Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Guimarães,

 

Vamos colocar isso de forma bem resumida: se com a pátina que você induziu a superfície ficou "lisa" ao toque, pode reaplicá-la sem problemas. Se a superfície ficou "porosa", ai precisa de muito critério pois pode haver a corrosão de sub-superfície que é um processo de oxidação que literalmente da noite para dia cria uma cavidade na lâmina.

 

Como em facas e canivetes a pátina induzida é feita só até a lâmina começar a mudar de cor e com ácidos ou álcalis fracos, normalmente a superfície ficara "lisa", pois caso contrário a habilidade de corte seria fortemente afetada. Neste caso para reaplicação basta lavar bem a lâmina e reaplicar a pátina; por questão de homogeinização se você passar antes um bombril novinho com sabão de côco e enxaguar bem fica melhor. ::cool:::'>

 

Andre, o pessoal por questão de precaução está evitando o assunto bandoleira ( pode ser confundido ou associado com pistoleira e ai já viu o "jihad" que se instalaria em casa "né" ? ::xiu::::putz:::mrgreen: ). Eu por minha vez estou de "greve" em assuntos correlatos à couro com você! ::bruuu::::grr:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hehehehe

 

Bom Trauco, se você considerar que o bombril com sabão de côco irá remover a camada antiga, sim. Mas é mais por uma questão de homogeinização como eu havia dito do que pelo risco de corrosão sub-superficial.

 

E não custa lembrar: após a pátina obtida, enxaguar bem, passar uma buchinha de espuma mole com um sabãozinho para acabar de neutralizar o agente oxidante, secar bem e aplicar uma camadinha de vaselina para maior conservação e durabilidade. ::cool:::'>

 

Isso na pátina induzida de forma rápida. Tem também é técnica de emprestá-la para a "dona patroa" usá-la na cozinha por uns dias... forma uma linda pátina naturalmente. ::cool:::'> Às vezes a devolução pode ser um problema... :o::putz:::mrgreen:

 

Aço carbono dá um trabalho... ::mmm: Imagine o trabalho que a Rodan vai me dar... ::putz:: Culpa do Fenrir!!! ::carai:::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Frico,

 

Minha D-2 por enquanto só viu água, água e sabão e claro uma secagem após, nem que seja passando na perna da calça. Nada mais e continua com o mesmo brilho espelhado de quando veio! ::otemo:: Mas lembre-se que moro em Governador Valadares -MG, clima quente e apesar da umidade relativa ser normal, não é um ambiente agressivo. O uso na roça também não afetou em nada, mas foi lavada e seca após cada tarefa, mas praticamente nunca imediatamente, mas também não mais que 30 minutos depois ( nem que fosse água do córrego, rio ou bebedouro e perna da calça depois ).

 

Vaselina comum ( "sólida" ). Basta uma camada extremamente fina. Uma cabeça de prego de vaselina e você a espalha por toda lâmina ( cuidado com o fio,pois meu primo ganhou um talho ao fazer isso na minha Mora - uma completa anta! ::xiu:: )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trauco,

 

Com a Mora classic que ganhei de presente é que eu tomei este cuidado de induzir pátina e aplicar vaselina. Mas veja por exemplo a minha Imbel modificada, nunca foi induzido pátina ( e olha que a primeira providência assim que a comprei lá nos 80 foi remover a pintura epóxi ) e nunca me preocupei em passar vaselina, óleo, etc. :o

 

É verdade que em algumas situações ela chegou a apresentar não só manchas, mas ferrugem mesmo ( depois de limpa ficou aquela superfície "porosa" ), mas já se vão mais de 25 anos desde a aquisição mas ela ainda está firme e forte para aguentar pancada. A pátina é a natural do uso. O único cuidado maior é a cada uns 5 anos aplicar WD-40 ou whitelub generosamente nos anéis de couro da empunhadura; estão como novos! ::otemo::

 

Acho que qualquer ação química vai remover mais óxido e aço que uma ação mecânica com bombril, sem contar que é mais elaborada e demorada ( entre preparar e executar ) que uma simples "lavada" com sabão e bombril.

 

Por último uma observação importante: a Imbel é em aço 5160, que é menos afeito a oxidação que o 1095 da Mora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

cabraljr, é trabalhoso, mas é o que se fazia por ai. Jateamento, se necessário (acho que hoje é proibido no Brasil), limpeza química (de acordo com o metal e cobertura), polimento e por último a passivação apos remoção dos restos do polimento e desengordura. Mas isso é prum tratamento de choque, para durar muito tempo. Você viu que não ligo muito para a aparência da lâmina, e depois que eu descobri uma marca de bucha de pia que imita o ScotchBrite da 3M mas que remove muito melhor que Bombril, o máximo que eu faço é dar uma lavada nelas, secar e passar WD40 nas "de mato" e oleo mineral (Nujol, p.ex.) nas "de comer". Vaselina e graxa eu não uso porque tem que ser muito cuidadoso na secagem da lâmina e na aplicação (a sua dica de usar um mínimo) pois, senão, elas terminam cobrindo pequenos pitts com água impedindo que ela evapore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...