? em 10 anos MUITA coisa muda. Eu vi esse relato inicialmente numa revista ECO da antiga Terra, uma edição especial só com trilhas e tal...infelizmente esta foi a última edição e depois nunca mais. Acredito que não seja mais TAO seguro fazer sozinho e acampar na praia como a trilha sugere..uma pena

Link para o comentário
  • Membros
O relato é de 2002...me parece que a coisa mudou de figura por lá - anda rolando assaltos, algo assim...alguém foi pra lá estes tempos pra poder dizer alguma coisa? em 10 anos MUITA coisa muda. Eu vi esse relato inicialmente numa revista ECO da antiga Terra, uma edição especial só com trilhas e tal...infelizmente esta foi a última edição e depois nunca mais. Acredito que não seja mais TAO seguro fazer sozinho e acampar na praia como a trilha sugere..uma pena

 

Alex, não sei se leu meu comentário logo acima, em 2006/2007 essa preocupação e boatos de assaltos já existia, em 2007 eu fui sozinho com um certo receio, mas não vi perigo nenhum, na realidade não encontrei praticamente ninguem. Se afastando um pouco das cidades as praias ficam desertas, então se decidir acampar, sugiro ou procurar um camping, ou acampar longe da cidade, onde a possibilidade de alguem te ver acampando é menor.

Link para o comentário
  • Membros

 

Alex, não sei se leu meu comentário logo acima, em 2006/2007 essa preocupação e boatos de assaltos já existia, em 2007 eu fui sozinho com um certo receio, mas não vi perigo nenhum, na realidade não encontrei praticamente ninguem. Se afastando um pouco das cidades as praias ficam desertas, então se decidir acampar, sugiro ou procurar um camping, ou acampar longe da cidade, onde a possibilidade de alguem te ver acampando é menor.

 

Oi Anselmo, acabei pulando seu relato, me desculpe! ::dãã2::ãã2::'>

Eu gosto de camping selvagem, mas às vezes um camping é até melhor por ter pelo menos um chuveiro já que andar na praia deixa a coisa meio "melada"..rs....eu sempre tive vontade de fazer essa travessia por ser toda pela praia e ter belas paisagens....obrigado pela informação!

Link para o comentário
  • Membros

Oi Anselmo, acabei pulando seu relato, me desculpe! ::dãã2::ãã2::'>

Eu gosto de camping selvagem, mas às vezes um camping é até melhor por ter pelo menos um chuveiro já que andar na praia deixa a coisa meio "melada"..rs....eu sempre tive vontade de fazer essa travessia por ser toda pela praia e ter belas paisagens....obrigado pela informação!

 

Alex,

Essa opção de camping é a melhor mesmo, pois é quase certo que ao fim de cada dia de caminhada vc esteja em alguma cidadezinha ou vila, então achar camping não é problema. Eu fiz uma opção mais radical e resolvi levar uma rede, pensando em dormir nos coqueirais, mas no final acabei dormindo mesmo em pequenas pousadas, exatamente por terminar o dia nas cidades, mas não era carnaval nem alta temporada então as pousadas estavam vazias e baratas. A rede só usei uma noite, e me dei mal, foi a única noite que choveu, eu até levei um plástico para uma situação dessas, mas por falta de experiência a coisa não deu muito certo e passei praticamente a noite toda acordado tentando não me molhar.

De resto a preocupação maior é a travessia dos rios, sugiro pesquisar antes o horário das marés e adequar seu ritmo a maré, eu tinha anotado o horário das marés e consegui atravessar todos os rios a pé, sem usar barco, mas existe o risco de se molhar todo, tive muito cuidado de procurar um ponto de travessia primeiro sem a mochila.

Outro ponto a ser considerado mas que ninguem comenta é o vento, eu escolhi fazer Porto Seguro - Prado e dei sorte, pois peguei vento a favor, ou seja vento vindo pelas costas o tempo todo, caminhar contra o vento teria sido muito chato, ainda mais jogando areia. Mas foi por pura sorte mesmo, eu nem tinha me tocado desse detalhe, só percebi quando já estava caminhando, é provável que a direção do vento mude dependendo da epoca do ano.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Como autor do relato (datado mesmo de 2002) creio q sou a pessoa mais apropriada a versar sobre a questao mencionada. Desde aquela epoca ja havia rumores de assalto na praia, mas SEMPRE foram referentes as agencias de ecoturismo q levavam seus clientes abonados nessas bandas, cujos integrantes davam com dentes na net alertando qq meliante de qq eventual percurso de antemao. dai os caras ja tinham td de mao beijada, pois assaltavam td mundo e levavam td numa picape encostada na praia. Mas viajantes solitarios pelo q sei nunca soube de nada, afinal, ninguem vai se dar td esse trampo pra assaltar apenas uma pessoa. de qq maneira sempre tomei as devidas precaucoes de nao dar nunca na cara de bobeira, isto e, ter as mesmos cuidados q se tem na cidade gde (onde tenho mais medo mesmo de andar) e nem por isso deixei de me embrenhar nos anos sgtes pelo resto do litoral tupiniquim, em agradaveis travessias pela Costa dos Coqueiros, Costa ds Corais, Costa Dourada, Costa do Sol Nascente, Jeri-Camocim e Costa do Sal... ente outras menos conhecidas. De q forma, assalto sera um risco em qq lugar, infelizmente, neste pais. Inclusive em ambientes selvagens, onde ja tive minha cota de assalto. Basta apenas se calçar devidamente. Ou nao sair nunca de casa.

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Jorge,

 

Peço desculpas por ter postado no seu relato a minha experiência, em resposta ao questionamento do Alex.

Não imaginei que seria inapropriado.

 

Desculpas,

Anselmo

 

PS. Alex estou a disposição no meu e-mail, caso você considere apropriado.

 

 

magina, véio...nao tem pq se desculpar..teparece!

apenas complementei o teu parecer..afinal, experiencias mais recentes tornam a info mais confiavel..

relax, mano

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...