Ir para conteúdo

Facas... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoas doidas por aço de tudo que é jeito,

 

Em primeiro lugar, bem vindos novos membros, só fico triste pois vocês escolheram nicks muito grandes para eu decorar ::ahhhh::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4:: .

Em segundo, o sr. Cabral não faz testes, faz doutorado, porque haja paciencia pra fazer essas coisas.....

Em terceiro, concordo com o sr. Cabral, sou tão muquinha que se pudesse usava o computador com o monitor desligado pra economizar energia ::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

Em quarto, faço minhas as palavras do mestre VdM, "sem polemicas"... ::xiu::::xiu::::xiu::

 

Té mais pessoal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral,

obrigado pelas boas vindas! E sim! Eu sou apaixonado por lâminas e como muitos aqui comecei a prestar atenção nelas graças ao Rambo rereer. Quando eu era pequeno lembro de ter visto a propaganda de uma comander da tramontina, acho que numa revista masculina. Cara! Eu andava com aquela página pra tudo que é lado ( tive que arrancar a página, meu pai não deixava eu andar com a revista, acho que era uma ele & ela, quem se lembra?) lembro que na copa de 1990 eu inventei de vender umas camisas do Brasil, tinha até as do Araquem, o show men, que tinham sobrado da copa de 1986, para juntar dinheiro pra comprar a faca. Quando consegui juntar uma grana meu pai inteirou o que faltava e comprei a comande 2. Foi o máximo pra mim. Ei tinha de 12 para 13 anos e já estava APAIXONADO POR UMA FACA! Acabou de me surgir a dúvida se eu vendi estas camisas pra comprar a faca ou a minha espingarda de chumbinho GAMO ( by Taurus ) .... kkkkkk O que importa é que essa febre do aço vem de longa data! E eu ja acompanho o fórum a um tempinho e quero agradecer a todos , todos mesmo , pelo que eu tenho aprendido! Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rodrigo,

 

Sua história se parece muito com muitas histórias de vários amigos daqui ( eu inclusive ). ::cool:::'> :D

 

E o que faz a grandeza deste fórum é justamente a participação e contribuição de todos; cada um passa um pouco do que sabe e todos aprendemos muito! ::cool:::'> ::cool:::'>

 

Vamos aproveitar e estender o convite à todos que visitam o fórum que se inscrevam e participem nos contando suas histórias, preferências, truques, opiniões e acima de tudo fazendo parte desta roda de amigos que cresce a cada dia: os apaixonados por aço! ::love::

 

O único problema destes fóruns é que parece contaminar os frequentadores com a "febre do aço"... :roll::mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ô...

 

Ontem fui na Feira da Providência, e de todos os estands expositores eu demorei mais tempo no da Paz e Pazini, com trocentas facas para churrasco.

 

Meu primeiro impulso foi comprar uma, já que eram todos bonitas, polidas e afiadas, mas uma segunda olhada revelou acabamentos feitos sem critério, como solda de prata aparecendo na junção de cabo e lâmina, o que começou a me desanimar. Quando perguntei ao senhor que lá estava se este sabia a dureza, fui informado de que todas estavam com 51! Ele falou até meio desanimado, já sabendo que um chato que perguntasse isso dificilmente levaria a faca dele, hehehe.

 

Fiquei feliz por minha calma e conhecimento adquirido pois em outras épocas provavelmente teria levado por 80 reais uma faca que é inferior à minha Mundial antiga de churrasco. ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Andre,

 

É verdade... quantas vezes não embarcamos em algumas "furadas" só por causa do impulso!

 

Eu tenho uma dica bem simples: quem tiver um SAK Victorinox ou qualquer outro canivete de dureza conhecida ( de preferência na casa dos 55/56 HRC, que poderíamos considerar um mínimo em uma lâmina de trabalho - mas isso é arbitrário da minha parte, é claro - ), é só fazer o teste da espinha que não vai deixar nenhum vendedor zangado; uma batidinha de leve da quina da espinha da lâmina em foco na quina da espinha do SAK. Se marcar o SAK e sofrer uma marca relativamente igual são de durezas semelhantes; se marcar só o SAK sua dureza é superior; agora se só ela sofrer uma marca, aí preferivel ( se for mais barata é claro ) uma Mundial, tramontina, etc.

 

Claro que o fator estético também terá que ser ponderado, já que se for uma lâmina que desperta o "ual", aí é um caso à parte...

 

As minhas Paz&Pazini sequer arranham os meus SAKs Victorinox... :x::putz:: mas todos os amigos e familiares que as vêem em uso ou no porta-facas de madeira em que elas vieram ficam encantados com elas. Ah, e para minha sorte são todas com acabamento impecável e polimento espelhado!

 

E claro que cortam como navalha! ::cool:::'> Só perdem o fio com uma só "barbeada"! :x::vapapu:: Mas dá para retocar também com uma ou duas passadas nas hastes cerâmicas ou numa simples chaira de aço liso, pois o fio só rola! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral, esta marca é famosa e até em magnum antiga tinha anúncio, você deve se lembrar...

 

Mas o que percebi é que devem ter feito um lote de facas a culhão pra poder vender na feira pra leigos, hehehe ::lol3::

 

Espelhadas até estavam, mas a junção de cabo e lãmina tinha um acabamento bem tosco, tinha solda de prata aparecendo sem nenhuma lixa.

 

Este modelo tipo chef de 8 polegadas era assim, o modelo de 10 que tinha cabo feito de talas de madeira, portanto sm este problema, era metido a bowie com uma ponta com clip bem pronunciado, não gostei.

 

Quando ele falou a dureza foi o balde de água fria que faltava.

 

Mas, um dia ainda compro uma faca impressionante pela beleza e pela dureza pra ser a minha de uso exclusivo em churrascos. ::love::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Resolvi passar as facas que foram testadas contra a torinha de eucalipto no teste da corda de sisal. Elas não foram mexidas após o teste do eucalipto ( com exceção da Delta que teve seu parafuso de fixação da lâmina removido e fixado com trava química Loctite ), portanto seus fios estavam como saíram do teste.

 

Após a primeira faca que foi a Big Fish decidi por só fazer 50 cortes! Ergonomicamente são muito ruins para este tipo de corte e forçam muito o pulso.

 

Todas sem exceção apresentavam linhas e pontos refletindo luz antes do teste da corda. Cortavam papel fino sem travar, mas não era suave. A genérica e a Commander 2 eram as piores neste quesito de corte deslizante no papel.

 

No corte da corda os piores desempenhos foram da Commander 2 e da Big Fish, com nenhuma das duas sendo capaz de efetuar pelo menos 2 cortes seguidos em um único movimento;na verdade por vezes tive quase que fazer um movimento de “vai-e-vem” para concluir um corte. Elas normalmente entravam na corda mas a partir mais ou menos do meio o corte meio que “patinava”.

 

O melhor desempenho foi da Imbel seguido de muito perto da genérica. Mas eram cortes diferentes. Enquanto a Imbel passava com “suavidade” pela corda, a genérica dava mais a sensação de uma micro-serrilha, mas bem eficiente.

 

Após a corda apenas a Commander quase falhou em deslizar no corte do papel fino. A genérica era “bem áspera” mas o cortou. A Big Fish deslizou com um pouquinho de aspereza e o melhor desempenho foi da Delta, seguida pela Imbel.

 

De todas as mais ergonômicas foram a Imbel e a Big Fish, ficando a genérica, a Delta e a Commander como as piores.

 

Todas sem exceção tiveram a reflexão de luz um pouco aumentada após os 50 cortes no sisal. A Commander 2 e a genérica apresentavam também pontinhos refletindo a luz.

 

Depois disso resolvi dar uma passada de todas elas na chaira de aço liso ( 4 passadas de cada lado ). Todas melhoraram a reflexão de luz ( diminuiram ), sendo que na Imbel e na Delta a linha simplesmente desapareceu. Ambas ficaram com o corte muito bom, inclusive rapando e bem os cabelos do braço.

 

A Big Fish não refletia mais a luz mas não ficou muito eficiente para rapar cabelo, falhando bem.

 

A Commander2 e a genérica também melhoraram a reflexão de luz, não mais apresentando linha visível, mas apresentaram vários pontinhos que refletiam a luz. O corte melhorou bem,mas nenhuma das duas era capaz de rapar cabelo do braço.

 

A conclusão a que cheguei depois destes testes simples é que fiquei com a parte interna do meu braço esquerdo completamente “desmatada”!

 

Agora falando sério, os dois aços que tiveram desempenhos melhores e que restauraram seus fios com simples passadas em uma chaira de aço liso foram o 5160 da Imbel e o 420HC da Delta.

 

Se eu tivesse que escolher uma faca grande para levar para o mato a minha escolha recairia na Imbel e/ou na Delta da Guepardo. A Imbel talvez seja a mais leve e mais ergonômica de todas elas, mas perde em desempenho no “chopping” justamente por seu menor peso e tamanho, e talvez esta seja a principal aplicação de uma faca grande no mato.

 

A Delta apesar do incidente do movimento da lâmina ( facilmente corrigido com a trava química Loctite – amanhã vou lhe dar bastante pancada para verificar se a solução foi definitiva - ) na verdade é que faria melhor o papel de grande faca para o mato, apesar da serra no dorso limitar alguns usos, o desempenho do aço 420HC é bom e ela tem tamanho suficiente para funcionar improvisadamente como um pequeno facão. Foi a que melhor se saiu no “chopping”.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Rodrigo,

 

Seja bem vindo... ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Você me vez lembrar da época que eu era adolescente. Eu estudava no centro do rio de janeiro, sempre que podia caminhava até o largo da carioca para "namorar" a comander e a marco polo na cutelaria nova zurita. Nunca tive grana para comprar uma delas... e hoje não a quero mais... pelo menos a marco polo não é cabo oco, mas deva ser de um inox 420. boas lembranças .... tenho até hoje um facão mateiro de 20' de lá.

 

André, isso mostra como éramos mal servidos no passado, a Paz e Pazini era referência!!!! a metalurgia evoluiu demais!!!!

 

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...