Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Frico,

 

o Blue steel que tenho é um canivete, da antiga o higonokami, paguei 20 obamas... é feito a mão por um senhor artesão de oitenta anos, o Motosuke Nagao, que é da 4º geração da família que o fabrica de forma tradicional com é feito a 200 anos. É uma lâmina forjada a mão. o aço é laminado, o White, mais macio fica por fora e o Blue, mais duro fica por dentro. (já vou avisando, é carbono, enferruja!!!!) tem um tópico falando dele. Não é coisa muderna, não tem trana nem mola, mas é uma relíquia.

o vendedor é esse http://www.ebay.com/itm/Japanese-SP-folding-knife-Higonokami-Blue-BlK-hammer-EL-/160691672331?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2569f8550b#ht_5609wt_952

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fenrir,

 

Ao menos de minha parte não foi incômodo algum! :D Só achei que sua questão foi muito abrangente, e como nem o Guimarães que tem uma bela e variada coleção possui um exemplar de cada que você citou, ficaria complicado dar um parecer comparando as caracteristicas de cada em suas respectivas facas.

 

Quando eu citei o Google, eu deveria ter sido mais específico também e dito para procurar fóruns estrangeiros no Google, pois em mais de um já vi usuários que possuem exemplares das marcas citadas por você e muitas outras; além dos famosos testes comparativos de tal e qual faca/canivete contra x, y, etc.

 

Sempre que tiver uma dúvida ou curiosidade pode postar à vontade, pois nem eu e estou certo que ninguém aqui achará isto um incômodo. Lembre-se que todos sem exceção já fomos analfabetos em termos de aço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral,

 

O higonokami, para mim é mais uma curiosidade, que uma lâmina a ser recomendada. Digo isso, por que um sanrenmu é um canivete mais mochileiro que o japinha, mas ele tem estilo! Todo mundo solta aquele walll.... quando olha para ele, além do visual katana de bolso. só que basta uma laranja para escurecer a lâmina.

 

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E por falar em aço laminado japonês, olha essas belezuras, sei que vão gostar... http://www.ehamono.com/washiki/saji/ninja.html , mas o negócio é para chorar... além de só vender no japão, custa 400 pilas :cry:

 

enquanto isso, vamos ficando com os chineses, afinal, todos tem olhos puxados ! ::lol4::

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Atualização/continuação do teste:

 

Continuando, mais 50 ( 300 ) cortes com a de 20 graus e ela continua deslizando no papel, de forma bem “áspera” mas ainda desliza. Já para rapar cabelo ela começa a falhar.

 

Agora após 350 ela falha ao deslizar no papel fino. Não rapa mais cabelo a não ser que seja forçada contra a pele. Está com características semelhantes à de 15 graus após 250 cortes. Avaliando sob magnificação de 20x agora se percebe uma linha bem fina mas uniforme brilhando ao longo de todo fio.

 

Agora é hora de verificar se os fios estão só desgastados ou se há rolamento, achatamento e fratura. Usando minhas hastes ultra-finas passei 2 vezes cada lado do fio em seus respectivos ângulos de 15 e 20 graus.

 

A de 15 mesmo após as passadas ainda apresentava uma linha bastante uniforme refletindo luz, apesar de ser muito fina. Apresentava também trechos talvez com o dobro da largura da linha uniforme refletindo luz. Deslizava com bastante dificuldade no papel mas não chegou a “travar”. Rapava cabelo falhando muito.

 

Isso significa que realmente houve um desgaste no fio, pois apesar da passada na haste cerâmica ter minimizado a linha de reflexão de luz, não a eliminou. Ou seja, havia rolamento mas o mais significativo foi a abrasão mesmo.

 

Já a faca de 20 graus de fio após as passadas nas hastes cerâmicas não apresentou nenhuma reflexão visível de luz, a não ser por talvez uns 3 pontinhos tão mínimos que tive bastante dificuldade em identificá-los. Deslizava livremente no papel ( não com a mesma suavidade como antes do teste, pois havia sido passada no strop ) e rapava cabelo quase com a mesma eficiência de antes do teste.

 

Ambas as facas tiveram seus fios passados contra o fio da outra para tentar identificar possíveis micro-fraturas ( micro-dentes ) que seriam acusados com um “travamento” da lâmina, coisa que não ocorreu com nenhuma das duas.

 

Após esta passada nas hastes testei novamente a força para se efetuar o corte da corda e apesar do fio da de 15 graus não ter mostrado o mesmo nível de “recuperação” da de 20 graus, o esforço requerido foi notadamente inferior. Não vou tentar quantificar em porcentagem, mas era evidente a diferença.

 

Cheguei a algumas conclusões após este teste: o aço usado nestas faquinhas Benchmark não é o equivalente chinês ao 440C ( 9Cr18MoV ), pois não teria esta estabilidade de fio. Como eu supus, deve mesmo ser o 8Cr13MoV.

 

A diferença de 5 graus de cada lado no fio reflete em uma dramática diferença na habilidade de corte. E estamos falando de um fio de 20 graus de cada lado ( 40 inclusos ), que é considerado um fio de alto desempenho. Mas o fio de 30 graus inclusos dá um incremento grande à habilidade de corte, representando um esforço menor para realizar um mesmo corte.

 

Aqueles que quiserem um fio mais duradouro, com menos necessidade de retoques e que permita sua recuperação apenas se valendo de uma chaira para reassentar um eventual rolamento, então o fio de 40 graus inclusos é o caminho nestas facas.

 

Quem quer um fio com desempenho superior mesmo que para isso necessite de retoques mais freqüentes ( uma ou duas passadas em sistemas como o Sharpmaker ou similar – hastes cerâmicas ) deve usar o fio de 30 graus inclusos nestas facas.

 

Em se confirmando que o aço destas facas é mesmo o 8Cr13MoV, ele apresenta uma estabilidade de fio muito boa na dureza de 58/59 HRC que é a destas facas.

 

Eu fou refazer o fio de ambas passando-os dos 20 graus de cada lado originais ( 40 inclusos ), para 15 graus de cada lado ( 30 inclusos ) pois a diferença no desempenho foi gritante, e como eu regularmente retoco o fio de minhas lâminas nas minhas hastes cerâmicas, não há porque eu abrir mão de um desempenho notadamente superior e que não me acrescentará trabalho algum, já que mesmo quando tinham o fio com ângulo de 40 graus inclusos elas após o uso eram retocadas nas hastes cerâmicas. O aço com a têmpera dada já provou que agüenta este ângulo mais agudo, seja ele o 8Cr13MoV ou qualquer outro que tenha sido usado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...