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Tailândia, Malásia, Cingapura + Austrália em 19 dias - Março/2014

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Pessoal

 

Segue meu relato da viagem ao Sudeste da Ásia (Tailândia, Malásia e Cingapura) e Austrália em Março de 2014.

 

Página 1 - Sudeste da Ásia (Tailândia, Malásia e Cingapura)

Página 2 - Austrália (Sydney e Melbourne)

 

Esta é a minha segunda viagem ao Sudeste Asiático. Estive nessa região em março de 2013 e visitei o Vietnã (Hanoi, Hoi An, Hue e Ho Chi Minh), Camboja (Phnom Penh e Siem Reap), Laos (Luang Prabang e Vientiane) e Tailândia (Bangkok), inclusive tem um relato dessa viagem aqui no Mochileiros.com. Gostei tanto do Sudeste Asiático que quando apareceu a primeira promoção de passagens aéreas não tive dúvida e acabei comprando um bilhete para conhecer outros lugares dessa região.

 

No caso foi uma promoção global da Qatar Airways, com desconto de 25% para vários destinos a partir de São Paulo. Fiz uma simulação no site da empresa aérea e o preço da passagem com ida para Bangkok e retorno por Melbourne era o mesmo que uma passagem de ida e volta para Bangkok. Os trechos entre os países fiz com a Air Asia (empresa low cost com base em Kuala Lumpur).

 

Em relação à hospedagem, optei por ficar em hotéis e guesthouses na Tailândia e na Malásia. Já em Cingapura e na Austrália acabei ficando em albergues.

 

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Roteiro:

 

27/02/2014 – Dia 01 – Curitiba – São Paulo

28/02/2014 – Dia 02 – São Paulo (conexão) – Doha

01/03/2014 – Dia 03 – Doha (conexão) – Bangkok (conexão) - Phuket

02/03/2014 – Dia 04 – Phuket – Koh Phi Phi

03/03/2014 – Dia 05 – Koh Phi Phi – Ao Nang

04/03/2014 – Dia 06 – Ao Nang

05/03/2014 – Dia 07 – Ao Nang

06/03/2014 – Dia 08 – Ao Nang – Koh Lipe

07/03/2014 – Dia 09 – Koh Lipe - Langkawi

08/03/2014 – Dia 10 – Langkawi – Kuala Lumpur

09/03/2014 – Dia 11 – Kuala Lumpur - Cingapura

10/03/2014 – Dia 12 – Cingapura

11/03/2014 – Dia 13 – Cingapura – Kuala Lumpur (conexão) – Sydney

12/03/2014 – Dia 14 – Sydney

13/03/2014 – Dia 15 – Sydney

14/03/2014 – Dia 16 – Sydney – Melbourne

15/03/2014 – Dia 17 – Melbourne

16/03/2014 – Dia 18 – Melbourne – Doha

17/03/2014 – Dia 19 – Doha (conexão) – São Paulo (conexão) – Curitiba

 

 

Gastos aproximados:

 

Somente Sudeste Asiático:

Pré-viagem (seguro) - USD 98

Passagens (voos, ferries) - USD 1.655

Hospedagem (hotéis e albergues) - USD 532

Passeios (tours, traslados) - USD 285

Alimentação (café, almoço, jantar, lanches) - USD 254

Pós-viagem (IOF, despesas financeiras) - USD 187

Total: USD 3.011

 

Sudeste Asiático + Austrália:

Pré-viagem (visto, seguro) - USD 214

Passagens (voos, ferries) - USD 2.067

Hospedagem (hotéis e albergues) - USD 720

Passeios (tours, traslados) - USD 790

Alimentação (café, almoço, jantar, lanches) - USD 407

Pós-viagem (IOF, despesas financeiras) - USD 292

Total : USD 4.491

 

 

Cotações aproximadas em 01/03/2014:

 

- USD 1 = BRL 2,50 (real brasileiro)

- USD 1 = QAR 3,65 (rial do Qatar)

- USD 1 = THB 33 (baht tailandês)

- USD 1 = MYR 3,33 (ringgit malaio)

- USD 1 = SGD 1,27 (dólar de Cingapura)

- USD 1 = AUD 1,12 (dólar australiano)

 

 

Despesas pré-viagem e vistos:

 

- Seguro-viagem: USD 98 (GTA – 20 dias)

- Visto Austrália: AUD 130 (aprox. USD 117)

 

 

Passagens aéreas e ferries:

 

- 27/02/2014 – Voo Curitiba (CWB) a São Paulo (GRU) - GOL – USD 39 (site da GOL)

- 28/02/2014 – Voo São Paulo (GRU) a Bangkok BKK – com conexão em Doha (DOH)

- 16/03/2014 – Voo Melbourne (MEL) a São Paulo (GRU) – com conexão em Doha (DOH) - Qatar Airways – USD 1.343 (site da Qatar Airways)

- 01/03/2014 – Voo Bangkok (BKK) a Phuket (HKT) - Bangkok Airways – USD 85 (site Bangkok Airways)

- 02/03/2014 – Ferry Phuket a Koh Phi Phi - Ferry Phuket – USD 16 (compra via Absolute Guesthouse)

- 03/03/2014 – Ferry Koh Phi Phi a Ao Nang - Ferry Phuket – USD 16 (site Ferry Phuket)

- 06/03/2014 – Combo Shuttle + Ferry Ao Nang a Koh Lipe - Tigerline – USD 31 (site Tigerline)

- 07/03/2014 – Speed Boat Koh Lipe a Langkawi - Tigerline – USD 39 (site Tigerline)

- 08/03/2014 – Voo Langkawi (LGK) a Kuala Lumpur (KUL) - Air Asia – USD 41 (site Air Asia)

- 09/03/2014 – Voo Kuala Lumpur (KUL) a Cingapura (SIN) - Air Asia – USD 44 (site Air Asia)

- 11/03/2014 – Voo Cingapura (SIN) a Sydney (SYD) – com conexão em Kuala Lumpur (KUL) - Air Asia – USD 245 (site Air Asia)

- 14/03/2014 – Voo Sydney (SYD) a Melbourne (MEL) - Tiger Airways – USD 91 (site Tiger Airways)

 

 

Hospedagem:

 

- Phuket / Tailândia

Absolute Guesthouse Patong Beach - 01 noite - quarto privativo (deluxe room) - USD 30 (site Absolute Guesthouse)

- Koh Phi Phi / Tailândia

Phi Phi Andaman Legacy Resort - 01 noite - quarto privativo (standard bungalow) - USD 73 (site booking.com)

- Ao Nang / Tailândia

The Dream Garden - 03 noites – quarto privativo (standard twim room) – USD 119 (site booking.com)

- Koh Lipe / Tailândia

The Box Lipe Resort - 01 noite – quarto privativo (standard double room) – USD 44 (site booking.com)

- Langkawi / Malásia

Malibest Resort - 01 noite – quarto privativo (standard brick family room) – USD 43 (site booking.com)

- Kuala Lumpur / Malásia

Renaissance Kuala Lumpur Hotel - 01 noite – quarto privativo (superior twin tower 1 king bed east wing) – USD 151 (site Marriot Hotels)

- Cingapura

5footway.inn Project Boat Quay - 02 noites – quarto compartilhado (single bed in superior quadruple room) – USD 71 (site booking.com)

- Sydney / Austrália

Sydney Harbour YHA - 02 noites – quarto compartilhado (1 bed in 4-bedded dorm ensuite) – USD 99

- Melbourne / Austrália

Melbourne Central YHA - 02 noites – quarto compartilhado (1 bed in 4-bedded dorm) – USD 89

 

 

Passeios:

 

- Koh Phi Phi / Tailândia

Longtail boat private 6 horas – USD 91

- Ao Nang / Tailândia

Hong Island Tour shared – USD 21

Four Islands Tour shared – USD 12

Railay Beach – USD 9

- Langkawi / Malásia

Island Hopping Tour shared – USD 9

- Kuala Lumpur / Malásia

Petronas Twin Towers – USD 24

Menara KL Tower – USD 30

- Cingapura

Singapore Flyer – USD 26

- Sydney / Austrália

Bridge Climb – USD 177

Sydney Opera House Tour – USD 32

Ecohopper Sightseeing – USD 36

- Melbourne / Austrália

Great Ocean Road Tour shared – USD 90

Eureka Skyview – USD 17

Formula 1 Australian Grand Prix – USD 84

 

 

Alimentação:

 

Esse item é bem variável, depende de cada pessoa. No meu caso, o gasto médio diário foi de USD 23 nos países do Sudeste Asiático e USD 30 na Austrália.

 

 

Despesas pós-viagem:

 

Basicamente são as despesas financeiras lançadas na fatura do cartão de crédito (taxas dos saques nos ATM’s, taxas de pagamentos via PayPal e IOF)

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Dia 01 – Curitiba – São Paulo

 

Nesse dia trabalhei até 15:30h. Saí correndo do trabalho, passei em casa para pegar a mochila e depois fui para o aeroporto. O trajeto entre o centro de Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena (CWB) estava em obras devido à Copa do Mundo 2014, ou seja, um caos. O que normalmente demora uns 30 minutos pode levar quase uma hora, dependendo do horário do dia e das obras que estão sendo executadas ao longo do caminho. E nesse dia fui premiado com uma greve dos motoristas e cobradores dos ônibus do transporte coletivo. O trânsito estava caótico e levei mais de uma hora para chegar ao aeroporto. Por isso é sempre bom sair de casa com alguma antecedência para evitar algum imprevisto no caminho.

 

Às 18:40h fui no balcão da GOL despachar a mochila (já tinha feito o check in online). A passagem aérea do trecho CWB-GRU comprei separadamente, pois a promoção da Qatar era somente para voos partindo de São Paulo. Então a mochila foi despachada até São Paulo e lá tive que despachar novamente na hora de fazer o check in do trecho internacional com a Qatar. Depois fui para a sala de embarque aguardar o voo, marcado para sair às 21:03h de Curitiba.

 

O voo saiu quase no horário. Após uns 40 minutos o comandante avisou que o pátio de aeronaves em Guarulhos estava lotado (!) e daí o avião tinha que ficar um tempo sobrevoando São Paulo. Esse voo geralmente demora uns 50 minutos, mas essa viagem demorou quase 2 horas! E depois para pegar a mochila na esteira em Guarulhos foram mais uns 20 minutos de espera...

 

Daí fui direto no balcão da Qatar. O voo saía às 03:15h da madrugada, mas o check in já estava aberto e tinha fila, com muitos grupos de chineses e indianos. Na entrada da fila, um atendente confere o passaporte e o visto (na caso do bilhete com retorno pela Austrália).

 

Quando chegou a minha vez, a atendente disse que estava procurando voluntários para mudar de voo, sendo que a companhia estava pagando cerca USD 250 e ainda poderia ganhar upgrade para a classe executiva para viajar no dia seguinte. A proposta era tentadora (a classe executiva da Qatar foi eleita várias vezes como a melhor do mundo). Mas como eu não tinha flexibilidade de horário (pois tinha uma conexão para Phuket com outra companhia aérea no dia seguinte) viajei nesse voo mesmo, no aperto da classe econômica, num voo com duração de quase 14 horas...

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Dia 02 – São Paulo – Doha

 

Lá por 01:00h fui para a sala de embarque, com todos os procedimentos de praxe (inspeção do raio-x, Polícia Federal, duty free, etc.)

 

O voo saiu no horário (03:15h). Logo em seguida foi servido o café da manhã e um pouco antes de chegar em Doha foi servido o jantar.

 

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Entre as refeições, os comissários de bordo passam oferecendo bebidas (água, sucos) e snacks (barras de cereais, chocolates, sanduíches, frutas, sorvetes). O sistema de entretenimento também tinha várias opções, incluindo filmes que estavam passando nos cinemas (mas sem legenda em português).

 

O voo chegou em Doha às 22:30h (horário local). O fuso horário é adiantado 6 horas em relação ao Brasil (onde ainda eram 16:30h). O novo terminal ainda não estava pronto e o atual não tem fingers, então o desembarque foi remoto.

 

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O meu voo de conexão para Bangkok só saía na manhã do dia seguinte. Havia um voo com conexão imediata, mas o preço da passagem encarecia consideravelmente. Até considerei a hipótese de pegar um visto para pernoitar num hotel em Doha, mas era muito empenho pra ficar pouco tempo na cidade. O jeito foi ficar enrolando no aeroporto até a chamada para o embarque.

 

Dentro do aeroporto há o Oryx Lounge, que é grátis para os passageiros da classe executiva. Para os demais passageiros, é cobrada uma taxa de aproximadamente USD 40 pela permanência de até 6 horas. No lounge existem algumas mesas e sofás, além de um buffet com lanches e bebidas (não alcoólicas) à vontade. Acabei nem ficando nesse lounge, pois não tinha nenhuma poltrona livre (a ideia era ficar lá pra tirar um cochilo).

 

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Dia 03 – Doha – Bangkok – Phuket

 

Já amanhecendo, fui para o portão de embarque aguardar o voo da Qatar para Bangkok (o destino final desse voo era Hanói). O embarque também é remoto, o ônibus faz uma longa volta pela pista até chegar ao avião.

 

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O voo também saiu no horário (08:35h). Foi servido o café da manhã e depois um lanche (pizza e bolo de banana).

 

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A duração desse voo é de 6 horas, mas devido à diferença do fuso horário de 4 horas, cheguei em Bangkok às 18:35h (horário local).

 

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Antes de ir carimbar o passaporte na imigração, brasileiros precisam carimbar o formulário de arrival/departure (que é entregue para preenchimento durante o voo) no guichê do “Health Control”, que fica bem antes dos guichês do controle de passaporte.

 

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No Health Control foi bem rápido, mas a fila do controle da imigração demorou quase 45 minutos! Fui pegar a minha mala na esteira quase 1 hora depois que o avião aterrissou...

 

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Depois fui direto para o pavimento superior fazer o check in no balcão da Bangkok Airways, do voo doméstico para Phuket. O check in foi bem rápido, não tinha ninguém na fila.

 

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Aproveitei para sacar alguns baths (THB) num ATM antes de ir para a sala de embarque.

 

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Como não estava com muita fome, passei na praça de alimentação e acabei tomando apenas um fruit shake (THB 150) e um pacote de castanhas de caju (THB 55), enquanto verificava alguns e-mails. O aeroporto de Bangkok disponibiliza wi-fi grátis, mas é preciso passar num dos balcões de informação e retirar um envelope com uma senha.

 

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O embarque começou às 21:20h (também remoto). O voo para Phuket (HKT) saiu no horário previsto (22:15h). Nesse voo foi servido um lanche rápido, com penne, pão, presunto, suco e bolo de chocolate, além de chá e café.

 

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Cheguei no aeroporto de Phuket às 23:25h. Na saída do desembarque, no local informado pelo Absolute Guesthouse, já estava o motorista que faria o traslado até a guesthouse localizada na praia de Patong, que fica a uns 40 minutos do aeroporto.

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Dia 04 – Phuket – Koh Phi Phi

 

Cheguei na guesthouse quase 1:00h da madrugada. O Glenn (inglês dono da guesthouse) estava me aguardando na recepção. Depois me mostrou o quarto, ar condicionado, cofre, wi-fi, etc. e me entregou o voucher do ferry para Koh Phi Phi (que eu também tinha pedido junto com a reserva da hospedagem). Como eu estava podre de cansado da viagem, só queria tomar um banho e depois cair na cama!

 

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Na guesthouse não tinha café da manhã, mas perto há vários restaurantes que oferecem o serviço (continental breakfast, English breakfast, Swedish breakfast, etc.), além de lojas de conveniência (7 Eleven, Family Mart).

 

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Depois que acordei, fui caminhar até a praia de Patong, que fica a uns 15 minutos desde a guesthouse. No caminho havia vários bares, mas que estavam fechados por se tratar de um domingo de manhã.

 

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Perto da praia havia alguns restaurantes abertos e acabei tomando o café da manhã por lá mesmo (THB 165).

 

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Na volta para a guesthouse, passei na loja do Hard Rock Café para comprar um shot glass para a minha coleção. É um dos únicos tipos de souvenir que compro durante a viagem, além de ímãs de geladeira.

 

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A praia de Patong tem boa infraestrutura e digamos assim, é bem urbanizada.

 

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Fiz o check out meio-dia e fiquei esperando na recepção a van que me levaria até o píer.

 

O motorista passou em outros hotéis para pegar mais 6 passageiros, sendo que chegamos no Rassada Píer às 13:00h. Lá tem que entrar na fila do balcão da empresa de ferry Phi Phi Cruiser e apresentar o voucher. Em troca, eles dão um ticket para entregar na entrada do ferry e também um adesivo colorido para colocar na camisa.

 

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Esse sistema de adesivos é extremamente prático e utilizado em toda a Tailândia. De acordo com a cor do adesivo, os guias sabem qual é o destino final ou qual o grupo do tour pertence o cidadão.

 

Comprei uma caixa de manga cortada em pedaços (THB 100) pra comer durante a viagem, já que não tinha almoçado (mas como tomei o café da manhã meio tarde não estava com muita fome).

 

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O ferry estava cheio, não tinha lugar no deck externo nem no nível superior.

 

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Acabei indo no piso inferior, que também estava bem cheio.

 

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O ferry saiu às 13:45h e chegou em Koh Phi Phi Don às 15:30h.

 

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Já na saída do píer, precisa pagar uma taxa de visitação de THB 20 para manutenção da ilha.

 

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Também na saída píer fica o pessoal dos hotéis com as plaquinhas com o nome dos estabelecimentos. É só procurar o nome do hotel, daí o pessoal já tem a lista com as reservas dos hóspedes.

 

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Esse pessoal também leva as malas até os hotéis num carrinho de mão improvisado, já que não há carros em Koh Phi Phi Don.

 

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Cheguei no Andaman Legacy Resort às 16:00h. Fiz o check in e paguei a diária (THB 2400, somente em cash).

 

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O meu bangalô ficava bem na frente do jardim com acesso à piscina.

 

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Como cheguei tarde em Koh Phi Phi, já não havia mais passeios compartilhados para Koh Phi Phi Ley (onde fica Maya Bay). Procurei em várias agências, mas se eu fosse num tour compartilhado teria somente para o dia seguinte no período da manhã. O outro tour compartilhado que eu queria fazer era para Bamboo Island, só que também seria no mesmo horário ou no período da tarde (quando eu já não estaria mais em Koh Phi Phi), daí eu teria que escolher entre um ou outro.

 

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Fui até o local onde ficam os barqueiros com os longtails boats e fui abordado por um dos barqueiros. Ele mostrou a tabela de preços e perguntei pra ele se tinha como fazer os 2 passeios em 6 horas (nas agências tinha esse passeio, mas que durava o dia inteiro).

 

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Ele disse que dava pra fazer, mas não teria muito tempo pra fazer snorkelling (isso era o de menos!). Fechei o longtail só pra mim por THB 3000 (esse é o preço mínimo, para duas pessoas). Deixei THB 300 como depósito e combinei com ele para sairmos bem cedo no dia seguinte, às 8:00h no mesmo local, com retorno até às 14:00h.

 

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Resolvido o passeio para o dia seguinte, fui até o Viewpoint para ver o pôr-do-sol. Acabei pegando a trilha mais longa por engano (até achei estranho porque quase não encontrei turistas no caminho). É uma subida cansativa, mas a vista compensa o esforço!

 

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Depois do sunset, voltei para o hotel (desta vez pela trilha certa) e fui aproveitar a piscina do hotel. A trilha cansou um pouco e como eu estava um bagaço, fui fazer back e foot massage (THB 400, duração 1 hora) num dos vários estabelecimentos da rua perto do hotel.

 

Depois de colocar o esqueleto no lugar, fui jantar num restaurante também perto do hotel. Pedi o primeiro pad thai da viagem (THB 80) acompanhado de cerveja Chang (THB 60). Depois tomei um fruit shake de manga (THB 50) numa barraca de rua.

 

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Antes de voltar para o hotel passei num mercadinho para comprar água, suco e biscoitos para levar no passeio do dia seguinte.

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Dia 05 – Koh Phi Phi – Ao Nang

 

Acordei 06:40h, arrumei a mochila e fui tomar o café da manhã (incluso na diária).

 

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Depois fiz o check out e deixei a mochila no luggage storage do hotel. Daí fui até o local combinado com o Yaree (nome do barqueiro) para fazer o passeio de longtail boat. Paguei o restante (THB 2700) e aluguei "fins" (nadadeiras) numa loja ali perto. O Yaree tinha snorkel e mascára no barco para emprestar, mas eu tinha levado o meu do Brasil.

 

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Saímos pontualmente às 08:00h do píer (essa é uma das vantagens de viajar sozinho, não precisa ficar esperando os atrasadinhos). O Yaree também levou a esposa no passeio para fazer companhia pra ele no barco enquanto eu fazia snorkelling ou ficava andando nas praias das ilhas.

 

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Saindo de Koh Phi Phi Don em direção a Koh Phi Phi Ley, a primeira parada é num ponto para fazer snorkelling, num local onde às vezes “aparecem alguns tubarões (?)”. Eu já não sei nadar direito e ele fala que naquele horário poderiam aparecer alguns “peixões”; isso me deixou um pouco apreensivo, mas depois que caí na água essa preocupação deixou de existir, tamanha é a beleza dos peixes e corais de Koh Phi Phi Ley.

 

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Próxima parada foi em Pileh Bay, visual animal!

 

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Em seguida fomos em direção à principal atração da região, Maya Bay! Essa praia ficou famosa depois do filme “A Praia” com o Leonardo DiCaprio. A praia estava cheia, estávamos com dificuldade até para achar um lugar para “estacionar” o longtail boat. Um detalhe importante é que tem que ir quando for maré alta (high tide), senão fica uma extensa faixa de pedra e areia, bem diferente do cenário de cartão postal.

 

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Ainda em Maya Bay, há uma trilha que leva até outro lado da ilha (Loh Sa Ma).

 

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Fiquei em Maya Bay por aproximadamente uma hora. Depois seguimos para Monkey Island.

 

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Chegando em Monkey Island, vários macacos se aproximam das pessoas na praia à procura de comida (e bebida!).

 

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Alguns são bem desinibidos...

 

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A parada em Monkey Island foi bem rápida, até porque os macacos podem se tornar agressivos...

 

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Alguns minutos dali, paradinha em Mosquito Island, um lugar ideal para snorkelling.

 

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Depois do snorkelling, seguimos para Bamboo Island.

 

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Sem palavras pra descrever o local, só estando lá mesmo!

 

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Ficamos lá até 13h, quando regressamos para o píer em Koh Phi Phi Don.

 

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Chegando lá, fui almoçar num restaurante que era no caminho para o hotel. Pedi um green curry com arroz e um fruit shake (THB 270).

 

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Passei no hotel pra buscar a mochila e voltei para o pier para pegar o ferry para Ao Nang.

 

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O ferry para primeiro em Railay Beach. Lá não tem píer, os longtail boats se aproximam do ferry e o pessoal desce com as malas. Pra descer em Ao Nang também tem que fazer os mesmos malabarismos...

 

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O longtail boat deixa os passageiros num braço de mar e de lá há o transporte para os hotéis num caminhão tipo pau de arara.

 

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Em Ao Nang me hospedei no The Dream Garden. É um tipo de guesthouse “boutique”, com excelente localização e atendimento, ótima relação custo-benefício, recomendo!

 

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No The Dream Garden também funciona uma agência de turismo. Reservei com eles os passeios para Hong Island (THB 700) e o 4 Islands Tour (THB 400), de longtail boat.

 

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À noite, fui caminhar no centrinho de Ao Nang. Tem muitas lojinhas, bares, restaurantes, spas.

 

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Jantei um pad thai com uma cerveja local (THB 240) e depois de um dia agitado fui fazer foot massage num dos inúmeros estabelecimentos de Ao Nang (THB 250).

 

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Dia 06 – Ao Nang

 

No The Dream Garden não tem café da manhã, mas isso não era problema já que na frente tem um McDonald’s e uma Starbucks.

 

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O café da manhã foi no Mac mesmo, tomei um McCafé com um sanduíche (THB 155) e depois voltei para o Dream Garden esperar o transporte para o tour p/ Hong Island, que saiu às 8:30h com a empresa Krabi Kingdom Travel. A recepcionista do The Dream Garden também ofereceu uma toalha de praia para levar nos passeios.

 

O tour é num longtail boat com mais umas 20 pessoas. Saindo de Ao Nang, a primeira parada é em Daeng Island para snorkelling.

 

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Próxima parada é em Paradise Island, onde há uma praia de areia branca e águas mornas e transparentes, perfeita para nadar ou mesmo não fazer nada.

 

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Nessa praia é servido o almoço, que é preparado pelo próprio guia. Foi servido frango, arroz e acompanhamentos, além de água mineral.

 

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Saindo de Paradise Island, o tour segue para uma lagoa em Hong Island onde o pessoal fica nadando (como eu não sei nadar direito, fiquei no barco mesmo).

 

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Depois chegamos finalmente em Hong Island.

 

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O visual é animal, areia branquinha, águas em tons esverdeados, parece uma pintura.

 

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Alguns turistas tinham agendado também o passeio com caiaque ao redor da ilha.

 

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Já eu preferi ficar na praia fazendo absolutamente nada, só apreciando o visual. E que vista!

 

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O passeio de barco termina lá pelas 16h e depois a agência tem transporte até o hotel. Perto do hotel tinha uma barraca de comida de rua, pedi uma panqueca tipo thai (massa bem fininha e crocante) com nutella e também um fruit shake de manga (THB 80).

 

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No final da tarde fui caminhar na praia de Ao Nang até o pôr-do-sol. No final da praia apareceram alguns macacos procurando comida dos turistas...

 

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Pôr-do-sol na praia sempre é um dos momentos mais belos do dia. Havia algumas pessoas caminhando na praia e alguns locais pescando com rede.

 

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À noite voltei na mesma barraca na rua e jantei um pad thai com fruit shake (THB 100), emendando com uma thai massage ao lado do hotel (THB 200).

 

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Dia 07 – Ao Nang

 

Acordei e fui tomar café no Starbucks na frente do hotel. Pedi um cappuccino e um donut de chocolate (THB 205).

 

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Logo depois fui esperar o transporte da agência na frente do hotel para o 4 Islands tour.

 

O longtail boat também sai do mesmo lugar do tour do dia anterior.

 

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A primeira parada é em Tup Island.

 

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Essa ilha é conectada à Chicken Island por uma estreita faixa de areia, que durante a maré baixa pode ser percorrida a pé.

 

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Quando chegamos, a maré estava um pouco alta, mas ainda era possível caminhar até a outra ilha.

 

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Chicken Island tem esse nome devido à uma formação rochosa que lembra o galináceo.

 

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Depois fizemos uma parada para snorkelling.

 

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Ali perto também tinha um pessoal que estava praticando rock climbing.

 

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A próxima parada é Poda Island. E o lugar é Phoda mesmo!

 

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Imagina só almoçar com essa vista...

 

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Mais um daqueles lugares horríveis dessa viagem #sqn

 

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A última parada já é perto de Ao Nang, em Phranang Beach. Numa das extremidades da praia tem uma caverna, onde há praticantes de rock climbing.

 

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Na caverna há uma espécie de templo dedicada a... a... bem, a alguma coisa relacionada com fertilidade...

 

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A faixa de areia dessa praia é estreita, mas o mar é bem raso e praticamente sem ondas.

 

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Também tem que ter cuidado com os macacos, que ficam fuçando as sacolas do pessoal em busca de comida...

 

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Por falar em comida, nessa praia tinha alguns longtail boats que tembém vendiam comida e bebidas, ótima ideia! Vai bem uma pancake de nutella com fruit shake (THB 100), na praia like a boss!

 

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No final do tour, a maré na praia de Ao Nang estava baixa e daí desci do longtail boat nessa praia mesmo, senão teria que ir até o local de partida e voltar com o caminhão pau de arara.

 

Na praia de Ao Nang tem os longtail boats que servem de táxi entre outras praias próximas. Peguei um longtail boat para Railay Beach. Como era meio tarde, eu era o único passageiro, daí tive que pagar um pouco a mais (THB 200) pelo trecho de ida. Na volta de Railay Beach para Ao Nang havia mais passageiros, daí o trecho de volta ficou mais barato (THB 100).

 

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Fiquei em Railay Beach até o final da tarde, quando saía o último longtail boat de volta para Ao Nang. Railay Beach é bem menor que Ao Nang, um pouco mais rústica, mas a praia é incrível, rodeada de paredões de pedra. Tem só uma ruazinha (Walking Street) onde ficam as lojas, bares, restaurantes e hotéis.

 

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De volta a Ao Nang, jantei no Lemon Restaurant ao lado do hotel (THB 220), comida muito boa e não tão “spicy” (steamed Rice, prawn with cashew nuts e mango shake).

 

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E também emendei com uma thai massage (THB 250) antes de voltar para o hotel.

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Dia 08 – Ao Nang – Koh Lipe

 

Último dia em Ao Nang. A região tem mais lugares para serem visitados, como Tiger Cave Temple, Emerald Pool, Hot Springs e trekking com elefante. Mas como eu tinha poucos dias de férias, deixei esses passeios para outra oportunidade.

 

O café da manhã novamente foi na Starbucks, com cappuccino e croque monsieur (THB 240).

 

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Fiz o check out da guesthouse e fui andando até o local marcado para pegar a van da Tigerline Travel. O ponto de encontro ficava na mesma rua da guesthouse, a umas duas quadras, na frente da Ao Nang Bus Station / Tourist Information.

 

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A ida para Koh Lipe foi no esquema de combo shuttle + speed boat, comprado no site da Tigerline Travel. O horário marcado para a saída é às 9h. Às 9:05h a van chegou no meeting point. De lá saímos em 9 pessoas e depois paramos num hotel no caminho para pegar mais 3 turistas. As bagagens vão no bagageiro na parte superior da van.

 

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Às 11:40h chegamos em Hat Yao Píer, direto para um restaurante onde fica a atendente da Tigerline Travel que dá os já famosos adesivos de identificação para embarcar no ferry para Koh Lipe.

 

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Lá já aproveitei para almoçar, tinha uma espécie de marmita (fried chicken with rice) por THB 50, pedi mais uma coca (THB 30) e depois peguei um sorvete Mega (THB 50).

 

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O horário do ferry era 12:30h, mas teve um atraso e saímos 13:30h para Koh Lipe. O tempo de viagem é de 2 horas, chegamos quase 16h em Koh Lipe.

 

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Em Koh Lipe não tem píer. O barco para numa “estação flutuante” improvisada. O ferry encosta de um lado e do outro lado encostam os longtail boats. Nesta mesma estação paga-se a taxa de conservação da ilha (THB 20) e THB 50 pelo longtail boat até a praia (que não está incluso no combo da Tigerline Travel).

 

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Descendo do barco em Pattaya Beach, precisa caminhar um pouco pela areia fofa até a Walking Street (que dó do pessoal com mala de rodinhas...)

 

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Na entrada da Walking Street havia alguns moto-táxis, mas fui andando até o hotel The Box Lipe Resort (que fica nos fundos do The Box Bar, especializado em tapas espanholas).

 

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A ideia era deixar a bagagem no quarto e de lá ir até Sunset Beach para pegar o pôr-do-sol.

 

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Voltei para o hotel e depois fui bater perna na Walking Street. Jantei no restaurante Thai Lady Pancake, que fica na frente do The Box. Pedi pad thai, mango sticky rice e uma cerveja local (THB 240).

 

E antes de voltar para o hotel, thai massage (TH 300).

 

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