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Tailândia, Malásia, Cingapura + Austrália em 19 dias - Março/2014

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fabiano_cwb    0

Pessoal

 

Segue meu relato da viagem ao Sudeste da Ásia (Tailândia, Malásia e Cingapura) e Austrália em Março de 2014.

 

Página 1 - Sudeste da Ásia (Tailândia, Malásia e Cingapura)

Página 2 - Austrália (Sydney e Melbourne)

 

Esta é a minha segunda viagem ao Sudeste Asiático. Estive nessa região em março de 2013 e visitei o Vietnã (Hanoi, Hoi An, Hue e Ho Chi Minh), Camboja (Phnom Penh e Siem Reap), Laos (Luang Prabang e Vientiane) e Tailândia (Bangkok), inclusive tem um relato dessa viagem aqui no Mochileiros.com. Gostei tanto do Sudeste Asiático que quando apareceu a primeira promoção de passagens aéreas não tive dúvida e acabei comprando um bilhete para conhecer outros lugares dessa região.

 

No caso foi uma promoção global da Qatar Airways, com desconto de 25% para vários destinos a partir de São Paulo. Fiz uma simulação no site da empresa aérea e o preço da passagem com ida para Bangkok e retorno por Melbourne era o mesmo que uma passagem de ida e volta para Bangkok. Os trechos entre os países fiz com a Air Asia (empresa low cost com base em Kuala Lumpur).

 

Em relação à hospedagem, optei por ficar em hotéis e guesthouses na Tailândia e na Malásia. Já em Cingapura e na Austrália acabei ficando em albergues.

 

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Roteiro:

 

27/02/2014 – Dia 01 – Curitiba – São Paulo

28/02/2014 – Dia 02 – São Paulo (conexão) – Doha

01/03/2014 – Dia 03 – Doha (conexão) – Bangkok (conexão) - Phuket

02/03/2014 – Dia 04 – Phuket – Koh Phi Phi

03/03/2014 – Dia 05 – Koh Phi Phi – Ao Nang

04/03/2014 – Dia 06 – Ao Nang

05/03/2014 – Dia 07 – Ao Nang

06/03/2014 – Dia 08 – Ao Nang – Koh Lipe

07/03/2014 – Dia 09 – Koh Lipe - Langkawi

08/03/2014 – Dia 10 – Langkawi – Kuala Lumpur

09/03/2014 – Dia 11 – Kuala Lumpur - Cingapura

10/03/2014 – Dia 12 – Cingapura

11/03/2014 – Dia 13 – Cingapura – Kuala Lumpur (conexão) – Sydney

12/03/2014 – Dia 14 – Sydney

13/03/2014 – Dia 15 – Sydney

14/03/2014 – Dia 16 – Sydney – Melbourne

15/03/2014 – Dia 17 – Melbourne

16/03/2014 – Dia 18 – Melbourne – Doha

17/03/2014 – Dia 19 – Doha (conexão) – São Paulo (conexão) – Curitiba

 

 

Gastos aproximados:

 

Somente Sudeste Asiático:

Pré-viagem (seguro) - USD 98

Passagens (voos, ferries) - USD 1.655

Hospedagem (hotéis e albergues) - USD 532

Passeios (tours, traslados) - USD 285

Alimentação (café, almoço, jantar, lanches) - USD 254

Pós-viagem (IOF, despesas financeiras) - USD 187

Total: USD 3.011

 

Sudeste Asiático + Austrália:

Pré-viagem (visto, seguro) - USD 214

Passagens (voos, ferries) - USD 2.067

Hospedagem (hotéis e albergues) - USD 720

Passeios (tours, traslados) - USD 790

Alimentação (café, almoço, jantar, lanches) - USD 407

Pós-viagem (IOF, despesas financeiras) - USD 292

Total : USD 4.491

 

 

Cotações aproximadas em 01/03/2014:

 

- USD 1 = BRL 2,50 (real brasileiro)

- USD 1 = QAR 3,65 (rial do Qatar)

- USD 1 = THB 33 (baht tailandês)

- USD 1 = MYR 3,33 (ringgit malaio)

- USD 1 = SGD 1,27 (dólar de Cingapura)

- USD 1 = AUD 1,12 (dólar australiano)

 

 

Despesas pré-viagem e vistos:

 

- Seguro-viagem: USD 98 (GTA – 20 dias)

- Visto Austrália: AUD 130 (aprox. USD 117)

 

 

Passagens aéreas e ferries:

 

- 27/02/2014 – Voo Curitiba (CWB) a São Paulo (GRU) - GOL – USD 39 (site da GOL)

- 28/02/2014 – Voo São Paulo (GRU) a Bangkok BKK – com conexão em Doha (DOH)

- 16/03/2014 – Voo Melbourne (MEL) a São Paulo (GRU) – com conexão em Doha (DOH) - Qatar Airways – USD 1.343 (site da Qatar Airways)

- 01/03/2014 – Voo Bangkok (BKK) a Phuket (HKT) - Bangkok Airways – USD 85 (site Bangkok Airways)

- 02/03/2014 – Ferry Phuket a Koh Phi Phi - Ferry Phuket – USD 16 (compra via Absolute Guesthouse)

- 03/03/2014 – Ferry Koh Phi Phi a Ao Nang - Ferry Phuket – USD 16 (site Ferry Phuket)

- 06/03/2014 – Combo Shuttle + Ferry Ao Nang a Koh Lipe - Tigerline – USD 31 (site Tigerline)

- 07/03/2014 – Speed Boat Koh Lipe a Langkawi - Tigerline – USD 39 (site Tigerline)

- 08/03/2014 – Voo Langkawi (LGK) a Kuala Lumpur (KUL) - Air Asia – USD 41 (site Air Asia)

- 09/03/2014 – Voo Kuala Lumpur (KUL) a Cingapura (SIN) - Air Asia – USD 44 (site Air Asia)

- 11/03/2014 – Voo Cingapura (SIN) a Sydney (SYD) – com conexão em Kuala Lumpur (KUL) - Air Asia – USD 245 (site Air Asia)

- 14/03/2014 – Voo Sydney (SYD) a Melbourne (MEL) - Tiger Airways – USD 91 (site Tiger Airways)

 

 

Hospedagem:

 

- Phuket / Tailândia

Absolute Guesthouse Patong Beach - 01 noite - quarto privativo (deluxe room) - USD 30 (site Absolute Guesthouse)

- Koh Phi Phi / Tailândia

Phi Phi Andaman Legacy Resort - 01 noite - quarto privativo (standard bungalow) - USD 73 (site booking.com)

- Ao Nang / Tailândia

The Dream Garden - 03 noites – quarto privativo (standard twim room) – USD 119 (site booking.com)

- Koh Lipe / Tailândia

The Box Lipe Resort - 01 noite – quarto privativo (standard double room) – USD 44 (site booking.com)

- Langkawi / Malásia

Malibest Resort - 01 noite – quarto privativo (standard brick family room) – USD 43 (site booking.com)

- Kuala Lumpur / Malásia

Renaissance Kuala Lumpur Hotel - 01 noite – quarto privativo (superior twin tower 1 king bed east wing) – USD 151 (site Marriot Hotels)

- Cingapura

5footway.inn Project Boat Quay - 02 noites – quarto compartilhado (single bed in superior quadruple room) – USD 71 (site booking.com)

- Sydney / Austrália

Sydney Harbour YHA - 02 noites – quarto compartilhado (1 bed in 4-bedded dorm ensuite) – USD 99

- Melbourne / Austrália

Melbourne Central YHA - 02 noites – quarto compartilhado (1 bed in 4-bedded dorm) – USD 89

 

 

Passeios:

 

- Koh Phi Phi / Tailândia

Longtail boat private 6 horas – USD 91

- Ao Nang / Tailândia

Hong Island Tour shared – USD 21

Four Islands Tour shared – USD 12

Railay Beach – USD 9

- Langkawi / Malásia

Island Hopping Tour shared – USD 9

- Kuala Lumpur / Malásia

Petronas Twin Towers – USD 24

Menara KL Tower – USD 30

- Cingapura

Singapore Flyer – USD 26

- Sydney / Austrália

Bridge Climb – USD 177

Sydney Opera House Tour – USD 32

Ecohopper Sightseeing – USD 36

- Melbourne / Austrália

Great Ocean Road Tour shared – USD 90

Eureka Skyview – USD 17

Formula 1 Australian Grand Prix – USD 84

 

 

Alimentação:

 

Esse item é bem variável, depende de cada pessoa. No meu caso, o gasto médio diário foi de USD 23 nos países do Sudeste Asiático e USD 30 na Austrália.

 

 

Despesas pós-viagem:

 

Basicamente são as despesas financeiras lançadas na fatura do cartão de crédito (taxas dos saques nos ATM’s, taxas de pagamentos via PayPal e IOF)

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fabiano_cwb    0

Dia 01 – Curitiba – São Paulo

 

Nesse dia trabalhei até 15:30h. Saí correndo do trabalho, passei em casa para pegar a mochila e depois fui para o aeroporto. O trajeto entre o centro de Curitiba e o Aeroporto Afonso Pena (CWB) estava em obras devido à Copa do Mundo 2014, ou seja, um caos. O que normalmente demora uns 30 minutos pode levar quase uma hora, dependendo do horário do dia e das obras que estão sendo executadas ao longo do caminho. E nesse dia fui premiado com uma greve dos motoristas e cobradores dos ônibus do transporte coletivo. O trânsito estava caótico e levei mais de uma hora para chegar ao aeroporto. Por isso é sempre bom sair de casa com alguma antecedência para evitar algum imprevisto no caminho.

 

Às 18:40h fui no balcão da GOL despachar a mochila (já tinha feito o check in online). A passagem aérea do trecho CWB-GRU comprei separadamente, pois a promoção da Qatar era somente para voos partindo de São Paulo. Então a mochila foi despachada até São Paulo e lá tive que despachar novamente na hora de fazer o check in do trecho internacional com a Qatar. Depois fui para a sala de embarque aguardar o voo, marcado para sair às 21:03h de Curitiba.

 

O voo saiu quase no horário. Após uns 40 minutos o comandante avisou que o pátio de aeronaves em Guarulhos estava lotado (!) e daí o avião tinha que ficar um tempo sobrevoando São Paulo. Esse voo geralmente demora uns 50 minutos, mas essa viagem demorou quase 2 horas! E depois para pegar a mochila na esteira em Guarulhos foram mais uns 20 minutos de espera...

 

Daí fui direto no balcão da Qatar. O voo saía às 03:15h da madrugada, mas o check in já estava aberto e tinha fila, com muitos grupos de chineses e indianos. Na entrada da fila, um atendente confere o passaporte e o visto (na caso do bilhete com retorno pela Austrália).

 

Quando chegou a minha vez, a atendente disse que estava procurando voluntários para mudar de voo, sendo que a companhia estava pagando cerca USD 250 e ainda poderia ganhar upgrade para a classe executiva para viajar no dia seguinte. A proposta era tentadora (a classe executiva da Qatar foi eleita várias vezes como a melhor do mundo). Mas como eu não tinha flexibilidade de horário (pois tinha uma conexão para Phuket com outra companhia aérea no dia seguinte) viajei nesse voo mesmo, no aperto da classe econômica, num voo com duração de quase 14 horas...

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fabiano_cwb    0

Dia 02 – São Paulo – Doha

 

Lá por 01:00h fui para a sala de embarque, com todos os procedimentos de praxe (inspeção do raio-x, Polícia Federal, duty free, etc.)

 

O voo saiu no horário (03:15h). Logo em seguida foi servido o café da manhã e um pouco antes de chegar em Doha foi servido o jantar.

 

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O meu voo de conexão para Bangkok só saía na manhã do dia seguinte. Havia um voo com conexão imediata, mas o preço da passagem encarecia consideravelmente. Até considerei a hipótese de pegar um visto para pernoitar num hotel em Doha, mas era muito empenho pra ficar pouco tempo na cidade. O jeito foi ficar enrolando no aeroporto até a chamada para o embarque.

 

Dentro do aeroporto há o Oryx Lounge, que é grátis para os passageiros da classe executiva. Para os demais passageiros, é cobrada uma taxa de aproximadamente USD 40 pela permanência de até 6 horas. No lounge existem algumas mesas e sofás, além de um buffet com lanches e bebidas (não alcoólicas) à vontade. Acabei nem ficando nesse lounge, pois não tinha nenhuma poltrona livre (a ideia era ficar lá pra tirar um cochilo).

 

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fabiano_cwb    0

Dia 03 – Doha – Bangkok – Phuket

 

Já amanhecendo, fui para o portão de embarque aguardar o voo da Qatar para Bangkok (o destino final desse voo era Hanói). O embarque também é remoto, o ônibus faz uma longa volta pela pista até chegar ao avião.

 

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A duração desse voo é de 6 horas, mas devido à diferença do fuso horário de 4 horas, cheguei em Bangkok às 18:35h (horário local).

 

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Cheguei no aeroporto de Phuket às 23:25h. Na saída do desembarque, no local informado pelo Absolute Guesthouse, já estava o motorista que faria o traslado até a guesthouse localizada na praia de Patong, que fica a uns 40 minutos do aeroporto.

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fabiano_cwb    0

Dia 04 – Phuket – Koh Phi Phi

 

Cheguei na guesthouse quase 1:00h da madrugada. O Glenn (inglês dono da guesthouse) estava me aguardando na recepção. Depois me mostrou o quarto, ar condicionado, cofre, wi-fi, etc. e me entregou o voucher do ferry para Koh Phi Phi (que eu também tinha pedido junto com a reserva da hospedagem). Como eu estava podre de cansado da viagem, só queria tomar um banho e depois cair na cama!

 

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Esse sistema de adesivos é extremamente prático e utilizado em toda a Tailândia. De acordo com a cor do adesivo, os guias sabem qual é o destino final ou qual o grupo do tour pertence o cidadão.

 

Comprei uma caixa de manga cortada em pedaços (THB 100) pra comer durante a viagem, já que não tinha almoçado (mas como tomei o café da manhã meio tarde não estava com muita fome).

 

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Já na saída do píer, precisa pagar uma taxa de visitação de THB 20 para manutenção da ilha.

 

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O meu bangalô ficava bem na frente do jardim com acesso à piscina.

 

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Resolvido o passeio para o dia seguinte, fui até o Viewpoint para ver o pôr-do-sol. Acabei pegando a trilha mais longa por engano (até achei estranho porque quase não encontrei turistas no caminho). É uma subida cansativa, mas a vista compensa o esforço!

 

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Antes de voltar para o hotel passei num mercadinho para comprar água, suco e biscoitos para levar no passeio do dia seguinte.

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Dia 05 – Koh Phi Phi – Ao Nang

 

Acordei 06:40h, arrumei a mochila e fui tomar o café da manhã (incluso na diária).

 

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Saindo de Koh Phi Phi Don em direção a Koh Phi Phi Ley, a primeira parada é num ponto para fazer snorkelling, num local onde às vezes “aparecem alguns tubarões (?)”. Eu já não sei nadar direito e ele fala que naquele horário poderiam aparecer alguns “peixões”; isso me deixou um pouco apreensivo, mas depois que caí na água essa preocupação deixou de existir, tamanha é a beleza dos peixes e corais de Koh Phi Phi Ley.

 

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Dia 06 – Ao Nang

 

No The Dream Garden não tem café da manhã, mas isso não era problema já que na frente tem um McDonald’s e uma Starbucks.

 

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Próxima parada é em Paradise Island, onde há uma praia de areia branca e águas mornas e transparentes, perfeita para nadar ou mesmo não fazer nada.

 

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Dia 07 – Ao Nang

 

Acordei e fui tomar café no Starbucks na frente do hotel. Pedi um cappuccino e um donut de chocolate (THB 205).

 

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E também emendei com uma thai massage (THB 250) antes de voltar para o hotel.

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Dia 08 – Ao Nang – Koh Lipe

 

Último dia em Ao Nang. A região tem mais lugares para serem visitados, como Tiger Cave Temple, Emerald Pool, Hot Springs e trekking com elefante. Mas como eu tinha poucos dias de férias, deixei esses passeios para outra oportunidade.

 

O café da manhã novamente foi na Starbucks, com cappuccino e croque monsieur (THB 240).

 

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Às 11:40h chegamos em Hat Yao Píer, direto para um restaurante onde fica a atendente da Tigerline Travel que dá os já famosos adesivos de identificação para embarcar no ferry para Koh Lipe.

 

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Em Koh Lipe não tem píer. O barco para numa “estação flutuante” improvisada. O ferry encosta de um lado e do outro lado encostam os longtail boats. Nesta mesma estação paga-se a taxa de conservação da ilha (THB 20) e THB 50 pelo longtail boat até a praia (que não está incluso no combo da Tigerline Travel).

 

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Dia 09 – Koh Lipe - Langkawi

 

Levantei cedo, às 7h já estava no The Box Bar para tomar o café da manhã (incluso na diária). Tinha algumas opções de menus, a que escolhi era a “saudável”, tinha suco, cereais, frutas e iogurte. Mas eu precisava tomar um café também, daí pedi um espresso (THB 70).

 

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Dia 10 – Langkawi – Kuala Lumpur

 

Acordei bem cedo e fui caminhar na praia na frente do hotel.

 

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A primeira é uma parada para fotos do Pregnant Maiden (uma montanha que parece com uma grávida deitada).

 

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No período da tarde tinha planejado ir até a Skybridge. Peguei um táxi até Oriental Village (MYR 30), mas chegando lá tinha um aviso que o cable car estava em manutenção (justo nesse dia! ::bad:: ). Fica pra próxima

 

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A chegada em Kuala Lumpur não é no terminal KLIA (Aeroporto Internacional), mas no LCCT (Low Cost Carriers Terminal), onde fica a base da Air Asia.

 

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Perto das esteiras para retirada das bagagens ficam vários guichês com as opções de transporte até o centro de Kuala Lumpur (que é bem longe). Optei pelo KL Transit, que é um combo. Do LCCT sai um ônibus até a estação Selamat. Nessa estação pega-se o trem expresso para a estação KL Sentral. O tempo total foi de aproximadamente uma hora, ao preço de MYR 12,50.

 

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É, definitivamente esse hotel foi uma ótima escolha!

 

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Dia 11 – Kuala Lumpur - Cingapura

 

Acabei acordando cedo para tomar o café da manhã. Tinha a opção do café continental servido no LifeStyle Lounge ou do buffet completo no restaurante do térreo com o “povão”. Nesse caso preferi o buffet com a plebe.

 

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Às 18:30h fui para os procedimentos de embarque (raio-x, imigração, etc.)

 

O voo da Air Asia saiu de KUL às 20:10h e chegou em SIN às 20:50h.

 

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Aproveitei para lavar e secar as roupas na lavanderia self-service do hostel (MYR 12)

 

Enquanto deixei as roupas secando, fui até um McDonald’s ali perto fazer um lanche (SGD 5) e passei numa loja da 7 Eleven para comprar água mineral (SGD 2,60).

 

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Dia 12 – Cingapura

 

Em Cingapura não deixei nenhum passeio planejado com antecedência. E também não tinha motivo pra acordar tão cedo, então saí da cama um pouco mais tarde nesse dia (afinal, estava de férias!).

 

No hostel tinha café da manhã servido na área comum na cobertura. Lá havia uma sacada com mesas e balcões com vista para a cidade.

 

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Dia 13 – Cingapura – Kuala Lumpur (conexão) – Sydney

 

 

Nesse dia também dormi até tarde, só saí da cama um pouco antes de acabar o horário pra tomar o café da manhã. Depois fiz o check out e deixei a mochila no luggage storage. Do hostel fui caminhando até Chinatown.

 

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Às 22h fui até o portão T14, de onde saía o voo para Sydney. Esse portão fica numa sala separada e na entrada é feito novo procedimento de segurança antes de embarcar, passando pelo a mala de mão pelo raio-x e depois um oficial confere o passaporte e bilhete. Também faz uma entrevista sobre o motivo da viagem, o período de permanência, etc.

 

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O avião saiu de KL no horário, às 23:25h e chegou em Sydney às 10:25h (horário local). A diferença de fuso é de 3 horas, sendo que o tempo total de voo foi de 7 horas. Outro detalhe desse voo é que não pode levar comida nem bebida a bordo (acho que é proibição da vigilância sanitária da Austrália), só pode consumir o que for comprado dentro no avião.

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Dia 14 – Sydney

 

 

Chegando no aeroporto de Sydney, primeiramente passei pela imigração (fila beeem demorada) e depois pela vigilância sanitária (que é bem chata); na alfândega passei direto.

 

Para ir do aeroporto até o hostel, há a opção de pegar o metrô até a estação Circular Quay e de lá ir caminhando até o hostel. O trecho de metrô leva cerca de 15 minutos, mais outro tanto caminhando até o hostel.

 

Preferi pegar uma van (shuttle compartilhado) que me deixava na frente do hostel. Paguei AUD 32 (ida e volta). Na volta, precisava ligar para a empresa para confirmar o horário para a van buscar no hostel.

 

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Do hostel até o Bridge Climb é bem perto, cerca de dois minutos andando. Chegando na recepção, apresentei o voucher e fiquei na cafeteria aguardando o horário de início com o resto do meu grupo. Tomei um café e um donut de chocolate (AUD 7) e depois segui o guia.

 

Antes de qualquer coisa, é feito o teste com bafômetro, pois é expressamente proibida a entrada de pessoas alcoolizadas nesse passeio (que não é barato). Eu fui à noite porque era o horário mais barato (AUD 198). O passeio é um must-do em Sydney e valeu cada centavo.

 

Depois do teste do bafômetro, cada um recebe um uniforme, kits de segurança e audiofone. Também tem um teste simulando o trecho mais difícil das escadarias da ponte, pra ver se o pessoal realmente tem condições físicas de participar. Easy, easy.

 

Também é expressamente proibido levar mochilas, bolsas, carteiras, câmeras e celulares. Tudo isso tem que ser deixado num locker individual e você só leva a chave.

 

Quando a parte teórica acabou e finalmente começamos a subir a estrutura metálica da ponte, estava começando a anoitecer e já dava pra ver as luzes da cidade acendendo. Visual show de bola!

 

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Dia 15 – Sydney

 

Acordei 8h e estava chovendo! Primeiro dia de chuva em toda a viagem!

 

Fiquei enrolando um pouco, mas depois resolvi levantar e ir andando até a Sydney Opera House.

 

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Depois fiquei um pouco na internet e depois cama, pois no dia seguinte tive que acordar bem cedo para ir para o aeroporto.

 

Dois dias em Sydney é muito pouco, precisava de pelo menos mais 3 dias (claro que vou ter que voltar pra essa cidade irritantemente perfeita).

 

O que faltou visitar: Zoológico, Bondi Beach (lê-se bondai), Olympic Park, Blue Mountains.

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Dia 16 – Sydney – Melbourne

 

Acordei bem cedo nesse dia, 06:00h já estava de pé. Na noite anterior deixei a mochila arrumada pra não fazer barulho e acordar os outros roomates. Vinte minutos depois fiz o check out e às 06:25h o airport shuttle passou em frente ao hostel.

 

A van passou em outros hotéis no caminho e chegamos no aeroporto às 07:15h (terminal doméstico). Fui até o balcão da Tiger Air fazer o check in, que foi extremamente rápido.

 

Fui direto pro raio-x e depois procurei uma cafeteria pra tomar o café da manhã. Pedi um cappuccino e um danish donut (AUD 7,00) de depois fui para a sala de embarque (08:40h).

 

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O aeroporto de Melbourne está em reforma e daí o desembarque foi remoto e a retirada das bagagens foi num galpão improvisado.

 

Saindo desse galpão, segui o fluxo do pessoal e logo encontrei o local para pegar o Skybus, que é o meio de transporte mais rápido e barato para se deslocar do aeroporto até o centro da cidade.

 

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fabiano_cwb    0

Dia 17 – Melbourne

 

Acordei às 06:30h (bem cedo!) porque o tour para a Great Ocean Tour saía às 07:00h. No hostel não tinha café da manhã, mas ao lado havia uma cafeteria e pedi um cappuccino (AUD 3,50). Comprei também um pacote de Tim Tam (é um biscoito que só tem na Austrália) na loja da 7 Eleven para comer na estrada.

 

A van passou no local combinado às 07:30h. O nome da guia/motorista era Nathalie, acho que foi a melhor guia de turismo que conheci até hoje. A Nath (como ela disse que poderíamos chamá-la) era extremamente bem humorada, organizada e conhecia muito bem os lugares. Fora a sensacional trilha sonora do seu iPod que estava tocando no sistema de som da van durante o viagem (Beatles, Doors, Roadiohead, Snow Patrol, Smiths, Cure, REM, Aretha Franklin, U2, Tears for Fears, Oasis, Gorillaz, Arcade Fire, The Verve...)

 

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Há uma opção nesse tour de fazer um passeio de helicóptero (acho que custava uns AUD 100), mas preferi ver as atrações do chão mesmo.

 

O retorno para Melbourne é por outro caminho, pegando uma autopista. Fizemos uma parada numa cidadezinha chamada Colac, para quem quisesse ir no banheiro ou fazer um lanche. Tinha um McDonald’s, uma KFC e um restaurante vietnamita de noodles. Fui no Mac mesmo.

 

Chegamos em Melbourne aproximadamente 20:00h. Do hostel fui andando até uma rua de pedestres localizada perto da Federation Square e ali perto fui num KFC garantir a janta (AUD 7,95).

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fabiano_cwb    0

Dia 18 – Melbourne – Doha

 

Último dia na Austrália. Acordei mais tarde (08:30h) e fiz o check out no horário limite (10:00h). Deixei a mochila no locker automático (AUD 4,00) que fica no terraço do hostel.

 

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Fiz o check in no balcão da Qatar, despachando a bagagem até o destino final (GRU). Passei novamente pela alfândega (controle de saída), raio-x e um procedimento diferente (checagem de sinais de radioatividade na bagagem de mão).

 

Fiquei enrolando no duty free e numa cafeteria.

 

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