Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Hehehehehe

 

Frico, em algumas palestras eu costumo afirmar que as coisas mais caras e difíceis de se produzir mas que no entanto são as que mais geram resultados positivos chamam-se conhecimento e informação. Aqui no Mochileiros.com todos compartilham o conhecimento e a informação de forma gratuita e desinteressada e com isso todos saem ganhando! ::otemo::

 

Quanto ao polimento da lâmina da Big Rock não tem como errar. No máximo o que se precisa é de um pouco de paciência e ter um lugar para poder fazer uma "lambancinha", já que o melhor rendimento das lixas d'água é tirando tiras das mesmas e lixar sob um fio de água pois assim a lixa não fica emplastrada de metal e aumenta sua eficiência. Não precisa de força, pois isso só fará com que o abrasivo da lixa se despreenda mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
:o Acho que você me entendeu mal. Eu não poli a minha. Eu disse que dado o ambiente ao qual você exporia a sua seria melhor polir para evitar manchas. Eu poli o canivete em D-2, e como sabidamente é um aço muito mais resistente ao desgaste, se foi facil espelhá-lo, a Big Rock não teria porque ser difícil. :D
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá pessoal,

 

Sou novo na área e apenas para dar uma contribuição... gostaria de saber se conhecem ou o que acham da faca do Crocodilo Dundee?

 

 

20111109144446.jpg

 

Tem tb vídeo.

 

 

Pelo que vi ela é meio cara...

 

... me lembrei desta faca pq fui fazer um churrasco e faltou espetos... estraguei uma faca de cozinha ao tentar fazer espetos de bambu.... pensei como que não tenho uma maldita faca para essas coisas.... acabei comprando uma Commander da Tramontina.... que para meus propósitos quebra muito o galho... cheguei em casa dizendo pra patroa que agora sou o Crocodilo Dundee....

 

Ao ler na internet sobre facas cheguei neste fórum, e aprendi muito sobre as várias marcas, estilos e materiais... Porém nada foi dito(pelo menos que eu tenha lido) sobre esta faca e as dessa marca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lokolorado,

 

Seja bem vindo! ::otemo::

 

Bom, quanto à faca é como os americanos diriam: overkill, ou seja um exagero, a menos é claro que você viva em uma fazenda isolada no outback australiano, ou seja um biólogo por lá ou que ainda viva em uma região selvagem a ser desbravada, mas tenha meios de transporte ao seu dispor, porque carregar aquela enorme Bowie diariamente dá hérnia de disco. :shock:

 

O aço 440C definitivamente não é a melhor escolha para tal categoria de faca. A têmpera diferenciada entre espinha e fio lhe dará capacidade de suportar alguns abusos mas limitará a vida útil da faca quando com sucessivas afiações você se aproximar da zona de transição da têmpera; é verdade que dependendo do uso isto pode significar décadas, ou poucos anos.

 

Se você corre o risco de se deparar com onças pardas, ursos, javalis selvagens, "salts" e outros predadores do tipo compre um magnum 357 ou 44 e use uma faca daquelas como último recurso! :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Pessoal, sei que o Diego já postou um excelente review da Guepardo Big Fish, entretanto a Guepardo me enviou uma para que eu avaliasse e postasse minhas impressões.

 

Apesar de já ter lido o trabalho do Diego vou postar meu review aqui e estou certo que o amigo Diego não considerará um plágio de seu excelente trabalho; mesmo porque avaliamos o mesmo produto e é natural que chegássemos a conclusões praticamente idênticas.

 

Então deixando claro mais uma vez que meu review é um "replay" do review original do Diego, aqui vai:

 

Review da Faca Guepardo Big Fish

 

598d9f2e33b18_GuepardoBigFish01.JPG.e438acd075e9370c5233c76ab33683d9.JPG

 

Comp. total: 29,7cm

Comp. da lâmina: 15,9cm

Com. da empunhadura: 13,8cm

Comp. do fio: 15,7cm

Espessura da lâmina: 3,75mm

Largura max. da lâmina: 4cm

Desbaste da lâmina: hollow ground raso em 50% da largura

Tipo de lâmina: clip point

Acabamento: lixado 220 grit

Ponto mais largo empunhadura: 2,2cm

Ponto mais estreito empunhadura: 1,2cm

Material da empunhadura: bolster de aço e talas de madeira “zebra Wood”

Diâmetro do passador para lanyard/fiel: 6mm

Peso da faca: 312g

Peso da bainha: 53g

Construção: full exposed tang

Aço: 420J2

Dureza medida empiricamente: 54* HRC

Detalhes: Logo e marca Guepardo na lâmina assim como folhagem no bolster estampados a LASER e jimping no dorso da lâmina

 

Todo mundo ou foi ou é um pescador, ou ao menos conhece alguém que seja. Sendo assim todos já devem ter ouvido a famosa história de pescador sobre aquele Big Fish, ou seja aquele peixe enorme que miraculosamente conseguiu escapar no último segundo antes de ser puxado e definitivamente capturado.

 

Pois é, a Guepardo não só conseguiu “capturar” este peixão, como o coloca à disposição de todos na forma de sua nova faca, a Big Fish!

 

Seu nome não deriva apenas do seu tamanho, principalmente quando comparada com sua irmã menor, a Guepardo Fish de 8 polegadas. A referência Big Fish abarca claramente aquela sensação de algo não só grande mas também difícil de se encontrar e por que não dizer, de características quase únicas!

 

Para a maioria esmagadora dos usuários, apenas 3 perguntas vêm a mente na hora de adquirir uma faca: “ela corta?”; “ela é inox?” ; “ela é robusta?”

 

Seria muito simples responder estas perguntas de forma sucinta nos 3 casos: o fio de fábrica raspa cabelos do braço relativamente bem; ela é em aço “inoxidável”; e sim, ela agüenta pancadas. Mas vamos um pouco além disso para dar mais informações àqueles que conhecem e querem saber um pouco mais sobre lâminas de corte.

 

598d9f2f04852_GuepardoBigFish02.JPG.6a7e2acab3141e7680b20243be6642d0.JPG

 

A geometria/forma geral da BF a coloca na categoria de faca do tipo “Hunter”, para caça e pesca, mas como veremos ela vai bem além disso...

 

Vamos começar pela alma de toda e qualquer faca, o aço. Sua lâmina full exposed tang, ou seja, com o tang ( parte da lâmina que fica na empunhadura ) aparecendo em todo o contorno da empunhadura, é em aço 420J2, que a julgar pelo meu teste empírico de dureza HRC ( hardness rockwell “C” ) que consiste em bater muito de leve a quina da espinha de uma lâmina de dureza desconhecida contra a quina de uma outra lâmina com dureza conhecida e comparar a ocorrência ou não de indentação e sua profundidade, marcou cerca de 54HRC.

 

A família 420 tem composição de C ( carbono ) variando de 0,15% até 0,40% ( 0,48% se incluirmos o 420HC – High Carbon - ). Pela dureza e supondo a composição do aço 420J2 produzido no Japão ( a faca é produzida na China, mas suas aciarias usam especificações similares às japonesas ) ele teria de 0,36% a 0,38% de C.

 

Alguns snobs podem pensar que o 420J2 é um aço “inferior” por ter uma capacidade de endurecimento de no máximo 55/56 HRC, mas para facas grandes e destinadas a tarefas pesadas e/ou abusos as durezas ideais rondam de 52 a 56HRC no máximo e o aço 420J2 é sim uma escolha acertada!

 

Nesta configuração, a BF terá uma retenção de fio razoável, uma facilidade muito grande de ser reafiada a campo ( se for necessário rochas mais duras podem ser usadas para tal fim ), terá altíssima resistência à corrosão oxidativa ( ferrugem ) e uma tolerância à impactos e torções sem sofrer fratura catastrófica que supera a capacidade humana em usos não intencionalmente destrutivos, é claro.

 

598d9f2f0b6ca_GuepardoBigFish03.JPG.4ca1ef53102a2e1e7ca7802b1bf5689d.JPG

 

Em termos de tolerância à oxidação, já que nenhum aço é realmente inoxidável, o 420J2 só perde talvez para o caro e de difícil obtenção fora do Japão, aço H1.

 

Para aqueles que vivem ou vão muito à orla marítima ou em ambientes com charcos, pântanos, neve, etc este aço é uma indicação perfeita. Só um alerta caso alguém se enquadre nestes ambientes de utilização da BF: seu acabamento lixado em um grit relativamente alto favorece o aparecimento de manchas. Então seria recomendado lixar progressivamente a lâmina com lixas d’água 400, 600, 1200 e 2000 e depois dar um polimento final com óxido de cromo para dar um acabamento espelhado ( o que é relativamente fácil com este aço ) para aproveitar todo seu potencial de tolerância à ferrugem.

 

Sua geometria clássica de clip point com desbaste tipo hollow ground raso na lâmina aliados a uma curvatura bem marcada conferem grande poder de corte à esta faca. Seu fio de fábrica é bom e vem com um ângulo de exatos 20 graus de cada lado, o que confere robustez e maior durabilidade a este fio. Entretanto nesta BF que tenho em mãos farei um desbaste de 10 graus de cada lado e darei ai sim um micro-fio de 20 graus de cada lado; este é meu ”fio padrão” para facas de bom desempenho. Isso irá lhe conferir uma facilidade ainda maior de afiação, maior habilidade de corte e ainda assim um fio robusto, durável e de fácil retoque.

 

Seu acabamento é muito bom, sem cantos vivos em sua espinha, sem arestas em seu tang e com os ajustes dos bolsters em aço e das talas de empunhadura em “zebra wood” sem sobras ou faltas. Esta madeira exótica ( africana ) inclusive tem dureza superior ao carvalho e uma linda padronagem de veios que lembram as “estampas” de uma zebra. É bastante usada em cabos de ferramentas devido à sua robustez e durabilidade.

 

Anatomicamente e ergonomicamente sua empunhadura é muito boa, conferindo 3 pegas distintas, mas seguras e confortáveis. A tradicional, usando basicamente todo o corpo da empunhadura; a pega “enforcada” na porção mais estreita da empunhadura, em que se posiciona o dedo indicador no ricasso ( parte sem corte da lâmina ) e o dedão no jimping ( recartilhado no dorso da lâmina ) para execução de cortes e tarefas mais detalhadas e finalmente a pega de força, em que se faz uso da porção final e mais larga da empunhadura para golpes de força chamados chopping pelos americanos. A pequena angulação da lâmina em relação à empunhadura favorecem e muito o corte.

 

598d9f2f11415_GuepardoBigFish04.JPG.0ec2e835d60aaa7988dfccaaf089aaf1.JPG

 

Há uma passador de lanyard de 6mm de diâmetro onde se pode prender um lanyard ou um “fiel”, para se evitar a queda da faca das mãos e um possível extravio em situação de uso; conheço várias histórias de boas facas que hoje “descansam” em fundos de rios, lagoas, etc ou em matas, ravinas, etc.

 

Como afirmei que o emprego desta faca seria muito mais abrangente que uma simples “hunter” em caça e pesca vou tentar detalhar o porquê.

 

Não vou falar sobre as aplicações em caça e pesca pois sua geometria é mais que tradicional e aprovada nestas funções.

 

Hoje em dia é corriqueiro se ouvir falar em lâminas para bushcraft, que nada mais é que uma ou mais lâminas para atividades outdoor ( ar livre ), que podem ser do tipo camping ( ambiente menos “selvagem” ) ou o bushcraft propriamente dito, que é estar no “mato”.

 

Apesar de eu considerar o tamanho máximo de uma boa faca utilizável nestas atividades ser de até 5 polegadas de lâmina ( ideal entre 4 e 5 pol ), a empunhadura diferenciada da BF permitindo a chamada “pega enforcada” a torna apta para tais tarefas como camping ou “mato leve” dispensando inclusive o porte de um facão ou machadinha.

 

598d9f2f165f9_GuepardoBigFish05.JPG.54aff610ecf8999170545e9e275ed787.JPG

 

Pode também ter aplicação com desempenho muito bom em chácaras, sítios e fazendas. Pode ser usada na colheita de frutas como cachos de banana, no corte de capim elefante ( quem tem vacas de leite sabe do que estou falando ), corte de arbustos e ervas daninhas, cascar frutas,etc.

 

Mesmo o habitante da zona urbana poderá desfrutar da bela BF; ah sim, esqueci de mencionar pois é algo muito natural nesta faca: sua beleza estética!

 

Digamos que você more em um condomínio, pode adquirir a BF para ser usada como uma faca de churrasco na confraternização com os amigos. Ela chamará a atenção pela beleza e pelo desempenho. E como vantagem adicional ela poderá ser usada para podar aquele galho seco da árvore na rua que ameaça cair sobre alguém ou sobre algum veículo ou outra tarefa qualquer em espaços públicos sem causar o desconforto, susto ou desconfiança que um simples facão causaria.

 

Outra modificação que pretendo fazer na minha BF é no seu ricasso, desbastando-o para fazer um verdadeiro finger choil ( reentrância para encaixe para o dedo indicador ).

 

Agora vou comentar um ponto fraco do “pacote” da BF, já que não diz respeito à faca propriamente dita: a bainha. Sua bainha é muito básica e não está de forma alguma à altura da faca. É confeccionada em nylon e tem um incert de plástico que acredito ser tipo PVC para maior proteção da lâmina ( e do usuário ). Sua “trava” para manter a faca no lugar é uma simples lingüeta de nylon com velcro, que pela posição em que enlaça a empunhadura e pelo formato desta, não cumpre bem a finalidade de manter a faca “segura”.

 

Por tudo isto tenho certeza que pescador ou não, você não vai querer perder este belo peixão que é a Guepardo Big Fish!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mas essa bainha é de matar!!!! ::carai::

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Esse faca combina com uma bela bainha de couro natural enceirado para dar um ar mais rustico. a não me conformo com seu aço (sei que é um dos mais resistentes a corrosão, talvez a razão do fabricante), mas bem que poderia ser em 440 com a sua irmã menor.

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

hehehe

 

Obrigado Fenrir! :D

 

Até o início da semana vou tentar postar as fotos das modificações que farei. A princípio seria só o fingerchoil no ricasso, mas como o Frico está temeroso em polir a lâmina da Big Rock dele, vou polir a da minha Big Fish e cronometrar o tempo gasto. ::mmm::roll:

 

Ih, o Cabral já está jogando no time do VdM, está "esclerosadinho da silva", confundindo Big Rock com Big Fish! ::ahhhh::

 

Não é isso não! :lol: É que eu gosto do visual stonewashed da minha Big Rock pois combina direitinho com o do meu canivete Lone Wolf Longhorn! ::love::::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

 

Muito bem amigo Cabral. Mais uma vez nos brinda com suas lúcidas explanações sobre lâminas.

É de fato uma bela faca, tenho a versão menor, achei um pouco pequena (fina), mas é uma bela faca.

O qua não entendo é o seu nome: "Big Fish", não a vejo como uma faca de pescador, vejo mais como uma faca de campo, talvez até de praia, mas não de pescador.

Mas, enfim, cada um dá o nome que quer à sua cria.

 

Obrigado e abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...