Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Frico,

 

Neste caso a comparação é um pouco complicada, já que temos uma faca "tática" que é a Ka Bar Fin drop point fixed blade em D-2 que como o Mestre Véio du Mato bem atestou, pode ser usada no bushcraft. Mas vamos perguntar à ele como é o desempenho dela na preparação de alimentos ou em um churrasco ou quem sabe no abate e preparo de um animal ( eu sei que a dele é a tanto, mas é basicamente o mesmo ).

 

Já a Big Rock é mais all around, ou seja, é mais multi-propósito. É obvio que não tem a mesma robustez da Ka Bar que tem lâmina 25% mais espessa e tem um aço cuja retenção de fio deve ser o dobro da Big Rock! Por outro lado pesa quase 50% mais que a Big Rock. Este peso em trilhas ou no mato propriamente dito não fará muita diferença, mas ao carnear um animal, ai sim você sente rapidinho as quase 100g a mais. ::mmm:

 

Avalie quais serão na prática os principais usos que você dará à faca. Ou melhor, nem faça isso... ::ahhhh:: Avalie o seu nível de "paixonite". Veja qual você ficaria mais tempo "namorando" em casa à noite quando estiver vendo um filme sozinho. Ou então veja qual casa melhor com o orçamento deste ou do próximo mês; a outra fica para uma próxima ocasião, já que aplicação provavelmente você terá para as duas. :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Nossa, isso é um tanque de guerra! O Cuteleiro em questão realmente faz um trabalho muito bonito de se ver, ah, como eu gostaria de testar uma dessas com um Chopping ou um Batoning...

 

E pro meu azar, só tem Ka Bar Fin Fixed com lâmina serrilhada no ebay, que raiva!

 

Além disso, chegou meu Afiador Gerber de bolso. Esperava muito mais, já que comparando a afiação com ele com uma afiação na pedra dupla face Carborundum, o canivete se saiu muito melhor na pedra de amolar!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Nossa, isso é um tanque de guerra! O Cuteleiro em questão realmente faz um trabalho muito bonito de se ver, ah, como eu gostaria de testar uma dessas com um Chopping ou um Batoning...

 

E pro meu azar, só tem Ka Bar Fin Fixed com lâmina serrilhada no ebay, que raiva!

 

Olha essa!

http://www.ebay.com/itm/Ka-Bar-Peter-Janda-Fin-Fixed-Blade-Tactical-Knife-Tanto-/220839989446?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item336b16d0c6

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Essa é exatamente a minha faca. Eu a arrematei por U$45 com http://myworld.ebay.com/mountainclmbr/&_trksid=p3984.m1439.l2754 .

Ela é realmente muito boa, sem detalhes. Eu escolhi o modelo com a ponta tipo tanto por ser mais resistente (ainda) a fratura. Ela é uma faca pesada para serviço rude (mais ainda que a prodigy), tipo rachar lenha, cortar madeira para abrigo, mas desempenha outros serviços mais leves e até o preparo de alimentos. Neste quesito a mora dá banho nela, descascar batata com uma faca de quase 5mm é muita humilhação para uma guerreira como ela. Quanto a oxidação, o aço D2 é tido como semi-inoxidável, logo não é o mais indicado para ambientes salinos, mesmo sendo pintada, a minha não conhece o mar, nas condições daqui de minas nunca tive nenhum indício sequer de ferrugem... outro detalhe maravilhoso nela é a bainha, muito bacana mesmo.

Então vamos lá com as recomendações:

Trilha pesada ou travessias - a fin, Big rock e a prodigy

Camping e outras trilhas - Mora e a Izula

trilha de bike - Izula

Canivete - "sempre" !!!

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...