Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Guimarães, obrigado. :D

 

O Diegão é que é o verdadeiro "pai da criança", pois foi ele que nos deu o "furo" de seu lançamento e fez o excelente review original. De quebra ainda fez uma foto bem ilustrativa de ambas as Fish lado a lado.

 

Como não tenho a versão menor, também fiquei impressionado pela foto do Diego com o quão pequena é a Fish 8".

 

Fiz até uma montagem* com uma foto do Diego, recortando a Fish e sobrepondo-a à sua irmã maior; chega a ser chocante a diferença.

 

*Só esclarecendo: não usei a foto do Diego para publicar em nenhum lugar, foi apenas uma montagem para que eu mesmo tivesse uma noção exata das dimensões. Depois disso entendi perfeitamente o porque do espanto do amigo Diego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral, Cabral, meu amigo Cabral,

 

Um dia eu chego lá, realmente elucidativo seu review. Aliás, tu é o mestre dos reviews. Mas vamos por partes:

 

Em primeiro lugar:

O maior "UAU" você consegue mesmo com as duas facas lado a lado, comparar com a Police (lembrando que nós temos a Amazon) já da uma boa noção, dá um uau, mas juntar as duas dá o "WOW". Eu diria que as irmãs foram feitas uma para a outra (e na minha opinião não é heresia dizer que acompanham muitíssimo bem o meu canivete ZEBU em aço carbono);

 

Em segundo:

Acredito que você vá concordar comigo, apesar do fato de você não possuir (ainda) a Fish: A BF não se mostra APENAS como uma versão maior da Fish, elas são bem independentes, por assim dizer. Se você é uma pessoa racional e comedida (traduzindo, não tem a febre do aço como nós) poderá se restringir apenas a uma delas. Mas digo que elas se completam nos afazeres, na beleza e na qualidade (nisso a Guepardo é show);

 

Em terceiro:

Assim como o VdM, acredito que COURO seja a melhor opção em bainha para esta faca, e em partes concordo com o fato da bainha poder comportar as duas faca, PORÉM, prefiro a minha Fish no pescoço mesmo. Na minha opinião, apesar da bainha simples, e do fato da bainha ter um pouco de jogo, esta bainha especificamente se mostrou muito melhor que a da Amazon e a da própria Fish, na minha humilde opinião.

 

Em quarto:

De maneira alguma poderia eu ter qualquer outro sentimento senão o de felicidade ao ser citado pelos companheiros, e no ato entendi o que o Cabral fez com a "faca Fish" dele, com base na minha foto. Afinal, devo lembrar a todos que sou discípulo do Sr. Cabral e do Grande VdM. E por falar em foto, preciso atualizar a da minha coleção, Mas pretendo fazer isto só no próximo mês, quando adicionarei mais uma a coleção. E quando pretendo também ter as bainhas adequadas ás minhas companheiras de trabalho.

 

Em quinto, e por último:

Você também teve a impressão de que o blister ou era muito grande ou você é que tinha tomado alguma coisa?!?!!??! ::lol4::

 

Abraços aos companheiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hehehehe

 

Larga mão de ser bobo Diego! Se eu não tomasse cuidado, mais um pouco e meu review seria um "copy&paste" do seu! Muito bom trabalho! ::otemo::

 

Concordo plenamente com tudo que você escreveu, inclusive na questão do porte independente de ambas as facas. Que me perdoe nosso Mestre VdM, mas apesar de ser "tcham" ( nada haver com aquele conjunto baiano... ) a bainha em couro com o "kangoroo" na frente para a Fish menor, taticamente é um erro monumental, já que se pode perder ambas as facas de uma tacada só, ou em caso menos extremo ter o acesso à ambas impedido ou dificultado ( quando em uma fenda de rocha, em uma árvore, ferimento ou imobilização do braço de trabalho, etc ).

 

Sei que não pedi sua autorização com antecedência, mas a título de ilustração vou postar aqui a sua foto com a modificação que fiz que deixa ainda mais gritante a diferença entre as 2 Fish no quesito tamanho:

 

598d9f2f203dc_GuepardoBigFishcolagem-DiegoF.jpg.bc3c04d806bb450810a892fc4b0ce1cb.jpg

 

Notem que apenas recortei a Fish 8" que está na parte de cima da foto e a colei sobre a Big Fish, pois assim fica ainda mais impressionante. ::ahhhh::

 

E mais uma vez o Diego está certo na questão da complementariedade de uma faca em relação à outra. A aplicação ótima de uma começa onde termina a da outra. ::cool:::'>

 

E confesso que nem prestei a atenção no blister de tão ávido que estava para botar as mãos na Big Fish; simplesmente peguei meu SanRenMu 710 e o blister se abriu num piscar de olhos. :P:lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral,

 

Não entendo porque tanta perseguição

no time do VdM, está "esclerosadinho da silva",
, acho que foi o episodio do arame :?: , mas tudo bem... ESCLEROSADINHO É A MÃE !!!! ::quilpish:: (de quem eu não sei... mas tenho pena, uma vez que aquele velho alemão te pega, o dr. Alzheimer, só lhe restam as fraldas !!! :cry: )

 

 

Pois bem, vamos ao que interessa, não me sinto confortável com um paracord no pescoço, acho mais fácil ser degolado se estiver a cavalo ou bicicleta e o laço prender num galho (é um absurdo, mas factível de acontecer) do que perder a bainha (neste caso perderia as calças!!! :oops: ) ou mesmo cair num buraco como Aron Ralston em 127 horas

quando em uma fenda de rocha, em uma árvore, ferimento ou imobilização do braço de trabalho, etc )
(a propósito, com essa faca o sofrimento dele seria bem menor).

 

 

Pois bem, voltamos a estaca zero, a big é grande para bushcraft e pequena para ser usada como facão, o seu uso é mesmo como faca para churrasco, na pescaria ou mesmo como uma faca bowie (velha discussão com cumpadre andré), desta forma, retifico a minha opinião, apesar do Tcham da bainha dupla, seria melhor as duas separadas. A menor ficaria bacana num bainha horizontal tipo ranger (aquela usada pelo Bear Grylls na primeira temporada) e a segunda mais tradicional na vertical, ambas em couro marrom.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eita Véio ranzinza!!! Hehehehehehehehehe :lol::lol::lol::lol:

 

Meu "veinho" acho mesmo que sou mais velho que "Vossa Ancestralidade"! ::ahhhh:::D

 

Sou de 66, portanto se bobear daqui à pouco exijo que tome "a benção", apesar de não acreditar nisso...

 

Também sou sismado com cordames no pescoço. Mas o porte em colete ou mesmo horizontal em lado oposto é bem viável pelo reduzido tamanho. O porte horizontal nas costas apesar de ser muito cool não me agrada em absoluto! :o Uma queda com um objeto rígido pressionando a sacro-lombar não me agrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

He he he!!!!! ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

Posso dizer que já quarentamos e temos mais primaveras que a maioria da molecada do fórum. Assim, como monstros jurássicos devemos nos comportar e dar um exemplo de conduta ilibada, eita que esse nome pode ser usado contra mim.... Não é nada demais!!! estamos parecendo os velhos Cody Lundun e Dave Canterbury em dual survivor, he he he... mas eu quero deixar bem claro que não uso tranças....

 

Grande Cabral esse negócio de bença para mim é coisa de capoeira, tô fora!!! he he he...

 

Quanto as bainhas, hoje está cada vez mais difícil achar um artesão para fazer belas peças de couro, e quando acho um bom é bem caro. Por isso que comentei outrora sobre aquela faca chinesa parecida com a antiga faca do Bear, para mim o mais valioso ali era a bainha.

 

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bão, eu conheço um par de artesãos bons em Couro.

 

O Getúlio Martins é aqui de Niterói, e faz trabalhos maravilhosos, com preço justíssimo, é dele a bainha da minha bowie.

 

O problema é que ele é muito old school e informática não é a praia dele, logo, fica complicado pra negociar da maneira que já estamos acostumados.

 

Tem também o Josué Araújo, de Americana. Não conheço pessoalmente ainda, nem tenho nenhum trabalho dele, mas conheço a qualidade e esmero.

 

Uso diariamente e no mato um cinto também feito pelo Getúlio, acho que dura mais que eu se bobear.

 

Não dá nem para comparar um trabalho artesanal destes com qualquer coisa fabricada hoje em dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...