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Relato de viagem - Eurotrip FRANÇA e ITÁLIA - Out/2013


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[t1]Relato de Viagem à Europa (França, Itália e um pulinho em Lisboa/Portugal) - 24 dias - Outubro/2013[/t1]

 

Demorou um pouquinho, mas saiu. Espero que ainda seja útil aos mochileiros que estão planejando viagem para França ou Itália. Portugal (Lisboa) também consta, mas foi só um pulinho.

 

Lugares visitados:

FRANÇA: Saint Malo, Saint Michel, Paris, Vale do Loire e Versalhes.

ITÁLIA: Veneza, Florença, Pisa (Toscana), Nápoles (Pompeia e Costa Amalfitana), Vaticano e Roma.

PORTUGAL: Lisboa

 

Algumas observações:

- Os gastos são por pessoa, considerando que algumas coisas são divididas por dois como hospedagem, comida, etc.

- A maioria das coisas foi reservada ou comprada com antecedência porque a economia seria bem maior, mesmo assim considerei o gasto no dia específico que ele foi "utilizado".

- Concentrei dicas gerais e direcionadas, assim como algumas impressões no final do relato para ficar mais fácil a localização.

 

Segue também um vídeo com uma seleção de fotos da viagem:

 

[t3]06/10/2913 e 07/10/2013 (Florianópolis-Paris-SaintMalo)[/t3]

Dias bem cansativos. Foram quatro aviões (Florianópolis-RJ-Porto-Paris) + ônibus para gare Montparnasse + trem para Saint Malo.

Saímos de floripa no dia 6 às 11:41 e chegamos em Saint Malo, nosso destino final, no dia 7 às 22h. ::mmm:::mmm:::mmm:::essa::::essa::

Pegamos um ônibus do aeroporto Orly, em Paris, para gare Montparnasse. Tem uma linha da Les Cars que sai do portão D da ala oeste, linha 1, que para na frente de Montparnasse. Foram € 12,00 por pessoa. Demorou uns 15 a 20 minutos para chegar à Montparnasse, no ônibus há áudio em inglês e francês para avisar quais serão as próximas paradas.

Chegando a Montparnasse optamos por ficar por ali mesmo aguardando o trem que sairia para Saint Malo às 18:41. Os trens, assim como os ônibus, barcos, etc, realmente saem no horário. A Gare Montparnasse é imensa, tem vários andares de onde saem trens para quase toda a França, metrôs e ônibus para vários pontos de Paris. Pelo menos quatro linhas de metrô passam por ela. Lá dentro existem várias opções de lanchonetes, especialmente as baguetes que são um lanche tradicionalíssimo dos franceses, em especial os parisienses e, além de serem saborosas, também são uma das opções mais baratas de alimentação. ::otemo::

O trem que nos levou à Saint Malo chegou por volta das 20h, em uma noite fria. Pegamos um táxi até o hotel e o taxista, apesar de não falar quase nada em inglês, foi muito simpático.

Saint Malo é uma cidade relativamente pequena e, com exceção dos restaurantes dentro das muralhas, tudo fecha muito cedo. Quando chegamos, próximo às 20h, os locais próximos ao nosso hotel já estavam fechando, então tivemos que nos contentar com um sanduíche de frango mesmo.

Optamos por ficar em um Ibis Budget pelo preço, mas ficava relativamente afastado da cidade histórica, onde se concentram a maior parte dos restaurantes, bares, etc.

 

Gasto total do dia por pessoa: € 88,87.

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[t3]08/10/2013 (FRANÇA : Saint Malo)[/t3]

O Jet Lag nos pegou de jeito neste dia. Acordamos já no limite para pegar o café da manhã. Tomamos café e depois voltamos a dormir.

Acordamos já no início da tarde e fomos explorar a cidade murada (parte histórica).

A dica aqui é deixar pelo menos estes primeiros dias mais leves, pois o descompasso com o relógio nos deixa mais cansados mesmo. ::dãã2::ãã2::'>

A cidade murada fica uns 15 a 20 minutos a pé do Ibis que nos hospedamos. Saint Malo é bem agradável.

Passeamos pelas proximidades do porto, fomos até a catedral e ilhas que ficam logo em frente à praia. Só é necessário tomar cuidado com a maré, pois sobe rápidamente e você corre o risco de ficar preso ou ter que dar um bom mergulho para voltar à praia.

O bom dessa cidade é só curti-la mesmo, caminhando. Meio dia é suficiente para conhecer quase tudo, mas com o dia livre você consegue apreciar melhor e ver tudo com mais calma. Eu prefiro! ::otemo::

Um passeio pela parte de cima das muralhas é uma boa pedida ::cool:::'> , assim como uma ida ao museu que tem uma torre de onde se avista boa parte da cidade.

Em Saint Malo a vida corre bem tranquila e os locais fecham bem cedo, em torno das 19h (pelo menos na época que fomos). Alguns ficam até umas 21:30/22h abertos, mas são exceção. Próximo ao hotel achamos um único supermercado, mas estava fechado por uns dias para balanço.

Em frente ao terminal de trens/ônibus, achamos uma sanduicheria bem boa. Pagamos por dois sanduíches, fritas e refri - € 10,95.

 

Gasto total do dia por pessoa (almoço, entrada museu, lanche noite, água, hotel): € 56,28.

 

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[t3]09/10/2013 (FRANÇA: Saint Malo - Saint Michel)[/t3]

Como havíamos planejado ir à Saint Michel de carro para visitar também uma das praias do “Dia D”, fomos à busca de uma locadora. O plano B seria ir somente à Saint Michel de ônibus ou trem, já que ficou muito em cima o aluguel do carro.

No terminal existem duas locadoras de carros, pela europcar seriam € 85,00 a diária, mas eles não tinham para o dia, então foi o plano B mesmo. Compramos um bilhete conjugado de trem até Dole Di Bretagne que saía às 09:30 e ônibus até Saint Michel a € 22,80 cada, pois o ônibus que vai direito de Saint Malo para Saint Michel já havia partido (sai às 09:20). Ambos saem do terminal.

Com este bilhete conjugado chegamos por volta das 11:10 em Saint Michel. Lá (no centro de informações turísticas), você deve pegar um ônibus menor (que sai de lá com frequência e é gratuito) para o Mont Saint Michel. Mesmo se você for de carro, precisa deixá-lo do centro de informações turísticas, pois não estão deixando estacionar próximo ao monte, há obras de ampliação da estrada que liga o monte ao continente.

No monte pode-se visitar quatro museus e a abadia. Para os museus você pode comprar uma entrada por museu ao custo de € 9,00 ou uma entrada para os quatro por € 18,00. Para a abadia o bilhete é único e custa € 9,00. Não sei dizer se vale a pena o preço que se paga para visitar os museus, eu particularmente acho que não valeu, mas é um gosto pessoal. No entanto, se é sua intenção conhecê-los, compre o bilhete único para os quatro museus que compensa mais.

Há quem goste de se hospedar lá para ver o pôr do sol, pois dizem que é bem bonito (eu não vi), mas se o orçamento está curto (hospedagem por lá não costuma ser barata), vale somente aproveitar o dia, pois dá tranquilamente para ver tudo.

Voltando à Saint Malo, fechamos o dia com experimentações das iguarias da cidade: Moules ao creme (uma espécie de marisco da pedra - menorzinho - cozido em um molho bem temperado) e outros frutos do mar como ostras, lagostim, caramujo, camarões ... uns cozidos, outros nem tanto! ::lol4:: Valeu a experiência claro, mas já servia para incrementar a lista dos “ok, experimentei, agora chega!”. ::hãã2::o jantar foi meio salgadinho, € 66,00.

 

Gasto total do dia por pessoa (ida Saint Michel, entradas museus e abadia, almoço, jantar e hotel): € 118,20.

 

::otemo:: Um relato bem legal que li sobre Saint Malo e Saint Michel, onde conta um pouco da história é o do Arnóbio Neto: http://meusplanosdeviagem.wordpress.com/2012/10/19/saint-malo-et-mont-saint-michel/

 

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[t3]10/10/2013 (FRANÇA: Saint Malo-Paris)[/t3]

Neste dia voltaríamos à Paris, mas o trem sairia somente às 11:40, então acordamos mais tarde um, tomamos café com calma, arrumamos as mochilas e fomos à pé para a estação. O trajeto de Saint Malo à Paris (Gare Montparnasse) durou cerca de 3hs.

Ao chegar à estação compramos umas baguettes para nosso almoço e fomos em direção à estação de metrô de Montrouge, pois nossa anfitriã estava a nossa espera.

O apartamento que ficamos em Paris é bem legal, um pouco afastado do centro, mas a algumas quadras de uma estação de metrô (15min para chegar ao centro) e o bairro é super charmoso. Eu recomendo ::otemo::::otemo:: , pois o preço estava bem acessível comparado aos hotéis e hostels, e com o metrô pertinho fica tudo muito fácil. O apart da Kathleen (https://www.airbnb.com.br/rooms/637841) tem micro-ondas, fogão, máquina de lavar, internet e um gatinho fofo ::hãã2:: para cuidar, o Doofy. O bairro também é fofo, com tudo que você vai precisar pertinho: supermercado, lanchonetes, restaurantes, lavanderia, açougue, verdureiro, padaria, etc.

Depois de comer e descansar um pouco, fomos reconhecer a região e abastecer a geladeria, mais tarde uma visitinha ao centro (torre Eiffel), afinal de contas, era nosso primeiro dia em PARIS!!! :wink:

 

Gasto total do dia por pessoa (ida à Paris, almoço, compras no super e bilhetes de metrô): € 87,37.

 

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[t3]11/10/2013 (FRANÇA: Paris-Tours-Vale do Loire)[/t3]

Acordamos cedinho, pois tínhamos que pegar um trem para Tours às 06:41. Infelizmente calculamos mal o tempo de chegada e perdemos o trem por uns cinco minutinhos. ::putz::::putz:: Eu já disse que na França os serviços funcionam pontualmente? E quando digo pontualmente é pontualmente mesmo!!!! :-)::hãã2::

Bom, arcamos com este prejuízo e compramos os tickets novamente (€ 90,00 direto com saída às 7:16 – a passagem antecipada nos custou € 31,30). O horário deve ser cedo para quem sai de Paris, pois as excursões para o Vale do Loire saem de lá por volta das 9h e o trajeto até Tours demora cerca de 1h10.

Em Tours existe um único posto de turismo que representa as agências. É só seguir pelas ruas que ficam à direita de quem olha para o terminal de ônibus em frente à estação. Daí você atravessa as duas avenidas que tem em frente ao terminal de ônibus. O posto de turismo está logo do outro lado em uma esquina e é bem grande. Mesmo que o posto esteja fechado no momento (foi o nosso caso), é só esperar pois as vans de turismo saem dali para os passeios.

Uma dica é ir mais ou menos com a lista dos castelos que você deseja visitar, pois eles procuram sempre te atender. Se não der com a pessoa que você conversou, ela contacta outra e assim vai. Achei o pessoal de lá muito prestativo. Agendamos os passeios com a agência Touraine Evasion (http://www.tourevasion.com)

Fizemos um passeio pela manhã com uma agência e à tarde com outra. Existem os passeios que duram o dia inteiro, mas o roteiro não nos agradou.

Pela manhã visitamos os castelos: Azay Le Rideau e Villandry (€ 20,00 por pessoa, sem as entradas dos castelos) e a tarde o Chenonceau (o mais bonito na minha opinião), Amboise e Clos Luce (€ 28,00 por pessoa, novamente sem as entradas dos castelos). A entrada de cada castelo varia em uma média de € 8,00. O mais caro foi o Chenonceau (€8,50).

No tour da manhã fomos com um grupo, mas a tarde fomos somente nós dois com um guia. Os guias desses grupos só acompanham até os castelos. Se você quiser um guia para explicar a história e acompanhar no passeio ao castelo, pode alugar os áudio guias ou contratar um passeio guiado.

Voltamos bem tarde de Tours, como não queríamos correr o risco de perder o trem, compramos o retorno à Paris para 20:30.

Na região existem muitos, mas muitos castelos para visitar. Se a sua ideia é fazer isso com calma e curtindo, minha sugestão é se hospedar pelo menos um dia em Tours ou outra cidade próxima (na região) e alugar um carro para ir aos castelos que bem entender e ficar o tempo que bem entender. A região é muito bonita e vale a pena explorá-la com calma. ::cool:::'>

 

Gasto total do dia por pessoa (ida a Tours antecipada e na hora, hospedagem, entradas, passeio, refeições e tickets de metrô): € 198,65 (ficou caro pelos tickets de trem a mais).

 

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[t3]12/10/2013 (FRANÇA: Paris)[/t3]

Resolvemos já no planejamento, após fazer algumas contas, que valia comprar o Paris Pass para quatro dias. Mesmo ele sendo bem carinho (€ 151,00 na época), ele inclui várias atrações e museus (inclusive o Louvre) e dá direito ao transporte público e entradas diferenciadas (sem muitas filas, uma vez que você não precisa pagar entrada). Como andaríamos muito de metrô, pelo menos a ida e volta do apê todos os dias e a parte do tempo em filas de bilheteria ia contar muito, optamos por ele. Mais informações em http://www.parispass.com.

Pela manhã fomos buscar nosso Paris Pass e depois fomos para Saint-Chapelle (incluso). A Concierge estaria fechada até novembro para reformas, então não conseguimos entrar.

Depois de Saint-Chapelle fomos a pé (haaa...como é bom caminhar em Paris ::otemo:: ) margeando o Sena até a Notre Dame, um dos únicos locais em que, mesmo com o Paris Pass, você deve sim enfrentar a fila para subir na torre. Para ter uma ideia, esperamos 1h30 para conseguir entrar, mas vale cada minuto, pois a vista é indescritível!!! Algo a se avisar é que a subida à torre é feita apenas subindo zilhões de degraus, então não é nada indicado para cardíacos.

Depois de sair com as pernas quase bambas da torre, foi a vez de entrar na fila para entrar na catedral (essa entrada é gratuita e a fila costuma ser grande também, mas bem mais rápida que a da torre).

O nosso almoço foi em um restaurante nas proximidades da catedral pois estávamos verdes de fome e depois, claro, um sorvetinho na Berthillon, na Rue Saint Louis em Île Saint Louis, vizinha da Île de La Cité. O sorvete era realmente muito bom, mas não sei se vale a pena enfrentar aquela fila de turistas (sim, fila imensa para tomar sorvete!). Uma grata surpresa foi achar uma linda igreja bem camuflada nessa mesma rua da sorveteria, onde cantavam meninos de um coral. Lindo!

O resto do dia foi batendo perna mesmo: fomos ao Trocadero, Arco do Triunfo e Champs Elysee.

 

Gasto total do dia por pessoa (Paris Pass, hospedagem, metrô de ida, alimentação) = € 195,88 – ficou caro pelo Paris Pass.

 

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[t3]13/10/2013 (FRANÇA: Paris-Versalhes)[/t3]

Este dia foi dedicado à Versalhes. Normalmente se vai à Versalhes de Paris pelo RER C na direção Versailles - Rive Gauche, mas esta linha não estava funcionando neste dia, pois estava em obras, então tivemos que ir de trem. Saindo da Gare Montparnasse (N – verde) até a estação Versailles - Chantiers e de lá a pé. Ao contrário do RER, o trem não está incluso no Paris Pass, então tivemos que desembolsar € 6,70 cada (ida e volta).

Quase todos os relatos que li diziam para chegar cedo para não pegar fila, mas não foi o que observei. Muitas excursões chegam cedo (vários ônibus lotados) e já com seus ingressos em punho, o que não reduz a fila de entrada. Então, mesmo com o Paris Pass (que inclui entrada no palácio), precisamos enfrentar uma boa fila para entrar. Minha dica é reservar um dia inteiro para conhecer, mas chegar mais tarde, umas 10 ou 11h para evitar estas excursões.

Outra pergunta constante que vi o pessoal fazendo é sobre levar comida e bebida. No palácio não te deixam entrar de mochila (elas ficam em um guarda-volumes), mas quando sair, pode pegar a mochila e ir para os jardins. Levamos sanduíches e vinho para fazer um piquenique nos jardins. Aprovadíssimo!!!! :-)::otemo::::otemo::

Como os jardins não estão inclusos no Paris Pass, tivemos que pagar para entrar e compramos também o bilhete para os trenzinhos que vão até os demais pontos. E aí vão mais duas dicas. O jardim é gigantesco e nem todo ele é cercado. Claro, a parte mais bem cuidada e bonita está na parte cercada, mas achei meio caro pagar € 8,50 para entrar naquela parte. Você pode ir caminhando ou com o trenzinho por fora (circundando) e chegar na parte dos jardins que não é cercada. É nessa parte que estão os restaurantes e lanchonetes, se você quiser comer por lá, mas já vou avisando que é caro!

Outra dica é não comprar o bilhete cheio do trenzinho. Claro, para quem não está nem um pouco afim de caminhar ... vale, mas dá para ir à pé tranquilamente até os demais chateaux, inclusive a vila de Maria Antonieta e pagar apenas o retorno do trem, pois você já deve estar bem cansado nesta altura. Pagamos pelo bilhete cheio (quantas idas e vindas quiséssemos) € 6,90. Apenas um bilhete (uma subida no trenzinho – existem várias paradas e você desce onde quiser) saía por € 3,70. Nós acabamos pegando o trenzinho apenas duas vezes.

Retornamos à Paris no meio da tarde e fomos novamente ao Arco do Triunfo, pois não conseguimos subir no dia anterior. Essa foi mais uma ocasião que o Paris Pass compensou, pois chegando lá tinha uma fila enorme para entrar, mas eles controlam a venda dos ingressos com a quantidade de pessoas que já estão lá dentro (o número é limitado), mas com o Museum Pass (que vem com o Paris Pass) em mãos, você entra na hora. Nem pegamos fila.

Depois do Arco fomos caminhando por uma rua paralela a Champs Elysee até as Galerias Lafayte, mas chegando lá, as lojas estavam fechadas. No domingo fecha cedo aparentemente.

 

Gasto total do dia por pessoa (sanduíches almoço, passagens Versalhes, entrada jardins, trenzinho, hospedagem) = € 45,10.

 

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[t3]14/10/2013 (FRANÇA: Paris)[/t3]

Este dia foi dedicado ao Louvre, ficamos algumas horas por lá. A dica do Louvre é FOCO! Caminhar pelos corredores e apreciar é gostoso, mas o tempo passa rápido e é provável que você não consiga ver nem metade das coisas que realmente quer ver, o que provavelmente também vai acontecer mesmo com um certo planejamento, porque, meu amigo, o lugar é grande ... imenso!!! ::dãã2::ãã2::'> Eu gosto muito de arte egípcia, então, depois da Monalisa e uma passadinha na ala grega, fomos direto para a ala egípcia, que ocupa mais de um andar. O resultado: ala egípcia, ala egípcia, ala egípcia ... nem terminamos. Fomos ver outras obras carimbadinhas e lá se foram quase 4 horas de museu. Outra questão é, por mais que você goste de museus, o que é relativamente o meu caso, a gente cansa mesmo, então não vá esperando ficar 8 horas por lá, pois isso dificilmente acontecerá. Outra dica aqui é novamente o Museum Pass (incluso no Paris Pass) ::cool:::'> . A fila no Louvre estava imensa, mas como já tínhamos, digamos assim, o ingresso, entramos bem rapidinho.

Saímos do Louvre já tarde e procuramos um restaurante pelas redondezas que tivesse escargot, pois ainda não havíamos provado. Achamos um na lateral do museu onde existem vários, misturados com lojinhas e ambulantes.

Depois do Louvre resolvemos gastar um pouquinho os benefícios do Paris Pass e pegamos o tour de ônibus, parando nas galerias lafayette, que finalmente estavam abertas. Quanto às galerias, não achei aquilo tudo. Claro, é um luxo só, mas não achei que perfumes e bolsas estivessem com o preço mais em conta que um free shop, por exemplo, e, para os padrões mochileiros, é tudo muito caro.

Finalmente, depois de um dia bem intenso de caminhadas, voltamos ao apê, mas antes passamos na Picard para comprar uma comidinha para fazer à noite. Aliás, é outra dica ótima, a Picard é uma loja de congelados bem famosinha em Paris, onde os locais compram muito, pois os produtos são práticos, gostosos e baratos. Uma lasanha grande de bolonhesa saiu € 3,50 e existem produtos para tudo que é gosto. Para os que decidirem alugar um apê ou ficar em um albergue é uma mão na roda. Mais informações em: http://www.picard.fr/ e http://www.conexaoparis.com.br/2012/12/19/dica-supercongelada/

 

Gastos do dia (Almoço, hospedagem, supermercado e Picard): € 70,75.

 

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[t3]15/10/2013 (FRANÇA: Paris)[/t3]

Neste dia iríamos para Veneza em um trem noturno, então a primeira tarefa ao deixar o apê foi levar as mochilas para um locker na Gare de Lyon, de onde sairia nosso trem. Depois os planos eram ir até Montmartre visitar a catedral e o café de Amelie Poulain, mas o metrô teve problemas técnicos e a linha ficaria parada por um tempo :( , resolvemos então mudar os planos, já que tempo não era exatamente o que tínhamos em abundância.

O plano B foi visitar o Museu des Invalides e o túmulo de Napoleão. Passeamos mais um pouco, almoçamos e o dia foi gasto basicamente nisto, já era hora de voltar a Gare de Lyon e esperar o trem que partiria com destino à Veneza às 20h. Este trem era leito (com aquelas cabines com caminhas tipo beliche) e também compramos com antecedência, então conseguimos um preço muito bom. ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Gastos do dia (almoço, locker, lanche para noite e o trem para Veneza) = € 112,74.

 

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[t3]16/10/2013 (ITÁLIA: Veneza)[/t3]

Bom, esta é a parte em que temos certeza que chegamos à Itália e como eles são parecidos conosco. Nosso trem chegou com 1h30 de atraso, às 11h, e, depois de deixar as mochilas no locker da estação, fomos atendidos por um garçom muito engraçadinho que foi até um pouco grosseiro em um café na estação. Ao contrário da maioria das oficinas de turismo na França, que funcionam, esta, embora no horário que deveria estar aberta, estava fechada. Sem contar que, mesmo na oficina não fornecem nenhum tipo de mapa gratuito, você deve comprar. Pagamos € 3,50 pelo mapa numa banca de revistas logo na saída do terminal.

Mas não me levem a mal, gostei muito da Itália como um todo e quero voltar lá com certeza, mas a disparidade foi tanta que me surpreendeu muito. :shock:

Achei Veneza muito bonita com aquelas vielas e barquinhos. Para uma primeira visita vale, mas sinceramente não foi aquilo tudo. Na cidade é tudo muito caro e ela sinceramente não tem estrutura para a quantidade de turistas que circulam por lá. Novamente, igualzinho ao Brasil. ::hãã2::

O labirinto em formas de vielas tem seu charme, mas então vá sem pressa, passeando mesmo, pois a probabilidade de se perder é grande. Nós passamos umas três vezes pelo mesmo lugar até conseguir voltar....hehehe. ::prestessao::

Para hospedagem, optamos por um hotel fora de Veneza, pois era bemmmm mais em conta. Escolhemos o hotel City Of Art Venice Lloyd (http://www.booking.com/hotel/it/city-of-art-venice-lloyd.pt-br.html), que fica bem pertinho na estação de trem anterior à de Veneza, a Ve. Mestre. Para chegar ao hotel passa-se por um túnel que passa por baixo da estação.

Tínhamos apenas um dia em Veneza e a entrada no hotel era somente após as 15h, então fomos direto para lá, deixamos as mochilas em um locker na estação e fomos curtir a cidade. No fim de tarde retornamos a estação Ve. Mestre para dar entrada no hotel e voltamos a Veneza para jantar.

A noite em Veneza é bem gostosa e existem vários restaurantes margeando os canais. A maioria possui os famosos menus turísticos (que são compostos por entrada e prato principal e alguns incluem bebida e sobremesa). Há os que torcem o nariz para este tipo de opção, mas estes menus são interessantes na minha opinião, porque geralmente incluem pratos típicos da culinária local a um preço bem razoável. Nós achamos um por € 11,00 onde pedi uma massa com frutos do mar como primeiro prato e um escalope de cogumelos com legumes como segundo. Meu namo pediu uma lasanha e depois salmão com salada. Estava bem gostoso e ainda pedimos vinho, água e um tiramisu de sobremesa. Tudo saiu € 43,00.

O trajeto da estação de Veneza até Ve. Mestre é bem comum e rápido. Você pode comprar o bilhete nas máquinas espalhadas na estação, mas não esqueça de validá-lo (mais informações sobre isso nas dicas depois do relato).

Não percorremos Veneza de cabo a rabo, claro, mas me atreveria a dizer que você consegue conhecer os principais pontos da cidade tranquilamente em um ou dois dias.

 

Total dia por pessoa (hospedagem, tickets trem, mapa, almoço, jantar, taxa de turismo) = € 74,25.

 

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